Ver Versão Completa : Problemas com a Bateria
Bom Dia a todos !!
Para minha surpresa, ontem de manhã fui dar partida na gordona e ela estava morta; sem bateria nenhuma; ai fui tentar recarregar e meu carregador acusa célula aberta; por tanto a bateria já era; será que a garantia cobre a bateria?. Essa moto foi tirada em Jan/2012
No final de semana passado; durante o passeio da Caltabiano a Embu das Artes, tive problema, e o meu farol ficou apagado; achei que teria queimado a lampada, fui trocar a lampada ontem e vi que ela está ok; acho que o problema já poderia ter sido na bateria; agora lembrando de tudo isso as vezes eu vi no painel acender o simbolo da bateria; principalmente depois da partida e ficava acesso por um tempo e depois apagava.
Alguem já teve esse tipo de problema?
Flavio,
Acione a garantia da BMW, pois a bateria tem 3 anos de vida, alem que isto é relativo. Falo isto com base na minha antiga 2009, quando comprei, já tinha 2 anos e a bateria era original e nunca deu problema, mas cada caso é um caso. Procure seus direitos junto a CC.
Abs,
Reinaldo
Olá Reinaldo; amanha vou fazer isso e vou informando os resultados; Abraços.
Pessoal, somente para informar a todos: A Garantia da Bateria é de 12 meses e tem que se rodar no minimo 300Km por mês para ser coberta a garantia; informação da Caltabiano; portando minha moto foi tirada em Jan/2012 e a garantia da bateria foi até jan/2013; resumindo, vou ter que morrer com uma bateria nova. Quanto a garantia de 2 anos tem que ver certinho; pois tem alguns itens que isso é diferenciado (Pneus, Pastilhas de Freio, Bateria, Lampadas, ....)
CM-R1200-GS
24-07-2013, 11:24
Já faz muito tempo que todas as baterias tem garantia de só 12 meses (para carro também).
Depois poste o valor e onde encontrou a bateria, pois acho que em breve vou ter que comprar também.
A bateria deve ser de marca homologada p/ a moto sendo importante verificar antes com a CC.
Já presenciei a Caltabiano se negar a instalar bateria entregue pelo proprietário da moto, sendo de marca popular não indicada por eles.
Novidades; como estava teoricamente perdida a bateria, resolvi tentar abrir, e para minha surpresa estava totalmente seca; coloquei solução novamente e olha que foi bastante; ai aceitou recarregar e parece que esta ok; mas vou testar uns dias e ver se realmente esta ok; mas mesmo assim ja estou de olho na yuasa ela e ótima.
Flavio, boa observação rsrs
Vou até ver se a minha é com água e ficar de olho.
Fábio; ela parece selada e não tem nenhuma informação; usei um estilete com calma e ai saiu a tampa que fica colada; ai vi os orifícios que tem uma tampinha de borracha; cheguei a virar a bateria de cabeça pra baixo e não saiu uma gota de solução.
Caramba, fazem de tudo pra gente gastar $$. Bem que podiam deixar os orifícios p/ completar água do lado de fora como as baterias de antigamente.
CM-R1200-GS
25-07-2013, 15:22
É isso mesmo a bateria selada, só tem uma tampa que cobre as pequenas tampas dos orifícios.
Era melhor que deixassem como era antigamente, assim poderíamos checar e completar quando necessário.
Luciano Bt
25-07-2013, 18:34
Todo o cuidado é pouco, as baterias seladas são feitas para não abrir. Ja fiz isso em uma e depois de colocar solução ela vazou, danificou toda a pintura da moto. Fique de olho!!!!!!!!!
Vou ficar de olho; mas fiquei na duvida se ela é realmente selada; pois ja abri uma selada de carro e depois de tirar a tampa com muita dificuldade ela nao tinha nenhum orifício, abria tudo; e essa a tampa saiu bem facil e depois tinha os orifícios com tampa.
Flavio, pensando bem, pela sua moto acho que o melhor é trocar a bateria mesmo.
Pessoal, me falaram de bateria para Nobreak, já que Yuasa 91513 que não é selada não serve. Estão usando bateria de nobreak 12180 que encaixa certinho e não dá problemas. Há relatos do uso da Unipower modelo UP12180. Ela é 12 volts e 18 ampéres. Tem exatamente o mesmo tamanho e funciona perfeitamente... INCLUSIVE COM O ABS... Alguém tem alguma informação?
Luciano Bt
23-09-2013, 15:26
Fala serio , Xico uma bateria paralela que tem as mesmas indicações da Gorda ai em Sampa não deve custar + q 200,00 paus. Cuidado com as gambiaras.kkkkkkk. Abçs.
Troquei pela Yuasa ytx-14bs que é livre de manutenção e é exatamente o mesmo tamanho da original, ficou blz.
CM-R1200-GS
04-10-2013, 17:17
Troquei pela Yuasa ytx-14bs que é livre de manutenção e é exatamente o mesmo tamanho da original, ficou blz.
Flavião meu Irmão,
Onde comprou e quanto pagou ????
Aliás, este final de semana, 05 e 06 de outubro, estarei ai em Atibaia no Campeonato Brasileiro de Desafio do Aço, Saque Rápido e outras modalidades.
Se der e tiver um tempo, aparece por lá, fica no terreno do ANDO, que mexe com estruturas metálicas.
A entrada é pela rua que passa ao lado do lago, e o estande fica atras do posto do Frango Assado, mas não tem acesso por lá não.
Ola Cássio, tudo blz!!
Que legal !!, se conseguir vou sim, depois me manda seu cel por MP; pois se for eu te ligo.
Quanto a bateria eu comprei da www.jokermotorcycles.com.br, bateria Yuasa YTX-14bs, paguei R$ 326,00, acabei de ver lá e está o mesmo preço, foi o mais barato que achei: http://www.jokermotorcycles.com.br/para-moto-baterias-bateria-ytx14-yuasa-p-1021.html
Abraços Ir.:
nicobico
20-02-2014, 06:25
Sobre baterias...
As baterias são acumuladores de energia. E como tal, tem uma vida útil. O que vai determinar essa vida útil é como ela é utilizada e mantida. Como regra geral, a durabilidade é determinada pelo número de ciclos de carga e descarga. Cada modelo tem uma especificação diferente. Mas por exemplo, se uma uma bateria foi projetada para ter 500 ciclos, cada vez que ela descarregar e for carregada vai diminuindo sua vida útil. Obviamente que se o ciclo não for completo e ela for recarregada novamente isto vai influenciar; mas existe um cálculo extremamente complexo para demonstrar isso.
Outro fator é a descarga e condições de descarga e carga. Em climas frios a bateria é muito mais exigida, chegando inclusive a falhar no frio extremo. A carga deve ser lenta e constante. Quanto mais rápida a carga, maior será o aquecimento e consequentemente maior a diminuição da vida útil da bateria.
A descarga nunca deverá ser total. Caso isto aconteça, a vida útil da bateria será comprometida. Ela eventualmente vai pegar carga novamente se for recarregada. Mas se a vida útil da bateria estava prevista para 500 ciclos, então ela só vai durar uma parte disso; pode ser 100 ou 200 ciclos. Mas nunca mais será a mesma. É por isso que a BMW pede uma quilometragem "X" durante um certo período de tempo; pois assim eles podem assegurar-se que a bateria esteve sendo carregada e não ficou descarregada por falta de uso.
Mas como fazer a bateria durar mais?
Muitos de nós somos "motociclistas de final de semana". A bike fica ali na garagem parada e roda alguma coisa em um ou dois dias. As vezes pode ficar parada por semanas ou meses. Aí é claro que a bateria não vai segurar a carga. O ideal é conectar um carregador externo na bateria e mantê-la sempre com a carga ideal. Nas BMWs isto é complicado pelas questões de eletrônica e CANbus. Além disso, os carregadores "baratos" não medem a carga e podem destruir a bateria com sobrecarga, além do risco de fritar toda a eletrônica da moto (o que vai custar muito caro no bolso).
Existem carregadores específicos para análise, descarga e carga lenta e controlada da bateria. No meu caso, eu utilizo o carregador original da BMW que pode ser plugado direto no soquete existente na moto. Ele é compatível com o CANbus e pode ser conectado indefinidamente, pois ele analisa o estado de carga da bateria, faz a descarga controlada sem "matar" a bateria, e refaz a carga até atingir o ponto ideal mantendo-a assim por muito tempo.
Além de evitar aquela frustração da moto não ligar quando a gente precisa depois de um bom tempo parada, vai prolongar a vida útil da bateria por muito mais tempo, o que certamente comprensa em muito o investimento no equipamento (que não é barato). Além do carregador OEM da BMW, existem outras marcas que fazem o mesmo trabalho. Já li relatos de colegas no exterior que estão usando a mesma bateria há 5 ou 6 anos sem problemas com a manutenção correta, enquanto que outros que esquecem de fazer a carga tem de trocar a bateria todos os anos, especialmente após um longo e frio inverno.
flabomba
26-04-2014, 20:55
Apenas reforçando que o maior vilão da bateria, e a falta de uso.
Outro ponto importante e que as baterias da GS 1200 são seladas, não devem e não podem ser abertas ... vi um comentário de alguém querendo uma bateria pra colocar agua, bom, essas baterias são arcaicas, e requerem manutenção constante, estar com agua/solucao, não elimina o fato dela descarregar e estragar se não for usada (e não for mantida corretamente) entao acredite, ter uma bateria selada, e o melhor dos mundos :)
Como o nicobico citou, o frio também tem grande influencia negativa na bateria, lembro que numa ida pro chile dormi em Uspallata (3 amigos em 3 motos) e na manha seguinte todas tiveram que pegar no tranco devido ao frio da madrugada (de manha fazia em torno de 7 graus, e a noite chegou a 0, por sorte depois rodando elas carregaram novamente e tudo volvou a normal, mas foi meio tenso :)
Se quer testar a bateria de maneira simples, com ela desligada, temperatura ambiente de 20, 25 graus, cheque a bateria com um multimetro, o ideal e estar na casa de 12.7, 12.8 (moto desligada pela manha)A minha esta marcando 12.6 e na hora da partida aparece o ícone da bateria, ou seja, não esta 100% .... tenho que dar uma carga lenta pra ver se ela volta, ou se ja era !
Outra coisa interessante e medir a voltagem com a moto ligada, tem que girar entre 13.5v e 14.7 ou 14.8.
Mais do que isso vai torrar a bateria (problema no regulador de voltagem) menos do que isso problema no estator/alternador ...
Um outro ponto e que não adianta ligar a moto e deixar funcionando 2min e achar que isso vai manter a bateria bem, isso provavelmente não carregue nem a descarga do arranque (que e forte)o ideal e rodar com a moto por pelo menos 20, 30min por semana, como ja citado, quanto mais e mais frequente melhor.
So para efeito de comparação, eu vendi minha burgman ano 2008 que peguei zero Km no fim de 2013, foram 6 anos de uso diário, em media 5x pro semana, e a bateria estava 100%, nunca foi trocada e nunca descarregou. Ou seja, e possível fazer essas baterias durarem BASTANTE ! :)
sal silva
26-04-2014, 21:59
É verdade, já perdi uma bateria nova por falta de uso.
sal silva
28-04-2014, 21:42
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/nova-bateria-portatil-recarrega-seu-celular-tablet-e-ate-o-carro/41614
Achei isso legal para uma emergência.
Condecroft
11-04-2015, 16:40
Boa tarde pessoal,
Alguém sabe se é normal uma fuga de 1,3 miliampere com a chave desligada. Pesquisando na internet o que consegui foi que em geral os fabricantes indicando no máximo 0,1 miliampere. Milha bateria descarregou e inclusive pedi uma nova, mas testando verifiquei que ele está com essa fuga de 1,3 miliampere, mas como tem muita eletrônica e mesmo desligada alguma coisa deve ficar consumindo energia, talvez essa medida seja normal.
luiztrovao
11-04-2015, 18:10
Luciano, já respondi a esta tua pergunta no outro tópico que você abriu.
Flabomba, o melhor teste a ser feito numa bateria é aquele feito com o multímetro indicando a voltagem da bateria seja numa condição de dar partida ou provocando um curto-circuito entre os pólos (as oficinas têm um multímetro desses que causa o curto crcuito "controlado").
Neste teste, que é seguido internacionalmente, já que se trata de uma norma SAE, a bateria deve ser capaz de fornecer os CCA (cold cranking Amps) por 30 segundos sem que a voltagem caia a menos de 7,2 volts.
Repare que em países desenvolvidos, a medida principal das baterias não é o Ah (ampére-hora), mas sim o CCA. Como curiosidade, sugiro aos colegas que entrem num site da Moura, AC Delco, Heliar, etc e comparem os modelos - lá se pode ver que, por exemplo, há baterias de 75Ah que produzem bem mais CCA do que uma bateria de 80Ah.
marcelocos
19-05-2015, 13:32
A bateria da minha 2009 morreu! É fácil pra trocar ela? To com a moto parada na garagem do prédio. Tava pensando em comprar uma bateria nova na Moto Atacama e eu mesmo trocar.
CM-R1200-GS
19-05-2015, 15:32
A bateria da minha 2009 morreu! É fácil pra trocar ela? To com a moto parada na garagem do prédio. Tava pensando em comprar uma bateria nova na Moto Atacama e eu mesmo trocar.
Pode comprar e trocar, sem problema.
A única coisa que provavelmente vai desregular é o aviso do "service" de manutenção; mas como disse que ela morreu, já deve ter desconfigurado.
Fora isso, todo o resto funcionará normalmente.
Boa sorte.
PS: não precisa comprar no MotoAtacama, pode ser em qualquer lugar, faça uma cotação de preço.
Sugestão de bateria fora a original: Yuasa YTX 14BS essa não tem erro. Usei na minha anterior 2005
Paulinho Motos está anunciando a R$299. Muito bom preço.
Sds,
Queirozjh
19-05-2015, 23:23
Tive um problema semelhante com a bat original da moto. Durou 4 anos!! Acabei comprando essa Yuasa igual a esta. Ja esta faz um ano, sem problemas.