Ver Versão Completa : BMW encerra acordo com a Dafra e vai montar as próprias motos no Brasil
A BMW encerrou a parceria firmada desde 2009 com a brasileira Dafra e passará a montar suas próprias motocicletas no país.
O acordo para a compra dos ativos e instalações da linha de montagem de Manaus está em fase final de aguarda apenas o aval do Cade.
Com a mudança de estratégia, a alemã pretende fabricar outros modelos além das três linhas hoje montadas no país. As peças são importadas e apenas a montagem acontece por aqui.
A BMW não quis comentar o fim da parceria, mas ressaltou, em nota, que sua divisão de motocicletas “tem planos ambiciosos para os próximos anos” e que, “como parte dessa estratégia, o mercado brasileiro possui um papel importante para a marca”.
fonte http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/bmw-encerra-acordo-com-a-dafra-e-vai-montar-as-proprias-motos-no-brasil/?utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed
Em regra, os custos para manter uma planta própria são mais elevados, podendo refletir diretamente nos preços das motocicletas comercializadas.
Contudo, há um ganho de qualidade, posto que os controles tendem a ser mais rígidos, seguindo um padrão mundial, o que não ocorre quando a operação é terceirizada, havendo necessidade de flexibilização de alguns quesitos para adequação ao formato já existente.
É evidente que a BMW é uma empresa visionária e sabe que esses investimentos no mercado brasileiro podem render bons frutos no futuro. Trata-se de mais uma iniciativa para fortalecer uma marca que já se encontra consolidada.
Fico apenas intrigado com a ousadia do investimento. O país atravessa um período de forte crise econômica, e a BMW caminha justamente no sentido contrário desse cenário. Veremos o desfecho dessa história!
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT9p6nSnvOCdRXcHdfw7VmnQwJchFPuv PpwSGaMgvjHtYUhaZCZ4A
RicBoris
13-04-2016, 14:43
Os bons investidores em geral se aproveitam das quedas das ações para aumentar os seus ativos. Quem sabe a BM não esteja focando lá na frente, quando o Brasil estiver se recuperando dessa crise e ela já pronta pra tirar proveito disso?!
sal silva
13-04-2016, 15:10
Os bons investidores em geral se aproveitam das quedas das ações para aumentar os seus ativos. Quem sabe a BM não esteja focando lá na frente, quando o Brasil estiver se recuperando dessa crise e ela já pronta pra tirar proveito disso?!
Estou vendo que esse Cabra não é fraco não,sabe tudo da BV e investimentos:rolleyes:
sal silva
13-04-2016, 15:12
Alemão não é bobo,fez um teste com a Dafra,viu que o mercado é promissor e deu o bote perfeito.
RicBoris
13-04-2016, 15:43
Estou vendo que esse Cabra não é fraco não,sabe tudo da BV e investimentos:rolleyes:
Se quiser botar um milhãozim na minha mão por uns 30 anos, garanto o rendimento. Kkkkkkk
Alemão não é bobo,fez um teste com a Dafra,viu que o mercado é promissor e deu o bote perfeito.
De fato, foi um excelente teste!
Rromagnani
13-04-2016, 19:39
Sem contar que o contrato deve estar acabando e renovar iria custar uma boa quantia... O Real fraco também é ótimo negócio para montar (ou melhor, aproveitar a existente) planta.
Quanto à qualidade citada acima, sinceramente acho puro preconceito. Todos os defeitos recorrentes tanto da 1200 como da 800 (coifa, punhos, cardã, bomba d'Água, etc...) são mundiais, o que confirma que o produto montado aqui é idêntico ao montado fora!
Vou mais além... Com a BMW abrangendo a montagem, acredito que os preços tendem à baixar um pouco, já que é uma empresa a menos para tirar o lucro (no caso a Dafra)!
sal silva
13-04-2016, 21:01
Se quiser botar um milhãozim na minha mão por uns 30 anos, garanto o rendimento. Kkkkkkk
De fato, foi um excelente teste!
Ric,estou com o Roberto. A Dafra não fez feio não, é claro que sem ela(Dafra) o lucro da BMW será maior. Como disse o Roberto, a maioria dos defeitos das BMW não foram na montagem e sim de peças importadas de má qualidade e defeito de projeto.
Outro dia estava pesquisando a Yamaha Teneré 660,achei que seria uma boa opção para passeios off road dado seu custo-beneficio. Para minha surpresa, descobri que muitas estavam fundindo o motor antes dos 15 mil quilômetros(talvez defeito na caixa do filtro de ar),os piscas se quebravam sozinhos, fora o defeito crônico de romper a corrente de transmissão heheheh. Amigo, com a globalização e consumismo, a qualidade das motos no geral caiu e muito, então não venha culpar a pobre Dafra.:p
RicBoris
13-04-2016, 22:00
Ric,estou com o Roberto. A Dafra não fez feio não, é claro que sem ela(Dafra) o lucro da BMW será maior. Como disse o Roberto, a maioria dos defeitos das BMW não foram na montagem e sim de peças importadas de má qualidade e defeito de projeto.
Outro dia estava pesquisando a Yamaha Teneré 660,achei que seria uma boa opção para passeios off road dado seu custo-beneficio. Para minha surpresa, descobri que muitas estavam fundindo o motor antes dos 15 mil quilômetros(talvez defeito na caixa do filtro de ar),os piscas se quebravam sozinhos, fora o defeito crônico de romper a corrente de transmissão heheheh. Amigo, com a globalização e consumismo, a qualidade das motos no geral caiu e muito, então não venha culpar a pobre Dafra.:p
Sal, quem tem autoridade pra falar da Té66 são nossos amigos Crodão e Falcão, que possuem (e usam muuuito) essas motos.
Mas tenho outros amigos por aqui (CE) que também têm a "gafanhoto" e, de fato, reclamam de piscas quebrando, carenagem rachando e corrente rompendo.
A propósito, quando voltávamos do Motocapital, em 2013, um desses meus amigos ficou dois dias em Barreiras/BA pra ajeitar esse problema na corrente. Correu sério risco.
Estas motos veo ser montadas na planta da BMW de santa catarina... que ja esta pronta!
Sergio Som
15-04-2016, 19:21
Estas motos veo ser montadas na planta da BMW de santa catarina... que ja esta pronta!
Eta coisa boa. Quanto mais perto mais fácil de cobrar e os operários de metal-mecânica daqui são altamente qualificados.
robertosm
15-04-2016, 20:01
Acredito mais que seja uma briga entre os dois e agora a BMW tem q se virar... Como que vão parar uma produção dessa !
Sergio Som
18-04-2016, 17:26
Olhem o que saiu no http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/bmw-devera-ter-sua-propria-fabrica-em-manaus-am-95938.html
BMW deverá ter sua própria fábrica em Manaus (AM)
15 de Abril de 2016
Compartilhe este conteúdo:
Clique e Comente
No Salão de Motos de Milão (2015), a BMW já dava indícios de que a marca viria ao Brasil de uma forma mais contundente, com fábrica própria. No evento, a BMW apresentou a G 310R, que chegará às lojas brasileiras no segundo semestre, com montagem feita em Manaus (AM), na área denominada PIM (Polo Industrial de Manaus).
Segundo o presidente-executivo mundial da BMW Motorrad, Stephan Schaller, o objetivo é ambicioso: fazer da naked um sucesso. “Ela é mais do que uma moto pequena: é a nova embaixadora da marca e, certamente, será nossa moto mais vendida no Brasil", cravou o executivo à Infomoto em entrevista concedida no salão, dando entender a BWM quer cuidar deste projeto sem parcerias.
Atualmente, os sete modelos feitos no país são montados em sistema CKD (peças chegam inteiramente prontas de fora) pela Dafra. Consultada, a Dafra enviou o seguinte comunicado por meio de sua assessoria de imprensa: “Durante o último Salão Internacional de Milão (EICMA), no contexto dos ambiciosos planos de expansão para mercados emergentes, a BMW Motorrad já havia informado sobre a intenção de ter uma fábrica própria no Brasil.
A Dafra acompanha e avalia este movimento constantemente e estará à disposição da BMW para apoiá-la quando esta intenção estiver prestes a se realizar. Neste momento continuamos totalmente concentrados no projeto de produção de modelos BMW em nossa planta do Polo Industrial de Manaus (AM)”.
Mcolnagosp
19-04-2016, 12:51
Colegas, motos são montadas em Manaus em virtude de incentivos fiscais, federais e estaduais.
Por esse motivo, não há chance de ser montada em Santa Catarina ou fora da Zona Franca, ou então pagaríamos uma fortuna pelas motos.
A especulação e de que a DAFRA, ciente da importância que teve pra consolidação da BM aqui no Brasil, queria, e na minha opinião com toda razão do Mundo, reajustar algumas regras no contrato para continuar a parceria... queria aumentar valores e participações.. A BMW q já tem a confirmação de que o "Teste c a Dafra" deu MAIS do que CERTO, iniciou o projeto de planta própria. Eu acho que pra gente será melhor... pelo menos espero que seja!!!!
Obs.: Mas em momento nenhum tiro o mérito da DAFRA, pra falar a verdade a DAFRA subiu no meu conceito. Pois eu tinha um enorme preconceito com a DAFRA e associava a baixa qualidade das motos com incapacidade , poremmmm quando uma BMW confia a montagem de suas motos a esta tal marca ..no minimo os caras são competentes. Mudei minha visão deles...
Muito educada a postura da Dafra nesse negócio. Mudei minha impressão também.
Rromagnani
10-05-2016, 22:13
Pelo que li já havia um acordo pre-estabelecido para o final da parceria. Achei a Dafra muito ética no episódio. Quanto à qualidade dos produtos, vamos lembrar que a Ducati e a Triumph (salvo engano) também são montadas pela Dafra nós mesmos moldes da BMW, ou seja, não podemos reclamar da qualidade, lembrando ainda que os problemas crônicos existentes afetaram o mundo inteiro e não somente o Brasil! Parabéns para a Dafra!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk