Ver Versão Completa : calibragem ideal para gs1200LC
Rlourenco
20-05-2014, 13:05
Boa Tarde!!
Gostaria de saber a calibragem ideal para os pneus da GS 1200 LC. TEns pessoas que falam em 33 e 36 libras para desgastar menos em virtude do nosso clima e outras que devemos usar o recomendado pelo fabricante, 36 e 42 libras. Afinal quem está correto? ABRAÇOS!
FernandoHM
20-05-2014, 13:27
Coloco na bomba 39 e 45, assim fica aparecendo 36 e 42 no painel. Meus pneus estao com 14.000 (anakee III) acho que aguentam mais uns 5000
Rlourenco
20-05-2014, 14:22
Coloco na bomba 39 e 45, assim fica aparecendo 36 e 42 no painel. Meus pneus estao com 14.000 (anakee III) acho que aguentam mais uns 5000
valeu Fernando! Eu tenho usado a calibragem recomendada no manual mas um amigo me disse que usa 33 e 36 nos pneus e faz 20 mil km, por isso a dúvida!
abrs
Siga o manual, como já mencionado a calibragem ideal é 36/42.
Ronaldo,
Em geral a calibragem recomendada (36/42) é a que maximiza a durabilidade. Mais que isso ninguém usa, porém tem muita gente que usa uma pressão menor pois com um pouco menos de pressão você aumenta o nível de aderência ao custo de uma pequena redução da durabilidade. Essa calibragem que o seu amigo está usando aumenta a aderência e diminui a durabilidade.
No final isso acaba sendo muito polêmico, cada um tem uma opinião e jura que é a melhor. Se você estiver em busca do máximo de durabilidade, use a recomendada e pronto. Mas se você quiser aumentar a aderência, o ideal é ir experimentando diferentes combinações e ir sentindo a moto, para ver com qual você se dá melhor.
Eu hoje em dia estou usando 34 na frente e 38 atrás, por enquanto me dei bem com essa configuração. Mas ainda estou fazendo experiências.
PARibeiro
20-05-2014, 22:08
Uso na minha 35/40 BMW 1200 LC anakee 3
Gente bom dia.
no manual o valor e em "Bar", tem que se reparar no painel se estar em bar ou Psi. Pois no caso deste estar em Psi, 2.5(Bar),em Psi, vai ser [36], isto para o pneu dianteiro. e 2.9 Bar, = a 42 Psi.
fiquem atentos.
grande abraço.
Wbornelli
21-05-2014, 11:24
Gente bom dia.
no manual o valor e em "Bar", tem que se reparar no painel se estar em bar ou Psi. Pois no caso deste estar em Psi, 2.5(Bar),em Psi, vai ser [36], isto para o pneu dianteiro. e 2.9 Bar, = a 42 Psi.
fiquem atentos.
grande abraço.
Kranio e vc saberia dizer se tem como alterar o display do painel para mostrar em Psi e não em Bar?
Luis Plein
21-05-2014, 12:41
Kranio e vc saberia dizer se tem como alterar o display do painel para mostrar em Psi e não em Bar?
Wbornelli, leva a moto numa CC BMW que eles alteram, é rápido (e normalmente gratis).
Luis Plein
21-05-2014, 12:43
Eu uso 36/42. O manual diz, eu obedeço. Afinal, eu (nós) que pago para os engenheiros e pesquisadores da BMW para dizerem o que é melhor.
Rlourenco
21-05-2014, 14:40
Obrigado pessoal pelas dicas, cada uma tem seu valor. Eu sempre uso a calibragem especificada no manual mas confesso que, diante de ouvir inumeras ponderações, fiquei tentado a diminuir a calibragem, embora eu ande mais On ROad.
O pneu mais vazio melhora a aderência e amortece trepidações, mas deixa o pneu mais suscetível a um corte e o aro a um dano em caso de uma quina, como uma panela no asfalto ou uma pedra de ângulo reto. A vida é feita de dicotomias que nos exigem escolhas. Eu uso sempre um pouco abaixo do recomendado.
Eu sempre optei por usar um pouco mais baixo, mas acaba detonando os pneus mais rápido além das outras questões citadas.
Comecei a usar a calibragem recomendada nos últimos 4 mil km e estou gostando.
Costumo calibrar com 38 e 44 libras compensando a perda da válvula para que fiquem 36 a 42 libras quando quente.
O manual das aeradas (transformando bar em libras) recomenda 32/36 só com o piloto e 36/42 com carga. E isso à temperatura de 20 graus centígrados.
Pessoal, minha bike está com somente 6.600k. Mas sinto que os pneus estão meio quadrados. E está difícil da inclinação chegar à borda do pneu.
No fim de semana dei um rolê com um profissional (piloto, campeão brasileiro e o cacete) e ele me recomendou que eu calibrasse 30/33 só com piloto e 20/36 com garupa. Ele experimentou a moto e disse que se fizer essa redução a segurança e o conforto seriam melhores.
Alguém já fez essa experiência de calibrar com menos de 40 no pneu traseiro? Deu certo?
CORREÇÃO:
33/33 só com o piloto e
33/36 com garupa.
Pessoal, minha bike está com somente 6.600k. Mas sinto que os pneus estão meio quadrados. E está difícil da inclinação chegar à borda do pneu.
No fim de semana dei um rolê com um profissional (piloto, campeão brasileiro e o cacete) e ele me recomendou que eu calibrasse 30/33 só com piloto e 20/36 com garupa. Ele experimentou a moto e disse que se fizer essa redução a segurança e o conforto seriam melhores.
Alguém já fez essa experiência de calibrar com menos de 40 no pneu traseiro? Deu certo?
Se for com essa calibragem quando o pneu estiver frio, ao rodar, essa calibragem vai aumentar, tudo por causa da dilatação.
Realmente Reynaldo, vai aumentar sim, sempre de acordo com a quilometragem, temperatura da pista e condição climática.
Mas não vou reduzir ao sugerido. Vou primeiro tentar 32/38 e ver no que dá.
Se for com essa calibragem quando o pneu estiver frio, ao rodar, essa calibragem vai aumentar, tudo por causa da dilatação.
Agostinho
18-09-2014, 08:55
Bom dia pessoal ,
peguei uma panela com minha LC qdo vinha colado a um caminhão em uma estrada boa....fez um grande estrago na roda (liga leve) , felizmente consegui chegar ao destino sem problemas...estava a 80 km/h, pneus anakee 3 com calibragem 33/38 (no display da moto)
Pergunta: teria evitado esse dano a roda com uma calibragem superior?
Abraço,
Polenta Atômica
Eu uso 36/42. O manual diz, eu obedeço. Afinal, eu (nós) que pago para os engenheiros e pesquisadores da BMW para dizerem o que é melhor.
Eu concordo , mas discordo de vc tá. Concordo que os engenheiros pesquisaram , mas como a moto é on off road , acredito que a recomendação do manual é uma calibragem média que atenderia aos dois usos , uma vez que eles não recomendam calibragem específica para um ou outro piso ( asfalto ou terra ) . Portanto , pela minha experiência nas duas situações de uso , deve haver uma calibragem ótima para o asfalto e outra para terra . Fica aqui minha opinião e vivência .
Michel Blu
08-04-2018, 23:05
Eu sempre optei por usar um pouco mais baixo, mas acaba detonando os pneus mais rápido além das outras questões citadas.
Comecei a usar a calibragem recomendada nos últimos 4 mil km e estou gostando.
Costumo calibrar com 38 e 44 libras compensando a perda da válvula para que fiquem 36 a 42 libras quando quente.Faço o mesmo.
Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk