Ver Versão Completa : ESA da R1200GS LC x ESA da R1200gs / adv
cristianog
19-05-2014, 20:29
Boa noite amigos,
existe alguma diferenca no ESA dos modelos LC e das anteriores?
Ouvi um comentário que o ESA da LC não regula a susp. dianteira.
Nos modelos 13/13 e anteriores há essa regulagem da susp. dianteira e traseira do ESA?
Vantagens e desvantagens????
Abc
Não sei falar da anterior, mas posso comentar sobre a LC.
O ESA atua nas duas suspensões tendo três níveis de carga nas molas para quando levar bagagem e/ou garupa e atua também em três níveis de amortecimento, soft, normal e hard que afetam as condições de pilotagem como off road, rua ou esportivo em estrada.
A LC tem um sensor na suspensão dianteira que a faz ajustar a suspensão de acordo com o piso quando no modo de pilotagem Dynamic, algo que creio não existir na anterior.
Aliás o grande diferencial está nos modos de pilotagem onde ajustam "todo" o conjunto dependendo do modo escolhido, ex:
No modo Enduro o motor gica animal, a suspensão fica mais macia, reduz a atuação do ABS e o deixa com ação tardia e, o controle de tração praticamente não atua.
No modo Rain também amacia a suspensão, altera a resposta do motor deixando mais lerdo na aceleração e aumenta a sensibilidade do controle de tração e ABS.
No modo Road ajusta a suspensão p/ ponto mediano, motor mais ágil, ABS e ASC p/ asfalto seco.
No modo Dynamic o motor fica animal, a suspensão no hard só que se ajusta quando pegar terreno acidentado por um tempo e ABS e ASC acompanham ajustes.
Além desses pré ajustes ainda pode-se ajustar os itens individualmente a gosto.
Ando 90% do tempo em Dynamic mudando a ação dos amortecedores p/ normal vez em quando. No mais o Enduro ou Rain.
A suspensão da LC se mostra mais firme sem perder em nada no conforto, pelo contrário.
Na cidade, prefiro andar no modo Rain com suspensão soft. Na estrada, considerando as péssimas estradas da minha região, uso o modo road com suspensão normal. Quanto ao ajuste do ESA, ocorre tanto na frente quanto na roda traseira.
Abraço a todos.
Fábio,
Eu não sabia que os modos de condução alteravam a regulagem da suspensão. Eu sempre achei que os modos alteram resposta do acelerador, curva de potência, ABS e controle de tração, mas a suspensão era regulada de forma totalmente independente.
No meu caso, na cidade eu gosto de usar o Road com suspensão em Soft ou Normal, dependendo se a rua é muito esburacada ou não. Na estrada eu uso o Dynamic com suspensão Normal ou Hard, também dependendo se a estrada é muito esburacada ou não.
Ela passou a mudar integrado na LC. Antes era independente mesmo.
Fábio,
Eu não sabia que os modos de condução alteravam a regulagem da suspensão. Eu sempre achei que os modos alteram resposta do acelerador, curva de potência, ABS e controle de tração, mas a suspensão era regulada de forma totalmente independente.
No meu caso, na cidade eu gosto de usar o Road com suspensão em Soft ou Normal, dependendo se a rua é muito esburacada ou não. Na estrada eu uso o Dynamic com suspensão Normal ou Hard, também dependendo se a estrada é muito esburacada ou não.
Engraçado, eu nunca reparei que quando mudo de Road para Dynamic a suspensão passa automaticamente para o hard. Que eu me lembre - a não ser que eu esteja ficando louco (é uma possibilidade...hehehe) - se eu estou no medium e Road, se passo para o dynamic ele continua no medium. Ao contrário também, se estou no dynamic com hard, se desço para o road a suspensão ainda mostra que está no hard.
Vou ter que ir dar umas voltas e tirar a prova...
Acho que tem uma configuração para ativar isso. A minha tenho certeza que faz, pois percebi isso quando voltei a andar no sábado. No road ela ia para normal e no dynamic ia para hard.
Engraçado, eu nunca reparei que quando mudo de Road para Dynamic a suspensão passa automaticamente para o hard. Que eu me lembre - a não ser que eu esteja ficando louco (é uma possibilidade...hehehe) - se eu estou no medium e Road, se passo para o dynamic ele continua no medium. Ao contrário também, se estou no dynamic com hard, se desço para o road a suspensão ainda mostra que está no hard.
Vou ter que ir dar umas voltas e tirar a prova...
Um fato interessante que percebi quando comecei a usar o Dynamic.
Usei inicialmente o Road com tensão de mola pré ajustado p/ piloto + bagagem e demais ajustes por conta da moto nos primeiros km e viagem ao Uruguay.
Na volta passei p/ Dynamic andando e após parar em posto e religar p/ sair com a moto, antes de rodar, a moto aliviou a tensão das molas abaixando sozinha e depois tencionando as mesmas até um ponto que a moto ficou ideal.
Não sei se isso é natural ou se já ocorreu com mais alguém, mas achei super interessante e uma vez isso ajustado não acontecia mais, só voltava a fazer depois de eu bagunçar tudo de novo rs.
Ou foram alguns vacilos da moto ou alguma funcionalidade do Dynamic ajustando a suspensão pelo meu peso.
Do lado esquerdo da moto, coberto por uma tampa preta de plástico (que por sinal eu perdi), perto do amortecedor, tem um mecanismo de medição do sag. A motoca se ajusta sozinha.
Um fato interessante que percebi quando comecei a usar o Dynamic.
Usei inicialmente o Road com tensão de mola pré ajustado p/ piloto + bagagem e demais ajustes por conta da moto nos primeiros km e viagem ao Uruguay.
Na volta passei p/ Dynamic andando e após parar em posto e religar p/ sair com a moto, antes de rodar, a moto aliviou a tensão das molas abaixando sozinha e depois tencionando as mesmas até um ponto que a moto ficou ideal.
Não sei se isso é natural ou se já ocorreu com mais alguém, mas achei super interessante e uma vez isso ajustado não acontecia mais, só voltava a fazer depois de eu bagunçar tudo de novo rs.
Ou foram alguns vacilos da moto ou alguma funcionalidade do Dynamic ajustando a suspensão pelo meu peso.