PDA

Ver Versão Completa : Voces cumprimentam os pessoas quando estao motocando ?



sal silva
12-04-2016, 21:42
Está uma onda de posts a respeito de motociclistas se cumprimentando ou não nas estradas, que, lá pelos anos 80/90 era o mais comum, pois as motos eram em bem menos quantidade e diversidade. Mas vamos sair do universo das motos e entrar no universo humano. Não são as motos, as tribos, os estilos que causaram essa mudança, se é que houve mudança.

Existem várias linhas de pensamento:
1) Realmente as pessoas estão menos simpáticas.
2) Os "das antigas" continuam por aí, cumprimentando muitas vezes os "novos" que não tem esse hábito.
3) Os estilos diferentes causou um "bairrismo separatista".
4) Com muitos "novos" motociclistas, a habilidade não está tão desenvolvida que o fato de olhar e cumprimentar é arriscado.
5) Questão de educação, falta de atenção, ….etc…vai longe...

Noto que não é no motociclismo apenas, as pessoas estão diferentes…é raro ver alguém dar um bom dia ao porteiro do prédio, ao cobrador do ônibus, ao guarda do shopping, ao gerente do hotel, ao vizinho dentro do elevador, enfim, o ser humano está "diferente". Mas noto isso mais nas cidades grandes e em seus habitantes. Correria? Preocupação? Dívidas? Problemas de saúde? Muitas justificativas…

O que nos impede de dar um simples "bom dia"? Esqueçam a moto…pensemos no ser humano…são eles que estão em cima delas...

Penso o seguinte:
Como cumprimento até sombra, e sou feliz assim, acho que, um hábito que julgo não ser o mais "legal", não pode mudar o meu jeito de ser, pensar e agir. Por isso, o pensamento "dane-se, não cumprimento mais moto nenhuma!" está fora de cogitação, vou continuar acenando para motociclistas, adultos e crianças, árvores, sombras, enfim….gentileza gera gentileza!

O importante é estarmos bem!

OBS: essa foto, eternizada pelo meu amigo Frazão, acho incrível!
O que causou uma "motona" passar e cumprimentar o pai com seu instrumento de trabalho e o filho, com sua bicicleta na beira da estrada? Não faço idéia! Mas com certeza foi algo muito legal para mim, é o suficiente.

Rromagnani
12-04-2016, 21:47
Cumprimento todos nas estradas e a maioria em SP! Muitas vezes fico "no vácuo" como dizem mas faz parte!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

CM-R1200-GS
12-04-2016, 22:28
Eu sempre cumprimento.

Mas raras vezes recebo retorno.

É uma pena, mas vou continuar cumprimentando.

sal silva
12-04-2016, 22:48
Aqui no Brasil já desisti,a maioria das vezes fico no vácuo,as vezes o pessoal de BMW te cumprimenta mas não são todos,os caras de speed quando não passam voando também nada,pessoal de Custom alguns,Harleyros então Big head,os de moto pequena so olham para moto rs.Viajando pela Argentina,Chile,por incrível que pareça os Brasileiros são os mais antipáticos(talvez por serem maioria nestas viagens),gringos,Argentinos ,Chilenos sempre falam alguma coisa,um alo pelo menos.Mas vamos em frente,os tempos mudaram mas quem quiser bater um papo na estrada ou necessitar de ajuda sempre estarei a disposição.

RicBoris
12-04-2016, 22:49
Cumprimento. 50% de retorno.

Iceman
13-04-2016, 00:49
Na boa? Eu cumprimentava quando tinha minha CB400 e XLX350. Existia uma espécie de "cumplicidade" ou "irmandade" como queiram, entre os motociclistas.
Não existiam "moto-boys", nem "rolezinhos".

Hoje em dia não cumprimento mais.

1. Porque raramente recebo o retorno
2. Não sei se o cara que estou cumprimentando não acabou de roubar a porra da moto e matar o verdadeiro proprietário.
3. Do jeito que o transito está hoje, piloto tão concentrado no trânsito que até me esqueço de cumprimentar.

Sei que minha resposta não é "politicamente correta", mas é a verdade.

HugoFalcão
13-04-2016, 01:00
Sempre cumprimento! Realmente tem aqueles que nem olham. kkkk Mas... como fui educado, não deixo passar em branco e sempre cumprimento sim.

Uma coisa que acho muito massa é quando estou no trânsito travado aqui em Maceió e, ao tentar passar pelo corredor, vejo que os caras dos caros fecharam, mesmo sem querer ou por desatenção... mas como chego numa boa, sem dar aquelas aceleradas e sempre devagar, noto que a reação dos motoristas dos carros é bem diferente de quando vejo alguns amigos meus que chegam já dando aceleradas, forçando passagem... sempre me dão passagem e eu faço questão de parar do lado e agradecer. Se não der pra parar, passo mais devagar ainda para que possa agradecer! E o engraçado é que minha esposa tem esse mesmo espírito... quando ela está na garupa comigo na moto, sempre agradece, mesmo que eu agradeça! :)

Acho que nosso comportamento como motoqueiros, motociclistas ou seja lá do que queiram ou gostem de chamar, faz toda a diferença! Até na estrada acontece o mesmo... se chego em algum veículo para ultrapassar, por exemplo, chego devagar, na boa, mostrando que não vou forçar passagem, que estou ali de boa. E sempre, sempre mesmo a reação é a mesma... cordialidade por parte dos motoristas! Claro que tem aqueles que deixaram a educação em casa ao sair para pegar uma estrada, mas o negócio é fazermos a nossa parte. :) Minha mãe sempre diz: "a gente dá o que tem pra dar!" Quer dizer, como é que o cara vai retribuir um gesto de educação ou gentileza se não sabe o que é aquilo. :D

Pois sempre cumprimento todo mundo nas ruas e estradas... de moto, carro, caminhão, charrete, carroça, o que for, até os pedestres que curtem uma moto e olham quando a gente passa! :)

Bom, é isso... trminei fazendo uma redação! kkk

Grande abraço a todos! ;)

Didio
13-04-2016, 15:15
Cumprimentar SEMPRE senhores!!! Principalmente na estrada! Sempre cumprimento faço sinal de mão e pisco o farol! SEMPRE!!
Esse "bairrismo" de tribo de BM, Harleyros, jaspions que não se sabe porque começaram a não se cumprimentar em certas situações e ate mesmo a serem intolerantes uns com os outros e etc... e uma merda para o motociclismo. MOTO é MOTO e Motociclista é Motociclista, independente da moto que está pilotando... Claro que algumas vezes seu "cumprimento" não é correspondido mas nesse caso o cara que te deixou no vácuo com certeza não é motociclista é apenas um usuário da Moto,rs.
Em fim .. sou da opinião de cumprimentar SEMPRE, avisar SIM qnd tem algum acidente ou ate mesmo BLITZ na estrada ( não me venha com esse papo que o cara que está sendo avisado pode ser um ladrão e estar com uma moto roubada e o seu aviso irá faze-lo escapar..bla bla..balela. não concordo).
Tem que ser mais suave a interação de quem anda pelas estradas.. acho que ta existindo muita "Marra" ou "pseudo-Marra" entre os motociclistas hj em dia... Mas é um assunto interessante que pelo menos no meu grupo sempre é discutido na mesa do buteco o resgate do "Motociclismo Boa Praça"..
Pode ser excesso de romantismo... ou saudosismo... em fim..rs

Luis Plein
13-04-2016, 19:37
Cumprimento. E quando estou em viagem longa, cumprimento todos os camioneiros que ultrapasso, afinal, não sei lá na frente não precisarei de ajuda.

RicBoris
13-04-2016, 22:21
Cumprimento. E quando estou em viagem longa, cumprimento todos os camioneiros que ultrapasso, afinal, não sei lá na frente não precisarei de ajuda.
Os caminhoneiros (ou pelo menos a maioria deles) são camaradas com os motociclistas. Vi isso em 2013 quando rodei meio Brasil. Os caras são irmãos!

AD-1512
13-04-2016, 22:50
Prezados,
Eu também costumo cumprimentar, principalmente em estradas. Nos semáforos no trânsito, também, quando dá tempo; se os motoboys olham eu aceno com a cabeça, ou até um joinha, e em quase 100% das vezes eles retribuem, muitos surpresos por verem o cara da BM na "humildade". Acho que vale a pena. Também pelos outros, mas principalmente por mim mesmo. Sinto alegria em fazer parte desse universo privilegiado e fico contente quando vejo alguém que partilha da mesma condição. Muita gente não age com educação e respeito porque não aprendeu; quem sabe vendo outros fazendo não se anime a fazê-lo tb? Acho que se cumprimentamos, contribuímos pra melhorar o ambiente em geral, no trânsito, pois como foi dito, as pessoas estão mais fechadas, com receio de serem assaltadas, com trânsito impossível, muitas vezes distraídas (whatsapp ao volante), o que é compreensível, mas com o que não me conformo. Nem por isso, creio eu e com respeito a quem discorda, acho que não vale a pena tentar ser mais "friendly". Isso vale tb para ultrapassagens, corredores, etc. Aliás, se tem uma coisa que me deixa p..., mas p.... pra valer são caras de speed rasgando do nada, tirando finas milimétricas e dando aquelas bombadas no acelerador ... Péssima atitude, péssimo exemplo e que pode trazer péssimas consequências. Enfim. Adicionalmente existe a questão da solidariedade, pois uma hora ou outra poderemos precisar de ajuda, que certamente ficará mais difícil pra quem passou a milhão acelerando, xingando, tirando finas, mas vai sobrar pra quem foi respeitoso, consciente e até mandou um joinha pro cara que abriu pra ele passar mais folgado no corredor. Acho que vale a pena! Abs aos companheiros


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

ANDRELUST
15-04-2016, 10:46
Sim.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Nicolau
15-04-2016, 10:51
Na estradas longe das capitais sim,ficamos mais relaxado ;)

MarcioT
16-04-2016, 14:34
Sempre cumprimento e tenho retorno na maioria das vezes. A estatística é, pessoal com BM 99%, outras BT 90%, jaspions 0% eles tem tanta pressa de chegar ao destino para aliviar as dores nas costas por isso não cumprimentam, HD 5% são aqueles treinados e com muitos km de estrada que já tem a manha de rodar alguns metros com uma mão no guidom sem cair por causa da vibração tipo britadeira....... Rsrsrs

Eder
18-04-2016, 00:59
Eu sempre fazia um v com os dedos. Agora que virou moda, não faço mais, a não ser que o outro faça. Sou rebelde, mas não sou malcriado, pelo menos não muito.

sal silva
18-04-2016, 09:29
Prezados,
Eu também costumo cumprimentar, principalmente em estradas. Nos semáforos no trânsito, também, quando dá tempo; se os motoboys olham eu aceno com a cabeça, ou até um joinha, e em quase 100% das vezes eles retribuem, muitos surpresos por verem o cara da BM na "humildade". Acho que vale a pena. Também pelos outros, mas principalmente por mim mesmo. Sinto alegria em fazer parte desse universo privilegiado e fico contente quando vejo alguém que partilha da mesma condição. Muita gente não age com educação e respeito porque não aprendeu; quem sabe vendo outros fazendo não se anime a fazê-lo tb? Acho que se cumprimentamos, contribuímos pra melhorar o ambiente em geral, no trânsito, pois como foi dito, as pessoas estão mais fechadas, com receio de serem assaltadas, com trânsito impossível, muitas vezes distraídas (whatsapp ao volante), o que é compreensível, mas com o que não me conformo. Nem por isso, creio eu e com respeito a quem discorda, acho que não vale a pena tentar ser mais "friendly". Isso vale tb para ultrapassagens, corredores, etc. Aliás, se tem uma coisa que me deixa p..., mas p.... pra valer são caras de speed rasgando do nada, tirando finas milimétricas e dando aquelas bombadas no acelerador ... Péssima atitude, péssimo exemplo e que pode trazer péssimas consequências. Enfim. Adicionalmente existe a questão da solidariedade, pois uma hora ou outra poderemos precisar de ajuda, que certamente ficará mais difícil pra quem passou a milhão acelerando, xingando, tirando finas, mas vai sobrar pra quem foi respeitoso, consciente e até mandou um joinha pro cara que abriu pra ele passar mais folgado no corredor. Acho que vale a pena! Abs aos companheiros
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

As vezes saio de casa calmo, sou gentil(muita gente nem acena para dizer obrigado),dou passagem, não forço a barra. Mas depois da falta de retorno das pessoas, agressividade, banalidade, maldade de alguns , falta de respeito, responsabilidade e educaçao ao dirigir, mudo meu humor e começo a praticar uma pilotagem mais agressiva e que na verdade é uma pilotagem defensiva. Infelizmente funciona mais ou menos assim, você entra no ring ,começa a luta e seu oponente parte para cima atropelando, qual sua reação? Ou você é massacrado ou reage a altura. Infelizmente (eu não curto),mas é assim que funciona nesta vida competitiva e tola.

AD-1512
18-04-2016, 14:31
Pois é Sal, eu também passo por isso. E várias vezes vivi exatamente o que vc descreveu. Certamente isso se repetirá. A correria, a falta de educação, de respeito, de solidariedade vão consumindo as nossas baterias. É uma luta difícil, diária e, ao que parece, sem retorno imediato. Vamos em frente. E sempre que der, recarregando essas baterias, pq elas são muito importantes. Mudando um pouco o enfoque do tema, achei muito legal o que vc falou de pilotagem mais agressiva, ou defensiva. Recentemente saiu um artigo bacana numa revista dos EUA que eu recebo e que tratava exatamente disso. Em síntese, o articulista propõe que sempre adotemos uma postura defensiva ao pilotar, ainda que para isso sejamos um pouco "agressivos", querendo dizer que devemos ser mais ativos e sabermos, de um lado, usar todo o potencial dos nossos pontos fortes (agilidade, visão periférica maior) para minimizar os nossos pontos fracos (tamanho, visibilidade pelos outros); um exemplo disso é trafegar junto aos carros na mesma velocidade (que agonia me dá qdo vejo isso), às vezes lado a lado - a ideia é sempre ficarmos o mais distantes possível, usando a nossa agilidade, para sermos vistos e reduzindo o nosso ponto fraco. É isso, meu caro! Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
18-04-2016, 15:00
Pois é Sal, eu também passo por isso. E várias vezes vivi exatamente o que vc descreveu. Certamente isso se repetirá. A correria, a falta de educação, de respeito, de solidariedade vão consumindo as nossas baterias. É uma luta difícil, diária e, ao que parece, sem retorno imediato. Vamos em frente. E sempre que der, recarregando essas baterias, pq elas são muito importantes. Mudando um pouco o enfoque do tema, achei muito legal o que vc falou de pilotagem mais agressiva, ou defensiva. Recentemente saiu um artigo bacana numa revista dos EUA que eu recebo e que tratava exatamente disso. Em síntese, o articulista propõe que sempre adotemos uma postura defensiva ao pilotar, ainda que para isso sejamos um pouco "agressivos", querendo dizer que devemos ser mais ativos e sabermos, de um lado, usar todo o potencial dos nossos pontos fortes (agilidade, visão periférica maior) para minimizar os nossos pontos fracos (tamanho, visibilidade pelos outros); um exemplo disso é trafegar junto aos carros na mesma velocidade (que agonia me dá qdo vejo isso), às vezes lado a lado - a ideia é sempre ficarmos o mais distantes possível, usando a nossa agilidade, para sermos vistos e reduzindo o nosso ponto fraco. É isso, meu caro! Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Perfeito, é isso ai mesmo.A potência do motor da 1200 ajuda bastante a fugir destas situações de perigo.Abraços.

Reginaldo
18-04-2016, 17:56
Sempre que vejo um motociclista/motoqueiro eu cumprimento dando sinal de luz, levantando o braço ou abaixando a cabeça. Nao faço isso sempre porque em alguns momentos estou concentrado na estrada a minha frente e nao vejo muito quem vem na pista contrária, isso ocorre mais em rodovia duplicada.
Quando saí da Fazer 250 e pulei pra uma XT660R disse à meus amigos que se notarem que eu ficasse esnobe era pra me darem lição de moral. Nao é porque estou numa moto maior que tenho que ser esnobe.

Anibal
05-05-2016, 22:26
Eu e minha esposa sempre cumprimentamos os irmãos motociclistas ... muitos não retribuem por qualquer razão, é assim mesmo ... sempre tomo a iniciativa e faço com satisfação, cumprimento sem cobrar que correspondam, cumprimento por prazer e iniciativa de comunicação e irmandade ...cumprimentamos até os que estão na outra mão em via de canteiro central quando em rodovias, principalmente .... como é prazeiroso cruzar com irmãos motociclistas

Wbveng
06-05-2016, 08:13
[emoji1417]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

CM-R1200-GS
06-05-2016, 09:16
Eu costumo cumprimentar, sempre que posso, pois as vezes as condições do momento não permitem.

Mesmo que não haja retribuição contrária, mesmo porque o parceiro pode estar em um momento de condição que não o permita retribuir o cumprimento.

Faz bem a alma e reforça o espírito aventureiro !!!!!!!!

sal silva
06-05-2016, 09:23
Esta ultima viagem que fiz na Serra catarinense a maioria cumprimentava(até achei estranho rs), mas foi só sair de lá que tudo voltou ao normal rs.

sal silva
06-05-2016, 09:37
Eu costumo cumprimentar, sempre que posso, pois as vezes as condições do momento não permitem.

Mesmo que não haja retribuição contrária, mesmo porque o parceiro pode estar em um momento de condição que não o permita retribuir o cumprimento.

Faz bem a alma e reforça o espírito aventureiro !!!!!!!!

Isso é verdade,nem sempre dependendo do momento, da para retribuir

PabloTiago
08-05-2016, 10:16
Moçada,
Sabado fiz um BV no turvo em Capitólio, e passei por mais de uns 50 motociclistas, e como de costume, cumprimentei todos.
Se nao me engano somente uns dois retribuiram o gesto.
Muito triste isso!


Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

edgargangi
08-05-2016, 12:05
Eu concordo com o Cassio, uma ocasião o simples fato de acenar, me fez perder totalmente a concentração e me coloquei em uma situação de risco que hoje procuro evitar.
Curtir uma viagem é tudo de bom mas tem um limiar muito tênue do entre a atenção mínima e a desconcentração, que poderá causar dissabores. Mas fica o relato de quem não retribui mas tem a maior consideração pelos irmãos. Abraço

Enviado do meu Xperia Z2

Luizão
10-05-2016, 10:18
bom dia!

Parabéns pela honestidade. Forte abç

Denlouder
10-05-2016, 11:38
Um aceno de cabeça vale tambem? Hehehe!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

JMCoelho
10-05-2016, 14:55
Em estradas sempre e tb respondem sempre, independente da marca/modelo de moto. Na cidade, no transito, somente parado em semáforos, como ja disseram antes. Com a proliferação de motos urbanas, se for cumprimentar todos, vou levar um chão rapidinho. E ter de trocar a bateria todo mes de tanto buzinar, rsss

rppacheco
10-05-2016, 14:57
Eu tento, mas nem sempre sou correspondido, kkkkkkkkkkkkk

Barra
10-05-2016, 17:17
Eu cumprimentava sempre, hoje em dia ninguém mais dá bola, juro que parei também mas quando me cumprimentam eu retribuo o gesto sempre.

frsmachado
26-07-2016, 11:24
Na estrada cumprimento todo mundo! Motociclistas e caminhoneiros! Na cidade fica mais complicado, pois teria que travar minha mão pra cima devido à quantidade de motos.

Sapi
25-03-2017, 23:30
Aqui no Canada e Estados Unidos.. sempre cumprimentamos com um aceno de mao... a excecao eh para a turma de Harley Davidson que geralmente so cumprimenta outra harleys.... eu penso que tendo 2 rodas eh moto.. sem diferenca.... cumprimento todos...

RicBoris
26-03-2017, 00:46
Penso da mesma forma, Sapi. Não deveria haver distinção e é uma pena que alguns Harleyros hajam dessa forma discriminatória. Mas também já fui solenemente ignorado por grupos de bigtrails (a maioria deles em BMs). Enfim, a diferença quem faz é o indivíduo. Particularmente, procuro fazer a minha parte e sempre que dá eu cumprimento, nem que seja com uma buzinadinha.

sal silva
26-03-2017, 13:35
Aqui no Canada e Estados Unidos.. sempre cumprimentamos com um aceno de mao... a excecao eh para a turma de Harley Davidson que geralmente so cumprimenta outra harleys.... eu penso que tendo 2 rodas eh moto.. sem diferenca.... cumprimento todos...

Puts,entao essa soberba dos harleyros vem de longe.Outro dia puxei papo com um Harleyro no ferry e o cara sugeriu modestamente que eu comprasse uma Harley.KKKKk,só não mandei ele tomar no rabo por educação.rs
Aqui no Brasil alguns só comprimentam se a moto for caolha,caso contrario te deixam no vácuo.Eu já nem ligo mais,acabo por não cumprimentar ninguém,mas retribuo quando sou cumprimentado.Bons tempos em que as pessoas eram educadas.

Luis Plein
26-03-2017, 13:47
O Sapi tem maior propriedade pra falar sobre esse costume nos USA e Canadá , mas na minha viagem ao Alaska tive exatamente a constatação contrária, o que me chamou a atenção prazeirosamente: todos se cumprimentam, independente da moto. Evidente que sempre há exceções. Aqui, ou qualquer país, sempre cumprimento.

RicBoris
26-03-2017, 14:30
Reza a lenda, que uma figura conhecida aqui no Ceará recebera de um desafeto, um "presente". Ao abrir a caixa, tinha um par de chifres dentro. Então ele retribuiu, enviando um presente àquele desafeto que, ao abrí-lo, viu que se tratava de flores, lindas e perfumadas flores, acompanhadas de um pequeno bilhete com os seguintes dizeres: "cada um dá o que tem!". E este é exatamente o cerne deste debate: cada um dá o que tem!

P.ALMEIDA
27-03-2017, 12:27
Eu tento cumprimentar sempre e todo tipo de moto, mas percebo maior cordialidade entre os pilotos apenas nas longas viagens.

sal silva
27-03-2017, 13:53
Quando viajei pela França na década de 80 fui cumprimentado por todos os motociclistas que cruzei,lá é fantástico,acho que os Franceses são os Europeus mais apaixonados por motos. Cumprimentar,só se for na França rs.

RicBoris
27-03-2017, 14:03
Quando viajei pela França na década de 80 fui cumprimentado por todos os motociclistas que cruzei,lá é fantástico,acho que os Franceses são os Europeus mais apaixonados por motos. Cumprimentar,só se for na França rs.
As coisas mudaram muito heim?!

Antes só cruzava com francês, hoje só com onça!

[emoji16] [emoji107]

sal silva
27-03-2017, 15:46
As coisas mudaram muito heim?!

Antes só cruzava com francês, hoje só com onça!

[emoji16] [emoji107]

Vaí se lasque,eu sou internacional:p