Ver Versão Completa : Na troca do pneu traseiro é "obrigatória" a troca do dianteiro?
Estou para trocar o pneu traseiro e em pesquisas para escolha da marca/modelo do novo pisante deparei com várias afirmações de que é praticamente obrigatória a troca do pneu dianteiro também, mesmo se este estiver em bom estado.
Estes depoimentos são mais incisivos se o pneu traseiro escolhido for de modelo diferente do dianteiro.
Não é questão de economizar, ser pao duro ou algo assim mas também não da para jogar dinheiro fora, então queria a opinião dos colegas a respeito.
Abraço a todos.
Até agora estou trocando um dianteiro a cada dois traseiros... Recomendado pela concessionária de Cuiabá
jmferreira
10-08-2015, 16:13
Leia este artigo e tire suas conclusões:
http://motite.blogs.sapo.pt/5-coisas-sobre-pneus-de-motos-120294
Já troquei o traseiro da minha 1200, mas o dianteiro ainda é o original.
Troquei pelo mesmo Anakee III que havia antes (e igual ao dianteiro)
Quanto ao link, não conheço esse tal de Tite, nem nunca ouvi falar do cidadão, mas o simples linguajar que usa não me inspira muita confiança.
E falar que o pneu dianteiro deixa "sulcos" na água que se encaixam no desenho do pneu traseiro, me parece uma tremenda bobagem, do ponto de vista da dinâmica dos fluídos.
É o seguinte cara pálida, quando o meu dianteiro estiver com 12.000 Km (ou quando atingir o TWI), eu troco do dianteiro e pronto. Dããããã...:p
O TWI existe por um motivo.
Serve para indicar se o pneu está gasto ou não, e é projetado pelos fabricantes de pneu, que creio entender um pouco mais do produto que qualquer reporter (especialmente se for o Galvão Bueno :p).
Se o dianteiro não chegou no TWI, é porque não está gasto ainda. Quando chegar, eu troco. Simples assim.
Mas, cada um faz o que quer com seu dinheiro ;)
Concordo plenamente com o Iceman. O meu histórico tem mostrado um pneu dianteiro para dois traseiro e assim tenho feito a anos. o único cuidado que tomo é sempre manter o par com o mesmo tipo/marca de pneu.
Sds,
Luis Plein
11-08-2015, 13:07
A melhor recomendação é manter os pneus sempre com o mesmo tipo, porque assim eles trabalham em conjunto, conforme projetados. Mas se o pneu dianteiro está bom, eu manteria esse e trocaria somente o traseiro, ainda que de tipo diferente.
Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.
Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
Portanto,há chance sim de algo dar errado.
Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
Mas vale a pena correr esse risco ?
sal silva
11-08-2015, 14:07
Acho que se for fazer viagens longas, é prudente trocar os dois,isso evita futuros problemas, além de não ter o trabalho de trocar o pneu gasto no meio da viagem.Se for rodar por perto acho que não tem problema.Quanto a pneus de marcas diferentes acho que não tem problema,os gringos fazem muito isso,desde que não seja um absurdo.
Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.
Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
Portanto,há chance sim de algo dar errado.
Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
Mas vale a pena correr esse risco ?
Blz Marcos?
Se o cara é mais conhecido do que farinha de mandioca eu não sei, mas se voce está dizendo eu acredito. :)
Eu sei que EU não o conheço e nunca ouvi falar do cidadão (ou do pele vermelha :p), e como disse anteriormente, o seu linguajar não me parece adequado a alguem que quer transmitir segurança aos seus leitores, pelo menos os com mais de 30 anos, o que não quer dizer que não entenda do assunto.
De qualquer forma, o fórum é bom para isso, para que cada um exponha seu ponto de vista, sua opinião, e assim cada um pode tirar suas próprias conclusões.
Não tenho nenhuma pretenção de ser o dono da verdade, muito menos pelo fato de ter uma "corôa" (:p), mas isto também não pode ser um impedimento para que eu expresse minha opinião, como qualquer participante normal do fórum faria.
Eu acho que o que dá "peso" à opinião de alguem não é um simbolo a mais ou a menos no avatar, mas sim o seu histórico no fórum.
Cito apenas alguns exemplos de membros prá lá de respeitados e que não tem "corôa" alguma: Crodão, Luiz Plein, Sal, Fabio Poli, e muitos outros.
De qualquer forma, agradeço ao Zé Mario, por ter postado o link, e a voce por suas considerações.
Sem estas contribuições, o fórum se tornaria monótono e correria o risco de realmente não cumprir o seu papel.
De minha parte, continuarei trocando os pneus conforme forem se desgastando, mesmo porque, já troquei somente o traseiro e não senti qualquer desequilibrio na moto por não ter trocado o dianteiro também.
Abraços,
Thomas :)
jmferreira
11-08-2015, 15:33
Que bom que você tirou suas próprias conclusões!
cerqueira
11-08-2015, 15:54
É natural que os pneus se desgastem mais no centro, deixando-os "quadrados", inclusive o dianteiro no caso de quem prefere utilizar o freio dianteiro quase que na totalidade das vezes, como eu.
Quando trocamos apenas o pneu traseiro, ficamos com um "calo" no dianteiro que pode dificultar um pouco algumas manobras...no meu caso prefiro trocar os dois.
Atenção ao seguinte fato para quem usa pouco a moto: a vida útil do pneu, independente da quilometragem, são cinco anos após a fabricação, se não me engano.
Para pneus com este tempo de vida, checar quanto a presença de rachaduras ou ressecamento que possa trazer algum aborrecimento, ainda que pareçam bons. Isto acontece muito quando trocamos apenas o pneu traseiro, entendendo que o dianteiro ainda está OK.
Abçs!!
Reginaldo
11-08-2015, 17:14
Também sou do time que troca dois traseiros pra um dianteiro. A única exceção que faço e aconteceu comigo é no caso de pneus mais pra fora-de-estrada, onde os dois pneus se degastam quase que por igual. No caso então, trocaria/troco os dois pneus ao mesmo tempo.
Vamos botar mais lenha nessa fogueira. Já tive umas 15 motos trail acima de 600 cc e sempre troquei somente o pneu mais usado, ou seja o traseiro na maioria das vezes. Acho que dianteiro só comprei uns dois a vida toda. E nunca liguei para essa do "desenho/marca" igual, já misturei Pirellis, Metzeler, Michelins, etc., sempre trocados "criscando" no TWI. O pneu traseiro além de gastar mais rápido, também fica "quadrado" de ser usado muito na reta e quando se troca o pneu a diferença é sensível nas curvas. Já o dianteiro tem um desgaste mais uniforme e a relação de troca 2 traseiros por um dianteiro é bem realística.
O outro "X" da questão é o prazo de validade dos pneus!!
O prazo de validade máximo de um pneu é cinco anos após sua fabricação. Após esse período, ele começa a se deteriorar devido ao tempo e aos agentes climáticos como pressão, temperatura e umidade. Os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida depois de 5 anos.
Tem muito motociclista que usa pouco a moto e tem uma moto com mais de 5 anos e menos de 15.000 km, que é a hora que o pneu traseiro tá pedindo água, dependendo do modelo, uso, etc. Ai acho que vale a pena trocar o jogo, já que o pneu dianteiro ainda "bom" já pode estar começando a ressecar, principalmente a banda lateral (aconteceu com uma XT 660 que comprei em 2007 e vendi 6 anos depois com 17.000 km) Fica a dica.
Olá amigos. Conforme comentado nos vários posts anteriores, acredito que a troca também tenha a ver com o perfil do usuário. Pois bem um camarada que anda até 120 km/h, pode tranquilamente prorrogar a troca do dianteiro se estiver em boas condições.
Caso tocada mais forte, é recomendável a segurança do equipamento estar em dia.
Por economia a poucos dias troquei o Scorpion original traseiro da GS 800, com +/- 6 K km, pelo Anakee 3, e mantive o dianteiro também Scorpion original. O fato é que apesar de aparentar boas condições, neste final de semana, num bate e volta de Goiânia a Piracicaba, SP, com velocidade bem puxada, e a frente começou a ximbaralhar, me dando um belo susto.
Coloquei um Anakee 3 novo na frente e.. beleza! Super firme e estável em qualquer condição.
Quanto a pneus da mesma marca e modelo na frente e atrás da moto, acho que tem lógica a matéria do Geraldo Tite Simões, que apesar do linguajar, que até acho divertido, é válida. Senão vejamos, os pneus no caso de moto são projetados para fazer par, ou seja em caso de chuva por exemplo o dpto. de engenharia da marca planeja um escoamento X para a dianteira e Y para a traseira.
Por exemplo veja no final do vídeo https://youtu.be/ZzWQKuF-vYs , aos 2:23 como funciona a engenharia do escoamento de água dos pneus. Ou seja o da frente "rompe" a barreira de água atingindo o piso e mantendo a dirigibilidade da moto, enquanto o traseiro "aproveita" o trilho aberto pelo dianteiro mantendo a estabilidade da moto.
Afinal de contas o que queremos? Um par de pneus bons representam +/- 3,5 a 4% do valor da moto (a minha no caso), e alem disso, quando saio com ela sempre pretendo voltar inteiro para casa.
Abs.
Malfarano
16-11-2015, 10:32
O mecânico da EUROBIKE recomendou a substituição somente do pneu que atingir a marca "TWI". Quem quiser gastar dinheiro a toa troca os dois.
Cada qual com sua opinião e teorias bem ou mal fundamentadas, mas o artigo Tite Simões a despeito do linguajar é impecável na minha opinião.
Pneus andam aos pares sim, a igualdade dos desenhos são fundamentais para a condução correta
No seco e principalmente na chuva e a segurança vale para mim muitíssimo mais que o preço de um pneu dianteiro!
Enfim cada um com suas teorias e certezas.
luiztrovao
16-11-2015, 19:05
concordo com os que disseram:
- pneu se troca quando chega ao TWI (é para isso que o TWI existe). Antes disso, é jogar dinheiro fora - a única exceção, claro, é se houver alguma deformação significativa no pneu
- modelos iguais na dianteira e na traseira. Pilotar a moto com reações diferentes nos dois eixos (modelos diferentes produzem reações diferentes - simples assim) não é uma boa idéia (claro, eu posso não sentir nada disso se eu só trafegar na cidade, em baixa velocidade, etc, etc)
- prazo de validade de 5 anos - o DOT TEM que ser observado e, se o prazo de 5 anos chegar, troque o pneu independentemente da profundidade dos sulcos (ou se o TWI ainda estiver longe). Eu não vou querer um pneu que pode se rachar repentinamente devido à idade (porque pneu velho racha MESMO)
abraços
Trovão
Luis Plein
16-11-2015, 20:49
Trovão , quem ficar 5 anos sem trocar o pneu, tem que apanhar...ou pra quê ter moto?
Muitos americanos do oeste, principalmente aqueles que fazem a rota do Alaska e outras trilhas relatam que, para garantir tração e durabilidade usam em suas beemers o Conti tkc80 na dianteira e o Heidenau Scout na traseira. Muitas CC inclusive recomendam a combinação.
Por isso a conti acaba de lançar o tkc 70 (abaixo), que é um 60-40 on-off, com as características acima.
Abs,
8312
Mcolnagosp
17-11-2015, 11:08
Gostei do desenho desses TK70. Tem aqui para nossas medidas (170x60R17)
Gostei do desenho desses TK70. Tem aqui para nossas medidas (170x60R17)
Ainda não, Marcelo.
Trouxe um par recentemente do Chile.
Ver site motouring.cl
Abs,
Luis Plein
17-11-2015, 11:31
Belo desenho. Talvez o mais próximo ao saudoso Anakee II.
sal silva
17-11-2015, 13:02
Belo desenho. Talvez o mais próximo ao saudoso Anakee II.
Ou o Tourance,na lama e areao não rola,mas é melhor que Anakee 3 On,next on,Scorpion On.
sal silva
17-11-2015, 13:05
Trovão , quem ficar 5 anos sem trocar o pneu, tem que apanhar...ou pra quê ter moto?
No meu caso eu tenho uma coleção de BTs. rs
Luis Plein
17-11-2015, 18:31
No meu caso eu tenho uma coleção de BTs. rs
Hummmmm... então nesse caso só apanha da mulher...rsrsrsrs
sal silva
17-11-2015, 23:21
Hummmmm... então nesse caso só apanha da mulher...rsrsrsrs
kkkkk,:mad::mad:rs