PDA

Ver Versão Completa : Vazamento óleo bengala R1200GS LC



Marco VD
29-12-2015, 12:01
Pessoal:

Percebi um pequeno vazamento de óleo na bengala lado direito. Bem pouco mesmo mas deu para perceber passando um guardanapo.
Alguém já teve esse problema?
Alguém sabe o p;n ou a medida desse retentor?

Obg, Marco

Gunar
29-12-2015, 13:51
Ocorreu a mesma coisa na minha moto, mas na bengala esquerda. A BMW negou a garantia dizendo tratar-se de "causa externa". Significa que a fábrica alega que bateu uma pedra na bengala, nicando a mesma, por onde vaza o óleo. Um total absurdo, uma vez que a bengala da 1200 fica protegida. Estou convencido que é problema de material. Como não tem conversa com a fábrica, fui buscar soluções. Para trocar o conjunto seriam quase R$ 4.000,00. Pode-se ainda fazer nova cromagem da bengala a uns R$ 200,00. Mas a concessionária fez um polimento e aparentemente resolveu o problema.

Mcolnagosp
29-12-2015, 14:49
Gunar, não entendi!

O polimento resolveu, aparentemente, então foi algum objeto que bateu e fez um vinco por onde o óleo escapa?

Marco VD
29-12-2015, 16:46
Gunar:
O meu problema é só o retentor...

Gunar
30-12-2015, 15:45
Eu tbem achava que o problema era somente o retentor, mas não é. O laudo da concessionária diz que tem uma minúscula batida de pedra por onde sai o óleo. E para resolver não adianta só trocar o retentor. Tem que trocar toda a bengala. Ou seja, tem um minúsculo baixo relevo, que pode ser batida de pedra (o que eu acho pouco provável), ou tem algum defeito no revestimento cromado da bengala. O consultor diz que já teve diversos casos da 1200 com "batida de pedra". Agora observe bem a bengala e tente descobrir como uma pedra conseguiria bater com tal força a ponto de marcar a bengala. Ela esta protegida pela carenagem, acho impossível. A BMW nega a garantia, alegando mau uso/agente externo. Claro que todo mundo concorda, inclusive a concessionária, que a probabilidade de isso acontecer é mínima. Então efetuaram um polimento na bengala, assim deve ter diminuído o relevo e parou de vazar. Levei numa tornearia que faz cromagem e o proprietário analisou e disse que aparentemente não tem nada. Disse que para vazar óleo teria que ter uma batida mais forte, mais visível, o que não tem. E me tranquilizou dizendo que uma simples cromagem resolveria, com custo entre R$ 150 e R$ 200. Então por enquanto estou tranquilo. Mas na minha opinião é defeito de fabricação, ou da bengala, ou mesmo do retentor.

Eder
18-02-2016, 14:24
Vamos lá no Púlpito para testar.

otavio82
07-09-2017, 23:35
Pessoal:

Percebi um pequeno vazamento de óleo na bengala lado direito. Bem pouco mesmo mas deu para perceber passando um guardanapo.
Alguém já teve esse problema?
Alguém sabe o p;n ou a medida desse retentor?

Obg, Marco

Passei pelo mesmo problema e resolvi assim. Fiz esse vídeo pra ajudar quem procurar. Desculpem desenterrar o tópico.

Abraços.


https://youtu.be/1_4iWGlxX2M

Reiner
22-10-2020, 15:23
Pessoal, a minha comecou a merejar oleo nas 2 bengalas....
Fiz alguns orcamentos, o PIU nem atendeu o telefone, deve ser muito ocupado, com mecânicos renomados. Por incrivel que pareça, a Eurobike de Ribeirão Preto, foi o melhor preço. Com o serviço, atendimento e comodidades nota 10....sem falar na garantia.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
22-10-2020, 16:33
Passei pelo mesmo problema e resolvi assim. Fiz esse vídeo pra ajudar quem procurar. Desculpem desenterrar o tópico.

Abraços.


https://youtu.be/1_4iWGlxX2M


Achei essa dica muito interessante e faz todo o sentido. Acho que vale a pena tentar limpar.

https://youtu.be/1_4iWGlxX2M

Se não funcionar, pelo menos tentou e aí vai para a troca de retentores, como já programado.

Reiner
22-10-2020, 17:30
Guilherme, achei interessante e fiz a limpeza conforme demonstrado no vídeo, mas no meu caso não resolveu. ..
Acredito que em motos mais novas deve surtir efeito a limpeza.

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Gnegraes
22-10-2020, 18:02
Guilherme, achei interessante e fiz a limpeza conforme demonstrado no vídeo, mas no meu caso não resolveu. ..
Acredito que em motos mais novas deve surtir efeito a limpeza.

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Reiner,

Não sei se é o caso de mais nova ou não.
Sempre pode entrar uma pequena partícula e abrir uma brecha no lábio do retentor.
Mas vale a tentativa, afinal é "de grátis"....

Trocou os retentores? Ficou bom?

Reiner
22-10-2020, 18:28
Tive trocar, no caso, as borrachas do retentor chegaram no limite, acho que não era pó.
Ficou muito bom....
Peças originais e serviço de primeira....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

P.ALMEIDA
23-10-2020, 10:02
Pessoal, a minha comecou a merejar oleo nas 2 bengalas....
Fiz alguns orcamentos, o PIU nem atendeu o telefone, deve ser muito ocupado, com mecânicos renomados. Por incrivel que pareça, a Eurobike de Ribeirão Preto, foi o melhor preço. Com o serviço, atendimento e comodidades nota 10....sem falar na garantia.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


O Piu está de férias no NE.

Reiner
23-10-2020, 10:26
Danado....então é isso...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk