Ver Versão Completa : Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)
Pessoal,
4931
A motocicleta é excelente, porem o cambio é um problema. Quando cambio a primeira marcha dá aquela marretada, tipica das Harley, mas numa BMW quem diria. O pior que não fica só na primeira, todas dão tranco, tanto na subida como nas reduzidas.
Encontrei um cara no final de semana na Caltabiano e a duas semanas atras ele comprou a R1200GS LC ADV 2014, comentei sobre os trancos se isto ocorre na ADV, e disse que sim, mas como ele foi piloto a mais de 20 anos, alegou que ate hoje só usa a embreagem para engatar a primeira e reduzir, porque as demais muda sem utilizar o cambio, segundo ele, o cambio sincronizado é possível fazer isso sem danificar, o processo é o mesmo que você usa hoje, mas sem utilizar a alavanca da embreagem. Hoje apliquei este método, e digo que as marchas entram como uma seda, ai a duvida, será que não estraga mesmo ?
No sábado la na CC, conversei com o mecânico que está lá a bom tempo, e pela sua explicação o funcionamento do cambio é assim mesmo, totalmente diferente do modelo anteriores que era separado do motor, já na LC ele é integrado, e um dos disco da embreagem esta girando, por isso da-se o tranco ao engatar ou reduzir. Hoje o mesmo óleo que lubrifica o motor, faz o mesmo papel no cambio.
Ai pergunto ao amigos que tem o mesmo modelo:
1) A sua tem as mesmas características ?
2) Já acostumou com a marretada ?
Experimente trocar as marchas sem utilizar a embreagem e diga o que achou.
Até breve,
Reinaldo
Até breve,
Reinaldo
Reinaldo tenho aplicado a embreagem muito rápido e assim procurado mudar sem alterar muito a rotação nas trocas e minimizou muito essa sensação de bigorna na troca das marchas.
Me acostumei e acho que acertei a pegada.
Ainda não tentei mudar no tempo sem a embreagem, já fiz muito em motos menores e confesso que tenho um pouco de receio de fazer numa 1200, mas vou experimentar.
O que eu notei, é que se esticar mais a marcha, dá o tranco.
Se trocar a marcha com rotação mais baixa (sem forçar tanto o motor) não dá tranco nenhum.
Me desculpem, mas não pretendo experimentar trocar de marcha sem embreagem numa moto de 70k. :o
Os engenheiros da BMW colocaram a embreagem lá, eu já paguei por ela, portanto não vejo porque não usá-la :rolleyes:
Wbornelli
27-05-2014, 09:12
Bom dia. Eu subo as marchas na estrada, a partir da segunda, sem embreagem, no tempo. É perfeito sem trancos. O cambio foi feito pra isto. Nas reduçoes é que se usa a embreagem, e para 1 e 2 marchas. Na cidade eu uso embreagem e entao faço as trocas em giro baixo. Fica um doce. So para engatar a primeira, parado, que e seco e barulhento como HD, mas é assim mesmo.
Numa moto de 70k é que se espera um cambio sequencial para trocas sem embreagem. Fica mais rápido, preciso, e não dá aquele balanço que faz o garupa bater o capacete no piloto.
Uma coisa é fato, o cambio da minha é super macio com trocas de marcha sem esforço independente do barulho nas trocas, estalo este que se dá principalmente pela folga necessária no cardã.
Andei numa das concorrentes com cardã e achei o cambio bem mais duro nas trocas de marcha além de bater o cardã também.
Talvez se fosse corrente essa "batida" entre marchas não existiria.
O modelo a ar usa embreagem a seco que usa um disco fixo e um móvel de diâmetro maior que deve ter um descolamento imediato e diferente da LC com embreagem a óleo tendo vários discos menores onde creio ter uma certa resistência para descolar os discos.
Acredito ser isso o que acentua o ruído na LC, por outro lado deixa os engates mais fáceis.
Fabio,
Os engates são macios, mas a bigorna tá la, a cada troca uma marretada.
O Icemam alem de não andar de moto, fica ai se justificando, agora trocar de marcha abaixo de 2000rmp, fica difícil numa LC.
O cambio é sequencial e trocar de marcha sem usar a embreagem não danifica em nada, bem pelo contrario, aquele tranco desaparece.
Fabio, pode trocar de marcha sem susto, vai ver que entra macio, sem tranco e use somente no engate da primeira marcha quando estiver parado e na redução, fora disso vai bem.
Vou fazer uma pesquisa profunda sobre isto e depois posto para voces, mas com embasamento, não quero criar um problema futuro nem para mim e muito menos para voces, passando um informação que possa acarretar em danos interno em nossas LC.
Até breve,
Reinaldo
Eu não uso a embreagem e o câmbio é rápido, preciso macio e silencioso. Na minha opinião usar a embreagem está errado. Ela é apenas um apoio para arrancar a moto e para reduzidas fortes.
sal silva
27-05-2014, 11:08
Acho esse estalo que da quando se engata a primeira bem legal,voce olha para o lado faz aquela cara de cruel, abaixa a viseira e arranca de 0 a 100 em 3 seconds kkkkk, pressão total.Pessoal brincadeira, so em filmes:cool:
Por sinal, não uso embreagem em moto nenhuma, nem mesmo na KTM 350 de enduro.
http://youtu.be/_mBInMzAAT8
Amigos, a minha LC está com 3 mil. Assim como o Eder eu não mais percebo a tal marretada.
Não digo que não existe na minha, mas não incomoda nenhum um pouco.
Eu uso o cambio em todas as trocas de marchas - de forma rápida, assim como FPoli - mas já experimentei não usar a embreagem e ela vai macio.
Porém não me acostumei a isso porque acho que sempre tenho que atingir um giro alto do motor antes de cambiar. Como sou tiozão, prefiro andar mais na manha, por isso sempre uso a embreagem.
Marcos, na manha não precisa da embreagem. Não precisa fazer tempo com o câmbio sequencial da R1200GS. É só dar uma aliviadinha no acelerador.
Amigos, a minha LC está com 3 mil. Assim como o Eder eu não mais percebo a tal marretada.
Não digo que não existe na minha, mas não incomoda nenhum um pouco.
Eu uso o cambio em todas as trocas de marchas - de forma rápida, assim como FPoli - mas já experimentei não usar a embreagem e ela vai macio.
Porém não me acostumei a isso porque acho que sempre tenho que atingir um giro alto do motor antes de cambiar. Como sou tiozão, prefiro andar mais na manha, por isso sempre uso a embreagem.
Pessoal, sempre tive o hábito, em outras motos, de mudar as marchas sem embreagem, no tempo. Com a gorda tive receio no início, mas depois de algum tempo passei a não usar a embreagem nas subidas de marcha. Agora, sempre que possível, faço as mudanças sem emreagem, que além de ficar mais rápido, desapareceram os trancos (parece carro automático), o que deixou a garupatroa mais contente.rs
Eu também acredito que esta forma de condução não prejudica o câmbio.
Na F800GS tb da esta marretada mas quando engata 1 marcha, quando andei na R1200GS ADV achei o cambio bem macio!!!
eu tb nunca usei embreagem para subir marcha na F800, mas descer eu usava!
Eder, vou tentar !!!
Marcos, na manha não precisa da embreagem. Não precisa fazer tempo com o câmbio sequencial da R1200GS. É só dar uma aliviadinha no acelerador.
Pessoal,
Pesquisei e depois de varias lidas aqui e ali, segue uma explicação mais detalhada sobre o assunto:
1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.
2. A caixa de câmbio de uma moto difere da transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso que os power shifters (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,economizando tempo e esforço.
3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).
4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.
Eu particularmente vou adotar esse sistema e daqui para frente vou utilizar diariamente.
Até breve,
Reinaldo
Interessante o assunto e vou experimentar a subida de marchas sem embreagem nela.
Se der menos tranco do que usando a embreagem fará todo o sentido.
Fabriciom2
27-05-2014, 21:22
Reinaldo,
Como tinha comentado com você no BV ao museu da TAM, a minha LC também da uma marretada atras da outra nas trocas. No entanto, depois de 7500 km acabei acostumando e hoje nem ligo mais. Faz muito sentido não utilizar a embreagem nas subidas de marchas, mas não pode ser comparado a um power shift de speed, por exemplo (troca facil independente de estar na rotacao correta ou nao).
Comparando com as concorrentes, a Ducatti Multi faz uma barulheira tremenda no cambio e na relação. Na Tiger a martelada é menor, mas existe também e bem notavel. Já a ST, essa eu não senti quase nada ..
Vou tentar no final de semanas fazer umas trocas sem embreagem, vamos ver ..
Abs
A minha costuma dar esse tranco mais forte no engate da 1a marcha, mas as outras marchas entram macio. É perceptível, mas não muito diferente de outras motos que já tive e não chega a me incomodar.
Nunca tinha arriscado usar essa técnica de subir a marcha no tempo na GS. Já fiz em outras motos, até tinha ficado meio mal acostumado com a S1000RR que tem quick shift, mas desde que comprei a GS estou sempre seguindo o figurino e usando a embreagem sempre. Vou fazer algumas experiências com ela e ver como ela se comporta subindo marcha no tempo.
A única diferença entre ter ou não o quickshift é que com ele você continua acelerando, não precisa aliviar na hora da troca, pois o sensor envia um comando para a moto fazer a aliviada por conta própria. O quickshift é apenas isso. A troca no câmbio em si é exatamente a mesma nas motos sem quickshift.
Agora descobri o enigma da esfinge. É por isso que tanta gente reclama do clunck: usam a embreagem...
Vou repassar uma dica: na hora de cambiar, posicione o pé na alavanca de câmbio (em cima ou embaixo, para reduzir ou subir as marchas, conforme o caso) e faça uma pequena pressão, como se estivesse alertando o câmbio do que está para acontecer. Para cambiar, com ou sem embreagem - faça como se sentir mais confortável - apenas aumente a pressão efetivando a troca.
Nada de rodar pressionando o câmbio! A pressão é feita, digamos, 1/2 segundo antes da troca! Kkkkkk
Não me responsabilizo se o seu câmbio de desintegrar ao fazer isso. Funciona para mim.
Boa tarde, minha primeira postagem por aqui mesmo sendo um estranho no ninho pois tenho uma RT ( vulgo GS mauricinho rsrsrs ), mesmo assim tenho o mesmo "problema" com o ruído ao engatar a primeira marcha parado, mas absolutamente suave nas demais trocas.
Já cheguei a fazer uma reclamação da Eurobike quanto a isto e achei que estavam me enrolando, por que tenho RT desde 2005 e a minha 2010 tem um cambio silencioso e muito preciso, mas pelo que estou vendo aqui o barulho é uma característica e não um defeito ( eu consideraria uma falha de projeto, mas fazer o que não é ? )
Perguntei se eles já tinham disponível o shift assistant que permite a troca de marcha sem embreagem e sem precisar aliviar o acelerador e a resposta que obtive é que não foi homologada para o Brasil ainda, nos EUA está US$ 850,00 instalado.
Boas estradas... e lembrem-se ESTOU VENDENDO A 2010... rsrsrsr quem não chora não mama... rsrsrs
Abrx
Depois que trocaram o tubo de pressão da minha LC, o câmbio ficou uma manteiga
sal silva
15-10-2014, 15:36
Boa tarde, minha primeira postagem por aqui mesmo sendo um estranho no ninho pois tenho uma RT ( vulgo GS mauricinho rsrsrs ), mesmo assim tenho o mesmo "problema" com o ruído ao engatar a primeira marcha parado, mas absolutamente suave nas demais trocas.
Já cheguei a fazer uma reclamação da Eurobike quanto a isto e achei que estavam me enrolando, por que tenho RT desde 2005 e a minha 2010 tem um cambio silencioso e muito preciso, mas pelo que estou vendo aqui o barulho é uma característica e não um defeito ( eu consideraria uma falha de projeto, mas fazer o que não é ? )
Perguntei se eles já tinham disponível o shift assistant que permite a troca de marcha sem embreagem e sem precisar aliviar o acelerador e a resposta que obtive é que não foi homologada para o Brasil ainda, nos EUA está US$ 850,00 instalado.
Boas estradas... e lembrem-se ESTOU VENDENDO A 2010... rsrsrsr quem não chora não mama... rsrsrs
Abrx
É isso ai Mauricio,ou melhor Wagner rsrsrsr
AdrianoCps
20-11-2014, 20:49
Peguei a moto na quarta e estranhei a brutalidade do cambio , mas de cara tive a certeza de se tratar de uma característica . Procurando informações achei este fórum . Não só confirmou minha impressão como ja encontrei as dicas de minimização . Obrigado a todos .
galera qq significa LC? vlw
galera qq significa LC? vlw
LC = Liquid Cooled (refrigerada a água)
Também chamada nos EUA de WC (Water Cooled).
Até 2012, as R1200GS tinham um motor refrigerado somente a ar.
A partir de 2013, o motor é totalmente novo e é refrigerado por ar e água.
sal silva
26-11-2014, 19:49
LC = Liquid Cooled (refrigerada a água)
Também chamada nos EUA de WC (Water Cooled).
Até 2012, as R1200GS tinham um motor refrigerado somente a ar.
A partir de 2013, o motor é totalmente novo e é refrigerado por ar e água.
Que eu saiba WC é water close rsrrssr