PDA

Ver Versão Completa : Viagem leste europeu



dfpf
12-11-2015, 19:56
Amigos

Faço trilha há mais de 10 anos e desde então passei a ser um entusiasta das motocicletas.

E nos últimos anos, eu e meus amigos temos procurado fazer passeios que nos propiciem conhecer novas regiões e diferentes paraísos off-road. Eu digo diferentes porque considero minha terra natal, Belo Horizonte, um paraíso off road.

Fizemos então inicialmente passeios na Serra do Cipó, Serra da Canastra, região de Ouro Preto e região de Tiradentes.

Nos aventuramos um pouco mais e fizemos o passeio da Brasil Moto Tour nos Lençóis Maranhenses, onde andamos 3 dias pelas areias e dunas da região.

E a experiência foi tão boa que fomos em 15 pessoas, em 2013, para o passeio KTM Adventure Tour em Piemonte, na região dos Alpes Italianos. Foram 3 dias de trilhas pela região.

E para 2015, nos programamos para ir a Sibiu na Romênia, a Disneylândia de qualquer treiero. Local de relevo incomparável, subidas intermináveis e palco de uma das mais famosas provas de Enduro Mundial, o Romaniacs.

Mas o que isto tem a ver com este fórum de BIG TRAIL? Pois bem, eu e mais 6 integrantes deste grupo resolvemos fazer um passeio de BIG TRAIL pelo Leste Europeu antes de fazer a nossa trilha.

Alugamos 7 motos em Bucareste, capital da Romênia, sendo 05 BMW GS 1200, 01 VSTROM 1000 e 01 BMW GS 800. E a partir desta época, além de frequentar fóruns de off-road, passei a me interessar pelas BIG TRAILs também. Tanto que comprei uma GS 800.

Em nossa viagem percorremos 3,5 mil km em 11 dias. Passamos por 10 países diferentes: Romênia, Bulgária, Turquia, Grécia, Macedônia, Albânia, Montenegro, Croácia, Bósnia, e Servia.

Passamos pelos países mais pobres da Europa e constatamos que eles são pobres realmente, porém em relação a Europa ocidental. Constatamos que se eles são pobres, nós somos miseráveis. Mendigo e pedinte é coisa rara de se ver. Pessoas dormindo debaixo de viaduto tb, até porque, com o frio que faz no inverno, nenhum sobreviveria.

Antes da viagem, troquei mensagens com um expert viajante pelo mundo de nome Walter raio. Não sei se ele faz parte aqui do fórum, mas suas informações foram valiosas para nosso passeio.

E uma delas, que pra falar a verdade eu não tinha levado muita fé, era que era possível se virar bem com inglês. Tanto não acreditei que brincava com os amigos dizendo que iria levar no celular foto de carne de boi, frango, peixe e macarrão, pra mostrar nos restaurantes na hora de se fazer o pedido. Ledo engano. A grande maioria das pessoas com quem nos deparamos falam inglês. O frentista de um posto de gasolina no interior da Bulgária falava. Ele e vários outros por todos os países que passamos. O motorista do caminhão reboque que contratamos quando uma moto estragou falava inglês. Um policial que nos abordou na estrada na Romênia falava inglês. A garçonete de um bar não turístico na Bósnia falava também. E olha que há 20/30 anos eram países comunistas, onde provavelmente quem falasse inglês teria a garganta cortada....kkkk.

Mas são experiências como estas e tantas outras que nos engrandecem e fazem da nossa viagem um passeio inesquecível. E no sentido de compartilhar com todos as experiências vividas, e ainda, de incentivar que outros também se aventurem como nós fizemos, estou montando alguns vídeos da viagem. E como tudo que é bom é para ser copiado, estou plagiando o forista Sorocaba e montando episódios distintos para cada um dos países por onde passamos. Espero que gostem.

O primeiro país de nosso roteiro foi a Romênia.

Caso alguém se interesse em um relato mais detalhado, coloquei este relato no site de minha turma www.trailbh.com.br

Segue link para o video


https://www.youtube.com/watch?v=IdiF3qfgExc

Abs

Dalton

MarcioT
12-11-2015, 21:45
Experiência muito legal!
Quanto pagou pelo aluguel da moto?

dfpf
13-11-2015, 06:59
Esse primeiro video ta mais fraquinho. Os outros q estou montando vao ficar melhores.

Pagamos 70 euros por dia na vstrom 1000, 80 euros na gs800 e 100 euros na gs1200. Como fechamos as motos no final de 2014, fechamos com um bom preço, ja q o Euro tava a R$3,00. Mas na hora de pagar o infeliz ja estava quase R$4,80

AD-1512
13-11-2015, 13:29
Muito bacana o relato e o compartilhamento de informações, dicas, pois assim mais gente poderá se entusiasmar e realizar seus sonhos. Parabéns!

Luis Plein
13-11-2015, 14:21
Bom e oportuno tópico, DFPF. Considerando que agora não tenho mais outros lugares a visitar nas Américas, já estava pensando no Leste Europeu (esses países que visitastes, mais Estonia, Lituanea, Polonia, Russia, Noruega, etc.), e então tenho a base inicial: o preço do aluguel de uma GS1200. É um bom e importante começo para a programação. E tens razão: o custo é menor e as paisagens, conforme já pesquisei, são bonitas, saindo do trivial da Europa Oeste/Central. Abs.

Mcolnagosp
14-11-2015, 21:28
Muito legal.

Eu rodei Portugal e Espanha maio deste ano. Aluguei uma 1200GS 2013 e paguei isso mesmo, 100 euros/dia.

Quem tá com dibheiro e não tem "coragem" de ir até o leste europeu, ainda depois desses atentados, Portugal é Espanha são ótimas opções. Saia da autopistas e rode por estradas sensacionais, feitas para motos.

Eu cheguei a fazer uma parte do Caminho de Santiago na Espanha :) .

dfpf
15-11-2015, 20:28
Bom e oportuno tópico, DFPF. Considerando que agora não tenho mais outros lugares a visitar nas Américas, já estava pensando no Leste Europeu (esses países que visitastes, mais Estonia, Lituanea, Polonia, Russia, Noruega, etc.), e então tenho a base inicial: o preço do aluguel de uma GS1200. É um bom e importante começo para a programação. E tens razão: o custo é menor e as paisagens, conforme já pesquisei, são bonitas, saindo do trivial da Europa Oeste/Central. Abs.

Com exceção de istmbul e Dubrovnik, todos os demais paises são bem mais baratos que a europa ocidental. Romenia o preço equivale ao nosso aqui no Brasil. Bulgária achei mais barato. Servia um pouco mais caro, mas não muito e longe da proporcionalidade quando comparado com o Euro. Albania e Bosnia são mais baratos também.

dfpf
15-11-2015, 20:39
Publiquei agora o video do segundo episódio da viagem. Trata-se da Bulgária. Foi uma grata surpresa em nossa viagem. Nos hospedamos em Nessebar, cidade patrimonio histórico da Unesco.

Relato completo em www.trailbh.com.br

O video esta abaixo


https://www.youtube.com/watch?v=gRsft0IEmyg

dfpf
18-11-2015, 21:15
Publiquei agora o video de nossa passagem pela Turquia, mais especificamente em Istambul. Entrar na turquia de moto era algo que não estava em minha mente nem nos melhores sonhos. A cidade é fantástica. Repleta de história e cultura. As estradas excelentes, as melhores pelas quais haviamos passado até o momento. Já o transito um inferno.

O vídeo está abaixo e quem se interessar por um relato mais detalhado é só ir em http://trailbh.com.br





https://www.youtube.com/watch?v=5bgoPosUOL0

dfpf
24-11-2015, 23:27
Publiquei mais um vídeo. Agora de nossa passagem pela Grécia. As estradas de lá são igual a tapetes. Pistas duplas, retas longas e asfalto liso. Ótimas para rodar. Na grécia uma das motos nos deixou na mão. Acabamos deixando ela por lá mesmo.

A resenha com detalhes e fotos esta no site http://trailbh.com.br

E o vídeo esta aqui

https://www.youtube.com/watch?v=YgbNPJO9mho

dfpf
04-12-2015, 16:36
Está no youtube mais um episódio da viagem. Agora é nossa passagem pela Macedônia e Albânia. Na realidade nossa intenção era ir até a croácia, tentando recuperar o dia perdido na grécia com a moto que estragou. Porem, outra moto pifou, só que agora na Albânia. Tivemos de dormir por lá.

A resenha está no site http://trailbh.com.br. Espero que gostem.

segue o vídeo


http://www.youtube.com/watch?v=TrUhtn9Xuvc

shw
04-12-2015, 23:18
Bela viagem.. pena que a moto estragou.. era alugada?
eles não repuseram?

dfpf
05-12-2015, 09:22
A que estragou na grecia, e ficou por la, foi substituida na croacia pela locadora. Da grecia pra criacia o meu amigo q pilotava a moto foi na garupa. Ja a moto q estragou na albania, conseguimos resolver por la e seguimos com a moto

fcasado
05-12-2015, 11:49
Muito legal, Dalton!

As coisas mudaram um pouco por lá.

Em 2006 eu e minha esposa viajamos por todos esses países (e mais alguns) em uma longa viagem pela Europa e o inglês não era tão falado, as fronteiras eram bem mais fechadas e as estradas uma lástima.

Dito isso, a parte mais interessante de toda a viagem realmente foi o leste, com destaque para Estônia, Servia, Croácia (sul), Eslováquia (tatra), Eslovenia e Romênia.

Ano que vem volto a morar um período na Europa (minha esposa é Holandesa) e com certeza uma esticada para o leste está na minha lista.

Abs,

Fernando

dfpf
05-12-2015, 12:39
Pois é Fernando. Fui pra la esperando encontrar tudo que vc relatou. Por isso minha grata surpresa. Acho que a união europeia deve injetar recursos nestes países.

Estonia, Eslovaquia e Hungria tb estao em minha lista. Mas com essa crise e o preço do Euro, esta lista vai ter de ficar guardadinha por um tempo.

Abs

sal silva
05-12-2015, 18:35
Muito legal esta viagem, pena que as motos alugadas não estavam em boas condições, causando uma série de transtornos .Legal seria se pudéssemos levar nossas motos, sairia bem mais barato e reduziríamos bastante o risco de quebra. Viajando pela Argentina e Chile encontrei vários aventureiros Europeus que viajavam com suas próprias motos trazidas de lá por pouco mais de 1.300 Euros. Infelizmente isso ainda é um luxo exclusivo de países ricos.

RicBoris
06-12-2015, 08:23
Excelente viagem! Show de vídeos! Parabéns!

Porém, nessa época de atentados, migrações e conflitos, seja bastante perigoso viajar por alguns países da Europa.... pode ser pura ignorância de minha parte, mas eu não arriscaria num momento desse.

Pena, de fato, algumas motos terem apresentado problemas.

dfpf
07-12-2015, 00:52
Muito legal esta viagem, pena que as motos alugadas não estavam em boas condições, causando uma série de transtornos .Legal seria se pudéssemos levar nossas motos, sairia bem mais barato e reduziríamos bastante o risco de quebra. Viajando pela Argentina e Chile encontrei vários aventureiros Europeus que viajavam com suas próprias motos trazidas de lá por pouco mais de 1.300 Euros. Infelizmente isso ainda é um luxo exclusivo de países ricos.

Sal, mas seria 1300 ida e volta ou 1300 apenas uma perna. Se for apenas uma perna talvez não valesse a pena. Se por 100 euros vc aluga uma GS1200, 2600 dariam 26 dias de aluguel. Sem contar a trabalheira que deve ser mandar uma moto do Brasil para qualquer lugar. O tempo perdido na burocracia e insegurança de sua moto chegar inteira devem ser fatores desmotivantes. A não ser que vc vá dar a volta ao mundo....



Excelente viagem! Show de vídeos! Parabéns!

Porém, nessa época de atentados, migrações e conflitos, seja bastante perigoso viajar por alguns países da Europa.... pode ser pura ignorância de minha parte, mas eu não arriscaria num momento desse.

Ric, é desconhecimento nosso quanto a como são estes países. Fiz a viagem em set/out, no auge das notícias dos imigrantes sírios. Sai daqui achando que eu era doido. Pensava que teria problemas nas fronteiras por conta de uma fiscalização mais detalhista, que teria problemas de segurança por eventuais roubos de imigrantes desesperados e achava também que veria imigrantes Sírios em todos os lugares, já que cortaríamos o caminho deles por duas vezes em nosso trajeto. Pois não vi imigrante em lugar algum, salvo em Belgrado, na Servia, onde haviam algumas praças cujos imigrantes estavam acampados. E só vi porque me mostraram. Se não passaria despercebido. Acho que o foco do terrorismo na Europa deve estar muito mais centrado na França, Belgica, Inglaterra e Alemanha do que nestes países do leste europeu. Transitar por nossas cidades grandes hj deve ser bem mais arriscado. Haja vista o tópico aqui do fórum sobre roubos que tem sido "atualizado" constantemente. Nossos terroristas são de outra ordem...

RicBoris
07-12-2015, 06:50
Ric, é desconhecimento nosso quanto a como são estes países. Fiz a viagem em set/out, no auge das notícias dos imigrantes sírios. Sai daqui achando que eu era doido. Pensava que teria problemas nas fronteiras por conta de uma fiscalização mais detalhista, que teria problemas de segurança por eventuais roubos de imigrantes desesperados e achava também que veria imigrantes Sírios em todos os lugares, já que cortaríamos o caminho deles por duas vezes em nosso trajeto. Pois não vi imigrante em lugar algum, salvo em Belgrado, na Servia, onde haviam algumas praças cujos imigrantes estavam acampados. E só vi porque me mostraram. Se não passaria despercebido. Acho que o foco do terrorismo na Europa deve estar muito mais centrado na França, Belgica, Inglaterra e Alemanha do que nestes países do leste europeu. Transitar por nossas cidades grandes hj deve ser bem mais arriscado. Haja vista o tópico aqui do fórum sobre roubos que tem sido "atualizado" constantemente. Nossos terroristas são de outra ordem...

Daltão, ainda acho que você foi meio maluco nessa aventura em tempos como os de hoje... rs. Eu não teria essa coragem. Mas felizmente deu tudo certo e você está aqui, contando a história e mostrando uma outra realidade através de seus relatos e vídeos. Mais uma vez, parabéns!

A propósito, realmente, temos uma forma de terrorismo bem mais assustadora e de maneira constante por aqui, que é essa bandidagem roubando nossas motos (além de outros mais graúdos rs).

Abraço, brother! [emoji109] [emoji2]

sal silva
07-12-2015, 09:28
Dalton , sinceramente não sei se esse preço é ida e volta, mas quando cruzar outro gringo por esse mundão vou perguntar. A ultima vez que estive na Itália aluguei um carro (Fiat 500 diesel) uma delicia de dirigir e super econômico, mas não é uma motocicleta rs. Fiquei rodando por lá 45 dias, mas a falta de espaço da Itália me fazia lembrar da minha moto, tivemos dificuldade de estacionar era uma loucura. Acho que se for ficar bastante tempo como eu fiquei, até valeria a pena, mesmo porque além das motos temos que alugar as malas, nem sempre elas vem no pacote, de resto não vou discutir você tem mais experiência que eu, capacete, roupas, gps... Talvez, o fator que acho mais importante, a tranquilidade de estar viajando em uma moto que é sua, a probabilidade de um acidente ou quebra, como disse anteriormente, diminui bastante os transtornos que você e seus colegas passaram. Bem mas isso faz parte da aventura e será mais uma historia para você contar, o fato é que para nos brasileiros não compensa, mas acho que para os gringos sortudos compensa senão não veria tantos motociclistas Europeus e Americanos com suas motos. Valeu, e que venham mais aventuras.

Iceman
07-12-2015, 13:45
Dalton.

Show de viagem e parabéns pelos vídeos.
Ficaram SHOW e nada cansativos de assistir.

Mas...


...cadê o resto? :(

dfpf
07-12-2015, 13:49
To fazendo...

Editar video da trabalho, mas gosto bem. Vou relembrando a viagem. É quase como se estivesse viajando novamente.

Estou acabando o de Montenegro e da Croacia. Na minha opinião, os mais belos visuais por onde passamos. Até amanha acho q termino.

Iceman
07-12-2015, 13:52
Blz. Tá sussa :)

Eu já editei uns 3 ou 4 vídeos, e realmente é algo que demanda muito tempo.
Tanto para editar como para fazer o Upload (esse eu deixava rodando à noite).
Se não for algo que voce realmente curta fazer, ninguem tem saco. :o

Sorocaba
07-12-2015, 15:05
Parabens Dalton! Bela viagem e registro!

Abraços,

dfpf
08-12-2015, 12:13
Acabei mais um vídeo. Agora do trajeto que passa por Montenegro e sul da Croácia, litoral do mar Adriático. Sem dúvida o visual mais bonito de toda a viagem. Lugarzinho Top!!

Resenha detalhada em http://http://trailbh.com.br/?p=2540

Segue video


https://www.youtube.com/watch?v=8ygBDysBetI

RicBoris
08-12-2015, 19:08
Massa!!!

dfpf
13-12-2015, 09:31
BÓSNIA
Saindo da Croácia, com todas as suas belezas naturais, não tinha como esperar muito do resto do trajeto. Seria bem improvável que algo mais nos surpreendesse ou impressionasse. Principalmente porque agora iríamos cortar a Bósnia e a Sérvia. Países sem apelo turístico algum, pelo contrário. Por aqui só ouvimos sobre guerras, matanças e pobreza.

Juro que apesar de ter lido superficialmente sobre a guerra ocorrida entre 1992 e 1996 na Bósnia, não consegui entender bem o seu motivo. São várias questões ligadas à religião, política e economia. Até hoje se discute se foi uma guerra civil ou um genocídio. Mas basicamente, com o fim da Iugoslávia em 1991, o líder sérvio Slobodan Milosevic queria reunir todos os Sérvios em um mesmo território. Então com a independência da Bósnia em 1992, os Sérvios que moravam na Bósnia se rebelaram e se juntaram à Servia na luta contra a independência.

Sendo assim, a Bósnia sofreu um ataque maciço dos Sérvios. Estima-se a morte de 200 mil pessoas, das quais a maioria eram civis, incluindo crianças, mulheres e idosos. A população de Sarajevo foi reduzida em cerca de 36%, seja em função das mortes ou mesmo do êxodo ocorrido. A cidade ficou sitiada por aproximados 3 anos, sem receber rotineiramente alimentos, água, gás, energia elétrica, remédios e demais itens de necessidade. A única coisa que recebiam era tiro. Mas graças a um túnel construído em 1992, com 800 metros de comprimento, a população passou a ser abastecida com itens de necessidades básicas e conseguiu um caminho para fuga de muitos. Segundo relatos que li na internet, estima-se que 300 mil vidas foram salvas graças a este túnel.

E dizem que o pior não foi o que ocorreu em Sarajevo, que era “monitorada” pela ONU, e sim o que ocorreu em pequenas cidades do interior. Em uma delas, Srebrenica, em apenas 14 dias foram mortas mais de 8 mil pessoas. É considerado o maior genocídio desde a segunda guerra mundial.

E foi pra lá que viajamos!!!

A estrada que pegamos para ir a Sarajevo, capital da Bósnia foi bem divertida. Em grande parte do trajeto a estrada seguia margeando um grande rio com espelho d’água esverdeado, contrastando com as montanhas rochosas. Muito bela a paisagem. A estrada era de pista simples e bem movimentada, o que ajudou na diversão e tirou qualquer monotonia da viagem. E ultrapassar com estas motos, apesar da maior dimensão por conta dos baús, é muito fácil. Não há necessidade de grandes retas. Qualquer pequeno espaço já é suficiente. As motos tem bom torque e atingem boa velocidade de ultrapassagem rapidamente. Então, apesar do movimento, não foi cansativo.

Paramos para almoço em um restaurante qualquer na beira da estrada. Mas apesar de qualquer, a escolha foi muito boa. Almoçamos com uma bela vista do rio e, desta vez, não estávamos ao lado de um padre, mas sim de algumas freiras. Realmente nossa viagem foi abençoada.

8387

8388

Chegamos em Sarajevo já era noite. Paramos em um posto de combustível, acessamos a internet, reservamos nosso hotel pelo Booking e pouco depois já estávamos hospedados. Hotel pequeno, mas bem aconchegante. Sem muitos luxos na parte externa e no café da manhã, mas com quartos grandes e confortáveis. Boa escolha.

De noite alguns preferiram não sair e jantar no próprio hotel. Eu, Felipe, Modesto e Riquinho fomos a um bar próximo do hotel. Não nos arrependemos. Tirando o cheiro forte de cigarro, comum nestes estabelecimentos em todos os países por onde passamos, o local era bem aconchegante, com bons petiscos e uma cerveja gelada. Não digo boa cerveja porque não tomei nenhuma excepcional durante toda a viagem, apesar de ter bebido mais de 20 diferentes. Todas muito parecidas com as nossas industrializadas. Até porque, não são países com tradição em cerveja, sendo inclusive países com grande parte da população muçulmana, o que, acredito eu, deva reduzir bem a demanda pelo álcool e o investimento em boas cervejas.

8389


8390

Não tivemos dificuldades com a língua. Em todos os locais que fomos, todos arranhavam o inglês. Cabe a ressalva que com exceção ao bar que fomos no primeiro dia, todos os demais locais que frequentamos tinham ligação com o turismo, o que nos faz pensar que a desenvoltura linguística dos que conversaram com a gente, tem correlação direta com a necessidade de geração de receita. Apenas para exemplificar, quando sentamos no bar, em função de não estarmos em uma região turística, perguntamos à garçonete se ela falava inglês. Prontamente ela nos respondeu “Of course”. Se ela soubesse português, pela cara que fez ao responder, tenho certeza que diria “Ta me tirando, véi. Claro que falo!! Ta achando que sou burra ou brasileira?” Segundo ela, cerca de 80% das pessoas em Sarajevo falam inglês (será?).

No dia seguinte demos uma volta pelo centro da cidade. Várias lojas de souvenir se misturam a restaurantes e cafés por entre ruas fechadas ao transito. Local bastante agradável e atrativo para os turistas. A cada loja, uma lembrança da guerra. São incontáveis os souvenires produzidos com cartuchos da guerra. Chaveiros, abridores de garrafa, canetas, miniaturas, dentre tantas outras (más) lembranças. Não resisti e trouxe as minhas (boas) lembranças.

8395

8391

8392

8393

8394


Mas a imagem mais marcante eram os prédios residenciais com incontáveis marcas de tiro. Mas eram muitas mesmo. Vários que foram alvejados por algo maior que simples balas, possuíam cicatrizes em tijolo aparente, sem reboco e sem qualquer preocupação em esconder o passado, pelo contrário. Inimaginável ter sua casa metralhada desta forma, vivendo com um medo terrível dentro de um local que para cada um de nós é o mais seguro de todos: nosso lar. E estes prédios eram exatamente em frente ao nosso hotel. Um grande contraste com as novas e modernas edificações que sinalizam a reconstrução da cidade.

8398

8396

8397


Ao deixarmos Sarajevo rumo à Servia, fomos por uma estrada rural extremamente simpática e estreita. Mais adiantes passamos por estradas bem arborizadas, por entre serras e com temperaturas mais baixas que as que víamos enfrentado, apesar do dia ensolarado. Mas novamente, nada que nos fizesse usar o arsenal de roupas para frio que levamos para a viagem.

Particularmente, me comovi com Sarajevo. Acho inclusive que é improvável que alguém visite a Bósnia e não se envolva com seu sofrimento e/ou ao menos fique curiosa com sua história. Nunca me interessei por armas, histórias de guerras, etc. Mas afirmo que apesar do pouco tempo em que estive em Sarajevo, me impressionei muito com o que vi. Um povo sorridente, alegre, simpático, reconstruindo suas vidas apesar de um passado recente doloroso e ainda com muitas cicatrizes.

Segue o vídeo da Bósnia


https://www.youtube.com/watch?v=IQywBkLWULc

fcasado
15-12-2015, 07:55
Dalton,

Como está a questão dos vistos para Servia, Bósnia, Albânia e Montenegro?

Quando eu fui exigiam visto e foi bem complicado.

Abs,

Fernando

dfpf
15-12-2015, 08:06
Fernando, não precisa de visto em nenhum dos lugares. Chegamos inclusive a tomar vacina de febre amarela e emitir cartao internacional de vacinação para entrar na Albania, por conta de informação q recebemos aqui. Mas nada foi solicitado la.

Obviamente, todos pediram passaporte na entrada e documento da moto. Alguns pediram também o documento de seguro das motos para o país. E apenas a Turquia pediu contrato de locação das motos mais alguma coisa q não tínhamos e nem entendíamos o q era. Mas depois de muito papo de futebol, nos liberaram.

Pra se ter uma ideia, ninguém pediu para, pelo menos, tirarmos o capacete e comprovarmos q a foto do passaporte era igual a nossa cara!!!!

Na Albania, ao sairmos, nem passaporte pediram.

Em nenhuma das passagens olharam nossas bagagens. Se o estado islâmico souber q motociclista tem destes privilégios....

Iceman
15-12-2015, 17:03
Fernando, não precisa de visto em nenhum dos lugares. Chegamos inclusive a tomar vacina de febre amarela e emitir cartao internacional de vacinação para entrar na Albania, por conta de informação q recebemos aqui. Mas nada foi solicitado la.

Obviamente, todos pediram passaporte na entrada e documento da moto. Alguns pediram também o documento de seguro das motos para o país. E apenas a Turquia pediu contrato de locação das motos mais alguma coisa q não tínhamos e nem entendíamos o q era. Mas depois de muito papo de futebol, nos liberaram.

Pra se ter uma ideia, ninguém pediu para, pelo menos, tirarmos o capacete e comprovarmos q a foto do passaporte era igual a nossa cara!!!!

Na Albania, ao sairmos, nem passaporte pediram.

Em nenhuma das passagens olharam nossas bagagens. Se o estado islâmico souber q motociclista tem destes privilégios....

Com certeza já sabem :(

dfpf
15-12-2015, 18:08
Eu achei isso um absurdo. Aqui em BH, em um condomínio q atravessamos p chegar em uma trilha, somos solicitados a tirar o capacete para sermos filmados. Agora vc muda de país e os caras nem olham se seu doc bate com sua cara... É muita fragilidade!!

fcasado
15-12-2015, 22:48
Blz, valeu!

Eu tive muita dor de cabeça com os vistos e com os controles de fronteira na época.

Bom saber que agora está mais fácil.

Abs,

Fernando

dfpf
28-03-2016, 10:49
Acabei esquecendo de finalizar as postagem de minha viagem. Falta postar o episódio da Servia e da Transfagarasan, na Romênia, tida como uma das mais belas estradas do mundo.

Então, pra começar, segue a SERVIA:

A Sérvia era a parte rica da Iugoslávia antes da separação. As estradas, sempre bem pavimentadas, cortavam lavouras e mais lavouras, extremamente mecanizadas. Foram inúmeras as vezes que passamos por tratores e maquinas agrícolas rodando nas estradas.

8630

Em uma estrada, sempre corremos risco. Ao rodar de moto por 3,5 mil km em 10 países diferentes, sabemos que este risco pode ser maior. Porém, em meu caso, a única vez que realmente me senti em risco, foi por conta do “fogo amigo”. Eu estava seguindo por uma estrada movimentada, provavelmente em uma velocidade aproximada de 100 km/h, quando um amigo que havia parado para esperar o restante do grupo surge do acostamento em minha frente. Não deu tempo nem de buzinar, apenas frear, gritar e rezar. Foi por muito pouco que não batemos. Acho até que se a moto dele estivesse com os baús laterais o desfecho teria sido outro. E como eu estava com a GOPRO, está no vídeo que montei.

Em nossa curta estadia pela Servia, visitamos o maior parque de Belgrado, que abriga um forte de Belgrado. Algumas de suas muralhas datam do século I. De suas muralhas é possível apreciar, por entre suas arvores e todo o seu verde, uma bela vista da cidade e do encontro do famoso rio Danúbio com o rio Sava. Neste parque existe ainda o Museu Militar, a céu aberto, onde estão expostos vários tanques de guerra e outras armas provavelmente utilizadas nos inúmeros conflitos que este país já enfrentou em um passado recente.

86318632

No retorno ao hotel passamos por uma grande praça abarrotada de barracas e banheiros químicos. Eram os refugiados sírios acampados na Sérvia à espera de uma nova vida. Deprimente.

8633

Relato completo deste episódio está no site :http://http://trailbh.com.br/?p=2598

Abaixo vídeo do episódio, que contém meu “quase” acidente.


https://www.youtube.com/watch?v=PbbioQq3CTk