Ver Versão Completa : Calibrando Pneu BMW
ValterRuiz
04-07-2015, 12:19
Bom dia Galera,
Posto aqui por motivo de comodidade de todos, a tabela para calibrar pneu.
espero que facilite,pois a tabela é exibida em PSI....e não BAR, como no manual.
http://images.tapatalk-cdn.com/15/08/26/e5647615337c0b9c9384dce439c1583e.jpg
Link abaixo:
--http://powerbmw.com.br/news/img/Placa-Pneu-Power.png
Reginaldo
04-07-2015, 13:58
Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk
ValterRuiz
04-07-2015, 14:56
Verifica novamente Ric ...coloquei o link também.
michell87
05-07-2015, 13:15
Ai esta a foto.
7750
sal silva
06-07-2015, 00:49
Estranho a pressão dos pneus da Sertão serem bem mais baixos.
RINALDO.RS
06-07-2015, 22:51
Valeu! Sou maníaco compulsivo por regulagens precisas... ainda que não faça diferença alguma com meu nível de experiência. kkkk
ValterRuiz
06-07-2015, 23:14
Estranho a pressão dos pneus da Sertão serem bem mais baixos.
Concordo "Sal", porém peguei esta informação na própria CC.
Como deu para perceber, ainda to aprendendo a postar ... e pelo celular não aparece as "TAGS" de formatação, inserção de link, figuras...etc.
Pelo menos ninguem vai poder alegar que não conseguiu ler a tabela kkkkk :D :D
sal silva
07-07-2015, 09:47
Concordo "Sal", porém peguei esta informação na própria CC.
Como deu para perceber, ainda to aprendendo a postar ... e pelo celular não aparece as "TAGS" de formatação, inserção de link, figuras...etc.
Achei ótimo,sou meio cegueta rs.
Careca_RS
26-08-2015, 21:20
A calibragem menor nos pneus da 650 versão Sertão acredito que seja em função do forte direcionamento para o off-road. Não que os outros modelos não o sejam, só penso que nesse modelo em específico o foco é maior.
Em fóruns gringos tem vários usuários que dizem calibrar os pneus com apenas 20psi nas F800GS quando vão fazer trechos exclusivamente off, então só expandi o raciocínio ;)
Eu achei mais estranho as K1600 terem calibragem uniforme (uma pessoa, duas, carga, tudo igual) do que as variações a menor das outras motos hehehe.
Abração!
sal silva
27-08-2015, 08:51
Aproveitando o tópico,gostaria da opinião dos colegas, estou pensando em fazer a carretera Austral ainda este ano. Como é de ripio e tive uma certa dificuldade neste tipo de terreno com pneu Anakee 3, estava pensando em colocar um par de Karoo 3,so que para chegar até a Carretera terei que percorrer milhares de quilômetros em asfalto, isso me fez desistir do Karoo. Minha pergunta é: já que irei percorrer mais de 1000 quilômetros no ripio e continuarei com o Ana 3,qual a calibragem mais segura para controle da moto e conservação dos pneus, já que ouvi relatos de pneus cortados por pedras do ripio? Obrigado.
ps.Sempre viajo com garupa e bagagem.
luiztrovao
27-08-2015, 20:15
Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk
Reginaldo, me permita um par de comentários - e já vou me desculpando antecipadamente pelo pitaco, mas minha intenção aqui é de me certificar que você esteja a par das melhores práticas a respeito do assunto, visando a tua segurança bem como a dos outros colegas de fórum que possam estar lendo o teu post.
Como sabemos, a pressão dos pneus é determinada em função de vários fatores e, entre os principais, estão o Peso em Ordem de Marcha (que é o peso total do veículo pronto para rodar - incluindo o tanque de combustível cheio - sem os passageiros) e a Carga útil que será carregada no veículo (passageiros, bagagem, etc) - estes seriam, digamos assim, os fatores "padrão".
Fatores adicionais e não menos importantes são relacionados à velocidade em que o veículo será utilizado - como regra geral, mais velocidade=mais pressão.
Minha preocupação principal com teu post é a seguinte: Em hipótese nenhuma, você deve utilizar qualquer veículo em rodovias (onde rodamos a velocidades mais altas que nas ruas da cidade), com os pneus calibrados com uma pressão inferior à mínima definida no manual. Seria extremamente perigoso você pilotar sua moto numa rodovia com 4 libras de pressão a menos nos pneus. Isto afetará a dirigibilidade, a estabilidade, a capacidade da moto fazer curvas e, ainda por cima, poderá ser a diferença entre rasgar um pneu e entortar uma roda - ou não - ao cair num buraco na pista.
Pneus mais vazios do que o recomendado só podem/devem ser utilizados em velocidade realmente reduzida e sob cuidados adicionais (como por exemplo maneirar MUITO ao fazer curvas) ou em condições especiais tais como num OFF em que você já sabe que necessitará de mais "grip"/tração e também sabe que rodará em velocidade reduzida. Ainda assim, há a possibilidade de uma pedra ou um buraco fazerem o pneu deformar tanto que o impacto pode entortar/quebrar a roda.
Pneus mais vazios sofrem deformação exagerada nos flancos, provocada pelo impacto nas imperfeições da pista, aquecimento excessivo em velocidades mais altas (mais vazio = mais borracha em atrito com o chão), maior desgaste/menor vida útil e maior instabilidade quanto mais alta é a velocidade.
Olho com isso, e aproveite muito a tua máquina
abraço
Trovão
Falou tudo Trovão!
Excelentes comentários!
Esse entende da mortadela kkkk :)
Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.
sal silva
28-08-2015, 11:00
Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.
Obrigado Curcio,vou seguir o seu conselho, achei legal a ideia. Na viagem para O Ushuaia peguei uns trechos de ripio fofo, justamente porque a estrada estava em manutenção, amigo quase borrei a tanga, so não cai porque o Arcanjo me segurou por 3 vezes rsrs,não sei qual a melhor forma de andar nesse tipo de terreno, talvez em maior velocidade, pilotando em pé e sem garupa, logicamente. Vamos ver, na hora a gente se vira. Abraços.
Olá, pessoal. Então, a pressão é menor devido à necessidade dos pneus se deformarem em terrenos irregulares. Seria como tentar andar em dunas de areia com pneus de bicicleta. Simplesmente não dá. Seria estreito demais. Quanto maior a área de contato com o solo, maior é a tração. Com a pressão mais baixa os pneus deformam-se mais e espalham-se mais sobre o solo aumentando a área de contato e, consequentemente, aumentando a tração neste tipo específico de terreno. Abraços, ENERSON.
Eu já notei por mais de uma vez que os pneus Metzeler Tourance parecem ter uma maior área de contato.
Eu sinto mais segurança com o Tourance. É como se os outros fossem como pneus de bibicleta, eles me dão a sensação que estou sobre um "fio de navalha"
Alguém já teve essa mesma percepção ?
cerqueira
12-09-2015, 08:57
Eu entendo da mesma forma, comparando o Tourance com o Anakee 2 e 3.
Aqui no entorno do ABC tem muita terra prá andar, alguns trechos com pedras ou pedriscos...com Anakee é um parto.
Abçs!!
sr.orelha
18-09-2018, 11:15
Amigos bom dia. Tenho uma F 800-R, precisamente nunca coloquei essa numeração em libras nos pneus. Alguém podeira informar? Meus pneus são Pilot Road 2 tanto na dianteira como na traseira. Estou com 26 na frente e 32 na roda de trás.
Como escondem a tabela de pressão sob o banco e nunca me lembro dos números, anotei as pressões na parte de trás da placa com uma caneta de tinta indelével. Resolveu meu problema de calibragem.
gustavoely
21-11-2018, 23:10
Olá, uso esta tabela... 10092
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
FabioTwin
14-06-2023, 19:28
Parabéns pelo post, esse tipo de post não tem preço pela praticidade.
Abraços.
Fabio.