PDA

Ver Versão Completa : Ir para Atacama no inicio de Julho...



profCarlos
04-05-2016, 18:45
Pessoal, vamos sair de férias neste período e estamos pensando em ir para o Atacama. Pergunto em função da possibilidade de ser extremamente frio. Não que venha a ser um motivo para não irmos, mas para nos organizarmos.
Quando, em fevereiro, fomos para Santiago pegamos 6 graus e um pouquinho de neve, na passagem do Cristo, mas sem problemas.
Grato
Carlos

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Rromagnani
04-05-2016, 20:20
Acho que o maior problema é a possibilidade do Paso estar fechado por algum tempo.

Já ouvi que pode ser exigido um spray nos pneus da moto para aumentar a aderencia.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Andre STS
04-05-2016, 22:08
Pessoal, vamos sair de férias neste período e estamos pensando em ir para o Atacama. Pergunto em função da possibilidade de ser extremamente frio. Não que venha a ser um motivo para não irmos, mas para nos organizarmos.
Quando, em fevereiro, fomos para Santiago pegamos 6 graus e um pouquinho de neve, na passagem do Cristo, mas sem problemas.
Grato
Carlos

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

amigo
certeza de pegar o paso fronteiriço fechado um amigo acabou de voltar de Santiago e ficou 03 dias parado esperando abrir o paso cristo redentor , além, de ser arriscado dirigir com pista molhada e gelo sei lá ........
abraço
A.Alves

sal silva
04-05-2016, 22:30
Carlos,isso que o pessoal falou é verdade,mas se você gosta de uma aventura extrema vai em frente.

morales
05-05-2016, 00:34
Fui em julho passado e foi sucesso! O frio pega mais de manhã e à noite. Tem que andar com sol. Pegamos o Paso de Jama aberto mas com gelo na pista.

profCarlos
05-05-2016, 23:11
Meus caros nosso muito obrigado pelo pronto retorno e o carinho e cuidado demonstrado.
Realmente o frio não nos preocupa muito pois segunda, terceira. ... pele e etc., amenizam. Os problemas são as condições de pilotagem e o fato do passo estar cerrado. Claro que neste período o tempo muda muito rapidamente e, segurança é tudo quando se viaja só com a esposa. Logo, vamos analisar mais opções e se não formos agora, tem as férias de verão.
Morales, por favor, pode me informar qual foi o trajeto?


Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

morales
06-05-2016, 14:07
Professor, tem o relato completo nesse link: http://www.bmwg650gs.net/viewtopic.php?t=6239

Qqer dúvida me fala!

profCarlos
08-05-2016, 00:29
Professor, tem o relato completo nesse link: http://www.bmwg650gs.net/viewtopic.php?t=6239

Qqer dúvida me fala!
Muito obrigado!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Lkotsuka
09-05-2016, 13:47
Muito obrigado!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Estive com uma turma agora, em Março, pegamos um pouco de frio e o alarme de gelo na pista disparou na minha GS quando estávamos na Cordilheira. Tem o roteiro no blog, atacamaotsuka.wordpress.com

Se precisar de alguma dica me mande mensagem...

profCarlos
14-05-2016, 00:10
Hoje fui, devidamente, enquadrado pela esposa sobre a viagem de moto para o Atacama.
- Daí, vamos ou não?
Fiz algumas ponderações, inclusive citando alguns argumentos dos amigos do site e obtive a seguinte resposta:
- Tá, mas podemos ir até onde der e se houver algum problema mudaremos de rota, lugar, enfim.
E, por último ainda ouvi.
- Você que sempre gostou de se aventurar, não vai dar uma de coxinha agora.
Logo em seguida, com a devida autorização do Tribunal de Contas da União, comprei um GPS V, um par de pneus Heidenau e um protetor de farol. Kkkkkkkkk
Abs a todos.


Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Rromagnani
14-05-2016, 07:35
Bom... So tenho uma coisa a dizer... OBEDEÇA!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
14-05-2016, 09:26
Hoje fui, devidamente, enquadrado pela esposa sobre a viagem de moto para o Atacama.
- Daí, vamos ou não?
Fiz algumas ponderações, inclusive citando alguns argumentos dos amigos do site e obtive a seguinte resposta:
- Tá, mas podemos ir até onde der e se houver algum problema mudaremos de rota, lugar, enfim.
E, por último ainda ouvi.
- Você que sempre gostou de se aventurar, não vai dar uma de coxinha agora.
Logo em seguida, com a devida autorização do Tribunal de Contas da União, comprei um GPS V, um par de pneus Heidenau e um protetor de farol. Kkkkkkkkk
Abs a todos.


Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Agora,se voltar no meio do caminho vai ser chamado de coxinha congelada kkkkk.Uma viagem no inverno está nos meus planos,mas minha esposa não aguenta frio,entao ficarei só na sua torcida.Parabens pela esposa corajosa.rs

profCarlos
23-05-2016, 00:15
Professor, tem o relato completo nesse link: http://www.bmwg650gs.net/viewtopic.php?t=6239

Qqer dúvida me fala!
Caro amigo, estou na fase de receber dicas de hoteis/pousadas. Pode me ajudar?

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Luis Plein
23-05-2016, 13:06
Professor, excetuando pegar o Paso Jama, ou Cristo Redentor, fechado por causa da neve, o frio não será empecilho à felicidade. Como sugestão (já fiquei 4 vezes lá) se for pelo Paso Jama, dormir em Susques, no Hotel/Restaurante Pastos Chicos, é excelente (muito frio, claro, 3700msnm), e é o local da aclimatação da altitude, com atendimento de emergência (oxigênio e muito chá de coca, se necessário), e que transmite muita paz, eis que no meio de nada. Atendimento por gerente-motociclista, cozinha muito boa, e tem uma bomba de combustível ao lado. Em Sao Pedro de Atacama, não precisa reservar para essa época, e basta procurar um entre centenas que tem lá. Dê preferência a um hostal/pousada próximo ou na rua Caracoles.

sal silva
23-05-2016, 13:32
Professor, excetuando pegar o Paso Jama, ou Cristo Redentor, fechado por causa da neve, o frio não será empecilho à felicidade. Como sugestão (já fiquei 4 vezes lá) se for pelo Paso Jama, dormir em Susques, no Hotel/Restaurante Pastos Chicos, é excelente (muito frio, claro, 3700msnm), e é o local da aclimatação da altitude, com atendimento de emergência (oxigênio e muito chá de coca, se necessário), e que transmite muita paz, eis que no meio de nada. Atendimento por gerente-motociclista, cozinha muito boa, e tem uma bomba de combustível ao lado. Em Sao Pedro de Atacama, não precisa reservar para essa época, e basta procurar um entre centenas que tem lá. Dê preferência a um hostal/pousada próximo ou na rua Caracoles.

Esse oxigênio e o chá de coca devem dar o maior barato.rs

Luis Plein
23-05-2016, 18:01
Esse oxigênio e o chá de coca devem dar o maior barato.rs
Kkkkk...tenho que perguntar pra minha esposa..ela teve o mal de Soroche, precisou de oxigênio e 1 litro de chá de coca...mas eu sempre fui já mastigando folha de coca, é pra garantir, tomava o chá...acho que o mundo ficava sem políticos de Brasília...

Migas
23-05-2016, 21:26
Fiquei dois dias em Purmamarca, no início de abril, pois o passo Jama ficou 4 dias fechado. Aproveitamos a região para passeios, Humuamaca é uma cidade a ser visitada.
Migas

ron...
23-05-2016, 23:09
Tambem gostei muito de Tilcara (entre Purmamarca e Humahuaca. Iria ficar um dia e acabei ficando dois. Lá tem um forte Inca (Pucara de Tilcara) que vale a pena a visita.

Sds,

MarcioT
24-05-2016, 17:47
Também gostei muito de Tilcara e Humauaca vale a pena!

cerqueira
25-05-2016, 08:34
Essa estrada que acompanha a Quebrada de Humahuaca e chega até Cafayate, é das mais bonitas que já rodei.

Se topar encarar um rípio, uns 70 kms ida/volta, entrando em Humahuaca vá até Serranias de Hornocal...um vale com paredes tão coloridas que

o Cerro 7 Colores de Purmamarca fica paracendo coisa de iniciante.

Abçs
Luiz

profCarlos
25-05-2016, 09:08
Professor, excetuando pegar o Paso Jama, ou Cristo Redentor, fechado por causa da neve, o frio não será empecilho à felicidade. Como sugestão (já fiquei 4 vezes lá) se for pelo Paso Jama, dormir em Susques, no Hotel/Restaurante Pastos Chicos, é excelente (muito frio, claro, 3700msnm), e é o local da aclimatação da altitude, com atendimento de emergência (oxigênio e muito chá de coca, se necessário), e que transmite muita paz, eis que no meio de nada. Atendimento por gerente-motociclista, cozinha muito boa, e tem uma bomba de combustível ao lado. Em Sao Pedro de Atacama, não precisa reservar para essa época, e basta procurar um entre centenas que tem lá. Dê preferência a um hostal/pousada próximo ou na rua Caracoles.
Muito grato por sua atenção!

Caro amigo, estou na fase de receber dicas de hoteis/pousadas. Pode me ajudar?

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk


Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
25-05-2016, 09:15
Kkkkk...tenho que perguntar pra minha esposa..ela teve o mal de Soroche, precisou de oxigênio e 1 litro de chá de coca...mas eu sempre fui já mastigando folha de coca, é pra garantir, tomava o chá...acho que o mundo ficava sem políticos de Brasília...
Caro, passamos duas vezes pelo passo do Cristo e não sentimos o tal do Soroche, ainda bem, pois muitos dizem ser desconfortável. Apenas nos sentimos mais cansados e, por conta de ficarmos poucas horas na aduana foi tudo muito bem. Grato pela dica!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Luis Plein
25-05-2016, 13:03
Caro, passamos duas vezes pelo passo do Cristo e não sentimos o tal do Soroche, ainda bem, pois muitos dizem ser desconfortável. Apenas nos sentimos mais cansados e, por conta de ficarmos poucas horas na aduana foi tudo muito bem. Grato pela dica!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk
Realmente, professor. Todos os Pasos em direção ao sul, a partir do Cristo Redentor, inclusive, são mais baixos, razão pela qual a pressão e desconforto são menores.

profCarlos
25-05-2016, 15:12
Realmente, professor. Todos os Pasos em direção ao sul, a partir do Cristo Redentor, inclusive, são mais baixos, razão pela qual a pressão e desconforto são menores.
Caro Luis Plein, entendi. Quer dizer que neste passo para ir para o Atacama, estaremos mais altos em relação ao nível do mar. Bom, se é assim, iremos mais preparados. Muito grato pela orientação.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

MarcioT
25-05-2016, 19:12
Passo Jama e região algo maior que 4k acima do mar!

morales
26-05-2016, 20:20
Prof, dica quente: hand warmer e foot warmer.

profCarlos
02-06-2016, 23:26
Bom, agora com GPS V e mapas do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, baixados. Protetor de farol instalado só falta comprar os pneus.
Verifiquei a temperatura no Passo Jama e está - 5°C. Já a previsão para o Passo del Cristo Redentor -25°C. Vou ter que ir de regata. Hehehe

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Andersoon
05-07-2016, 18:47
Fui ano passado, em Fev, sozinho de Tenere 660

Quem quiser algumas dicas:

www.atacamademoto.com.br

Abraços

morales
07-07-2016, 22:46
E aí Professor? Partiu?

profCarlos
14-07-2016, 00:49
Caros amigos, já retornamos.
A viagem foi muito rica e com muitas belezas. Felizmente minha esposa Janaína, é uma excelente perceira e comanda muito bem a máquina de fotografias, mesmo na garupa.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
14-07-2016, 00:51
Amanhã pretendo fazer um apanhado geral, com algumas fotos e tentarei postar.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Luis Plein
14-07-2016, 11:03
Prof. Queremos saber também como foram as passagens pelos Pasos da Cordilheira? frio, neve, sol, calor, tonturas? Vai postando as fotos.

Vicente AR
14-07-2016, 16:04
No aguardo das fotos e relatos tb professor.

Abraço

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 01:16
Bom, vamos lá!

Primeiro: Uberlândia x Sertãozinho
No ano passado fizemos Uberlândia x Cascavel em um único dia, sem problema algum. Mas desta vez foi a opção por termos saído bem a tarde. Trecho rápido, conhecido, com pista dupla e calor.
Berço e cedinho para fazer frente a pista simples.

Segundo: Sertãozinho x Cascavel
Pista simples, mas sem movimento, nada de novo e com temperatura agradável.

Terceiro: Cascavel x Resistência
Frio logo cedo, chegando em Foz a temperatura subiu e ficou agradável a travessia em Puerto Iguazu foi rápida e sem problemas.
Chegando em Corrientes (trecho desconhecido, mas com GPS) chuva, muita chuva, até Resistência. Descobrimos que o conjunto "impermeável" da Janaína saíra da validade. Tudo bem que era antigo, mas eu havia gasto um tubo de impermeabilizante. Ok, a chuva foi "maligrina" !
Chegamos perto das 17h e já estáva escuro. Choveu a noite toda e esfriou 12°C e descendo.
Chegamos no hotel (na praça central) banho e berço. Estavamos prontos às 7h, mas a chuva não cedia, logo, enfrentamos, pois havia previsão de, nos próximos 100 km ela parar.
Quarto: Resistência x San Salvador de Jujuy
Colocamos a cara no vento que teimava em deixar a temperatura na casa dos 8,5°C com chuva, andamos algumas horas e fizemos uma parada estratégica em um posto YPF, climatizado e limpissímo, para colocar mais um blusa. Neste trecho, encontramos, no acostamento, todas as espécies da arca de noé. Isto com exagero, sem exagero: peixe, porco, pato, galinha, burro, ovelhas, bodes, vaca, cavalo e não podia deixar de faltar, cachorros. Os únicos mortos foram os peixes. No Pampa del Inferno, temperatura baixa mais um pouco, com vento e pouca claridade eram 15h com luminosidade de 17h30, quase noite. Isto por conta de nuvens bem carregadas, que, felizmente, deixamos para trás. E o tempo chegou a abrir, com sol. Quem é do sul sabe como é isto no inverno. Depois de Monte Quemado a estrada esta com trechos em recuperação e com muitos buracos, correr, nem pensar. Uma situação que quase se tornou um problema foi termos confiado que todos os postos aceitavam cartão de débito ou crédito, tivemos que trocar dolares.
Quinto: San Salvador de Jujuy x San Pedro de Atacama
Poucas nuvens e a decisão, acertada, de colocar mais roupa (calça segunda pele e um moleton; blusa segunda pele, uma camiseta, outra segunda pele, um moleton, luva segunda pele) saímos com 12,5°C, que em menos de 50 km se tranformou em -1,5°C. Assim como no carro, se a temperatura baixar de 3°C o marcador de temperatura começa a piscar e ascende a luz de alerta para possibilidade de gelo na pista. Além do sinal se repetir no GPS, inclusive com sinal sonoro. E assim foi toda a subida, acompanhada por um céu azul, com sol e poucas nuvens. E o primeiro grande complicador: os filetes de óleo que caem dos tanques de combustível dos caminhões (tirei fotos) e as pedras que, também, se depositam nas curvas. Hora a temperatura chegava aos 12,5°C e depois despencava, mas ao chegar a certa altitude ela não passou de 8,5°C, claro que a sensação térmica era muito inferior. Antes de Susques, já era uma constante, ao lado da pista, as formações de gelo e o vento que obrigava uma pilotagem com "malabarismos", que diga-se de passagem é engraçado e que se acostuma. É claro que há que se observar a intensidade para evitar riscos.
Após a passagem na fronteira, somos azarados, chegamos depois de um ônibus mas o tramite foi realizado de forma tranquila, iniciamos a primeira descida e a segunda subida e a partir dai a temperatura despencou, mantendo-se entre 2°C até -2°C. Lógico que a sensação térmica era de uma temperatura muito menor. Em dado momento eu pensava que o aquecimento da manópla estava no nível 1, apertei o botão para ir para o nível 2, e como já estava no nível 2, desliguei-a. Em segundos a mão começou a congelar.
Chegando na maior altitude, para fazer as curvas, senti que a Frida comecou a sofrer, estava em sexta marcha e quando acelerava ela não respondia. Achamos muito interessante e rimos, pois algo havia feito a alemoa sofrer. Porém, bastava bater uma marcha para ela parar de sofrer, mas foi somente um trecho com muito frio e altitude.
A tática de não sair muito cedo, se mostrou acertada, pois o sol havia realizado o seu trabalho de degelar um ou outro gelo na pista, muito pouco mesmo. Chegamos ao entardecer em San Pedro de Atacama e na descida que leva até a cidade a temperatura saiu de -2°C e chegou a 18°C.
Esta foi a ida...logo mais tentarei postar as fotos e discorrer sobre a volta. Que me desculpem pelo texto longo e enfadonho para alguns.
Ótimo dia.




Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 11:19
Registros: minha esposa vem cada dia mais se superando como garupa. Nesta viagem, novamente saiu-se muito bem como fotografa. Apesar de nossa decisão de só fotografarmos de um posto em diante da ida.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

CM-R1200-GS
15-07-2016, 11:28
Prof.Carlos,

Belo relato.

Em janeiro farei esse seu caminho de ida, porem voltando, pois vou Santiago antes.

Na espera das fotos !!!!!!!!!!!!

Luis Plein
15-07-2016, 12:42
Legal, Prof. Já está batizado, agora é mais alegria ainda.

sal silva
15-07-2016, 13:06
Legal essa viagem na era do gelo rs.Só não entendi como os peixes estavam no acostamento e não nos rios.rs

profCarlos
15-07-2016, 13:19
Querido Sal Silva, os pescadores colocam alguns peixes em uma espécie de varal de madeira, ao lado do rio, para serem vendidos. Kkkkk

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 13:37
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/e467d63c4d12f22587a32af72bafad40.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/e79dd8631076dab3fd60bd0ac4ac5fb2.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/ccd3bfd09e2c3cef332bdabe43653f85.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/99bafd2ccbb27c2872715ff1f4119833.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/ccfc991dd09fd30c16833c04336a5620.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/7848a21925c0a9922d9724f3d66c5945.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/eecadf686e6768547c8a064bbd7df639.jpg

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 13:50
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/10666b63b2c31ba1de8ef0f4fe672f16.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/5ad8d2559f883d220b26c05593c0e116.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/529e6b2134bfe085cc60a4f49bb59e68.jpg

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

sal silva
15-07-2016, 13:55
Belas fotos.Professor,pelo que vi seu pneu parece o karoo 3.Voce acha que a escolha desse pneu foi certa ou errada?

profCarlos
15-07-2016, 13:59
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/8d5dc6dbac8a257213f44f60da25dfc3.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/ce9d321e25176e8a3f18e1659e2363ae.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/0860c3572113a20f8b17370b8fa5e461.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160715/36278405a263604b9453e9020cc1e8b9.jpg

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Rromagnani
15-07-2016, 14:07
Que show Prof. ! Essa viagem é fantástica e inesquecível! Obrigado por compartilhar conosco!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 14:09
Caro Sal Silva são pneus heidenau e creio que a escolha foi boa. Realmente aumenta o ruido e a trepidação. No caso sente-se mais na roda dianteira e em manobras em baixíssima velocidade. De resto, acostuma-se.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 14:49
Caro Rromagnani, lembramo-nos de você ao sairmos da estrada do paso Sico, que fizeste, e irmos para as lagunas Miscante. Realmente pilotar naquelas condições de solo, não é fácil. Parabéns!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 15:06
Prezados, quanto ao mal de altitude, "puna ou soroche", felizmente no percurso sentimos muito pouco. Tal qual quando fomos para Santiago e passamos pelo Paso Cristo Redentor. Mas, teve um dia em São
Pedro de Atacama que ficamos indispostos e com uma leve dor de cabeça. Seria muita irresponsabilidade, de nossa parte, culparmos o vinho?

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

cerqueira
15-07-2016, 15:30
Beleza de viagem!!

Show as fotos...posta mais umas aí, Professor!!

Abçs
Luiz

sal silva
15-07-2016, 16:07
Caro Sal Silva são pneus heidenau e creio que a escolha foi boa. Realmente aumenta o ruido e a trepidação. No caso sente-se mais na roda dianteira e em manobras em baixíssima velocidade. De resto, acostuma-se.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Desculpe,parecia outra marca.Acho que é um bom pneu misto e tem boa durabilidade.Estou pensando em colocar um par deles na minha GS

profCarlos
15-07-2016, 17:00
Volta....
Primeiro: São Pedro de Atacama x Salta.
Tempo mais quente, mas na montanha chegamos a pegar -3°C, o máximo do mínimo, nesta viagem. Notamos que havia mais formação de gelo ao lado da pista. Estávamos bem agasalhados e não tivemos nenhum problema até chegarmos na alfandega onde o tramite, além de rápido foi regado de muita simpatia, curiosidade e cordialidade. Entretanto, ao colocar o cavalete lateral na posição percebi que havia algo de errado e após uma análise mais detalhada, constatamos que a moto havia tentado o suicídio, isto é, sido derrubada no hotel. Aqui ficam algumas péssimas lições: 1. Ver se o estacionamento do hotel tem filmagens, colocar a moto na posição em que isto ocorra; 2. Avisar na recepção que a moto foi fotografada e será averiguada na saída; 3. Verificar a moto, na presença de alguém do hotel para identificar possíveis danos. Chegando em Salta mandamos um e-mail para o hotel, notificando sobre o ocorrido e a resposta, não poderia ser mais padrão. Como chegamos e a moto foi direto para revisão e nós para outra viagem, vou ver melhor isto depois uma vez que o que me resta será arcar com os custos e informar sobre o único problema que tivemos com o hotel.
Na noite anterior decidimos ir para Salta pela ruta 12, uma estrada muito linda, mas inconveniente, me expôs diante de minha esposa uma vez que é repleta (para ser mais amigável) de curvas e com locais onde passavam apenas um carro por vez. Minha incompetência em fazer curvas e a real necessidade de ou fazer um curso ou aceitar a realidade, nunca ficou tão evidente. Chegamos, na bela e aconchegante Salta no final do dia e logo surge um novo e complexo desafio: comer um bife de chouriço. No restaurante El viejo Jack, novamente uma derrota. Neste caso, para a carne e para o vinho, a dupla estava excelente. Resolvemos ficar mais um dia na cidade, o que foi interessante, boa pedida para um próximo verão.
Segundo: Salta x Posadas
Previsão de temperatura baixa, chuva e, não esquecemos dos buracos, reformas na pista e a arca de Noé, com todos os seus agregados. Saímos às 7h, ainda escuro e garoando e assim foi até Corrientes, mas a temperatura foi subindo, bem como, a real necessidade de regular os faróis. Como só andamos na cidade é comum percebemos esta situação quando já é tarde, ou melhor, noite. No trecho em que estavam recapando, ficou muito evidente a boa performance dos pneus heidenau. A nata de barro que se forma na "pista" exigiria muito dos pneus originais e, mais ainda do piloto. Chegamos imundos e tivemos que jantar um bife de ancho, desta vez com uma Patagónia, tudo bem, duas.
Terceiro: Possadas x Londrina
Temperatura na casa de 18°C para cima, estrada já conhecida. Chegando em Puerto Iguazu a moto foi dominada por alguns instantes por um comportamento estranho que só passou depois de pararmos em uma churrascaria. Êta bicho esquisito este negócio de moto, quanto mais convivemos com ela mais elas nos conhecem. Assim, diante deste discurso no comunicador e uma boa risada da Janaína, terminamos nossa passagem pela Argentina. Foram muitos kilometros de estradas, paisagens e desafios, entretanto, sempre fomos recebidos com alegria e respeito. Passamos por diversos policiais e jamais fomos abordados sem a devida e reciproca educação.
Depois do almoço o trecho foi de Foz do Iguaçu até Londrina e tudo muito bem. Antes de chegarmos em Londrina, "fui lembrado" da tal regulagem do farol, parei em um posto, peguei unas chaves emprestadas e regulei-os daquele jeito, a la moda louca, e não é que deu certo, ficou ótimo.
Quarto: Londrina x Uberlândia
A viagem começou com temperatura alta e foi subindo, até que a Frida mandou um sinal de triângulo vermelho. Ops, para tudo! Apagou, segui mais devagar e fazendo o check de todosos sistemas. Observei que a temperatura estava alta e, logo os neurônios (que não são muitos, mas ainda rápidos) resolveram a charada. Aqui vai um grande aprendizado desta viagem: lembrei-me que a Frida tem radiador e que passamos por um longo trecho de lama. A temperatura interna só não subiu por conta do frio que fazia, mas quando entramos no estado de São Paulo, tudo mudou. Fui tocando, a baixa velocidade e controlando a temperatura, até o primeiro posto, a luz não mais se acendeu. Fizemos uma boa limpeza e o problema, de vez parou. A dica é: pegou barro, conferir se o barro não obstruiu as colméias do radiador, dar uma boa limpada e ser feliz. Chegamos em casa, muito bem e realizados.
No outro dia levei a Frida para um merecido descanso na mão dos meninos da BMW da Eurovile de Uberlândia, o Felippe, como sempre, muito atencioso pediu detalhes sobre o passeio e sobre o comportamento da moto, contei-lhe o que houve e ele me tranquilizou dizendo que eu agira corretamente. Um outro detalhe, no manual consta que há o liquido de refrigeração e não dá a especificação deste, perguntei ao sobre isto e fui informado que eles põe um líquido proprio, mas se não tiver pode por água mesmo. Complicado, qual o motivo de escrever um líquido ao invés de água. Eu mesmo quando parei no posto, fui correndo consultar o manual e não me senti a vontade de colocar água. Imagine se o problema fosse no tal líquido e eu resolvesse chamar o guincho! Seria muito chato para um final de um passeio muito lindo.
No mesmo dia partimos, de carro, para CWB casa de meu filho e agora estamos em Itapema SC, nos meus pais. Espero que o relato tenha instigado aos amigos e suas respectivas parceirias a se aventurar, bem como, colaborado para desmistificar momentos como estes, tidos por alguns como perigosos e, portanto, impossíveis e por fim não ter sido enfadonho, uma vez que foi o nosso prazer, logo, sou suspeito. Para os que já foram as fotos devem servir de estimo para o replay.
Abraços para todos e muitas realizações!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 17:21
Desculpe,parecia outra marca.Acho que é um bom pneu misto e tem boa durabilidade.Estou pensando em colocar um par deles na minha GS
Meu caro, não tens que pedir desculpas. Assim que eu chegar farei umas fotos dos pneus e postarei.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Rromagnani
15-07-2016, 18:09
Muito bom Prof. ! Essa de acender o triângulo vermelho, deve ter dado um frio na barriga! Ainda bem que não foi nada sério!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 23:52
Meu caro, na barriga foi pouco. Apesar de ter sido muito rápido, na verdade eu vi por conta do sinal sonoro, uma vez que ao desacelerar o negócio já apagou. Realmente a sensação de impotência é muito forte.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
15-07-2016, 23:54
Fotos do retorno e com destaque para a que, pensado nos amigos, apresento o rastro de óleo na pista.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
16-07-2016, 00:05
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/37c2d8bc12c1f77036e4a7c8ae5406e5.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/7aa927b92e028eb8292f5ad651d2b2fe.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/f08fae9cbb48e162033893b025505d05.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com, [IMG]http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/121ae45aafb9c21f3eaf61688c6aebd1.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/7d78723ca5d3d2bd9740c3e5c0de2696.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/2de46eb5590743399a5d16f655a7df71.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/55359bbb410719681ecf8352e78be250.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160716/45b90f73af5b8af985a70d1fc62fd304.jpg

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
18-07-2016, 23:11
Lembramo-nos de um aspecto muito importante para que esta viagem fosse realizada de forma mais adequada: fazer pilates e alongar-se nos hotéis. Sabia que era bom, já havia sentido os efeitos em uma viajem que fizera para CWB, unca pensei que ajudasse tanto em uma viagem de quase 8K km.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

sal silva
18-07-2016, 23:41
Eu faço musculação,como tenho a lombar meio detonada ajuda muito.Já minha esposa faz Pilates 3 vezes por semana.Em nossas viagens não tomamos nenhum analgésico.

profCarlos
19-07-2016, 23:19
Eu faço musculação,como tenho a lombar meio detonada ajuda muito.Já minha esposa faz Pilates 3 vezes por semana.Em nossas viagens não tomamos nenhum analgésico.
Caro amigo, perfeito! Na viagem que fizemos para Santiago, tivemos que tomar analgésico duas vezes. Neste ano começamos a fazer musculação e pilares e nesta viagem não foi necessário qualquer medicação e sentimo-nos muito bem. Farei um estudo a respeito dos melhores exercícios para viagens como a nossa.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Mcolnagosp
21-07-2016, 11:05
Sobre musculação, pilatres e afins, meu problema com esses bancos das 1200 novas é o Cocix. Minha solução foi levantar a frente do banco e deixar o encaixe traseiro em low. Não ficou 100% mas ajudou pra caramba :)

profCarlos
22-07-2016, 17:20
Ops, caro Mcolnagosp, vou ver esta possibilidade.
Apesar de ter tido uma HD Road King, nunca tive problemas no coxis.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

profCarlos
22-07-2016, 17:36
Estava lembrando, sobre a questão da altitude. Em Salta, vimos muitos homens mascando folhas de coca. Realmente uma autitude frente a altitude, kkkkk. Pois Salta está a +-1.150 msnm.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Luis Plein
22-07-2016, 19:41
Tem explicação, Prof. Quando se está preparando para subir a Cordilheira, já se masca a folha antes para melhorar os efeitos horas depois. É mais: se quiser o efeito mais rápido, beba o chá . Ao contrário daquela "outra" , essa faz bem.

Nonors
22-07-2016, 23:51
Para efeitos do mal da montanha há o remédio chamado diamox. Na viagem que fiz ano passado tomei ele é não senti absolutamente nada. Fica a dica.

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

profCarlos
24-07-2016, 09:41
Muito interessante, faz muito sentido. Logo a autitude do sujeito era das melhores!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

drluipe
08-05-2018, 18:16
Pessoal, vamos sair de férias neste período e estamos pensando em ir para o Atacama. Pergunto em função da possibilidade de ser extremamente frio. Não que venha a ser um motivo para não irmos, mas para nos organizarmos.
Quando, em fevereiro, fomos para Santiago pegamos 6 graus e um pouquinho de neve, na passagem do Cristo, mas sem problemas.
Grato
Carlos

Enviado de meu SM-P905M usando TapatalkTens no Instagram essas fotos para eu mostrar para a patroa? Parabéns pela aventura e obrigado pelo relato! Extremamente rico de detalhes...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

P.ALMEIDA
09-05-2018, 09:20
Alguns Pasos fecham devido a neve....mesmo Jama.

Antonio
09-05-2018, 12:35
Fui agora em Abril acho que foi uma boa época pra ir . Paso de Jama 9 graus negativos mas sem neve . abs

cerqueira
09-05-2018, 14:09
Fui agora em Abril acho que foi uma boa época pra ir . Paso de Jama 9 graus negativos mas sem neve . abs

Antonio,

reparou se o YPF do Paso Jama estava atendendo?

Um amigo passou e disse estar fechado.
Valeu...abçs
Luiz

Antonio
09-05-2018, 14:20
Antonio,

reparou se o YPF do Paso Jama estava atendendo?

Um amigo passou e disse estar fechado.
Valeu...abçs
Luiz

Luiz no dia que passei 04/04 estava aberto , soube que mais ou menos 1 semana depois deu algum problema que fechou .

Lkotsuka
14-05-2018, 14:08
Um pouco antes existe um restaurante que tem uma bomba de gasolina... Chama-se "PASTOS CHICOS", mas precisa ficar atento para não passar direto....

cerqueira
14-05-2018, 15:47
Lucio,

se não estou enganado, esta bomba é em Susques, a quase 300 kms de SPA.

Para quem não tem uma ADV, bem o limite de autonomia, sem bem que os últimos 40 kms até SPA é meio em queda livre, daria para ir na banquela.

O YPF de Paso Jama é uma tranquilidade a mais.

Da primeira vez que fui ao Atacama há uns 10 anos, não havia o YPF e usei gasolina de um reservatório que levei.

Abçs
Luiz

Antonio
14-05-2018, 16:04
Luiz essa bomba em Susques que eu enchi o tanque . Até SPA são mais 265 km a minha foi tranquilo , nem coloquei gasolina no posto de Paso de Jama . Um dia antes foi complicado , teriamos que abastecer em Jujuy mas perdemos o posto e fomos de Salta até Susques com 1 tanque 340 km . A GS chegou com 2 litros e a Multistrada com 1 litro . abs

cerqueira
15-05-2018, 08:42
Sempre achei engraçado não ter um posto em Purmamarca...o pessoal abastece em Tílcara, uns 30 kms fora do roteiro para SPA...60 ida e volta.

Se bem que me falaram na cidade que na gomeria de Purmamarca vende de leiteira...como na Bolívia.

Abçs
Luiz

sal silva
15-05-2018, 08:53
Luiz essa bomba em Susques que eu enchi o tanque . Até SPA são mais 265 km a minha foi tranquilo , nem coloquei gasolina no posto de Paso de Jama . Um dia antes foi complicado , teriamos que abastecer em Jujuy mas perdemos o posto e fomos de Salta até Susques com 1 tanque 340 km . A GS chegou com 2 litros e a Multistrada com 1 litro . abs

Assim é facil arriscar, vao com caminhão de apoio,combustivel,mecanico,médico,dentista,massagi sta,enfermeiro.kkkkkkkk

Lkotsuka
15-05-2018, 08:57
Dá para chegar em SPA abastecendo neste restaurante sim... Eu fiz isso... Acho que como é descida ajuda rs. Em todo caso eu estava com um galão de 5 litros mas não cheguei a utilizar. Estávamos em 9 motos e ninguém ficou sem gasolina.

sal silva
15-05-2018, 08:58
Sempre achei engraçado não ter um posto em Purmamarca...o pessoal abastece em Tílcara, uns 30 kms fora do roteiro para SPA...60 ida e volta.

Se bem que me falaram na cidade que na gomeria de Purmamarca vende de leiteira...como na Bolívia.

Abçs
Luiz
Quando fui tentei abastecer em Tilcara,mas estava fechado,ai tivemos que voltar para Purmamarca que tem combustível na vendinha do Indio Tanga Puída.

MarcioT
15-05-2018, 21:32
Saí de SPA e somente abasteci em Susques, naquela bomba enferrujada. No posto la no paso jama só tomei café, comi umas meia lunas e batí um papo muito louco com um cara da Nova Zelândia que viajava de bicicleta sozinho! Ele disse na na noite anterior ele estava conversando consigo mesmo e que decidiu ir até La Paz e voltar para casa pois chegou a conclusão que não tinha sentido continuar viajando e que já estava de saco cheio! Me perguntou para que lado ficava a Bolívia e foi embota! Kkkkk

Rromagnani
15-05-2018, 21:39
Me perguntou para que lado ficava a Bolívia e foi embota! Kkkkk

Kkkkkkkk. Planejamento é tudo!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
15-05-2018, 21:41
Kkkkkkkk. Planejamento é tudo!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

É o que sempre digo!
Rsrsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
16-05-2018, 08:04
Saí de SPA e somente abasteci em Susques, naquela bomba enferrujada. No posto la no paso jama só tomei café, comi umas meia lunas e batí um papo muito louco com um cara da Nova Zelândia que viajava de bicicleta sozinho! Ele disse na na noite anterior ele estava conversando consigo mesmo e que decidiu ir até La Paz e voltar para casa pois chegou a conclusão que não tinha sentido continuar viajando e que já estava de saco cheio! Me perguntou para que lado ficava a Bolívia e foi embota! Kkkkk

Como dizia meu pai,acho que o negocio dele é a branquela rs

Antonio
16-05-2018, 08:54
Um pouco antes existe um restaurante que tem uma bomba de gasolina... Chama-se "PASTOS CHICOS", mas precisa ficar atento para não passar direto....

Alem dessa bomba nesse restaurante , tem uma outra bomba antes no vilarejo de Susques . Mas acho que a gasolina é ainda pior .

MPaegle
26-05-2018, 14:00
Vendo aqui o comentario de voces fico ate deprimido por nunca ter feito uma viagem para fora do Pais. Passei um tempo sem a GS1200 , VOLTEI para Gs800 mas quando a gente come filé depois de ter comido sardinha é dificil voltar para ela. Vendi e peguei uma GSAADV 1200 seminovaa e doido para viajar mas confesso que sou completamente analfabeto em organizar uma viagem dessas. Um sonho onde por incrivel pareça ja tenho o mais dificil que é a moto. Torço para um dia conhecer a galera aqui do fórum e acompanhar numa viagem pela America do Sul.
Parabens a todos.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180526/d2917523dedbb99ccf57c1d6511899a2.jpg

Rromagnani
26-05-2018, 16:20
Vendo aqui o comentario de voces fico ate deprimido por nunca ter feito uma viagem para fora do Pais. Passei um tempo sem a GS1200 , VOLTEI para Gs800 mas quando a gente come filé depois de ter comido sardinha é dificil voltar para ela. Vendi e peguei uma GSAADV 1200 seminovaa e doido para viajar mas confesso que sou completamente analfabeto em organizar uma viagem dessas. Um sonho onde por incrivel pareça ja tenho o mais dificil que é a moto. Torço para um dia conhecer a galera aqui do fórum e acompanhar numa viagem pela America do Sul.
Parabens a todos.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180526/d2917523dedbb99ccf57c1d6511899a2.jpg

Posso dar uma sugestão? Não perca tempo! Vá o quanto antes! Não precisa ser necessariamente para fora do Brasil, mas viajar grandes distâncias de moto é uma experiência impar, simplesmente indescritível!

Prepare-se física e mentalmente. Veja os documentos necessários... trace sua rota e seja feliz! Kkkk




Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
26-05-2018, 19:09
Vendo aqui o comentario de voces fico ate deprimido por nunca ter feito uma viagem para fora do Pais. Passei um tempo sem a GS1200 , VOLTEI para Gs800 mas quando a gente come filé depois de ter comido sardinha é dificil voltar para ela. Vendi e peguei uma GSAADV 1200 seminovaa e doido para viajar mas confesso que sou completamente analfabeto em organizar uma viagem dessas. Um sonho onde por incrivel pareça ja tenho o mais dificil que é a moto. Torço para um dia conhecer a galera aqui do fórum e acompanhar numa viagem pela America do Sul.
Parabens a todos.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180526/d2917523dedbb99ccf57c1d6511899a2.jpg

A comparação é mais entre alcatra e filé mignon! Rsrs
Fora isso, siga a sugestão do Roberto! Não sei de onde vc é mas, faça por exemplo uma viagem ao Uruguai, pais legal de visitar, se escolher o litoral, e Montevideu tem estradas ótimas e é mais seguro que viajar no Brasil ( infelizmente ), daí para frente, p mundo é o limite!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
26-05-2018, 23:39
Posso dar uma sugestão? Não perca tempo! Vá o quanto antes! Não precisa ser necessariamente para fora do Brasil, mas viajar grandes distâncias de moto é uma experiência impar, simplesmente indescritível!

Prepare-se física e mentalmente. Veja os documentos necessários... trace sua rota e seja feliz! Kkkk




Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Com uma moto dessa é só apontar para o rumo e ser feliz.Quanto mais a gente planeja mais complicado fica rs

MPaegle
28-05-2018, 21:44
Verdade.
É por ai mesmo o que vcs escreveram.
A vida passa rapido.
Abc's

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk