Ver Versão Completa : Barulheira no Cardã e perdeu tração
Ola pessoal Acho que estou no período do INFERNO ASTRAL.
Recentemente minha moto teve um problema no sensor de velocidade da roca traseira, fiquei p.... da vida, mais a vida que segue, só lembrando, minha moto e uma GS 1200 13/13 WC.
Recebi a moto na sexta passada dia 6/11, depois de quase um mês na Autokraft, recebi a moto e ficou na garagem. correria do dia a dia e não tive tempo de andar.
Ontem fui finalmente andar na moto, me equipei e sai. primeira, segunda, estiquei para a terceira a moto perde tração e começa uma barulheira infernal na transmissão. a primeira palavra que me veio a cabeça foi PUTA QUE PARIUUUU, parei a moto coloquei em ponto neutro e o barulho parou, ja me deu uma pontada no coração, fiz novamente o teste, engrenei a primeira e lavem a barulheira novamente.
Não dava mais para prosseguir, ainda bem que eu esteja a uns 600 mas do meu condomínio, voltei empurrando a moto.
Muito Puto da vida liguei para a CC e solicitei que viessem buscar para analisarem melhor o que houve.
De certo e, alguma coisa relacionada ao cardã, alguma das cruzetas ou estrias de acoplamento, sei la.
So sei que minha moto esta com 20.000 kms e ja perdi a confiança nela, minha GS 2007, rodou 95.000 kms e só me deu alegria.
Vou esperar para ver o que e agora.
Mantenho vcs informados.
Rromagnani
14-11-2015, 15:03
Puts... É pra ficar p... Mesmo! Espero que resolvam rapidamente. Boa sorte!
Putz, que coisa em... e pensar que compramos novo pra não se aborrecer!!!!
sal silva
14-11-2015, 16:36
Caraca,mais um problema no Cardã ,isso me deixa cabreiro para viajar.Boa sorte no concerto,mas pelo jeito vai sair da marca.
Robson Far
15-11-2015, 10:26
Provavelmente seu cardã foi pro espaço,mas se estiver ainda na garantia, menos mal. Tente fotografar qdo eles desmontarem encolheu-se as fotos aqui. Boa sorte amigo!
Mcolnagosp
15-11-2015, 10:52
Às vezes fico pensando com meus botões: melhor pegar uma moto com algo em torno de 10 mil km e histórico conhecido (difícil) a comprar uma zero. Eu fiz isso e nada tenho a reclamar.
E o que eu estou querendo fazer, so pegou outra GS WC daqui a uns 5 anos, dai ja vamos saber tudo que ja deu de errado.
Meu nome e arrependimento com essa GS WC.
Relendo o texto inicial do tópico, estou achando que pode ser algo no câmbio ou até mesmo embreagem!!! Mas vamos aguardar o diagnóstico da CC, Kranio nos matenha informados por favor!!!
RicBoris
16-11-2015, 08:49
Kranio, boa sorte com o desenrolar dessa novela.
Sinceramente galera, o que tem de reclamações sobre a LC não tá escrito!
Fóruns, facebook, etc, todo dia tem novidades! Cardã com barulho ou travando, coifa do cardã rasgando, tanque inchando, motor batendo que nem pedra no liquidificador, nos sensores eletrônicos então...
K-Alho! Isso não deveria acontecer com uma moto dessa, de ponta, de marca premium, de custo altíssimo...
Desculpem os apaixonados, mas cada vez mais me convenço de que o UP da minha F8 vai pra ST!
Mcolnagosp
16-11-2015, 10:12
A moto vende muito. Dificilmente ouvirá sobre a KTM, por exemplo, que vende pouco, mas Olivier, que faz aqueles programas sobre culinária ja ficou no caminho por conta da KTM dele.
As coifas já foram resolvidas, no meu modo de entender. Eu troquei duas e entendo do assunto. As novas estão bem mais grossas, provavelmente mais resistentes. E como disse, comprei a minha com 11 mil, rodei quase 20 mil quilômetros e nada a reclamar.
sal silva
16-11-2015, 10:43
A moto vende muito. Dificilmente ouvirá sobre a KTM, por exemplo, que vende pouco, mas Olivier, que faz aqueles programas sobre culinária ja ficou no caminho por conta da KTM dele.
As coifas já foram resolvidas, no meu modo de entender. Eu troquei duas e entendo do assunto. As novas estão bem mais grossas, provavelmente mais resistentes. E como disse, comprei a minha com 11 mil, rodei quase 20 mil quilômetros e nada a reclamar.
Que eu saiba o pneu da KTM do Olivier estourou em uma curva e ele foi para o chão, felizmente nada aconteceu pois ele estava equipado, mas a moto ficou detonada. Meu carro quando comprei, tinha se passado 1 ano após as mudanças, até agora o carro esta um relógio, com a LC, esperei 2 anos após a mudança, espero que tenha acertado também.
RicBoris
16-11-2015, 12:41
Que eu saiba o pneu da KTM do Olivier estourou em uma curva e ele foi para o chão, felizmente nada aconteceu pois ele estava equipado, mas a moto ficou detonada. Meu carro quando comprei, tinha se passado 1 ano após as mudanças, até agora o carro esta um relógio, com a LC, esperei 2 anos após a mudança, espero que tenha acertado também.
Boa sorte, Sal!
CM-R1200-GS
16-11-2015, 12:59
Kranio,
Acho que voce é mais um felizardo que teve problema com o cardã.
Pois assim eles vão trocar, e provavelmente tudo ficará bom.
Mas os outros que ainda não deram problema ????
Deveria haver um recall geral nas motos 2013 .....
Boa sorte e nos mantenha informado, pois com certeza irá ajudar outros parceiros.
Mcolnagosp
16-11-2015, 13:09
Sal, esse tombo foi na região de Iguape - Ilha Comprida. Eu converso com os caras da Moto Atacama e eles me contaram que o problemna ocorreu na ida para Ushuaia, mas pra mim isso mostra que toda máquina um dia falha, pode ser grave ou alguma coisa besta de resolução fácil.
Não consigo entender o problema com cardã. Acho que pode ter sido particular. Os problemas sabidos foram resultado da entrada de pó e água pela coifa, não exatamente falha do cardã. Por exemplo, Marcos Coelho saiu do Rio e foi até Mondevidéo, rodou quase seis mil quilometros e teve problema sério no cardã justamente porque a coifa estava rasgada. Só viu quando chegou em São Pualo. Era uma GS 1200 Rally 2012.
Possenti
16-11-2015, 17:17
Não gosto muito quando apontam para uma possível "epidemia".
De qualquer forma, a qualidade da BMW caiu muito nos últimos anos, não somente a partir da montagem no BR, mas desde 2008 ouvimos recall e defeitos crônicos nas GSA e as suas irmãs.
As outras marcas, Y, K, H, K e S, todas apresentam defeitos bestas, bobos e anormais, mas raramente ouvimos alguém relatar. Quem se destaca e não seria por menos? as "gordas" da Bavária.
Estou na segunda BMW. Tive uma R1100GS 99 (fiquei 10 anos com ela) que só me deu alegria. Ela apresentou todos os defeitos de série e eles foram resolvidos por mim. Nunca voltei num guincho.
Agora, realizei um sonho e estou na GSA 2015. Confesso que não tenho total confiança, mas se acontecer algo, o que podemos fazer a não ser resolver? adiar uma compra por relatos que generalizam e mancham a qualidade da marca, acredito que é bobagem.
De qualquer forma, boa sorte ao amigo que enfrenta tais problemas.
Um abração a todos
att
Marco
edgargangi
16-11-2015, 17:55
Eu acredito que falhas podem acontecer, e acontecem, mas pela minha experiência na marca, sempre que um problema é identificado como falha de projeto/engenharia/peças a BMW troca tudo independente da garantia, comigo já aconteceu, não tenho nada à reclamar. E detalhe, eu não tinha percebido a falha, foi detectado na revisão, então o melhor que podemos fazer é manter a manutenção em dia, se possível na mesma CC.vai criar um histórico da moto o que valorizará numa eventual venda, que é o que chamamos de boa procedência. No demais desejo boa sorte ao colega e que tudo seja resolvido a contento.
Bom dia pessoal.
Vamos lá, estou na CC Autokraft é presenciei a abertura do diferencial da minha moto e adivinhem o que e, desgaste prematuro da estria da eixo cardã devido à corrosão. A bendita coifa está resgada, apesar das minhas constantes inspeções o maldito corte encontrava-se na parte inferior, sendo visível somente com o desmonte do diferencial traseiro.
Quando chegar em casa posto as fotos que eu tirei.
Abraço em tudos
Mcolnagosp
17-11-2015, 10:56
Pois é, Krânio, provavelmente sua coifa deve ser do lote que saiu com borracha fina (ou não), frágil demais para o fim destinado a ela: impedir que sujeira e água entrem na câmara que existe ali.
Sempre que vejo uma 1200GS parada, verifico o cardã. Mas se o rasgo ocorrer na parte inferior, onde a "sanfona" fica comprimida, vai ser difícil de detectar: só desmontando.
Boa sorte na negociação!
PS: Vou até verificar novamente a minha com um espelho, se for possível.
Possenti
17-11-2015, 12:38
Regiões litorâneas afetam e muito peças que se movem, mesmo que com tratamento. Acredito que, se a moto é nova, isso é um vício de fabricação.
Boa sorte aí e valeu pelas dicas.
Um abração a todos
Marco
sal silva
17-11-2015, 12:54
Estranho para uma moto trail que atravessa riachos,roda no pó,lama e areia, que esse ponto seja tão frágil,realmente não consigo entender esse desgaste e a corrosão tao rápido .
Sal agora você não é mais um " não proprietario insatisfeito com a moto" pare de falar mal da 1200 LC kkkkkkk
RicBoris
17-11-2015, 14:14
Bom dia pessoal.
Vamos lá, estou na CC Autokraft é presenciei a abertura do diferencial da minha moto e adivinhem o que e, desgaste prematuro da estria da eixo cardã devido à corrosão. A bendita coifa está resgada, apesar das minhas constantes inspeções o maldito corte encontrava-se na parte inferior, sendo visível somente com o desmonte do diferencial traseiro.
Quando chegar em casa posto as fotos que eu tirei.
Abraço em tudos
Que coifas vagabundas essas heim?! Não se ouve falar desse problema nas gordas pré 2013. Será se é o efeito Dafra?
Senhores, como prometido a prova do crime.
Segundo informações esse tipo de situação pode gerar uma cortesia de uma nova peça. agora e esperar a benevolência da Bmw.
mais por vias da duvidas ja fui na loja da Triumph.
mantendo vcs atualizados das novidades.
Abs.
83138314
sal silva
17-11-2015, 19:21
Sal agora você não é mais um " não proprietario insatisfeito com a moto" pare de falar mal da 1200 LC kkkkkkk
Grande e nobre colega Tony,um tempo atrás critiquei alguns problemas que as BMW GS 800 e 1200 apresentavam. Alguns colegas desta casa achavam que so criticava a 1200 porque não tinha uma rs,hoje continuo criticando não so a BMW mas qualquer marca, pois acho que este é um dever de nos consumidores, e nesta hora não se pode vestir a camisa, simplesmente ajo com sinceridade, coisa rara nos tempos de hoje. Estou muito satisfeito com a minha ADV LC,uma moto quase perfeita,espero que não tenha problemas como infelizmente nossos colegas tiveram, mas se por ventura tiver dor de cabeça, nao tem problema já tenho as substitutas,ou vou de KTM ou a nova África Twin hehehe.
Abraços Antônio,desculpe a brincadeira:p
Mcolnagosp
17-11-2015, 20:52
Eu já vi essa peça, inclusive da minha moto , e é feita de ferro fundido ou aço fundido, sei lá, mesmo em perfeita ordem é bem feinha.
A minha não teve infiltração mas apresentava um aspecto parecido com ferrugem. Fiz a pergunta básica e a resposta também foi padrão: "nenhum problema, é assim mesmo".
Vejam que essa peça trabalha apenas com graxa naquela parte estriada e só. Não existe ali lubrificação, porque não é necessário. Porém, contudo, no entanto, entretanto, se entrar sujeira ..... phodeu.
Resumindo, cuidem da sua coifa da mesma forma que cuida dos pneus, freios, etc. Pra quem anda de moto, não custa nada dar uma alisada nela de vez em quando :) , os vizinho podem achar estranho, mas você tá cuidando da saúde dela.
É realmente difícil de admitir que uma simples borracha tem a enorme responsabilidade de proteger as estrias do cardã. Uma moto dessas preparada para atravessar o mundo depender de uma coifa de borracha que pode receber pedrada, enroscar em galhos, raspar em barrancos. O proprio cardã deveria ser resistente o suficiente.
Sds,
sal silva
17-11-2015, 23:32
É realmente difícil de admitir que uma simples borracha tem a enorme responsabilidade de proteger as estrias do cardã. Uma moto dessas preparada para atravessar o mundo depender de uma coifa de borracha que pode receber pedrada, enroscar em galhos, raspar em barrancos. O proprio cardã deveria ser resistente o suficiente.
Sds,
Foi o que eu falei,por ser uma motocicleta de aventura nao deveria ser tao vulnerável,um simples rasgo na coifa derruba a rainha,isso não é aceitável,tem gato nessa tuba.
A verdade é que a Marca deveria chamar todas as LC pra trocar essa coifa e modificar o plano de manutenção, incluindo essa inspeção e lubrificação no acoplamento do eixo Cardan, é uma tarefa super simples e demora apenas 20 minutos.
Vou colocar as fotos da minha, só pra terem uma ideia de como deve se apresentar este acoplamento do cardan após a abertura!!!
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/e4c377711059de690ab38eafabb03a9e.jpg
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/d6f5ad77d15bbdc986f6fb35f1c983e2.jpg
Aproveitei pra trocar o óleo do Diferencial e Caixa de marcha.
Essa inspeção e lubrificação no acoplamento do eixo cardan e inspeção na coifa não consta na lista de tarefas das revisões, portanto nunca é realizada nas mesmas!!!! Sugiro que façam nas suas motos o quanto antes!!!!
Aqui no Rio reunimos um grupo de amigos e fizemos em seis motos no total... todas a ar!! apenas uma ano 2009 apresentava um oxidação superficial, que foi prontamente contida com uma limpeza e lubrificação.
Vejam a foto abaixo, onde aparece o que chamo de leve oxidação superficial, vejam que nas estrias do acoplamento nada ocorreu. Apenas uma leve oxidação, por falta de uso, a moto é 2009 e têm apenas 18 mil km. E ainda fica guardada em garagem na orla marítima.
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/75dc667a6c143979da9d4cd18ac60303.jpg
sal silva
18-11-2015, 08:15
Orlando,ja que a Concessionaria não faz essa manutenção periódica, séria de grande utilidade se você puder fazer um tutorial desse serviço, acho que as LCs não são muito diferentes. Obrigado.
Mcolnagosp
18-11-2015, 08:19
Isso, Petrel.
A minha, na revisão dos 20 mil, foi aberta e lubrificada com graxa branca, como essa acima. Fiquei de olho, mas minha moto é de dez/2014 e o aspecto está um pouquinho pior que esse, mas acho dentro da normalidade. O que não pode é ficar sem a graxa mostrada.
Sobre tutorial, seria bem vindo, mas no youtube tem diversos videos mostrando a desmontagem desse eixo.
http://www.youtube.com/watch?v=BsS8y6YlbkM
http://www.youtube.com/watch?v=9KcWPWPz9OA
http://www.youtube.com/watch?v=f8_4lpAFLqk
Luciano Bt
18-11-2015, 09:06
A BMW está deixando muito a desejar , estamos falando da rainha das estradeiras , mas pelo que temos visto ela já perdeu a majestade, uma moto pra la dos seu 80.000 dilmas não pode apresentar um defeito como este, tenho uma 2010, mas para comprar nova , acho que não encararia, ainda mais num pais como o nosso onde os nossos direitos dificilmente são respeitados.
Ok Marcelo, só confirma pra gente por favor, se foi feito na revisão de 20 kkm a pedido seu ou se consta na lista de tarefas este item?
Estou com o plano de revisão completo aqui dos modelos a ar e não encontrei este item no plano de manutenção.
Nos modelos a Ar até 2009 (salvo engano) nas quais o bujão de dreno do óleo do Cardan fica na parte traseira e não embaixo, essa desmontagem acaba acontecendo por conssequência no momento da troca do óleo do Cardan, uma vez que se não o abrir praticamente impede a drenagem do mesmo!!!!
já nos demais modelos o bujão fica embaixo e portanto o óleo é trocado com facilidade sem abrir esse acoplamento, daí se não consta na lista de tarefas....com certeza não fazem... aliás se eles (cc) cumprissen mesmo, toda a lista de tarefas nas revisões, já seria uma vitória pro consumidor!!!!
Sal, como o Marcelo falou existem muitos videos (gringos) mostrando essa tarefa, mas se aparecer algum amigo precisando verificar, farei um video "brazuca" sobre o assunto!!!!
Pschinda
18-11-2015, 11:00
Caráááca Kranio. Parece que resgataram essa peça do fundo do mar!!!!
Mcolnagosp
18-11-2015, 12:25
Petrel, tem razão. Como já havia dito, troquei duas vezes a coifa, sendo que a primeira, no meu modo de ver, teve um "rasgo" feito por ferramenta, talvez uma chave de fenda ou algo parecido.
Na segunda vez, foi após o curso OffRoad que fiz. Provavelmente a gorducha sofreu um bocado pelas próprias condições do terreno e pode ser que o eixo tenha dado uma "mordida" na coifa. Rasgou bem e como estava próximo da revisão dos 20 mil, fizeram tudo de uma só vez.
Portanto você tem razão, não fazem a abertura e lubrificação, mas lembro-me que perguntei isso ao chefe da oficina e obtive a resposta que todos gostariam de ouvir: não há problema crônico com as coifas senão já fariam algum recall, afinal o custo da coifa é uma mixaria perto do eixo cardã. Na verdade, seria uma burrice da fábrica, mas é sabido que algumas coifas são mais finas do que deviam. Eu constatei na hora que trocaram a minha: essa atual é bem mais grossa que a anterior, que rasgou.
Só por conta de comparação, o Malfarano tem uma moto igual a minha, 2013, e a coifa dele está perfeita e é de boa qualidade. Eu inspecionei e constatei.
Robson Far
18-11-2015, 13:35
Petrel, tem razão. Como já havia dito, troquei duas vezes a coifa, sendo que a primeira, no meu modo de ver, teve um "rasgo" feito por ferramenta, talvez uma chave de fenda ou algo parecido.
Na segunda vez, foi após o curso OffRoad que fiz. Provavelmente a gorducha sofreu um bocado pelas próprias condições do terreno e pode ser que o eixo tenha dado uma "mordida" na coifa. Rasgou bem e como estava próximo da revisão dos 20 mil, fizeram tudo de uma só vez.
Portanto você tem razão, não fazem a abertura e lubrificação, mas lembro-me que perguntei isso ao chefe da oficina e obtive a resposta que todos gostariam de ouvir: não há problema crônico com as coifas senão já fariam algum recall, afinal o custo da coifa é uma mixaria perto do eixo cardã. Na verdade, seria uma burrice da fábrica, mas é sabido que algumas coifas são mais finas do que deviam. Eu constatei na hora que trocaram a minha: essa atual é bem mais grossa que a anterior, que rasgou.
Só por conta de comparação, o Malfarano tem uma moto igual a minha, 2013, e a coifa dele está perfeita e é de boa qualidade. Eu inspecionei e constatei.
Marcelo, pra trocar a coifa tem Q abrir o cardã? Pois seria uma boa hora pra ver com esta o cardã.
Sim, com certeza tem que abrir, exatamente como nas fotos acima.. mas como falei acima é trabalho simples e rápido, basta ferramentas e conhecimento.
luiztrovao
18-11-2015, 19:45
vamos lá..... prá começar, humildemente reconheço o seguinte: quem sou eu para avaliar os engenheiros da BMW, né?
Mas considero o plano de manutenção em relação a esse ítem como simplesmente ridículo.
Quero lembrar aos colegas que todos os carros 4x4 que conheço, e que têm eixo cardan, possuem uma luva de acoplamento com estrias - sistema literalmente idêntico a este da 1200 - e, nestes carros, o sistema funciona totalmente exposto ao ambiente, sem nenhum tipo de proteção - e nem por isso existe histórico de quebras que seja significativo. (aliás, são 2 cardans - um traseiro e outro, dianteiro)
No caso dos carros, o que o proprietário tem que fazer (e é claramente indicado no plano de manutenção) é simplesmente lubrificar aquela conexão através de um pino de aplicação de graxa que existe na peça (e que, se quebrar, custa 3 reais). A graxa nova entra sob pressão, expulsando a graxa antiga, que ....cai. Simples assim. Com isso, as lubrificações frequentes estão sempre protegendo a luva, o eixo e as estrias - seja contra desgaste prematuro, seja contra corrosão.
Já tive todo tipo de carro 4x4, incluindo um Jeep 61 com 30 anos de idade, minha atual SW4 com 285 mil Km, enfiando-os todos nas piores condições de lama, áreas alagadas, areia da praia, etc, etc, e a quantidade de problemas que tive foi....zero.
Não sei o trabalho que dá para desmontar isso na 1200, mas nada justifica que o serviço de limpeza e lubrificação não seja feito em intervalos regulares (no mínimo em cada revisão anual obrigatória)
abraços
Trovão
Mcolnagosp
19-11-2015, 08:36
Luiz, talvez a comparação que mais se aproxima de um carro de rua seria as ponteiras das juntas homocinéticas. Isso praticamente todos os carros tração dianteira tem, então é fácil perceber.
Um tempo atrás fui fazer o balanceamento do meu carro e o mecânico mostrou no interior do paralama um rastro de graxa, resultado da coifa rasgada. Se não troco, perderia a junta homocinética.
No caso do eixo cardã das 1200GS, é bem semelhante.
Mas vou repetir, já conversei nas concessionárias com proprietários de motos BMW com cardã, que rodaram milhares de quilometros sem nenhum problema com as coifas.
Possenti
20-11-2015, 07:51
Olá Pessoal.
Minha opinião é que a coifa da moto do amigo foi danificada por algum agente externo, como uma bomba de alta pressão, algo intencional e etc. Não estou convicto que é defeito do material, pois ele tem espessura suficiente para aguentar a articulação do local e algumas pedras que podem saltar nela. Além disso, pelas fotos, há nítida ação de maresia no material ou até mesmo contato direto com água salgada, pois corroeu em demasia as duas partes.
De qualquer forma, manutenção preventiva e caldo de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.
Fica o alerta para inspecionarmos, não somente a coifa, mas toda a moto.
Um abraço a todos
Marco
Luciano Bt
20-11-2015, 09:21
Estamos falando de uma moto projetada para rodar nos mais diversos terrenos, só olhar os lugares que a Bmw fez a apresentação da moto, estamos falando de uma moto que mesmo sem a manutenção devida foi feita para durar, numa viagem a Ushuaia só troquei o óleo, não tem nenhuma cc no lugar para revisões , moto com 20.000km com uma peça que parece ter 30 anos debaixo dagua é no minimo suspeito e material inadequado ,contra os fatos não há questionamento , me vem uma pergunta que não quer calar? Sera que a bmw ainda é uma marca que merece todo esse respeito. Vamos ficar de olho , é o nosso direito como consumidor que esta em jogo.
Ai que saudades desse trator antiquado !!!!!
8317
Mcolnagosp
20-11-2015, 18:13
Kakakaka, Krânio, se entenderem que foi falha, acho que eles trocam. O Marcão trocou o tanque dele após garantia. Foi comprovado que houve erro na montagem.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709398005-cardan-eixo-card-bmw-gs-1100-r-r1100gs-_JM
http://advrider.com/index.php?threads/drive-shaft-rebuild-with-grease-fittings.1075202/
sal silva
20-11-2015, 22:43
Estamos falando de uma moto projetada para rodar nos mais diversos terrenos, só olhar os lugares que a Bmw fez a apresentação da moto, estamos falando de uma moto que mesmo sem a manutenção devida foi feita para durar, numa viagem a Ushuaia só troquei o óleo, não tem nenhuma cc no lugar para revisões , moto com 20.000km com uma peça que parece ter 30 anos debaixo dagua é no minimo suspeito e material inadequado ,contra os fatos não há questionamento , me vem uma pergunta que não quer calar? Sera que a bmw ainda é uma marca que merece todo esse respeito. Vamos ficar de olho , é o nosso direito como consumidor que esta em jogo.
Realmente você falou a verdade,eu estou de olho,se a gente olhar o eixo do Titanic esta em melhor condição heheheh.
Na revisao de 10 mil km da minha moto , um dos serviços foi aplicar silicone nas borrachas .Sera que o clima tem alguma influencia nessa borracha do Cardã ? Aqui no forum 3 motos que tiveram problemas uma era de Salvador ,uma do Rio de Janeiro e outra de Santos . abs
sal silva
21-11-2015, 09:29
Na revisao de 10 mil km da minha moto , um dos serviços foi aplicar silicone nas borrachas .Sera que o clima tem alguma influencia nessa borracha do Cardã ? Aqui no forum 3 motos que tiveram problemas uma era de Salvador ,uma do Rio de Janeiro e outra de Santos . abs
Antônio,eu acho que se a moto é aventureira e roda o mundo todo,Africa,América do sul,Europa etc ,deveria ter qualidade para suportar essa variedade climática ou então virou uma moto para Coxinha kkkk.
rppacheco
21-11-2015, 13:11
Na torcida da substituição da peça como cortesia.
Marco VD
21-11-2015, 17:26
Kranio:
Aconteceu exatamente o mesmo com minha LC 13/14, foi em jul com 18000km e minha moto passou um mês na CC, só não demorou mais pq eu fiz muita pressão e até para o diretor da BMW Motorrad Brasil eu cheguei a enviar email (ele respondeu e as coisas andaram...)
Faltavam 2 meses para expirar a garantia mas acredito que mesmo fora da garantia eles acabariam fazendo em garantia. O eixo parecia ter sido tirado do fundo do mar de tanta ferrugem.
Foi trocado:
- Eixo cardã
- As duas coifas
- Diferencial traseiro
Alegaram que a coifa estava furada mas eu tb não havia percebido.
Procure nos tópicos que tem um post chamado "Derrepente um barulho no cardã" sobre meu problema com video e fotos.
Eu tive que empurrar por 2km, vc teve mais sorte kkk
Boa Sorte!
RicBoris
22-11-2015, 12:00
Cada vez fico mais desconfiado com a BM... são muuuitos problemas narrados em fóruns e demais redes sociais: coifa rasgada, cardã enferrujado, barulho no pistão, motor batendo... nammm! Estou muito satisfeito com a F800, mas de uma coisa estou convicto: o UP não será para uma R12.
Robson Far
22-11-2015, 12:11
Cada vez fico mais desconfiado com a BM... são muuuitos problemas narrados em fóruns e demais redes sociais: coifa rasgada, cardã enferrujado, barulho no pistão, motor batendo... nammm! Estou muito satisfeito com a F800, mas de uma coisa estou convicto: o UP não será para uma R12.
Tenho uma 1200 LC 14/15 e estou com receio tb. Vamos ver como a TEX virá com a suspensão elétrica e outras coisas.
Rromagnani
22-11-2015, 14:39
Esse problema da coifa foi crônico. Hoje minha GSA fez 18000 km e, exceto a troca da coifa, absolutamente ZERO de problemas. Uso a moto diariamente, gosto de andar na terra e em estradas. Quando comprei tinha esse receio, mas confesso que cada dia mais confio em meu equipamento.
A coifa trocada era de material bem inferior à nova e desde o rasgo, verifico constantemente esse ítem sem mais nada encontrar.
Como todas as máquinas, elas são falíveis mas acho que os problemas relatados são poucos, comparados com outras marcas, lembrando que é a BT mais vendida e toda a ressonância que a marca causa.
RicBoris
22-11-2015, 23:22
Tenho uma 1200 LC 14/15 e estou com receio tb. Vamos ver como a TEX virá com a suspensão elétrica e outras coisas.
O problema da TEX aqui pra minha região, Robson, é a falta de CC. A BM ainda tem uma em Fortaleza, mas a Triumph... a mais perto está há pelo menos 2000km. É por isso que o foco está voltado para a ST. Mas não é coisa pra logo não. Até lá podemos ter mudanças.
Bom dia Marcos, espero que eles encarem esse problema de forma a não prejudicar o proprietário, pois eu mesmo ja vinha inspecionando a coifa justamente por ter lido o seu tópico. Porem o rasgo que se encontrava na minha era justamente na parte inferior, sendo somente vista quando remontada, tipo de procedimento que não fazemos comumente, porem acho que vou começar a realizar esse procedimento também.
Espero não precisar, porem caso precise, seria possível você me passar o email desse diretor ?
Um grande abraço.
Marco VD
23-11-2015, 10:31
Enviado por MP Kranio.
É amigos constatei mais uma vez hoje que, quem não abriu o cardan ainda, precisa fazê lo o quanto antes, vejam o Histórico dessa moto de um amigo, moto 12/13 a ar, com apenas 4 kkm rodados.
Não havia praticamente graxa na cruzeta do cardan e já apresentava leve oxidação mesmo sem vestígios de umidade no interior da coifa, ou seja coifa intacta!!!
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/24/68afde721545632712c1f0f48cd9ec43.jpg
Observem que a graxa original se encontra apenas nas extremudades da coifa.
Moto fez todas as revisões por tempo, uma a cada ano.
Como não consta como ítem de revisão, claro que nunca foi aberto o cardan.
Mcolnagosp
24-11-2015, 20:25
Petrel ,acho que essa oxidação não é problema, mesmo porque não é um local selado, apenas tem uma vedação por borracha.
O problema está na ausência de graxa no eixo estriado. Ali não pode faltar senão vai pro brejo. O meu estava parecido com isso ai, com graxa, mas fica o alerta. Farei revisão dos 30 mil até fibal do ano e quero ver a lubrificação dessa região pessoalmente.
Possenti
25-11-2015, 06:24
Também concordo com o Marcelo. Este local não é totalmente hermético. Umidade sempre estará presente e não vejo necessidade de lubrificação nas estrias do conjunto. A lubrificação é necessária nas partes móveis (cruzeta) e esta é lacrada por possuir internamente isso.
Creio que os problemas registrados são decorrentes de ação direta da maresia, sobretudo em motos com pouco uso. Nada que um WD40 eventualmente afastando a coifa com cuidado não resolva.
Um abraço a todos
Marco
Marcelo, concordo plenamente com você, é isso mesmo.
Marco, eu pensava exatamente como você, quando eu via os videos dos gringos colocando graxa nas estrias, pensava pra quer isso? Se elas não se movimentam entre si, graxa é um lubrificante pra facilitar movimentos!!!
Porém amigo, depois de abrir sete cardan, tenho convicção plena de que esta é a melhor forma de evitar a oxidação e manter las livres da oxidação e do desgaste, pois como sabemos o interior da coifa cria o ambiente ideal pra essa oxidação detonar as estrias. Justamente por não ser 100% fechado.
Mcolnagosp
25-11-2015, 11:42
Hummm, pensando com meus botões, realmente as estrias não se movimentam, concordo com Marcos, mas também concordo com Petrel.
Acho que uma graxa ali é mais para proteger contra a ação de poeira e água que a própria lubrificação em si. Quando a coifa rasga, entra água e pó/areia além da conta e retira a graxa. Aquela graxa branca repele umidade, mas em algum momento deve-se abrir para verificar se ela ainda está lá.
Realmente as cruzetas precisam de boa lubrificação e, salvo engano, tem pontos para enjetar graxa.
Nesse link abaixo foto com as cruzetas, alías, pra quem gosta, prato cheio :)
http://advrider.com/index.php?threads/front-u-joint-failure.976608/page-11
http://advrider.com/index.php?threads/drive-shaft-rebuild-with-grease-fittings.1075202/
Mcolnagosp
25-11-2015, 19:45
Algumas fotos do famigerado eixo! Especial atenção para a primeira foto. Ali não pode faltar graxa.
8332
8333
8334
Robson Far
25-11-2015, 20:21
J
Hummm, pensando com meus botões, realmente as estrias não se movimentam, concordo com Marcos, mas também concordo com Petrel.
Acho que uma graxa ali é mais para proteger contra a ação de poeira e água que a própria lubrificação em si. Quando a coifa rasga, entra água e pó/areia além da conta e retira a graxa. Aquela graxa branca repele umidade, mas em algum momento deve-se abrir para verificar se ela ainda está lá.
Realmente as cruzetas precisam de boa lubrificação e, salvo engano, tem pontos para enjetar graxa.
Nesse link abaixo foto com as cruzetas, alías, pra quem gosta, prato cheio :)
http://advrider.com/index.php?threads/front-u-joint-failure.976608/page-11
Marcelo, será que se eu pedir para eles abrirem meu cardã e verificarem como está a graxa, eles vazem na revisão de 10.000?
Mcolnagosp
25-11-2015, 21:02
Robson, tenho minhas dúvidas, mas ... se você conversar com o chefe da oficina e convencê-lo que pode haver um problema, como por exemplo, barulho estranho, talvez eles façam o serviço, ou então pergunte quanto custaria.
Talvez valha a pena. Como eu frequento a oficina da Eurobike, comprei todas minhas motos lá, e conheço todos os mecânicos, inclusive o Márcio que comanda a garotada, vou tentar convencê-lo a abrir.
Em meia hora eles abrem, limpam e fecham.
Tenho lido muitos relatos sobre problemas nas cruzetas, mas só aparecem depois das 40 mil (não sei se é Km ou Milha, mais para o segundo porque o site é americano), isso porque não houve cuidados especiais com a graxa da junta.
Robson Far
25-11-2015, 21:15
N
Robson, tenho minhas dúvidas, mas ... se você conversar com o chefe da oficina e convencê-lo que pode haver um problema, como por exemplo, barulho estranho, talvez eles façam o serviço, ou então pergunte quanto custaria.
Talvez valha a pena. Como eu frequento a oficina da Eurobike, comprei todas minhas motos lá, e conheço todos os mecânicos, inclusive o Márcio que comanda a garotada, vou tentar convencê-lo a abrir.
Em meia hora eles abrem, limpam e fecham.
Tenho lido muitos relatos sobre problemas nas cruzetas, mas só aparecem depois das 40 mil (não sei se é Km ou Milha, mais para o segundo porque o site é americano), isso porque não houve cuidados especiais com a graxa da junta.
No mínimo eles vão querer cobrar a hora do mecânico, R$245,00. Mesmo assim acho Q vale a pena pagar. Pé depois de todos esses relatos, acho Q aquela graxa não fica lá por muito tempo. Então o negócio é abrir e encher de graxa. Acho Q vale a pena fazer isso uma vez por ano. Aqui no Rio, tem uma oficina que os donos foram mecânicos da BMW. Se a cc não fizer, vou nessa oficina. Essa operação não altera a garantia.
Mcolnagosp
26-11-2015, 07:57
Eu também faria isso.
Como trocaram minha coifa há uns três meses, portanto consegui ver o estado que se encontra meu eixo, não estou preocupado.
Mas atenção que a falta de lubrificação causa problema na cruzeta, inclusive ela tem pontos para inserção de graxa, mas dura milhares de quilômetros, teoricamente não precisamos nos preocupar. Na prática, pode haver erro no projeto, como por exemplo, ângulo acima do normal entre a ponta estriada que sai do motor com a outra ponta estriada que fica na roda. Nesse meio temos duas cruzetas.
Robson Far
26-11-2015, 08:00
Eu também faria isso.
Como trocaram minha coifa há uns três meses, portanto consegui ver o estado que se encontra meu eixo, não estou preocupado.
Mas atenção que a falta de lubrificação causa problema na cruzeta, inclusive ela tem pontos para inserção de graxa, mas dura milhares de quilômetros, teoricamente não precisamos nos preocupar. Na prática, pode haver erro no projeto, como por exemplo, ângulo acima do normal entre a ponta estriada que sai do motor com a outra ponta estriada que fica na roda. Nesse meio temos duas cruzetas.
Marcelo,medo trocou sua coifa, o cardã estava com graxa? Minha revisão será em abril, se vc abrir o seu cardã antes disso, coloque as fotos aqui é comentário,,por favor!
Senhores bom dia, isso e o tipo de manutenção extremamente simples, eu ja coloquei no meu cronograma de manutenção, eu mesmo vou fazer, de dois em dois meses abro e inspeciono, caso haja necessidade faço a lubrificação.
abs em todos.
sal silva
26-11-2015, 09:11
Senhores bom dia, isso e o tipo de manutenção extremamente simples, eu ja coloquei no meu cronograma de manutenção, eu mesmo vou fazer, de dois em dois meses abro e inspeciono, caso haja necessidade faço a lubrificação.
abs em todos.
Kranio,faça um tutorial para galera da LC,também quero ficar de olho na minha,mas de 2 em dois meses acho exagero rs.
Mcolnagosp
26-11-2015, 10:36
Robson, trocaram a coifa porque a anterior era ridiculamente fina e já havia sido trocada na Caltabiano. Pra resumir, a coifa original foi rasgada com uma chave de fenda, trocaram por uma meia boca. A atual me parece bem resistente e acho que dura muitos milhares de quilomêtros, aliás já durou 10 mil km, foi o que rodei desde a última revisão. Foi trocada na Eurobike mas estive na Caltabiano antes, mostrei-lhes a coifa rasgada e eles concordaram que o material que vinham utilizando era de segunda (???), inclusive comentaram iriam substituir por uma de melhor qualidade (???). Como disse, não quis arriscar de novo e levei a moto para fazer o serviço na Eurobike.
Sal, concordo que 2 em 2 meses não há necessidade. Acho que uma inspeção minuciosa na coifa já resolve. Como já foi dito, as cruzetas são importantes porque sofrem efeitos/forças de todos os lados, possuem rolamentos e há necessiadade de lubrificação, como qualquer peça com rolamentos. Nas cruzetas existem dois bicos para lubrificação, se é que entendi o funcionamento. Ali você injeta graxa nova e expulsa a velha.
Quando estão expostos ao tempo, como os eixos dos caminhões e 4x4, há necessidade de lubrificação a cada 10 ou 20 mil quilômetros, mais ou menos nessa faixa. É de fácil lubrificação porque basta levanjtar o veículo e pronto.
Entretanto, no caso da 1200GS o eixo está protegido, então não há necessidade, pelo menos é isso que entendo pelo plano de manutenção/revisão. As ponteiras estriadas são engraxadas para facilitar o encaixe e expulsar eventuais humidades, evitando ferrugem.
Bom, tô dando um monte de piruada, posso estar errado, mas por enquanto esse é meu entendimento e vou proceder assim com a minha moto.
Pessoal os dois meses foi a titulo de verificar mais as coifas do que o cardã. como eu havia falado anteriormente, sou chato no que tange a manutenção, eu ja vinha fazendo a inspeção normal das coifas, porem caso ela venha a rasgar na porte inferior, como foi o meu caso, somente desmontando e que se faz essa constatação. Dai a minha preocupação com ela, inclusive utilizo uma vaselina própria para borrachas, evitando o ressecamento da mesma. Ou seja sou chato e metódico, porem acho que preciso ser mais kkkkk.
abs.
sal silva
26-11-2015, 12:33
Essa graxeira e a vaselina própria para borrachas é uma boa,so precisa saber que tipo de graxa é.
Mcolnagosp
26-11-2015, 12:41
Sal, vaselina sem álcool é própria pra isso.
Possenti
26-11-2015, 16:02
Pessoal, melhor lubrificante para TODA a moto é o WD40.
Após uma lavada na moto e aprendi com um amigo do RS (BETÃO de Igrejinha), utilizo o WD40 em tudo, incluindo todas os plásticos pretos, motor, cardã, borrachas (todas), rodas, suportes do baú, baús e proteções do motor.
Além de proteger por corrosão, também facilita a limpeza após uma viagem, pois a sujeira fica nesta película e sai muito mais fácil.
O WD40 não possui nenhum agente corrosivo, sobretudo para borracha. Na coifa, estou borrifando bem e secando com um pequeno pano para retirar o excesso. A moto fica como zero após isso.
Façam e observem o resultado. Retirem o excesso do produto com um pano e com ele vão esfregando na moto toda.
O cardã da BMW é muito resistente. A previsão de substituição preventiva é com 150mil km. Então, se eventualmente (1x ao ano) abrir e lubrificar contra corrosão, já que as cruzetas são blindadas, evita-se danos. Se conseguir retirar os copos das cruzetas e substituir a graxa a cada 20 ou 30mil km, teremos um componente para a vida toda.
Cuidado como alinhamento, pois cria-se vibrações, como bem mostrou as imagens.
Saudações
Marco
Robson Far
26-11-2015, 16:10
Pessoal os dois meses foi a titulo de verificar mais as coifas do que o cardã. como eu havia falado anteriormente, sou chato no que tange a manutenção, eu ja vinha fazendo a inspeção normal das coifas, porem caso ela venha a rasgar na porte inferior, como foi o meu caso, somente desmontando e que se faz essa constatação. Dai a minha preocupação com ela, inclusive utilizo uma vaselina própria para borrachas, evitando o ressecamento da mesma. Ou seja sou chato e metódico, porem acho que preciso ser mais kkkkk.
abs.
Kranio, vc pode passar o nome e aonde compro essa vaselina?
Robson Far
26-11-2015, 16:12
Robson, trocaram a coifa porque a anterior era ridiculamente fina e já havia sido trocada na Caltabiano. Pra resumir, a coifa original foi rasgada com uma chave de fenda, trocaram por uma meia boca. A atual me parece bem resistente e acho que dura muitos milhares de quilomêtros, aliás já durou 10 mil km, foi o que rodei desde a última revisão. Foi trocada na Eurobike mas estive na Caltabiano antes, mostrei-lhes a coifa rasgada e eles concordaram que o material que vinham utilizando era de segunda (???), inclusive comentaram iriam substituir por uma de melhor qualidade (???). Como disse, não quis arriscar de novo e levei a moto para fazer o serviço na Eurobike.
Sal, concordo que 2 em 2 meses não há necessidade. Acho que uma inspeção minuciosa na coifa já resolve. Como já foi dito, as cruzetas são importantes porque sofrem efeitos/forças de todos os lados, possuem rolamentos e há necessiadade de lubrificação, como qualquer peça com rolamentos. Nas cruzetas existem dois bicos para lubrificação, se é que entendi o funcionamento. Ali você injeta graxa nova e expulsa a velha.
Quando estão expostos ao tempo, como os eixos dos caminhões e 4x4, há necessidade de lubrificação a cada 10 ou 20 mil quilômetros, mais ou menos nessa faixa. É de fácil lubrificação porque basta levanjtar o veículo e pronto.
Entretanto, no caso da 1200GS o eixo está protegido, então não há necessidade, pelo menos é isso que entendo pelo plano de manutenção/revisão. As ponteiras estriadas são engraxadas para facilitar o encaixe e expulsar eventuais humidades, evitando ferrugem.
Bom, tô dando um monte de piruada, posso estar errado, mas por enquanto esse é meu entendimento e vou proceder assim com a minha moto.
Marcelo, não entendi qual o tempo Q vc fará essa inspeção, a cada 10.000KM, a cada ano, ou o Q?
No Rio, em São Cristovão, na (modenox)8338
Robson Far
26-11-2015, 18:13
No Rio, em São Cristovão, na (modenox)8338
Kranio, muito obrigado! Mas será Q essa vaselina não estraga a coifa? Li em algum lugar Q é derivado do petróleo, podendo ser prejudicial à borracha ao longo do tempo
Mcolnagosp
26-11-2015, 18:36
Robson, eu rodo muito, pelo menos em viagens, então só deus sabe rs...
Mas acho que a cada ano tá de bom tamanho. Não precisa mais que isso.
Possenti disse tudo! Concordo também em relação ao WD40, mas prestem atenção que tem vários alternativos, porém prefiro pagar mais e adquirir o WD40. Faço isso que Possenti comentou - WD40 em toda moto.
cerqueira
26-11-2015, 19:11
Uma dúvida...essas estrias não correm uma dentro da outra para compensar a movimentação da suspensão??
Se não, tudo bem trabalhar seca, é só transmissão de força...mas tenho a impressão que ela não trabalha rígida (não sei se consegui me expressar, sorry).
Abçs
Luiz
Robson Far
26-11-2015, 20:45
Uau
Robson, eu rodo muito, pelo menos em viagens, então só deus sabe rs...
Mas acho que a cada ano tá de bom tamanho. Não precisa mais que isso.
Possenti disse tudo! Concordo também em relação ao WD40, mas prestem atenção que tem vários alternativos, porém prefiro pagar mais e adquirir o WD40. Faço isso que Possenti comentou - WD40 em toda moto.
Mas o WD40 não ressaca as borrachas da moto? Mangueiras de água e outras borrachas?
sal silva
26-11-2015, 21:41
Uau
Mas o WD40 não ressaca as borrachas da moto? Mangueiras de água e outras borrachas?
WD é derivado de petróleo,pelo que pesquisei pode não ser ideal para borracha.
Robson Far
26-11-2015, 22:42
WD é derivado de petróleo,pelo que pesquisei pode não ser ideal para borracha.
Sal, tb acho isso! Não se deve usar nas borrachas.
Possenti
27-11-2015, 07:38
Prezados...
O WD40 não agride borracha, acrílicos, ou qualquer outro material, seja metálico, orgânico ou sintético. Em sua composição "desconhecida', possui agentes que neutralizam a ação dos agentes derivados de petróleo. Tanto é que eu uso nas botas da Alpinestars já a 10 anos e ela está novinha, sem ter sequer qualquer vestígio de degradação do couro.
A mesma coisa para borracha. Pode usar sem medo. Eu retiraria o excesso por conta do acúmulo da poeira.
A graxa nas estrias ajuda a manter o atrito entre as partes nulo, mas apenas uma pequena quantidade, pois o sistema gira e com a força centrífuga ela será arremessada nas paredes do braço de suspensão.
Quem mora em regiões litorâneas, sofre com a maresia em tudo. Qualquer equipamento, material, veículos e etc., sofrem danos. Vejam que até mesmo o alumínio é atacado criando aquela crosta branca. Então, ao meu ver, seria prudente a manutenção preventiva em tudo e, claro...na moto.
As motos BMW possuem uma característica peculiar que sua manutenção (algumas partes) pode ser feita pelo proprietário. Com um pequeno jogo de ferramentas, vontade e um conhecimento básico, se desmonta e monta a moto. Imaginem então fazer uma desmontagem da balança para lubrificação do sistema. O difícil será a primeira vez.
Um abraço a todos
Marco
sal silva
27-11-2015, 08:21
Prezados...
O WD40 não agride borracha, acrílicos, ou qualquer outro material, seja metálico, orgânico ou sintético. Em sua composição "desconhecida', possui agentes que neutralizam a ação dos agentes derivados de petróleo. Tanto é que eu uso nas botas da Alpinestars já a 10 anos e ela está novinha, sem ter sequer qualquer vestígio de degradação do couro.
A mesma coisa para borracha. Pode usar sem medo. Eu retiraria o excesso por conta do acúmulo da poeira.
A graxa nas estrias ajuda a manter o atrito entre as partes nulo, mas apenas uma pequena quantidade, pois o sistema gira e com a força centrífuga ela será arremessada nas paredes do braço de suspensão.
Quem mora em regiões litorâneas, sofre com a maresia em tudo. Qualquer equipamento, material, veículos e etc., sofrem danos. Vejam que até mesmo o alumínio é atacado criando aquela crosta branca. Então, ao meu ver, seria prudente a manutenção preventiva em tudo e, claro...na moto.
As motos BMW possuem uma característica peculiar que sua manutenção (algumas partes) pode ser feita pelo proprietário. Com um pequeno jogo de ferramentas, vontade e um conhecimento básico, se desmonta e monta a moto. Imaginem então fazer uma desmontagem da balança para lubrificação do sistema. O difícil será a primeira vez.
Um abraço a todos
Marco
Se o nobre colega passou WD na bota e ela está nova então é bom .O WD descrito pelo fabricante é um liquido milagroso, mas que da receio de usar e ferrar tudo dá rs. Também aquele cheiro me da uma dor de cabeça do cacete rs. Acho que vou usa-lo na moto toda antes de uma viagem longa, talvez essa película proteja e impeça que a sujeira se acumule tanto.
Quanto a manutenção, faça você mesmo, temos pouco material aqui no fórum, o pessoal podia tentar melhorar isso. Na internet também não tem muita coisa sobre a LC, acho que é porque é uma motocicleta que foi lançada em 2013,talvez ainda muito recente.
Uso essa vaselina nas borrachas do material de mergulho da empresa, antigamente esse material ficava ressecado, quebradiças ou melado.
apos começarmos a utilizar esse produto parou o problema, olha que temos alguns diafragmas das KMB's bem finos.
Mcolnagosp
27-11-2015, 11:43
Caramba, esse tópico acabou virando uma boa aula sobre manutenção, lubrificação e afins :)
Sorte nossa!
sal silva
27-11-2015, 11:44
E a glicerina é bom ?
Robson Far
27-11-2015, 12:10
Caramba, esse tópico acabou virando uma boa aula sobre manutenção, lubrificação e afins :)
Sorte nossa!
Com certeza Marcelo! Estou aprendendo muito! A propósito, qdo trocaram a sua coifa vc teve a oportunidade de ver como estava seu cardã? Ainda estava com graxa?
Marco VD
27-11-2015, 16:22
Moro a 500m da praia.. Vou tacar WD40 em tudo!!!!!!!!!!!!!
Robson Far
01-12-2015, 17:14
J
A verdade é que a Marca deveria chamar todas as LC pra trocar essa coifa e modificar o plano de manutenção, incluindo essa inspeção e lubrificação no acoplamento do eixo Cardan, é uma tarefa super simples e demora apenas 20 minutos.
Vou colocar as fotos da minha, só pra terem uma ideia de como deve se apresentar este acoplamento do cardan após a abertura!!!
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/e4c377711059de690ab38eafabb03a9e.jpg
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/d6f5ad77d15bbdc986f6fb35f1c983e2.jpg
Aproveitei pra trocar o óleo do Diferencial e Caixa de marcha.
Essa inspeção e lubrificação no acoplamento do eixo cardan e inspeção na coifa não consta na lista de tarefas das revisões, portanto nunca é realizada nas mesmas!!!! Sugiro que façam nas suas motos o quanto antes!!!!
Aqui no Rio reunimos um grupo de amigos e fizemos em seis motos no total... todas a ar!! apenas uma ano 2009 apresentava um oxidação superficial, que foi prontamente contida com uma limpeza e lubrificação.
Vejam a foto abaixo, onde aparece o que chamo de leve oxidação superficial, vejam que nas estrias do acoplamento nada ocorreu. Apenas uma leve oxidação por falta de uso a moto é 2009 e têm apenas 18 mil km. E ainda fica guardada em garagem na orla.
http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/75dc667a6c143979da9d4cd18ac60303.jpg
Orlando, minha GS é LC 14/15, peguei em março. Mas depois de tantos casos, Qto vcs forem fazer novamente essa inspeção no cardã, me avise por favor. Sou do Rio de Janeiro também é gostaria de ver o cardã da minha também.
Mcolnagosp
01-12-2015, 21:52
Robson, com Petrel você estará bem acompanhado :)
Robson Far
02-12-2015, 06:44
Robson, com Petrel você estará bem acompanhado :)
Marcelo, muito bom saber disso!
Pachecorj
02-12-2015, 21:17
Salve turma!
Tambem sou do rj e tenho uma LC adv 15/15 e achei estranho efetuarem a troca do oleo do diferencial na revisão de 1k que foi realizeda na Autokraft, achei que seria apenas troca de oleo e filtro do oleo
Pessoal, me avisem quando for fazer a revisão no cardã por aqui no RJ.
Abs
Robson Far
02-12-2015, 23:42
Salve turma!
Tambem sou do rj e tenho uma LC adv 15/15 e achei estranho efetuarem a troca do oleo do diferencial na revisão de 1k que foi realizeda na Autokraft, achei que seria apenas troca de oleo e filtro do oleo
Pessoal, me avisem quando for fazer a revisão no cardã por aqui no RJ.
Abs
Pachecorj, boa noite! É normal sim a troca do óleo do cardã na revisão de 1k. Agora só vai trocar esse óleo do cardã com 20k. Th estou esperando do o pessoal for mexer no cardã. Abraços!
Possenti
03-12-2015, 14:59
Após revisarem os 1k km, coloquem 1/2 bisnaga de MOLYKOTE no diferencial. Tenha certeza que terás componentes para vida toda.
É uma pena que não podemos utilizar no motor, pois a embreagem é molhada e o Bi-sulfeto de Molibdênio (base do Molykote) não gosta muitos dos discos...
O aditivo é Molykote para diferencial e caixa (embalagem amarela vendida no ML).
Um abraço a todos...
Marco
Embreagem molhada só pros modernos, os veteranos continuam com suas embreagens secas!!!! Kkkkkk
Robson Far
12-12-2015, 11:54
Sorte nossa!
Marcelo, meu medo se tornou realidade rs. Acabei de ver um pequeno furo na coifa. Ontem sai com a patroa e coloquei no modo soft. Será quem tem algo a ver? Estava saindo com ela só aos sábados e por perto de casa. Só não sei se esse furo aconteceu ontem. Marcelo, na troca da coifa, eu posso pedir para eles verificarem o cardã? Como não dou banho nela há uns 3 meses e não faço off, acho q o cardã deve estar bom. Qdo vc trocou a sua coifa, o cardã estava com graxa?
Senhores boa tarde.
Novidades do meu caso!!!!
Sexta feira (10/12), fui contactado pelo Senhor Wagner da Auto kraft me informando que, a BMW me deu uma cortesia em função do problema ocorrido no cardã daminha moto, ou seja o reparo e a troca do cardã será realizado 0800.
Mantenho vcs informados.:o
Rromagnani
14-12-2015, 17:00
Boa Kranio! Isso é o mínimo!
Mcolnagosp
15-12-2015, 10:46
Robson, para trocar a coifa tem que abrir tudo aquilo que se viu nas imagens anteriores.
No meu caso, tinha graxa. O mecânico fez uma limpeza e colocou graxa nova. Acho que é procedimento obrigatório, principalmente para verificar se não entrou alguma sujeira.
Tira uma foto desse furo e mostra pra gente aqui.
Quanto à garantia, ainda bem que tudo terminou no 0800 :)
CM-R1200-GS
15-12-2015, 10:50
Só para registro do amigos, mais uma com o mesmo problema .......
Não foi a AZULONA.
Foi a moto de um amigo, uma LC 14/14, com 15.000 km, como está na garantia, ainda não falaram nada de valor, mas o veredito:
"Água e Terra"
Tá vendo porque não ponho minha gorda na terra? :o
CM-R1200-GS
15-12-2015, 17:47
Tá vendo porque não ponho minha gorda na terra? :o
Voce não põe ela na terra porque suja.
E dai, não pode colocar ela na sala que a mulher fica brava !!!!!!
RicBoris
15-12-2015, 22:29
Voce não põe ela na terra porque suja.
E dai, não pode colocar ela na sala que a mulher fica brava !!!!!!
Kkkkkkk... eu prefiro suja.
Que cara COXINHA!
Moro no 18. andar do meu prédio.
Ia ficar meio complicado colocar a moto na sala, mesmo limpinha.
VÃOSECRIARSEUSFIDAMÃE!!! :p
Robson Far
22-12-2015, 12:14
Coifa trocada e cardã lubrificado com graxa na Autokraft. O gerente da oficina me falou que adotou um procedimento bem legal. Todas as revisões de 10.000 nas GS 1200, a oficina fará a inspeção da coifa e lubrificação com graxa do eixo cardã. Gostei muito dessa atitude, pois não consta como padrão de revisão. A iniciativa foi dele! Percebi que o furo na minha coifa apareceu depois de ter andado com a patroa com a suspensão no modo soft. Pode ter alguma relação, pois com a traseira mais macia e pesada, as duas partes do cardã se movimentam muito mais do q o normal.
Mcolnagosp
22-12-2015, 22:08
Provavelmente sua versão era uma mais fina, igual a minha que rasgou. No meu caso, foi no modo enduro, fazendo o curso de Offroad.
Acho que o cardã dá uma "mordida" na coifa com o movimento da suspensão.
Robson Far
23-12-2015, 08:38
Provavelmente sua versão era uma mais fina, igual a minha que rasgou. No meu caso, foi no modo enduro, fazendo o curso de Offroad.
Acho que o cardã dá uma "mordida" na coifa com o movimento da suspensão.
Marcelo, com certeza o cardã morde a coifa!as duas partes do braço trabalham quase q independente. A coifa q colocaram na minha parece ser da mesma qualidade. Mas quando verifiquei de uma GS zero 2016, pude perceber que essa é bem mais rígida.
Mcolnagosp
23-12-2015, 10:59
Robson, troquei a coifa duas vezes. A primeira foi um acidente, provavelmente alguém escorregou uma chave e deu um furo por cima. Trocara, na Caltabiano.
A segunda vez foi como descrevi acima. Dessa vez troquei na Eurobike. Com as duas em mãos, percebi que essa segunda, da Eurobike, era mais rígida e grossa, enfim, de melhor qualidade. Pode ser que eles usaram na sua uma igual à primeira que trocaram.
Robson, troquei duas vezes a minha coifa. A primeira foi acidente com chave de fenda, mas a segunda no curso, como relatei. Com as duas nas mãos, percebi que a segunda, trocada na Eurobike, que está na moto, é muito mais grossa e rígida que a primeira, trocada na Caltabiano.
Ufa, depois de 1 hora li esse tópico todo
Aconteceu o mesmo com um amigo que tem uma GS1200 2012
No caso dele, o cardã foi trocado pela BMW sem custo, mesmo fora do período de garantia.
Eu concordo com o que disse o Trovao, esse negócio de dizer que a coifa cortada é responsável por esse problema é estranho.
Marcelo, com certeza o cardã morde a coifa!as duas partes do braço trabalham quase q independente. A coifa q colocaram na minha parece ser da mesma qualidade. Mas quando verifiquei de uma GS zero 2016, pude perceber que essa é bem mais rígida.
Percebe-se que a BMW tem usado borrachas de má qualidade nos produtos
Foi feito isso nas manoplas das f800, onde foi feito recall "informalmente" das mesmas, e agora o problema na borracha das coifas
Vou ficar de olho nas borrachas da minha 800 zero[emoji102][emoji102]
Senhores boa noite.
Final da novela, cardã novo instalado hoje na Autokraft, venho aqui publicamente agradecer o empenho e profissionalismo do gerente da oficina, Sr. Wagner e equipe.
E que venha projeto Alaska 2017.:D
Robson Far
12-01-2016, 21:05
Senhores boa noite.
Final da novela, cardã novo instalado hoje na Autokraft, venho aqui publicamente agradecer o empenho e profissionalismo do gerente da oficina, Sr. Wagner e equipe.
Kranio, estive lá há 15 dias pra trocar a coifa q rasgou tb. O gerente Wagner é gente boa e nos deixa sempre a vontade é bem informado de tudo. Comentei sobre o seu caso e ele lembrou na hora. Ele me falou q adotou um procedimento na revisão de 10.000. Vai abrir o cardã de todas as motos e verificar se existe a necessidade de lubrificação e verificar tb a coifa. Achei muito boa essa iniciativa, pois não existe esse procedimento no manual e acho q em nenhuma cc. Boa viagem! PS: Tirou foto do cardã novo? Kkk
Bom dia Robson.
Não, esqueci!!! porem acompanhei a montagem full time kkkk.
Vamos marcar um passeio com o pessoal do site aqui do RJ/Niteroi e adjacências.
Grande Abraço.
Robson Far
13-01-2016, 11:32
Bom dia Robson.
Não, esqueci!!! porem acompanhei a montagem full time kkkk.
Vamos marcar um passeio com o pessoal do site aqui do RJ/Niteroi e adjacências.
Grande Abraço.
Vamos sim! Moro em Campo Grande, zona oeste e faço,parte de um MG cachorro de Rua. Sempre fazemos um bate e volta, mas com esse calor está difícil de sair com a gorducha. Mas vamos marcar sim! Abraços.
Andre Luso
13-01-2016, 13:28
Senhores boa noite.
Que bom Kranio que deu tudo certo, tambem fui atendido pelo gerente Wagner, o cara acompanha seu processo e tenta agilizar o máximo, mais os consultores e de matar, não consegue passar uma resposta direito.
CM-R1200-GS
13-01-2016, 16:36
Blz, Kranio.
Agora, rodar e ser feliz !!!!!!!!!!!
Robson Far
13-01-2016, 23:21
Que bom Kranio que deu tudo certo, tambem fui atendido pelo gerente Wagner, o cara acompanha seu processo e tenta agilizar o máximo, mais os consultores e de matar, não consegue passar uma resposta direito.
Pqp! Tem um consultor baixinho chamado Itamar. O cara é muito marrento, parece dono da cc. Bom mesmo era o Sergio Mouta, mas foi pra cc de Botafogo.
kkkkkkkk, isso mesmo, ele e a personificação do mariozinho kkkkk
Kranio, estive lá há 15 dias pra trocar a coifa q rasgou tb. O gerente Wagner é gente boa e nos deixa sempre a vontade é bem informado de tudo. Comentei sobre o seu caso e ele lembrou na hora. Ele me falou q adotou um procedimento na revisão de 10.000. Vai abrir o cardã de todas as motos e verificar se existe a necessidade de lubrificação e verificar tb a coifa. Achei muito boa essa iniciativa, pois não existe esse procedimento no manual e acho q em nenhuma cc. Boa viagem! PS: Tirou foto do cardã novo? Kkk
Uma frase sábia: "A máquina não quebra, quem quebra a máquina é o homem"! Dificilmente esses problemas são erros de projeto. Normalmente os problemas começam aparecer após a desmontagem e montagem de parte ou total dos equipamentos, por isso cada vez mais surgem os equipamentos inteligentes que se auto diagnosticam e se ajustam de forma automática. A nossa mão de obra é muito deficiente e para mecânico de moto não basta ser bom, tem que ser CUIDADOSO. Tenho receio de uma decisão dessa, do gerente criar uma sistemática de inspeção, sem a questão ter sido tratada com a engenharia do fabricante e não ser uma decisão orientada do fabricante. Nossos mecânicos são os mesmos que passam por outras lojas e vão fazendo cursos "valitas", não conhecem a engenharia das máquinas e o por que determinada coisa está projetada, aprendem a trocar os fluídos e peças, algumas poucas exceções sabem um pouco mais por interesse e perfil individual. Observo, que neste tópico mesmo já tem relato de rasgo da coifa por uma possível chave de fenda. E são esses mesmos que diagnostificam as causas dos problemas? Temos que ter cautela em analisar problemas e suas causas, isso por qualquer fabricante.
Junior_Bal
15-07-2016, 15:39
A Minha é uma 2014-2015 LC notei um barulho quando funcionava no cavalete muito parecido com esse do video..
Levei na CC Star News e segundo o chefe da oficina esse barulho é normal mas eu fiquei com a pulga atras da orelha.. mandei um e-mail ao SAC da BMW vamos aguardar
as coifas parecem estar ok
https://c1.staticflickr.com/9/8726/28046639600_106d712c27_k.jpg (https://flic.kr/p/JJomPJ)coifa1 (https://flic.kr/p/JJomPJ) by Junior-Bala (https://www.flickr.com/photos/92192672@N08/), no Flickr
https://c6.staticflickr.com/8/7765/28250081541_086a2038ba_k.jpg (https://flic.kr/p/K3n42p)coifa2 (https://flic.kr/p/K3n42p) by Junior-Bala (https://www.flickr.com/photos/92192672@N08/), no Flickr
https://www.youtube.com/watch?v=Ge7PGRFn4t0&feature=youtu.be
Osvalter
13-12-2016, 22:37
A Minha é uma 2014-2015 LC notei um barulho quando funcionava no cavalete muito parecido com esse do video..
Levei na CC Star News e segundo o chefe da oficina esse barulho é normal mas eu fiquei com a pulga atras da orelha.. mandei um e-mail ao SAC da BMW vamos aguardar
as coifas parecem estar ok
https://c1.staticflickr.com/9/8726/28046639600_106d712c27_k.jpg (https://flic.kr/p/JJomPJ)coifa1 (https://flic.kr/p/JJomPJ) by Junior-Bala (https://www.flickr.com/photos/92192672@N08/), no Flickr
https://c6.staticflickr.com/8/7765/28250081541_086a2038ba_k.jpg (https://flic.kr/p/K3n42p)coifa2 (https://flic.kr/p/K3n42p) by Junior-Bala (https://www.flickr.com/photos/92192672@N08/), no Flickr
https://www.youtube.com/watch?v=Ge7PGRFn4t0&feature=youtu.be
teve retorno ?
sal silva
14-12-2016, 09:46
teve retorno ?
kkkk,esse SAC não serve para nada, é só H.Vou fazer o teste com a minha.
Osvalter,igual a AT velha voce não vai encontrar rs.
Osvalter
15-12-2016, 12:07
kkkk,esse SAC não serve para nada, é só H.Vou fazer o teste com a minha.
Osvalter,igual a AT velha voce não vai encontrar rs.
te mandei e-mail, recebeu ?
P.ALMEIDA
19-12-2016, 15:33
Hoje deixei minha ADV LC 14-15 pra revisão de 30 mil na Power e relatei barulhos no cardan e motor. Minha VStrom DL 1000 com configuração antiga não fazia metade desses barulhos. O atendente Leo me disse que era praticamente característico do modelo mas que iria pedir pra olhar com carinho..... assim que sair da CC comento com vcs.
Mcolnagosp
20-12-2016, 12:59
No cavalete vai fazer barulho estranho, não tem jeito.
O ângulo entre os eixos fica grande e causa esse barulho: parece que tá moendo alguma coisa lá dentro.
Wbornelli
20-12-2016, 15:34
Verdade, o mecânico que me atende na concessionária de Londrina já me falou isto.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
P.ALMEIDA
22-12-2016, 16:47
Então...fiz a revisão de 30 mil na Power da minha ADV 14-15.
Comentei que fazia barulho no cardan e achava que nas valvulas também tinha ruido estranho. Abriram e nada acharam nas válvulas, tudo normal. Abriram o cardan, limparam, lubrificaram e disseram que tudo normal. O atendente Leo e Alan disseram que o barulho é característico do modelo. Não me cobraram a M.obra dessa verificação. Fiquei mais tranquilo depois de ler tantos relatos na net a respeito de problemas no cardan da LC. Na volta pra casa achei a moto mais silenciosa mas pode ser impressão. A borracha de vedação está integra. Comentário deles é que se ela rasgar normalmente é na parte de cima. Gostei da atenção deles. Acabou minha garantia em 27/11/16. Sugiro pedirem pra olhar o cardan quando fizerem a revisão das suas.
O detalhe é justamente esse, não consta no plano de revisão essa verificação, o que eu considero uma falha, portanto acho que todos devem solicitar a verificação e lubrificação do cardan!!!!!
Grande abraço!!!
Petrel
ÁureTupina
01-01-2017, 21:18
Olá, aninha e Gs1200 Premium 2009 com 45.000 km
Estou info para o Ushuaia e estou parado a dois dias em Puerto Madryn,comecou um barulho muito forte e a roda traseira parece solta,tudo indica rolamento do diferencial quebrado mais tbm tem um barulho no cardã, tive que arrumar uma caminhonete para resgatar e me levar até Madryn que estava a 150 km de distância.Minhas coifas estavam ressecadas e passei uma cola de motor por cima para garantir,as concessionárias não tinham a coifa e já estava para viajar.
Aqui vai ser difícil um mecânico mais vou abrir para ver o que acontece é depois falo.
Talvez tenha que mandar vir um diferencial completo do Brasil, vamos ver!!
Caramba rapaz, que pena um transtorno desse numa viagem dessas..
Mas é o seguinte, se a roda ficou bamba deve ser o rolamento sim, nessa condição haverá barulho mesmo, é bem provável que o cardan esteja perfeito!!!! Vai nos mantendo informado aí, quem sabe podemos ajudar de alguma forma!!!!
Grande abraço!!!
Petrel
P.ALMEIDA
04-01-2017, 09:55
Olá, aninha e Gs1200 Premium 2009 com 45.000 km
Estou info para o Ushuaia e estou parado a dois dias em Puerto Madryn,comecou um barulho muito forte e a roda traseira parece solta,tudo indica rolamento do diferencial quebrado mais tbm tem um barulho no cardã, tive que arrumar uma caminhonete para resgatar e me levar até Madryn que estava a 150 km de distância.Minhas coifas estavam ressecadas e passei uma cola de motor por cima para garantir,as concessionárias não tinham a coifa e já estava para viajar.
Aqui vai ser difícil um mecânico mais vou abrir para ver o que acontece é depois falo.
Talvez tenha que mandar vir um diferencial completo do Brasil, vamos ver!!
Que zica..... boa sorte na solução e espero que siga a viagem....tenta mandar informação de como resolveu.... o mau estado dessa coifa do cardan parece ser responsável por alguns problemas que tenho visto na net......
Alguma novidade por aí Irmão??? Resolveu a questão???
Grande abraço!!!
Petrel
sal silva
30-03-2017, 13:05
Por conselho do pessoal aqui no forum,hoje fui fazer a revisão e solicitei ao consultor uma revisão do eixo-cardã.O consultor me falou que o serviço só é realizado com a troca de todos os parafusos (que não tinha na CC),e mais mao de obra de 120 reais.No caso, teria que importar os parafusos e levar na CC.Brincadeira,ou eu falo com o Ice para meter a porrada na mesa ou vou ter que me virar e fazer sozinho.Meu pai sempre me falou que se eu quisesse ter uma BMW ,teria que ter bala na agulha para mantela-a.:mad::(
P.ALMEIDA
30-03-2017, 14:45
Sal, mesmo problema comigo, a minha está na Power e esses parafusos devem chegar 6 de abril, parece brincadeira mas querem trocar até os 3 parafusos do guarda barro por segurança, devem ter levado alguma cacetada de algum cliente, eu sugiro levar em outra CC, Eurobike dizem que o mecânico Samuel é muito bom, ou testar a Beto motos. Power pra mim será apenas uma CC pra tomar café e ver roupa.
sal silva
30-03-2017, 15:06
Sal, mesmo problema comigo, a minha está na Power e esses parafusos devem chegar 6 de abril, parece brincadeira mas querem trocar até os 3 parafusos do guarda barro por segurança, devem ter levado alguma cacetada de algum cliente, eu sugiro levar em outra CC, Eurobike dizem que o mecânico Samuel é muito bom, ou testar a Beto motos. Power pra mim será apenas uma CC pra tomar café e ver roupa.
Almeida,essa manutenção não deve ser muito difícil de fazer, a não ser que voce não tenha tempo.Para mim Sao Paulo fica meio complicado.Abrax.
P.ALMEIDA
30-03-2017, 15:14
Longe pra mim também, Power era o mais conveniente, soube que Eurobike e Caltabiano tem serviço leva e traz free.
sal silva
30-03-2017, 15:39
Longe pra mim também, Power era o mais conveniente, soube que Eurobike e Caltabiano tem serviço leva e traz free.
Legal,nao sabia.Achei esse video.https://www.youtube.com/watch?v=s3HWqRC3D2s
Legal,nao sabia.Achei esse video.https://www.youtube.com/watch?v=s3HWqRC3D2s
Esse video é para a GS a AR. Na LC o cardã é do outro lado.
Por conselho do pessoal aqui no forum,hoje fui fazer a revisão e solicitei ao consultor uma revisão do eixo-cardã.O consultor me falou que o serviço só é realizado com a troca de todos os parafusos (que não tinha na CC),e mais mao de obra de 120 reais.No caso, teria que importar os parafusos e levar na CC.Brincadeira,ou eu falo com o Ice para meter a porrada na mesa ou vou ter que me virar e fazer sozinho.Meu pai sempre me falou que se eu quisesse ter uma BMW ,teria que ter bala na agulha para mantela-a.:mad::(
Sal, foi mais ou menos o mesmo que ocorreu comigo quanto ao painel/farol. A cc queria trocar os coxins e parafusos a 350,00 e espera de 10 dias úteis, e o pessoal da Beto Motos resolveu com 4 marteladas a custo zero. Se organiza aê pra achar um tempo e vir a Sumpaulo. Acho que vai valer a pena.
sal silva
31-03-2017, 10:12
Esse video é para a GS a AR. Na LC o cardã é do outro lado.
Entao vai ver meu video que postei aqui do Caminho da fé,esta bombando no You Tubis:p.
Meu querido corneteiro,nao achei o procedimento nas LCs,mas acredito que não seja muito diferente.:p
Valeu Alessandro,tenho que arrumar tempo e coragem para ir a Sunpaulo rs,com certeza ficarei mais tranquilo na Bolivia rs.Abrax
Rapaziada chic é outro nível, eu juntei numa garagem de um amigo aqui no Rio 6 motos, colocamos umas carnes na churrasqueira e foi só alegria!!!! Kkkkkkk todas operando na boa!!! Apenas a 2009 tinha oxidação e quase nenhuma graxa!!!! Não trocamos parafusos nenhum, todos foram reutilizados e apertados com torquímetro!!!!
Usamos loctite pra travar as porcas e parafusos!!!
Grande abraço!!!
Petrel
sal silva
31-03-2017, 22:19
Rapaziada chic é outro nível, eu juntei numa garagem de um amigo aqui no Rio 6 motos, colocamos umas carnes na churrasqueira e foi só alegria!!!! Kkkkkkk todas operando na boa!!! Apenas a 2009 tinha oxidação e quase nenhuma graxa!!!! Não trocamos parafusos nenhum, todos foram reutilizados e apertados com torquímetro!!!!
Usamos loctite pra travar as porcas e parafusos!!!
Grande abraço!!!
Petrel
Nao deve ter sido nenhum bicho de 7 cabeças,né?Tinha alguma LC?Esse parafusos descartáveis são soda heheh,cada uma.$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Um absurdo isso acima!
Na minha GSA 14/14 com 44000 km solicitei a troca da coifa em ago/2016 (que não estava rasgada).Entretanto, constatou-se que o eixo estava colado nas duas extremidades, conseguiram retirar primeiramente a ponta ligada ao motor e só depois a do diferencial. Contudo, sem ferramentas adequadas, conseguiram tal proeza a golpes de marreta e talhadeira o que ocasionou enormes mossas nas duas extremidades, mesmo depois de esmerilhar uma das pontas do eixo. O responsável pela barbeiragem foi o gerente pós-venda... Nem a cc e nem a bmw assumiram o prejuízo...
Putz, é cada uma que acontece, que absurdo!!!!
Nas AC também existe a recomendação no manual de serviço pra trocar os parafusos e porcas sempre que abrir, porém decidimos fazer o travamento químico e estão perfeitas!!!
Grande abraço!!!
Petrel
sal silva
01-04-2017, 08:32
Putz, é cada uma que acontece, que absurdo!!!!
Nas AC também existe a recomendação no manual de serviço pra trocar os parafusos e porcas sempre que abrir, porém decidimos fazer o travamento químico e estão perfeitas!!!
Grande abraço!!!
Petrel
Se os parafusos tivessem um preço normal que um parafuso tem ,até não teria problema.Nao quero nem saber o preço desses parafusos na CC heheheh.Minha Sahara é muito boa, 24 anos com o mesmo parafuso kkkkkk
ps.Pelo que me falaram o torque excessivo aplicado nos parafusos causa fadiga dos mesmos,sendo obrigatória a troca.Parafuso ching ling kkkk.
Mcolnagosp
01-04-2017, 16:27
Reparem que o cardã está com aspecto feio, parecendo com corrosão.
Os desesperados logo falariam que tem que trocar, mas isso é normal até certo ponto. Trata-se de uma peça fundida e sujeita às intempéries, apesar de haver uma coifa no local. Basta uma limpeza, graxa e está novinho novamente.
Esses comentários acima são sobre o video na página anterior.
Já presenciei a troca de 3 coifas, duas na GS anterior e uma nessa ADV. Acho que eles acertaram o problema da coifa simplesmente colocando um anel no interior. Agora ela está mais firme e não afunda ou dobra.
Em todos os casos houve lubrificação do cardã e não trocaram nenhum parafuso.
Um absurdo isso acima!
Na minha GSA 14/14 com 44000 km solicitei a troca da coifa em ago/2016 (que não estava rasgada).Entretanto, constatou-se que o eixo estava colado nas duas extremidades, conseguiram retirar primeiramente a ponta ligada ao motor e só depois a do diferencial. Contudo, sem ferramentas adequadas, conseguiram tal proeza a golpes de marreta e talhadeira o que ocasionou enormes mossas nas duas extremidades, mesmo depois de esmerilhar uma das pontas do eixo. O responsável pela barbeiragem foi o gerente pós-venda... Nem a cc e nem a bmw assumiram o prejuízo...
Imagino o pessoal da BMW da Alemanha o que pensaria sabendo disso...