Ver Versão Completa : TopCase para R1200GS LC
Senhores, estou querendo adaptar o meu GIVI MAXIA 55L Monokey (da F800GS) na nova R1200GS LC.
O Fabio instalou um adaptador para o TopCase dele na nova R1200GS LC e foi colocado um reforço de ferro sob o bagageiro, substituíndo a peça original de plástico.
Segundo o Edson da POWER, esse reforço é necessário, pois o rack original é fraco e não suportaria o peso adicional de um bauleto maior.
Segundo o pessoal da Motopoint Rio Claro, também me informaram que este reforço é necessário (R$ 770,00), mas francamente, achei o reforço deles muito mal acabado e bruto.
Entrei no site da GIVI e procurei um adaptador oficial, e encontrei este item:
http://www.motorradzubehoer-hornig.de/BMW-R-1200-GS-LC/Sitzbaenke-Koffer-und-Taschen/Topcasehalterung-Aluminium.html
Achei o acabamento muito superior ao da Motopoint, e o preço não é tão mais caro.
Entretanto, esse adaptador original da GIVI, não vem com o reforço.
Entrei no site da Adventure Riders e ví um tópico sobre os TopCases e malas laterais.
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=880211
Neste tópico, pude notar que varios proprietários de R1200GS LC montaram seus TopCase sem o dito reforço, com alguns adaptadores inclusíve da Touratech (pareceira oficial da BMW).
Será que precisa mesmo desse reforço?
Ou é frescura da BMW, para vender mais uma peça a preço de ouro?
Alguem já montou TopCase sem esse reforço?
Teve algum problema?
Abraços,
Thomas.
Ice só um detalhe, paguei 340 e não 770 no reforço.
Achei pouco pelo risco de quebrar a moto e coloquei da Moto Point mesmo e o acabamento não ficou ruim, afinal ele fica de certo modo escondido debaixo do bagageiro.
Acho que estão te ofertando outra coisa.
http://img.tapatalk.com/d/14/02/12/ezy8abyg.jpg
http://img.tapatalk.com/d/14/02/12/5ega6abu.jpg
Depois vai dizer, puxa, precisa do reforço mesmo, rsrsrs
O apoio original na compressão até deve aguentar, mas na tração tenho minhas dúvidas e nas estradas do Brasil, balançar o topcase é o que não vai faltar.
Pelas fotos não achei o acabamento ruim não...
Postei lá no ADV Riders, fazendo a mesma pergunta e alguns caras já responderam.
Segundo eles, o rack original BMW suporta até 10 kilos (nisso tem que incluir o peso do adaptador, bauleto e tudo que voce colocar nele)
Segundo o mesmo cara, o suporte com as ferragens pesa perto de 2.5Kg, deixando 7.5Kg para o Top Case e tudo que for colocar dentro.
Ele disse que tem um GIVI 47L há seis meses e sendo seu único equipamento, geralmente está bem cheio.
Até o momento sem problemas.
O outro cara também informou que usa um GIVI 52L e até o momento sem problemas.
Ambos informaram não ter trocado nada na parte inferior.
Com certeza, usando o reforço dá para ficar mais sossegado, mas estou começando a achar que é um pouco de terrorismo da BMW.
Não faço viagens muito longas com a moto, tipo USHUAIA, etc. portanto ele está quase sempre vazio enquanto estou rodando.
Uso o Top Case mais para guardar o KP7, colete, jaqueta, luvas, etc. quando estou parado, mas ai acho que não tem problema.
Vou aguardar mais algumas respostas do ADV Riders, mas estou inclinado a comprar o adaptador da GIVI e mandar pau assim mesmo.
Eles ainda informaram que tem muita gente tirando o rack original de plastico e colocando o da GSA (metálico).
Outros tiram o rack de plástico e adaptam direto no quadro (vi algumas fotos, mas não gostei do resultado).
Fabriciom2
12-02-2014, 22:11
Estou com Maxia 55L Givi e costumo colocar bom peso nele, vou ficar de olho, procurar este reforço, uma vez que não senti confiança nas partes plásticas.
Esta eh o tipo de economia que pode sair caro.
Abs
Fabricio, instalei o reforço direto na Moto Point em Rio Claro.
CM-R1200-GS
14-02-2014, 16:23
O homi de gelu,
larga mão de ser muquirana, tira o scorpião du borso, e aproveita para rodar e tomar cafe lá em Rio Claro.
Coloca o suporte, eu coloquei na minha, logo que peguei, e é da motopoint também, só que um pouco diferente, devido ao modelo da moto, mais velhinha.
Depois não me venha com chorumelas !!!!!!
Uma vez o bau colocado, ele tem é que servir para carregar qualquer coisa, e não ficar dimensionando o peso que vai lá dentro.
Seja forte, coloque tudo na traseira !!!!!!!
O homi de gelu,
Seja forte, coloque tudo na traseira !!!!!!!
Senti um toque sutil na ultima frase kkkkkkkkkk
CM-R1200-GS
14-02-2014, 16:40
Fabião,
Perde o amigo mais a piada não !!!!!!
Foi forte hein .......
kkkkkkkkkk
Kkkkkkk essa foi "profunda"...
CM-R1200-GS
14-02-2014, 16:48
Kkkkkkk essa foi "profunda"...
Isso eu já não sei......
Quem pode explanar melhor sobre o caso, é o tar du Homi de gelu !!!!!!
Putz to rodando com gibi trekker 52 sem este reforço, mas acho que vou atras desta peça sempre ando com a patroa ela sempre leva umas tralhas,da que esta peça plástica nåo resista o tranco vou ficar puto,esta moto point tem pronta entrega alguém sabe?
Comprei a minha hoje no Moto24.org com, vamos ver se dou sorte e recebo rápido sem importa fácil....
Abs
Putz to rodando com gibi trekker 52 sem este reforço, mas acho que vou atras desta peça sempre ando com a patroa ela sempre leva umas tralhas,da que esta peça plástica nåo resista o tranco vou ficar puto,esta moto point tem pronta entrega alguém sabe?
Normalmente tem pronta entrega.
Fabriciom2
18-02-2014, 18:00
Boa tarde,
Estou na duvida se vale a pena comprar o suporte reforçado.
Estava olhando na base do bau, e vi que mesmo substituindo a base plastica por uma metalica, aparentemente o ponto de apoio/fixacao da nova base também a plastico, o que não adiantaria muito, somente transferiria o ponto de pressão.
Alguem chegou observar se ela fixa no quadro metalico ou algo assim ?
Obrigado.
Fabricio, a parte plástica que tem que ser substituída é uma peça preta, que fica debaixo do rack prateado.
Entre o rack e o "paralama/farol" traseiro.
O reforço de chapa que voce está se referindo fica por cima do rack prateado.
Este tem que trocar mesmo, é normal.
O adaptador do bauleto (de plástico) vai montado nessa chapa de ferro, que por sua vez é montada sobre o rack prateado.
O problema é que o rack prateado com a sustentação de plástico original abaixo dele, segundo informações, suporta somente 10k de peso, somando-se o peso da chapa de ferro, da placa plástica de adaptação, do bauleto em sí e mais tudo que estiver dentro dele.
Abraços,
Thomas
Fabriciom2
18-02-2014, 19:57
Thomas,
Pois eh. A impressão que tive eh de que a base preta (não a chapa) eh fixada na base do pára-lama que também eh plástica e não metálica.
Vou descer para dar uma olhada na moto, mas se a base suporte preta não for fixa em algo metálico mais a baixo na base da placa/pára-lamas, o problema continua.
Me preocupo por estar usando um maxia 55l da givi e minha mulher sempre inventa de levar várias coisas nas viagens.
Obrigado pela atenção.
Fabricio
Fabricio
Não tem como saber visualmente se dentro da base onde vai o pára-lama tem algum reforço metálico, só sei que o conjunto é pra lá de robusto. Acho que se colocar uns 100kg aguenta com sobra.
Bem diferente da base plástica original que apoia o bagageiro.
Cheguei a fazer um pouco de off com o baú pra lá de pesado e o conjunto com reforço simplesmente ignorou e olha que peguei ondulações pra lá de fortes.
CM-R1200-GS
19-02-2014, 09:56
Eu coloquei na minha, logo que comprei, esse suporte da Motopoint.
É muito bom e resistente, recomendo, tenho um baú de 52 Lts, e já andei várias vezes em estradas de terra, com muitas ondulações e solavancos.
Até agora, sem problemas.
sal silva
19-02-2014, 11:37
Eu também gosto de colocar tudo atras rsrsrs.Concordo com o Cassio,na ultima viagem que fiz,com certeza meu Maxia 52 tinha quase 20kilos e tudo correu bem.Acho esses produtos Give exelentes.
CM-R1200-GS
19-02-2014, 15:27
Eu também gosto de colocar tudo atras rsrsrs.
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Olha só o Sal Silva finalmente saiu do armário !!!!!!!
OSCAR VILA
19-02-2014, 21:59
rodei 13000 km em um mes com o top original chapado e não aconteceu nada de anormal,gostei
ice, coloquei o suporte com o adaptador também na motopoint, na minha eles não usaram o suporte original pra fixar o bauleto, fizeram um furo pra colocar um parafuso de fixação, acho que fui um dos primeiros e por isso servi de experiência, já na do fabio ficou original, podendo tira e colocar o bauleto
sem ter que abrir pra tirar o parafuso, mais mesmo assim ficou bom, já rodei quase 10 mil km e aguentou firme.
Ainda nem peguei a minha, o que deve ocorrer na semana que vem. Tenho um Trekker 46l que usava na G e já estou com receio de comprar o adaptador e usar sem reforço na nova... Na G, o adaptador da givi era fixado acima do bagageiro original e parecia bem sólido. Tinha inclusive uns apoios atrás, que não deixavam fazer aquele "efeito alavanca", balançando de trás pra frente.
Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.
Na Motopoint RC tem o reforço.
Só não compre o adaptador completo, pois não presta.
O reforço deles entretanto, é bem legal e altamente recomendável.
arminius
28-12-2016, 10:16
Pessoal, comprei meu topcase da Hepco Becker mês passado. Comprei pelo site na Alemanha e meu primo trouxe. Tem uma peça chamada easyrack, que encaixa perfeitamente nos parafusos da GS 1200. Não precisa adaptar nada. Até aqui muito satisfeito com o topcase. Abraço, Armin
92539254
Rromagnani
28-12-2016, 17:05
Legal esse! Não conhecia!
Eu devo ter alguma espécie de carma com os topcase... o Exventure entrava água (rachou o fundo e negociei uma devolução de $ já que também achei pequeno)... o Givi Outback entra água (segundo a Givi é normal e me recomendou comprar a bolsa interna)... agora, comprei um Givi Trekker que tem a base plástica, vamos ver...
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro