Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Relação alongada-coroa

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2020
    Nome Real
    Matheus Roque
    Localização
    Guarulhos
    Moto
    GS 650
    Posts
    31
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Relação alongada-coroa

    Bom dia a todos, utilizo a minha gs 650 no dia dia, quando estou a 100 por hora na casa dos 4000rpm, sinto que a moto está pedindo marcha mais longa pra aliviar, como se fizesse falta uma 6 marcha, as vezes isso me incomoda, por mais que 4000rpm seja pouco, ainda sinto que ela pede marcha, gostaria de alongar a relação dela fazendo a troca da coroa, atualmente minha moto utiliza a de 47 dentes, minha dúvida está entre a de 43 dentes até a de 45 dentes, alguém utiliza alguma dessas três coroas ? preciso saber como ficou a moto após a troca da coroa original pra ver se vale a pena, lembrando que não utilizo muito o torque dela, então uma relação alongada no meu caso seria melhor...

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de DanielAdv
    Data de Ingresso
    Oct 2019
    Nome Real
    Daniel Schaefer
    Localização
    Itajaí - SC
    Moto
    BMW R 1250 SPORT
    Posts
    144
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    opa, nao entendo muito sobre isso, mas pelo que vejo o pessoal fazendo nas motos para que a moto tenha mais fôlego de alta é trocar o pinhão por um que tenha 1 dente a mais, não a coroa, lembrando que a moto provavelmente vai perder um pouco de arrancada..
    Siga-me no instagram: @daniel.schaeffer_

    Bons ventos sempre, braaap

  3. #3
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.347
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por DanielAdv Ver Post
    opa, nao entendo muito sobre isso, mas pelo que vejo o pessoal fazendo nas motos para que a moto tenha mais fôlego de alta é trocar o pinhão por um que tenha 1 dente a mais, não a coroa, lembrando que a moto provavelmente vai perder um pouco de arrancada..


    Matheus,

    Ela perde bastante torque com a alteração da relação de redução.
    Pode melhorar a rotação do motor em 5a marcha na rodovia, mas vais sentir falta deste torque em qualquer subida leve....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por MatheusStr Ver Post
    Bom dia a todos, utilizo a minha gs 650 no dia dia, quando estou a 100 por hora na casa dos 4000rpm, sinto que a moto está pedindo marcha mais longa pra aliviar, como se fizesse falta uma 6 marcha, as vezes isso me incomoda, por mais que 4000rpm seja pouco, ainda sinto que ela pede marcha, gostaria de alongar a relação dela fazendo a troca da coroa, atualmente minha moto utiliza a de 47 dentes, minha dúvida está entre a de 43 dentes até a de 45 dentes, alguém utiliza alguma dessas três coroas ? preciso saber como ficou a moto após a troca da coroa original pra ver se vale a pena, lembrando que não utilizo muito o torque dela, então uma relação alongada no meu caso seria melhor...
    Olá!
    Rodei 70 mil km com uma 650.
    Uma boa parte em estrada e, na estrada, sempre sem garupa.

    Do total dos 70 mil km, 60 mil foram com um conjunto de relação só e com pinhão de 17 dentes...um dente a mais que o pinhão original.

    Fiquei satisfeito com o resultado.
    Se fosse para pilotar com garupa eu colocaria uma coroa com 1 ou 2 dentes a menos.
    Não menos que isso.

    Com a relação original a 650 tem a primeira marcha "justa" e a quinta "curta".
    Ao trocar o pinhão a primeira ficou um pouco mais longa que o ideal e a quinta ficou boa.
    É um compromisso...
    Sabe aquela história do cobertor curto?
    Se cobrir os pés o pescoço fica de fora e vice-versa?

    O limite do milagre é este que te falei: pinhão de 17 dentes se for andar sozinho.
    Ou coroa com um ou dois dentes a menos se rodar com garupa.
    Se rodar COM garupa E COM carga então vc terá que se contentar com uma coroa com 1 dente a menos.

    Luiz Baum
    Última edição por luiz baum; 25-01-2024 às 01:11.

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2020
    Nome Real
    Matheus Roque
    Localização
    Guarulhos
    Moto
    GS 650
    Posts
    31
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por DanielAdv Ver Post
    opa, nao entendo muito sobre isso, mas pelo que vejo o pessoal fazendo nas motos para que a moto tenha mais fôlego de alta é trocar o pinhão por um que tenha 1 dente a mais, não a coroa, lembrando que a moto provavelmente vai perder um pouco de arrancada..
    Boa noite, então no meu caso compensa mais trocar a coroa, já que meu mecânico constatou que tava bem desgastada, mas a corrente está boa e o pinhão ainda tem bastante pra gastar, o jeito seria a coroa mesmo

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2020
    Nome Real
    Matheus Roque
    Localização
    Guarulhos
    Moto
    GS 650
    Posts
    31
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Matheus,

    Ela perde bastante torque com a alteração da relação de redução.
    Pode melhorar a rotação do motor em 5a marcha na rodovia, mas vais sentir falta deste torque em qualquer subida leve....
    Eu imagino, por isso creio eu, (opinião de leigo) que um pinhão 17 perderia bastante torque, e também foi verificado que o pinhão da minha moto ainda está novo, e a coroa já umpouco desgastada, o que compensaria mais seria a troca da coroa, peloumenos assim não perderia tanto torque já que tirando uns 2 dentes no máximo seria menos que colocar um pinhão 17

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2020
    Nome Real
    Matheus Roque
    Localização
    Guarulhos
    Moto
    GS 650
    Posts
    31
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Olá!
    Rodei 70 mil km com uma 650.
    Uma boa parte em estrada e, na estrada, sempre sem garupa.

    Do total dos 70 mil km, 60 mil foram com um conjunto de relação só e com pinhão de 17 dentes...um dente a mais que o pinhão original.

    Fiquei satisfeito com o resultado.
    Se fosse para pilotar com garupa eu colocaria uma coroa com 1 ou 2 dentes a menos.
    Não menos que isso.

    Com a relação original a 650 tem a primeira marcha "justa" e a quinta "curta".
    Ao trocar o pinhão a primeira ficou um pouco mais longa que o ideal e a quinta ficou boa.
    É um compromisso...
    Sabe aquela história do cobertor curto?
    Se cobrir os pés o pescoço fica de fora e vice-versa?

    O limite do milagre é este que te falei: pinhão de 17 dentes se for andar sozinho.
    Ou coroa com um ou dois dentes a menos se rodar com garupa.
    Se rodar COM garupa E COM carga então vc terá que se contentar com uma coroa com 1 dente a menos.

    Luiz Baum
    Entendi, no meu caso eu mais piloto sozinho do que com garupa, e eu sou levinho, 1.75 e 62kg, então o ideal mesmo seria uma coroa 45, o que acha ?
    levando em consideração que o pinhão da minha moto ainda está praticamente novo, só a coroa que está umpouco desgastada, nisso compensaria mais fazer a troca da coroa

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por MatheusStr Ver Post
    Entendi, no meu caso eu mais piloto sozinho do que com garupa, e eu sou levinho, 1.75 e 62kg, então o ideal mesmo seria uma coroa 45, o que acha ?
    levando em consideração que o pinhão da minha moto ainda está praticamente novo, só a coroa que está umpouco desgastada, nisso compensaria mais fazer a troca da coroa
    Te mandei uma mensagem

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2020
    Nome Real
    Matheus Roque
    Localização
    Guarulhos
    Moto
    GS 650
    Posts
    31
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Te mandei uma mensagem
    Boa noite luiz, aqui não chegou nada

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por MatheusStr Ver Post
    Boa noite luiz, aqui não chegou nada
    Mandei mensagem particular.

    Luiz Baum

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!