03-06-2023, 09:32
asdrubal Escreveu:Oi pessoal, alguém poderia me dizer a referência Bosch da bomba de combustível da gs1200 ADV 2011?Na minha 2011 troquei preventivamente pela bosch103 e funcionou perfeito.
Bomba de combustível gs1200 ADV. 2011
|
03-06-2023, 09:32
asdrubal Escreveu:Oi pessoal, alguém poderia me dizer a referência Bosch da bomba de combustível da gs1200 ADV 2011?Na minha 2011 troquei preventivamente pela bosch103 e funcionou perfeito.
10-06-2023, 16:33
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-06-2023, 16:37 por Gnegraes.)
Os bicos injetores das BMWs desde 2004 até 2015 - para todos os modelos de motos - tem número 0 280 158 038 e é o abaixo:
[ATTACH=CONFIG]11585[/ATTACH] Claramente é informada a pressão de trabalho do bico em 3,0bar. A válvula reguladora de pressão também é Bosch. Tem classe de pressão 3,5bar e ponto de trabalho ajustado para a pressão requerida pelos bicos que é de 3,0bar. Essa válvula tem saída de bypass ao tanque, o que permite manter um fluxo de gasolina constante dentro da bomba, evitando a cavitação e seu aquecimento rápido pelo atrito dentro da voluta do roto com a gasolina, o que levaria a incendiar a bomba.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos.... ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
11-07-2025, 19:05
(30-05-2023, 17:07)Gnegraes Escreveu:asdrubal Escreveu:A grande pergunta a ser respondida é "qual a real pressão de trabalho e vazão da bomba original bmw gs1200 adv ano 2011". Olá companheiros, saudações da Espanha. Desculpem se houver algum erro, estou usando o tradutor. Sou proprietário de uma K25 R1200GS de 2012 (duplo comando de válvulas). Estou com problemas na bomba de combustível, medi a pressão na entrada dos injetores e tenho apenas 2 bar. (Nota: não é problema do regulador eletrônico da bomba). A moto não tem potência e engasga quando acelero forte; logicamente, a mistura fica muito pobre ao entrar muito ar e pouco combustível. Minha moto, segundo o manual de serviço pelo meu VIN, trabalha a 4 bar. Posso fornecer fotos onde também o regulador de pressão está marcado com essa pressão de 4 bar. Aparentemente, a bomba que substitui a original é uma Bosch 0580454094, mas vejo que ela tem uma pressão nominal de 3 bar. Segundo a teoria, para que um regulador de pressão mantenha constante sua saída (neste caso 4 bar), é necessário pelo menos 1 ou 2 bar acima disso. O que daria um valor de cerca de 5-6 bar aproximadamente. Na verdade, não chega a sair nada de fluxo na linha de retorno (lógico, só tenho 2 bar) e sempre deveria estar recirculando um pouco de combustível para garantir que o regulador esteja mantendo esses 4 bar nos injetores. Encontrei este vídeo interessante onde não dá para ver a referência, mas no teste com o motor ligado e manômetro, vê-se que mantém perfeitamente os 4 bar necessários. https://youtube.com/shorts/kIpRGnN0rLI?s...4CPbJnZBZf Fico surpreso que o injetor mencionado como equivalente 0280158038 ao original seja projetado para 3 bar, quando na maioria das BMW desses anos a pressão é de 4 bar. Aliás, ao desmontar o regulador de pressão, como vocês podem ver na imagem, eu o danifiquei levemente. Acho que ele ainda vai funcionar corretamente, mas li neste mesmo post que esse regulador também é fabricado pela Bosch. Vocês têm a referência? Vamos ver se conseguimos encontrar uma explicação. Obrigado!! ![]() Compartir Exportar Reescribir |