Ver Versão Completa : Pneus 160x60 17 ou 170x60 17
Pessoal tenho uma duvida!
Sera que faz muita diferença, pois me lembro que em uma viajem meu pneus traseiro, na época era 160x60 15 GS1200 2007, rasgou e eu não estava encontrando essa medida, encontrei um 150x60 17, foi ele mesmo que entrou. continuei a viajem sem problemas.
Dai minha duvida com essa nova medida.
abraços em todos.
sal silva
12-10-2015, 15:12
Boa pergunta,tambem tenho essa duvida,mas acho que não tem problema,pricipalmente em uma emergência.
Não tendo outra opção, vai sim, mas sabendo que o comportamento da moto vai sofrer alteração... Pois o pneu é menor!!!
Possenti
14-10-2015, 04:05
Olá Meus amigos, tudo bem?
Estamos sem opção para as novas R1200GS. Tenho a ADV 2015 e veio nela os Anakee. Particularmente, não gosto da Michelin porque nunca duraram nas minhas moto. O que melhor se comportou na época foi o MT90 da Pirelli. Infelizmente, não tem a medida. Estou pensando em calçar ela com os que equipam a ADV até 2013: 150/70R17 e 110/80R19. Nestas medidas temos várias opções.
A única dúvida que tenho é a diferença no giro entre a dianteira e traseira em relação aos originais. Talvez o controle de tração atue. Ninguém da BMW sabe responder de forma correta. A primeira resposta é que NÃO DÁ, embora nunca testaram.
Não vejo necessidade delas calçarem as atuais medidas, pois o peso e velocidade são similares a anterior. Vai entender...
Um abraço a todos
Marco VD
28-10-2015, 06:11
Eu só colocaria as medidas originais, não me arriscaria com medidas diferentes. Na minha coloquei o Metzeler Tourance Next e estou gostando muito, além de eu achar o desenho mais bonito que o Anakee.
Prezado Marcos bom dia.
Concordo com vc, eu ainda não vi nenhuma explicação pautada tecnicamente.
como relatei ja alterei, na época era 160x60 15 GS1200 2007, rasgou e eu não estava encontrando essa medida, encontrei um 150x60 17.
e ficou assim ate ser vendida, não senti alterações significativas.
Mcolnagosp
29-10-2015, 04:16
Só mudaria em emergência. Se eles mudaram as dimensões, algum motivo tem, e quem sou eu pra discutir com os caras que progetaram a máquina?
Eu gosto dos Anakee3, são duráveis e compostos, salvo engano os tourance next também são compostos, borracha dura no centro e macia nas laterais.
Meus Anakee 3 estão guardados com 7 mil Km e estão novos. Coloquei para viagem Tourance Next. Foram 8500 Km, sendo que 90% em retas e eles têm pelo menos meia vida, porém o traseiro está meio quadrado, pudera :)
Quando se muda a medida especificada de fábrica para cada roda, muda-se o formato com que a superfície do pneu toca o solo, por mínima que seja a diferença, ela existe.
A superfície de contato do pneu com o solo já é pequena para segurar motos do porte de uma Big Trail, portanto eu também não mudaria a especificação para andar no dia-dia, mas numa emergência é uma alternativa viável tendo ciência que o comportamento pode mudar e portanto deve-se estar mais atento a respeitar os limites de velocidade, pois a aderência pode ser comprometida.
Fui numa palestra da Metzeler que teve na Power que demonstravam tecnicamente essas diferenças em relação a mudança de especificação de tamanho de pneus nas motos.
abs
sal silva
29-10-2015, 04:43
O problema é que falta opçao para a LC,mas também acho que é melhor manter as medidas originais.
Meus Anakee 3 originais duraram 18mil km. Agora coloquei Tourance Next e tbem estou gostando bastante. É mais macio que o Anakee 3, não ronca a 60 e 100km/h, bem mais silencioso, e nos fóruns dizem que duram tanto quanto o Anakee. Vamos ver.
Senhores estamos falando de motos Big trails, o 160x60 17 também e da GS 1200 ADV, desculpem eu também sou bem chato com certas mudanças, porem esse discurso de que vai alterar completamente a pilotagem ainda não me convenceu.
O assunto lançado aqui, e justamente para termos as explicações realmente técnicas.
Vamos esperar, daqui a pouco aparece alguém explicando de uma forma que a gente venha a ter ou não essa opção.
Abs em todos.
Não vou dar argumentos técnicos, mas vou relatar uma experiência prática
Um amigo tinha uma LC, na época que precisava trocar não encontrou o traseiro 170/60 da GS LC, então ele colocou o 150 da antiga GS. A moto dele ficou uma BOS#@$%$#!!! Ciclística totalmente esquisita, dava desgosto andar nela.
Sergio bom dia.
Não estou falando em colocar o 150, mais sim o 160!!!
Sim...mas interprete como experiência negativa em relação a não usar os pneus originais. Se com 150 ficou uma p@#$ bos#$&, eu concluiria que com o 160 também não vai ficar legal.
sal silva
05-11-2015, 20:26
Pelo jeito so para uma emergência mesmo.
Uma máquina com tal tamanho, peso e força, não vale a pena arriscar. Seguir a receita de fábrica é o mais sensato.
Sds,
Possenti
06-11-2015, 07:49
Para usar pneus diferentes da relação original (dianteiro/traseiro) é necessário desligar o controle de tração, pois senão haverá diferença na interpretação das leituras e a CPU entenderá que a moto está patinado ou outra coisa. Foi a resposta do pessoal da StarNews. Eles fizeram testes e não dá certo, só com a tração desligada.
Um abraço a todos...