PDA

Ver Versão Completa : Apresentação R1200GS



Medaina
24-05-2014, 15:52
ola, Pessoal

Sou Medaina, tenho uma R1200gs wc 2014 que comprei agora, ando de moto a algum tempo e sou meio novo nas BMW.

Um abraço a todos

FPoli
24-05-2014, 15:56
Emilio, parabéns pela moto e bem vindo ao fórum.
Encontrará uma turma muito boa aqui e muitas dicas.

FernandoHM
24-05-2014, 18:15
Seja bem vindo

gnecchi
24-05-2014, 18:41
Seja bem vindo Emílio.

Renato M
24-05-2014, 22:11
Emilio,

Seja bem-vindo ao fórum!

Abraço.

Medaina
24-05-2014, 22:21
obrigado pelas boas vindas

Edivander
24-05-2014, 22:22
Seja bem vindo Emílio.
Parabéns pela moto.

RicBoris
24-05-2014, 22:38
Bem vindo ao forum, amigo!

Golias
25-05-2014, 11:05
Seja bem vindo.

Iceman
27-05-2014, 14:06
Emilio, bem vindo ao fórum.

Já está no topo da cadeia alimentar :cool:

Espero que sua LC seja branca, que é a mais bonita e a que anda mais :p

Abraços,

Thomas.

sal silva
27-05-2014, 14:34
Caramba,esta aparecendo um bocado de LC:DAssim o preço não vai cair kkkkk.Seja bem vindo:cool:

FPoli
27-05-2014, 20:17
As 1200 estão dominando o planeta rsrs.
Se a BMW baixar o preço terá mais 1200 do que CG.

sal silva
27-05-2014, 20:57
A matemática aqui no brasil é simples + motos+demanda por peças=bandidagem.Ai que mora o perigo.

Medaina
30-05-2014, 21:22
ola pessoal

amanha pego a minha R1200GS LC PLUS 2014 preta e o vendedor mandou instalar o kit baixo na faixa, muito bom.

Nunca tive essa moto, ALguem tem alguma recomendacao para eu comecar a usa-la?

abcs

RicBoris
30-05-2014, 21:31
Rodar muuuuito!

Parabéns pela máquina!
Poste fotos da beldade aqui.

sal silva
30-05-2014, 21:39
Recomendação?Viajar muito e curtir esse motao.Parabéns Medina.

Antonio
30-05-2014, 21:57
Parabéns Medina , se fosse minha eu iria pela Rio - Santos até Angra pra amaciar .

Medaina
30-05-2014, 22:08
farei alguns passeios por Minas no final de junho, vamos ver o rodar da moto

obrigado a todos

Medaina
31-05-2014, 16:33
peguei a moto hoje, depois de muitas explicacoes sobre a moto e technologias, alias tem muitos detalhes de ajustes, rodando pela Anchieta a moto vai bem acelera muito, tem uma forca enorme no motor, carregando peso adicional, minha mulher foi junto, gostou da moto.
Agora e so colocar bau, licensear e sair por ai.

moto sensacional, aprovada pelo controle de exigencia da esposa. O kit baixo é muito bom, ajuda bem, mas a moto e pesada.

Eder
31-05-2014, 20:01
Medaina, parabéns, a moto é só alegria. De longe a melhor das muitas que já tive. Posso dar três recomendações derivadas de minha experiência pessoal com esta e outras BMWs, uma de segurança e duas de eficiência:

1) Nunca ande sem pelo menos uma das mãos no guidão, pois a moto tem ângulos que favorecem a agilidade e ela fica perigosa sem as mãos no guidão.

2) Ao subir as marchas não use a embreagem, apenas dê uma aliviada no acelerador. usar a embreagem interrompe por muito tempo a rotação do motor e causa o famoso "clunk" do cardã nas trocas.

3) A GS é boa de curvas fazendo contra-esterço no guidão. A curva fica mais segura pois diminui o risco de derrapagem, principalmente nas nossas estradas.




ola pessoal

amanha pego a minha R1200GS LC PLUS 2014 preta e o vendedor mandou instalar o kit baixo na faixa, muito bom.

Nunca tive essa moto, ALguem tem alguma recomendacao para eu comecar a usa-la?

abcs

Medaina
01-06-2014, 15:49
Medaina, parabéns, a moto é só alegria. De longe a melhor das muitas que já tive. Posso dar três recomendações derivadas de minha experiência pessoal com esta e outras BMWs, uma de segurança e duas de eficiência:

1) Nunca ande sem pelo menos uma das mãos no guidão, pois a moto tem ângulos que favorecem a agilidade e ela fica perigosa sem as mãos no guidão.

2) Ao subir as marchas não use a embreagem, apenas dê uma aliviada no acelerador. usar a embreagem interrompe por muito tempo a rotação do motor e causa o famoso "clunk" do cardã nas trocas.

3) A GS é boa de curvas fazendo contra-esterço no guidão. A curva fica mais segura pois diminui o risco de derrapagem, principalmente nas nossas estradas.



Subir marchas sem embreagem nunca tentei realmente...

Eder
01-06-2014, 15:58
É, o pessoal intui que câmbio de moto é igual de carro, mas na moto é errado usar a embreagem para subir as marchas.
Subir marchas sem embreagem nunca tentei realmente...

SFF
01-06-2014, 17:21
Taí uma coisa que eu não sabia. Sempre soube que era possível subir as marchas sem embreagem, mas nunca tinha ouvido que era errado usar a embreagem. Vivendo e aprendendo...

A propósito, seja bem-vindo colega! Quer mais uma recomendação? Saia rodando e pronto, essa moto e' muito gostosa de se andar!

Avancob
01-06-2014, 18:41
Bem vindo!! Sorte com a motoca!

Eder
01-06-2014, 19:05
Sergio, principalmente as motos com gerenciamento eletrônico são projetadas considerando que não será usada a embreagem, mesmo porque quando se a usa a interferência na rotação do motor dura mais tempo e é desnecessariamente acionado todo o sistema de discos de embreagem e tal. Na prática a moto fica muito tempo desconectada do motor. Isso tudo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, prejudica muito mais a moto do que as trocas diretas.


Taí uma coisa que eu não sabia. Sempre soube que era possível subir as marchas sem embreagem, mas nunca tinha ouvido que era errado usar a embreagem. Vivendo e aprendendo...

A propósito, seja bem-vindo colega! Quer mais uma recomendação? Saia rodando e pronto, essa moto e' muito gostosa de se andar!

Jesus Jr.
01-06-2014, 19:56
Esta forma de pilotar sem embreagem serve para motos sem cardã?

Eder
01-06-2014, 20:16
Sim, eu ando assim com a KTM XCF-W 350.


Esta forma de pilotar sem embreagem serve para motos sem cardã?

JMCoelho
01-06-2014, 20:25
Hoje sai com minha 800GS na estrada, e constatei que troca de marchas para cima é bem mais prática sem a embreagem. Depois que aprende o macete, troca bem rápido e sem tranco.

Medaina
01-06-2014, 21:21
se é assim, logo que eu emplacar farei um teste de mudar marchas sem embreagem, alias andar sem plsca tambem é complicado.

Uma coisa que gostei nessa moto foi o valor do seguro R$1652,00 reais para garantir 70, vale muito a pena.

Crodao
01-06-2014, 21:58
Interessante esse assunto da troca de marchas sem embreagem.
Às vezes eu faço isso mas fico com receio se não prejudica a moto.

A BMW K1300 têm um dispositivo no pedal do câmbio, que quando acionado o pedal do câmbio para cima, ele corta a ignição numa fração de segundo, para que a marcha seja trocada (para cima somente) sem acionamento da embreagem.

Eder uma dúvida, usar a embreagem na troca pra cima prejudica ou é desnecessário ?
Se prejudica, porque nunca nenhuma CC nunca fala isso na entrega das motos ? Porque isso não consta no manual ?

Eder
01-06-2014, 22:05
Se desgasta mais a moto, pode-se dizer que prejudica, não acha?
Interessante esse assunto da troca de marchas sem embreagem.
Às vezes eu faço isso mas fico com receio se não prejudica a moto.

A BMW K1300 têm um dispositivo no pedal do câmbio, que quando acionado o pedal do câmbio para cima, ele corta a ignição numa fração de segundo, para que a marcha seja trocada (para cima somente) sem acionamento da embreagem.

Eder uma dúvida, usar a embreagem na troca pra cima prejudica ou é desnecessário ?
Se prejudica, porque nunca nenhuma CC nunca fala isso na entrega das motos ? Porque isso não consta no manual ?

sal silva
01-06-2014, 22:18
O problema de cambiar sem acionar o manete, para mim, é simplesmente o habito de sempre aciona-lo, nao é de uma hora para outra que se perde um vicio de 35 anos hehehe, embora esse negocio seja mais velho que andar para trás.

JMCoelho
02-06-2014, 14:41
já que o tópico do amigo foi desvirtuado, vejam no vídeo que este assunto de usar ou não a embreagem não é unanimidade.

https://www.youtube.com/watch?v=b0_4h5yeEKc

CM-R1200-GS
02-06-2014, 15:57
Emilio,

Seja bem vindo,

Participe de nossos encontros, passeios e almoços, com certeza encontrará novos e antigos amigos !!!!

Traga sempre suas dúvidas e sugestões, elas somente engrandeceram os conhecimentos de todos os membros do Forum.

Abç.

Medaina
03-06-2014, 20:06
hoje andei uns 200 km, no modo dyna a suspensão fica hard, no modo Road dá para regular soft,normal e hard, desse modo eu gostei Road, Soft e 1 capacete.

quando estava voltando acendeu alarme amarelo e no painel apareceu RTC27 e simbologia de calibragem piscando.que seria isto?

Stell
03-06-2014, 20:30
Alguem ja perguntou na BMW sobre essa troca de marchas sem embreagem? Deveria vir uma recomendação no manual...

Golias
04-06-2014, 08:01
já que o tópico do amigo foi desvirtuado, vejam no vídeo que este assunto de usar ou não a embreagem não é unanimidade.

https://www.youtube.com/watch?v=b0_4h5yeEKc


Caro irmão, esta se convertendo, e não deixando outros irmão desvirtuar o assunto, rsrsrs.
Quando se fala "Desvirtuando": É o ato de estar desacreditando algo ou alguém.

5079


Bela matéria diz tudo e acaba com esse assunto, veja que o rapaz é novo, mas fala com base e tem experiencia.

Até breve,

Reinaldo

JMCoelho
04-06-2014, 09:54
Caro colega, "desvirtuando" (desvirtuado) novamente o tópico do amigo,


des.vir.tu.a.do
adj (part de desvirtuar) 1 Que se desvirtuou. 2 A que se tirou a virtude, o mérito, o prestígio. 3 Mal-interpretado; malsinado, DETURPADO.

deturpado
de.tur.pa.do
adj (part de deturpar) 1 Desfigurado, estragado. 2 Corrompido, viciado.


Espero ter esclarecido.

sds

RicBoris
04-06-2014, 09:56
Por aqui nada se perde ou desvirtua (rs)... tudo se aproveita!

Golias
04-06-2014, 10:30
Aleluia irmãos, kkkk

JMCoelho
04-06-2014, 10:58
Assim, é Borís, o tópico começou como apresentação do colega R1200GS ( o amigo já começou por cima), passou para uso da embreagem e agora foi para aulas da lingua portuguesa. Forum tb é cultura, hehehe

sal silva
04-06-2014, 11:36
kkkkkkkk,esta difícil de se entender.

RicBoris
04-06-2014, 11:41
Com jeito e um bocadinho de cuspe acaba dando certo! rs

Eder
04-06-2014, 12:05
Pelo jeito ninguém tem recomendação nenhuma. Como você vê, as 3 recomendações que eu podia dar foram aquelas. Tem dois jeitos. Com embreagem e o clunk da roda com o cardã, pois tem uma folga de uns 5 graus na roda; as vezes essas engrenagens não estão em contato e o retorno da força ao cardã via embreagem o pode acelerar dentro da folga e ao atingir o contato das engrenagens ocorre o clunk derivado dessa colisão. Por isso, na minha humilde e contestada opinião, usar a embreagem faz clunk e exerce força excessiva no reengate das engrenagens.
ola pessoal

amanha pego a minha R1200GS LC PLUS 2014 preta e o vendedor mandou instalar o kit baixo na faixa, muito bom.

Nunca tive essa moto, ALguem tem alguma recomendacao para eu comecar a usa-la?

abcs

Golias
04-06-2014, 13:01
Com jeito e um bocadinho de cuspe acaba dando certo! rs

Bocadinho de cuspe, hummm, la vem .....
Se a gente levar tudo no pé da letra fica difícil, já basta na rua que nem podemos triscar no outro que já rola bate boca, mas aqui não, pelo menos é o que acho. Encho o saco, pego no pé, tendo endireitar o que esta torto, mas no fundo adoro é trocar ideia com vocês, porque alem de cada um ter sua opinião no final gostamos da mesma coisa, motocicletas.

Até breve,

Reinaldo

RicBoris
04-06-2014, 13:04
É isso aí, Reinaldo!

sal silva
04-06-2014, 14:32
Tamo junto Reinaldao;):cool:;)
https://www.youtube.com/watch?v=n6nT31sTD1E

Eder
04-06-2014, 14:39
Comigo elas escorregam naturalmente.

FPoli
04-06-2014, 22:15
São tantos focos (assuntos) pra todo lado que eu nem sei se comento um aqui kkkk. Vai então...

Saindo um pouco do foco do principal, testei a mudança de marchas p/ cima sem a embreagem e por mais controverso que possa parecer senti que força bem menos o cambio e quase sume a pancada do cardã.

Aí resolvi testar outro jeito da troca fazendo rápido como se não fosse usar a embreagem só que acionando ela muito rápido, num piscar de olhos no mesmo tempo de tirar o acelerador e, as marchas entram sem tranco e agora com ou sem embreagem.
Finalmente eu aprendi a mudar as marchas na 1200 LC.
Não se pode mudar apertando a embreagem para acionar o pedal depois de um tempo que o tranco é certo.

Principio semelhante vale p/ engatar a primeira. Engato tão logo aciono a embreagem. Quando eu seguro a embreagem apertada uns segundos p/ depois engatar a primeira o tranco é bem maior.

Eder
04-06-2014, 22:53
Fabio. Depois os moderadores podem mover para um tópico sobre clutchless. O negócio é emparelhar o conhecimento.

Reduzo sem embreagem também. Há três maneiras de reduzir, duas sem embreagem e uma com:

a) Sem embreagem - modo suave - Esperando o tempo, para reduções de velocidade suaves.

b) Sem embreagem - modo esportivo - Fazendo compensação no acelerador, dando uma acelerada para reduzir. Nessa segunda técnica a moto dá um ronco grave e um salto, para só depois, liberado o acelerador, reduzir a velocidade. É bom para retomar numa marcha abaixo, pois o motor fica cheio e sai rasgando esportivamente .

3) Com embreagem - modo de frenagem. Para reduzir a velocidade usar a embreagem é bem mais eficiente, pois a inércia do motor em rotação menor atua como freio e o controle eletrônico de alimentação do motor entende que é para suprimir e não para encher.


São tantos focos (assuntos) pra todo lado que eu nem sei se comento um aqui kkkk. Vai então...

Saindo um pouco do foco do principal, testei a mudança de marchas p/ cima sem a embreagem e por mais controverso que possa parecer senti que força bem menos o cambio e quase sume a pancada do cardã.

Aí resolvi testar outro jeito da troca fazendo rápido como se não fosse usar a embreagem só que acionando ela muito rápido, num piscar de olhos no mesmo tempo de tirar o acelerador e, as marchas entram sem tranco e agora com ou sem embreagem.
Finalmente eu aprendi a mudar as marchas na 1200 LC.
Não se pode mudar apertando a embreagem para acionar o pedal depois de um tempo que o tranco é certo.

Principio semelhante vale p/ engatar a primeira. Engato tão logo aciono a embreagem. Quando eu seguro a embreagem apertada uns segundos p/ depois engatar a primeira o tranco é bem maior.

FPoli
05-06-2014, 00:11
Costumo reduzir parecido com o "b" que comentou só que usando a embreagem.
Tenho o vicio de dar uma leve bombada no acelerador nas reduzidas de marcha e engatam sempre numa boa.

Eder
05-06-2014, 00:45
O bom mesmo misturar as 3, conforme a situação.


Costumo reduzir parecido com o "b" que comentou só que usando a embreagem.
Tenho o vicio de dar uma leve bombada no acelerador nas reduzidas de marcha e engatam sempre numa boa.

sal silva
05-06-2014, 13:43
Costumo reduzir parecido com o "b" que comentou só que usando a embreagem.
Tenho o vicio de dar uma leve bombada no acelerador nas reduzidas de marcha e engatam sempre numa boa.

Essa bombada no acelerador se chama PRESSAO kkkkkk.Agora se esta entrando sem dar tranco o cambio esta azeitado rsrsr.Valeu

Eder
05-06-2014, 13:58
Sabendo usar, esse câmbio é muito preciso, rápido, macio e robusto.

JMCoelho
05-06-2014, 14:08
Pois é, penso que em uma moto de mais de 70 mil, usada principalmente por amadores em passeios, o cambio deveria ser fácil de engatar, por todos e não necessitar de macetes e alta expertise do proprietário.

Eder
05-06-2014, 14:22
Apenas para observar que referida folga radial se refere ao movimento do diferencial, com os complicadores de que o mesmo:
a) É uma das barras do 4bar, com o objetivo de direcionar vetores decompostos da aceleração no sentido inverso da suspensão, minimizando o aprofundamento da suspensão traseira pela aceleração.
b) Como na velha bicicleta de DH Schwinn Straight8, como dispositivo de freio flutuante, evitando que a frenagem trave a suspensão o que acontece em sistemas mais simples, como single pivot, o famoso "brake jack".


Pelo jeito ninguém tem recomendação nenhuma. Como você vê, as 3 recomendações que eu podia dar foram aquelas. Tem dois jeitos. Com embreagem e o clunk da roda com o cardã, pois tem uma folga de uns 5 graus na roda; as vezes essas engrenagens não estão em contato e o retorno da força ao cardã via embreagem o pode acelerar dentro da folga e ao atingir o contato das engrenagens ocorre o clunk derivado dessa colisão. Por isso, na minha humilde e contestada opinião, usar a embreagem faz clunk e exerce força excessiva no reengate das engrenagens.

Eder
05-06-2014, 14:49
Andar de BMW é uma coisa, andar de moto é outra. Na realidade muita gente deveria ter HDs, pois são mais adequadas. A R12GS é uma moto de alta performance e privilegia o estado da arte na pilotagem, mesmo podendo andar mansamente no trânsito.
Pois é, penso que em uma moto de mais de 70 mil, usada principalmente por amadores em passeios, o cambio deveria ser fácil de engatar, por todos e não necessitar de macetes e alta expertise do proprietário.

sal silva
05-06-2014, 15:03
Gostaria de saber qual a marca favorita do colega Eder.KTM ou BMW ?

JMCoelho
05-06-2014, 15:11
Quando ele diferencia BMW e motos, acho que fez curso na HD. Pode falar o que quiser, mas tranco no câmbio só tinha visto nas HD. Belo estado de arte este, tranco e tank slaper. Mas gostaria aqui de agradecer suas observações sobre a LC, são muito esclarecedoras, principalmente sobres seus defeitos. Grato.

Eder
05-06-2014, 15:11
No asfalto BMW, na trilha, KTM. Sem qualquer dúvida.

Eder
05-06-2014, 15:17
Na realidade eu fiz cursos na Universidade Federal de Santa Catarina, fiz a metade de Eng. Mecânica, fiz Direito e agora estou fazendo Letras-Inglês. Também prestei atenção em trigonometria e física no segundo grau.

JMCoelho
05-06-2014, 15:21
Parabéns, belo currículo. Deveria ter aproveitado e ter feito curso de boas maneiras, seria bem útil.

Eder
05-06-2014, 15:34
Na realidade esse não é o meu currículo, foram apenas os cursos que fiz em vez de fazer curso na HD... O meu currículo não está disponível para Vossa Senhoria.

Quanto ao curso de boas maneiras, apesar da longa lista, infelizmente nunca fiz. Mas, pela amostra de quem o conhece, aparenta não funcionar.

Parabéns, belo currículo. Deveria ter aproveitado e ter feito curso de boas maneiras, seria bem útil.

CM-R1200-GS
05-06-2014, 16:31
Meninos .....


Voces já disvirtuaram e mudaram o foco do tópico do amigo Medaina, que abriu este para fazer a sua apresentação pessoal.

Caso apareça mais alguma coisa neste tópico não relacionado ás boas vindas do colega, terei que deletar o post.

Obrigado, e vamos manter o foco, ou como diz nosso "homi di gelu" e também o "cearense cabeçudo", OLHA A FOCA !!!!

Medaina
07-06-2014, 22:08
depois destes dias andando com a moto e tendo que subir marchas usando embreagem logo vi é um clunk atras do outro, parece HD rsrsrsr.

Chimeri
10-06-2014, 12:17
Medaina,
Parabéns pela GS! Curta muito a moto.
Uma dúvida, o colega é o "Medaina do FHD"?
Abs.

Medaina
11-06-2014, 19:56
tambem tenho uma HD, andei por lá tb...rsrsrsr

Medaina
12-06-2014, 21:14
To com uma duvida a respeito da vacina de pneu para evitar furar pneu, pergunto:

eu poderia usar aquele liquido da vacina de pneu pelo bico mesmo com o RDC da moto?

agradeço

Medaina
12-06-2014, 21:41
51555156

Eder
12-06-2014, 22:19
Eu não arriscaria. Já li em algum tópico que trava o RDC.
To com uma duvida a respeito da vacina de pneu para evitar furar pneu, pergunto:

eu poderia usar aquele liquido da vacina de pneu pelo bico mesmo com o RDC da moto?

agradeço

Medaina
13-06-2014, 22:32
mas a vacina ajuda bem.....vou questionar a CC

Wbleinroth
14-06-2014, 12:37
A vacina danifica o rdc, o melhor é carregar um reparo de macarrão e um cilindro de CO2. Vai gastar R$100 para esse kit e funciona muito bem. Boa sorte!

adailator
14-06-2014, 22:06
já que o tópico do amigo foi desvirtuado, vejam no vídeo que este assunto de usar ou não a embreagem não é unanimidade.

https://www.youtube.com/watch?v=b0_4h5yeEKc
Amigos,boa noite, assisti ao vídeo e o rapaz se atrapalhou um pouco ao dizer que a embreagem afasta as engrenagens do cambio de uma marcha para entrar a outra. Embreagem é formada por um conjuto de discos metálicos e discos de frição de um material que se desgasta com o uso justamente para desligar e ligar de forma gradativa o motor ao cambio. Através desse mecanismo o cambio, e no caso o cardã, é poupado de esforços, impactos e desgastes desnecessários
Abs.
Adail

sal silva
15-06-2014, 11:05
Adail, gostaria que você explicasse a diferença da embreagem com discos da nova LC que é a mais comum entre todas as motos e a embreagem, se não me engano, que trabalha a seco das "antigas" 1200 a ar, qual a vantagem e desvantagem na sua maneira de ver.
Abraços.

adailator
15-06-2014, 20:44
Adail, gostaria que você explicasse a diferença da embreagem com discos da nova LC que é a mais comum entre todas as motos e a embreagem, se não me engano, que trabalha a seco das "antigas" 1200 a ar, qual a vantagem e desvantagem na sua maneira de ver.
Abraços.

Boa noite Carlo (Sal Silva) e amigos.
Vou tentar falar um pouco sobre embreagem a seco e em banho de óleo.
Vamos começar falando de tecnologia do petróleo de início. No passado o óleo, proveniente do refino do petróleo, era obtido através da destilação fracionada como o é até hoje, separado e utilizado para lubrificação e para outras finalidades. Existiam óleos mais grossos e mais finos, a petroquímica não era tão desenvolvida como atualmente, então o óleo do motor era uma coisa e o óleo do cambio era outra coisa, da mesma forma que ainda é hoje no caso dos automóveis. Os fabricantes de automóveis fabricavam os motores e os câmbios separados. A indústria de motocicletas, inicialmente, repetia a fórmula e dessa maneira as primeiras motocicletas tinham o motor construído separadamente do cambio e acoplados ao mesmo posteriormente através de uma embreagem, geralmente seca, semelhante ou idêntica à dos automóveis. Até os dias de hoje existem ainda alguns modelos que utilizam essa configuração, a saber a URAL, BMW e a Ducati. Se existe alguma outra marca que a utilize não tenho conhecimento para afirmar. A medida que o avanço tecnológico foi acontecendo óleos com características que possibilitavam a lubrificação de ambos, motor e cambio foram desenvolvidos. Isso não sei dizer se por necessidade de economia por parte dos construtores, o que é bem provável também, possibilitaram a união de motor e cambio num único bloco. Para os fabricantes e projetistas de motocicletas, principalmente para os japoneses, isso favoreceu a economia de material, peso e tamanho se traduzindo em custos menores e lucros maiores.
O que muda de uma embreagem para outra do ponto de vista do utilizador NORMAL? Nada além do barulho, quem já teve uma Ducati com embreagem multidisco a seco sabe do que estou falando, e do desgaste da mesma. A embreagem a seco utilizada pela BMW é praticamente muito semelhante a de um carro e completamente diferente daquela da Ducati, daí não apresentar o mesmo nível de ruído. Uma embreagem em banho de óleo funciona tão bem quanto aquela a seco e dura mais devido ao poderes lubrificantes do óleo que reduzem seu desgaste.
O que no passado significava uma embreagem a seco? Para os mecânico muito, pois não era necessária a abertura do bloco do motor para sua substituição, bastava retirar/afastar o cambio e/ou o motor e efetuar a substituição, nada mais. Entenda-se nada mais por: retirar motor, esgotar o óleo, abrir o motor, substituir os discos, que aliás no passado eram revestidos de cortiça e não duravam quase nada além de sujar bastante o óleo, fabricar as juntas com um papel especial( a mão) se não tivesse para vender o jogo de juntas(coisa normal no passado), remontar tudo, colocar óleo novo e rezar para não apresentar vazamentos(não era muito normal moto sem vazamentos rs rs rs..).
A embreagem a seco costuma ser mais utilizada e motos de competição(nem todas) porque real ou supostamente é mais rápida do que a em banho de óleo. Afirmar isso taxativamente só com estudos científicos,não tenho conhecimento se existem, quem quiser fazer é só correr atrás dos dados com equipes de competição e depois realizar os cálculos devidos.
Além dessas, no passado foi criada ainda a embreagem centrífuga, e a por correia que são os predecessores do atual cambio CVT(Transmissão contínua variável), um exemplo antigo pode ser entendido por duas polias unidas por uma correia frouxa, uma ligada ao motor e outra ligada a roda, quando o condutor afasta uma polia da outra a correia estica, ocorre o atrito da correia nas polias e ambas vão girar. Alguns dos primeiros automóveis(verdadeiras charretes motorizadas utilizavam correias de couro para isso),alguns carrinhos motorizados para crianças utilizam essa técnica até hoje, com correias de borracha. Agora o exemplo que todos conhecemos é a famosa Mobilete Caloi, quem não teve uma? Eu tive! Ela utiliza uma embreagem seca centrífuga e um cambio CVT de primeira geração. É bom lembrar que o cambio CVT só foi possível de ser utilizado nos automóveis após a tecnologia possibilitar a construção de correias metálicas, que são mais fortes e resistentes dos que as de borracha.
Qual a função básica de um sistema de embreagem, além de conectar o motor ao cambio?
R.PROTEGER todo o sistema contra impactos e esforços que possam vir a comprometer a sua durabilidade através do desgaste prematuro dos seus componentes.
No caso específico da nova LC, eu tenho uma, parece que houve um convênio da BMW com a Harley Dadvison para o fornecimento do projeto e engrenagens do novo cambio pela Harley, RS RS RS, brincadeira, mas que parece, parece rs rs rs .
Bem, a nova GS ficou mais leve no conjunto e parte disso se deve ao novo propulsor que incorpora a embreagem, que aliás me parece muito boa. Não tenham dúvida que essa pequena mudança também foi responsável por uma considerável redução de custos de produção.
Espero ter respondido sua pergunta.
Abração a todos.
Adail
Seguem links para entender como funciona a embreagem.
http://carros.hsw.uol.com.br/embreagem.htm Essa é a semelhante a da GS antiga.
https://www.youtube.com/watch?v=wQiSVnNWapc Essa é a semelhante a da GS antiga.
https://www.youtube.com/watch?v=hSpjXyqFW94 Essa é semelhante a da GS atual.

Eder
15-06-2014, 20:58
Nota 10


Boa noite Carlo (Sal Silva) e amigos.
Vou tentar falar um pouco sobre embreagem a seco e em banho de óleo.
Vamos começar falando de tecnologia do petróleo de início. No passado o óleo, proveniente do refino do petróleo, era obtido através da destilação fracionada como o é até hoje, separado e utilizado para lubrificação e para outras finalidades. Existiam óleos mais grossos e mais finos, a petroquímica não era tão desenvolvida como atualmente, então o óleo do motor era uma coisa e o óleo do cambio era outra coisa, da mesma forma que ainda é hoje no caso dos automóveis. Os fabricantes de automóveis fabricavam os motores e os câmbios separados. A indústria de motocicletas, inicialmente, repetia a fórmula e dessa maneira as primeiras motocicletas tinham o motor construído separadamente do cambio e acoplados ao mesmo posteriormente através de uma embreagem, geralmente seca, semelhante ou idêntica à dos automóveis. Até os dias de hoje existem ainda alguns modelos que utilizam essa configuração, a saber a URAL, BMW e a Ducati. Se existe alguma outra marca que a utilize não tenho conhecimento para afirmar. A medida que o avanço tecnológico foi acontecendo óleos com características que possibilitavam a lubrificação de ambos, motor e cambio foram desenvolvidos. Isso não sei dizer se por necessidade de economia por parte dos construtores, o que é bem provável também, possibilitaram a união de motor e cambio num único bloco. Para os fabricantes e projetistas de motocicletas, principalmente para os japoneses, isso favoreceu a economia de material, peso e tamanho se traduzindo em custos menores e lucros maiores.
O que muda de uma embreagem para outra do ponto de vista do utilizador NORMAL? Nada além do barulho, quem já teve uma Ducati com embreagem multidisco a seco sabe do que estou falando, e do desgaste da mesma. A embreagem a seco utilizada pela BMW é praticamente muito semelhante a de um carro e completamente diferente daquela da Ducati, daí não apresentar o mesmo nível de ruído. Uma embreagem em banho de óleo funciona tão bem quanto aquela a seco e dura mais devido ao poderes lubrificantes do óleo que reduzem seu desgaste.
O que no passado significava uma embreagem a seco? Para os mecânico muito, pois não era necessária a abertura do bloco do motor para sua substituição, bastava retirar/afastar o cambio e/ou o motor e efetuar a substituição, nada mais. Entenda-se nada mais por: retirar motor, esgotar o óleo, abrir o motor, substituir os discos, que aliás no passado eram revestidos de cortiça e não duravam quase nada além de sujar bastante o óleo, fabricar as juntas com um papel especial( a mão) se não tivesse para vender o jogo de juntas(coisa normal no passado), remontar tudo, colocar óleo novo e rezar para não apresentar vazamentos(não era muito normal moto sem vazamentos rs rs rs..).
A embreagem a seco costuma ser mais utilizada e motos de competição(nem todas) porque real ou supostamente é mais rápida do que a em banho de óleo. Afirmar isso taxativamente só com estudos científicos,não tenho conhecimento se existem, quem quiser fazer é só correr atrás dos dados com equipes de competição e depois realizar os cálculos devidos.
Além dessas, no passado foi criada ainda a embreagem centrífuga, e a por correia que são os predecessores do atual cambio CVT(Transmissão contínua variável), um exemplo antigo pode ser entendido por duas polias unidas por uma correia frouxa, uma ligada ao motor e outra ligada a roda, quando o condutor afasta uma polia da outra a correia estica, ocorre o atrito da correia nas polias e ambas vão girar. Alguns dos primeiros automóveis(verdadeiras charretes motorizadas utilizavam correias de couro para isso),alguns carrinhos motorizados para crianças utilizam essa técnica até hoje, com correias de borracha. Agora o exemplo que todos conhecemos é a famosa Mobilete Caloi, quem não teve uma? Eu tive! Ela utiliza uma embreagem seca centrífuga e um cambio CVT de primeira geração. É bom lembrar que o cambio CVT só foi possível de ser utilizado nos automóveis após a tecnologia possibilitar a construção de correias metálicas, que são mais fortes e resistentes dos que as de borracha.
Qual a função básica de um sistema de embreagem, além de conectar o motor ao cambio?
R.PROTEGER todo o sistema contra impactos e esforços que possam vir a comprometer a sua durabilidade através do desgaste prematuro dos seus componentes.
No caso específico da nova LC, eu tenho uma, parece que houve um convênio da BMW com a Harley Dadvison para o fornecimento do projeto e engrenagens do novo cambio pela Harley, RS RS RS, brincadeira, mas que parece, parece rs rs rs .
Bem, a nova GS ficou mais leve no conjunto e parte disso se deve ao novo propulsor que incorpora a embreagem, que aliás me parece muito boa. Não tenham dúvida que essa pequena mudança também foi responsável por uma considerável redução de custos de produção.
Espero ter respondido sua pergunta.
Abração a todos.
Adail
Seguem links para entender como funciona a embreagem.
http://carros.hsw.uol.com.br/embreagem.htm Essa é a semelhante a da GS antiga.
https://www.youtube.com/watch?v=wQiSVnNWapc Essa é a semelhante a da GS antiga.
https://www.youtube.com/watch?v=hSpjXyqFW94 Essa é semelhante a da GS atual.

RicBoris
15-06-2014, 21:08
Puts! Que aula, Adail!

:eek:

Aletaxi
15-06-2014, 22:08
Obrigado Adail.

gnecchi
16-06-2014, 08:08
Muito bom Adail.....

sal silva
16-06-2014, 09:53
Sabia que estava perguntando para o cara certo;)Brigadao Adail.

adailator
16-06-2014, 20:34
Sabia que estava perguntando para o cara certo;)Brigadao Adail.
Obrigado amigos, fico feliz em ter colaborado.
Abração a todos.
Adail

victor soa
19-06-2014, 13:17
peguei a moto hoje, depois de muitas explicacoes sobre a moto e technologias, alias tem muitos detalhes de ajustes, rodando pela Anchieta a moto vai bem acelera muito, tem uma forca enorme no motor, carregando peso adicional, minha mulher foi junto, gostou da moto.
Agora e so colocar bau, licensear e sair por ai.

moto sensacional, aprovada pelo controle de exigencia da esposa. O kit baixo é muito bom, ajuda bem, mas a moto e pesada.

Sou Victor comprei uma recentemente, tem que ter atenção nas parada onde agente sente mais o peso e frear quase somente com de traz. a moto e ótima.

RicBoris
19-06-2014, 13:19
Victor, bem vindo ao forum!
Faça sua apresentação na seção Apresentações Pessoais para que todos possam bem lhe recepcionar.

victor soa
19-06-2014, 13:45
Obrigado Ricardo, farei a apresentação.

Medaina
28-06-2014, 18:46
Fui para Tiradentes Bike fest de BMW e achei ela um pouco pesada incluindo eu, esposa e bau com grade, e a regulagem do ESA para duas pessoas maia bagagem levantou a moto demais, pesadona para manusear nas pedras das ruas de Tiradentes, se bobear cai feio, por isso devo ficar com ela pouco tempo, e olha que está com o kit baixo.

Medaina
01-07-2014, 21:46
Uma coisa que ainda não consegui nessa moto foi coloca-la no cavalete central.

Alguem tem algum video ou macete que ensine como fazer?

agradeço

Eder
01-07-2014, 22:38
Tem que ficar em pé sobre o apoio, colocar todo o peso do corpo sobre esse pé e ainda fazer um pouco de força puxando a moto para trás. Tem que fazer força mesmo.

sal silva
02-07-2014, 09:29
Tudo em conjunto, peso do corpo e a puxadinha para tras como o Eder falou.Mas não é tao fácil assim,mesmo nas 800 que são mais leves.

Golias
02-07-2014, 10:05
Colega,

Passo a passo:
- mota no descanso lateral,
- baixa com o pé o descanso central até tocar no chão,
- levantar a mota até deixar o outro apoio do descanso central tocar no chão.
NOTA: neste ponto, apenas com o peso do pé no descanso central, a mota segura-se sozinha sem a necessidade de uso de mãos.
- sentindo este equilíbrio, passar o peso do corpo para o pé que segura o descanso e a mota eleva-se quase à posição final,
- com uma mão a segurar no subquadro do patim do passageiro dar uma ajudinha para levantar o resto da mota e,
- Pronto, esta no cavalete central!

Até breve,

Reinaldo

Medaina
02-07-2014, 10:43
blz...pessoal, obrigado pelas dicas, fiz isso tudo mas coloquei o pé direito, certo?

e a moto foi um pouco e voltou...

dá receio de tombar...mas devagar chego lá.

sal silva
02-07-2014, 11:52
Medina, pede para uma pessoa ficar do outro lado da moto,assim você ganha mais confiança.

Medaina
02-07-2014, 20:17
até que enfim a moto foi e ficou no cavalete, a bicha é alta mesmo. para voltar foi mais facil pois a gente fica encima do cavalo..

agora é só treinar....

agradeço a ajuda e as dicas.....valewww.

CM-R1200-GS
02-07-2014, 21:11
Essas crianças que compram brinquedo de gente GRANDE. .....
KKKKKKK

SFF
06-07-2014, 20:37
Medaina, saiba que você não é o único. Nunca nem tentei botar no cavalete central. Só uso o lateral, e até hoje o central não me fez falta.

MarcioT
17-07-2014, 22:33
É só questão de jeito, treinando um pouco fica muito facil!

Aletaxi
18-07-2014, 22:17
Emilio, existe uma alça que vc prende no quadro. Ela ajuda bastante e da mais segurança. Já vi para vender na Motor Point Rio Claro.
Abs.