Ver Versão Completa : Chuva, lama e pedra com a GS800
Em minha 1a longa viagem com gs 800, de Brasília até a Serra da Canastra e volta, pude verificar a capacidade da moto em diferentes ambientes.
Depois de 300 km sob chuva no asfalto, gostei da performance do abs e dos Pirelli scorpions. Na lama, como esperado, estes deixaram a desejar, já que sao 95/5 on-off road.
As manoplas aquecidas, que nunca pensei em usar no Brasil, foram muito acionadas e aumentaram muito o conforto na chuva fria.
A suspensão respondeu bem, tanto no asfalto como off road, com pedras e valas, mesmo com carga. Na terra, a redução da pressão para 22 lbs reduziu um pouco as batidas e aumentou o grip.
Na estrada, a moto surpreendeu. O motor foi bastante elástico, a posição de dirigir é ergonômica, podendo manter 120 km/h por longas horas a fio.
Entretanto, alguns ajustes ajudaram a performance geral. A bolha alta reduziu a fadiga, o apoio lombar dado pela mala de banco motorrad melhorou o conforto, complementado pelo banco baixo bmw. A retirada das borrachas dos pedais melhorou a pilotagem em pé.
Com isso, pude fazer 200 km de off road técnico em um dia, e 850 km de asfalto em outro.
Em resumo, estou satisfeito.
O que faria diferente? Levaria o capacete Schuberth que deixei em casa, e usaria pneus Heidenau, quando eles chegarem por aqui...
Abs,
fborges27
03-06-2013, 22:31
Henri,
Ai sim! Tudo o que ela gosta, ou foi feita para....
Fiz uma viagem parecida mas com penus Karoo. Show de mais na terra mas tive que tirar a mao no asfalto!
Bruno Zeni
04-06-2013, 10:13
legal pacas! não vejo a hora de fazer uma viagem longa assim com a minha!
sal silva
04-06-2013, 16:46
Henri tu foi com a garupatroa ou solo?Qual foi a media de consumo da gs?A minha tá fazendo 18 km com garupa e bauleto cheio, a uma velocidade de 100 e 120 kmh.To achando que ta bebendo muito.
Olá Sal!
A minha tá com 1300Km, na média de 100/120Kh, rodando 90% estrada e 10% cidade, COM GARUPA faço entre 18 e 20, SOZINHO consigo 20 a 21...nunca consegui mais que isso. Algumas pessoas dizem que, após os 3000 / 4000 km, a moto alem de ficar mais gostosa, consome menos.
vou esperar pra ver.
Sal,
Foi uma viagem solo, em preparação para a viagem para a Patagônia.
O consumo foi proporcional à velocidade, entre 18 e 20km/L.
Abs,
sal silva
04-06-2013, 22:40
É pessoal, o que acho estranho é que rodei mais de 600km em velocidades de 80,100,120 obedecendo o limite da estrada e andando a 80 um bom trecho sob chuva forte e o computador de b sempre marcando a media de 18km/l.Será que isso é normal? Tá certo que a moto está com 1200km e eu, a patroa mais o bauleto pesamos 179kilos,mesmo assim acho que a media deveria ser melhor com a moto rodando em velocidades menores. Fiz o teste e com o tanque cheio não chegaria a 300km de autonomia. Ah, tinha esquecido os 25% de álcool da alcolina brasileira.Valeu.
sal silva
04-06-2013, 22:49
É pessoal, o que acho estranho é que rodei mais de 600km em velocidades de 80,100,120 obedecendo o limite da estrada e andando a 80 um bom trecho sob chuva forte e o computador de b sempre marcando a media de 18km/l.Será que isso é normal? Tá certo que a moto está com 1200km e eu, a patroa mais o bauleto pesamos 179kilos,mesmo assim acho que a media deveria ser melhor com a moto rodando em velocidades menores. Fiz o teste e com o tanque cheio não chegaria a 300km de autonomia. Ah, tinha esquecido os 25% de álcool da alcolina brasileira.Valeu.
Eu passei por situação semelhante, mas depois me liguei que nunca tinha zerado a medição no CB, assim ela estava "contaminada" pelo consumo urbano. Depois que zerei a média ficou em 23 km/L na estrada, com a patroa na garupa e subindo a serra de boa...
Bruno Zeni
05-06-2013, 09:58
na estrada, a minha fica na media de 17, 18km/l, só eu e mais nada. andando na media de 120, com picos de 140 e alguns esticões a 160. nunca fiz mais de 300km com um tanque. e olha que nem sou de enrolar o cabo. consumo de mais de 20 km/l com a minha é utopia..... ainda quero chegar, rsrsr
sal silva
05-06-2013, 10:48
Acho que para pessoas que pretendem fazer viagens longas pela América do Sul é muito importante ter noção de ate onde nossa moto pode chegar. Imagine você empurrando a moto cheia de bagagens? As revistas falavam em 25km/l a 80k/h na estrada. Pelo jeito é mais uma mentira, tá certo que a nossa gasolina é uma bosta e que na Argentina conseguiremos uma autonomia melhor; ai o pessoal vai falar para botar um tanque extra. Sei lá, ainda nem comprei metade dos equipos, aja grana. Estou meio decepcionado com o consumo da gs que para mim não é tao econômica como falam.
Ps.Andaria numa velocidade de 80kmh ou até 60 quando a moto estivesse na reserva para conseguir chegar até o posto que teoricamente ela beberia menos. O que pelo teste que fiz na viagem não esta acontecendo.
RicBoris
05-06-2013, 11:10
Muito bom o seu teste, Henri! Certamente contribuirá e muito para a formação de opinião de futuros proprietários como eu.
Valeu!
CM-R1200-GS
05-06-2013, 16:40
Pessoal, nunca consegui média acima de 18 km/lt, andando sempre a 120-140.
Autonomia se voce andar a 120, dá pra fazer sossegado 250 km, e ainda ter algo na reserva para mais uns 30 km, ou seja 280 km, se não passar de 120.
Isso consegui várias vezes.
Rodei com a 800 cerca de 16.000 km !!!
Agora vou falar uma coisa, a 1200, andando a 140, que voce nem percebe, faz só 13 km/lt !!!!! Essa sim bebe !!!!
Mas vale a pena !!!!!
RicBoris
05-06-2013, 16:48
Eita, Cassio!!! Só 13 por litro, brother?!! Bebe mesmo, heim?! Mas também, respeite o conforto e a segurança, não é?
A Mid faz uma média de 18 também na estrada, a 120. Já a XRE, essa é show, 23 no dia a dia aqui pelo interior do município.
sal silva
05-06-2013, 19:06
Caramba a 1200 bebe como um carro.Acho que se o cara tocar a 800 a 140kmh direto deve fazer uns 15 por litro.
Sobre consumo de combustível, a gs 800 é muito econômica abaixo de 100 km/h, com uma autonomia superior a 300 km. Este é o caso de estradas em regiões remotas, onde postos sao raros. Neste caso, tenho pequenos cilindros de alumínio para gasolina, que cabem na bagagem, e dão uma autonomia extra de 80 km.
Mais importante que a autonomia numa longa viagem sao aspectos como maneabilidade e distribuicao do peso na moto, experiência e resistência física do piloto, e bom planejamento.
Adaptação na adversidade e força de vontade também ajudam. Em uma viagem solo de 2000 km ao Jalapao com minha antiga xt660, quebrei minha clavícula na queda no areiao, tomei um voltarem no hospital, e no outro dia pilotei 700 km de volta para casa.
sal silva
05-06-2013, 22:27
Henri , beleza o teu relato. Já ouvi falar dessas garrafas pequenas de alumínio, so não achei onde compra-las.Parecem ser uma boa solução.
Oi Sal,
Realmente elas sao muito praticas em viagens longas. Comprei nos EUA. Ver modelo no link
http://www.alibaba.com/product-gs/557828576/Butane_Gas_Bottle_Camping_Gas_Tank.html
Flavildo
07-06-2013, 16:00
para complemtentar o que uma GS é capaz
:)
http://www.youtube.com/watch?v=6Ebp3Z1BHQc&feature=youtu.be
Bruno Zeni
07-06-2013, 22:57
Flavildo
Demais esse video. Ainda nao conheço essa estradinha, embora conheça muito bem a região. Parece-me uma estradinha boa paca para fazer um off!
Imagine essa estrada com um par de pneus conto tkc 80. Seria perfeito.
Alguém já usou pneus Heidenau K60? Ver link abaixo.
Eles sao muito bem avaliados na Europa.
http://www.rockway-shop.eu/en/moto-pneu/heidenau-k60-scout-m-s