PDA

Ver Versão Completa : GPS dedicado vs Smartphones



JuniorNM
22-05-2016, 15:10
Pessoal,

Tenho uma dúvida boba, mas gostaria da opinião de vocês?

Vejo aqui no fórum, muitos usuários discutindo sobre o uso de GPS's dedicados e fico me perguntando se eles realmente levam tanta vantagem sobre um smartphone com software de GPS.

Pergunto pois acho os preços dos aparelhos dedicados proibitivos, são muito caros, alguns chegando a custar 5 mil reais.

Eles valem a pena mesmo? Hoje eu utilizo um iPhone 6 com uma capa impermeável da interphone, que vantagens eu teria em migrar para um Zumo, por exemplo?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Nonors
22-05-2016, 15:51
Pessoal,

Tenho uma dúvida boba, mas gostaria da opinião de vocês?

Vejo aqui no fórum, muitos usuários discutindo sobre o uso de GPS's dedicados e fico me perguntando se eles realmente levam tanta vantagem sobre um smartphone com software de GPS.

Pergunto pois acho os preços dos aparelhos dedicados proibitivos, são muito caros, alguns chegando a custar 5 mil reais.

Eles valem a pena mesmo? Hoje eu utilizo um iPhone 6 com uma capa impermeável da interphone, que vantagens eu teria em migrar para um Zumo, por exemplo?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boa questão levantada.
Cara os gps de celular atendem muito bem sim, só tem um grande problema: consomem muita bateria por ficar sempre ligado e por consequência tu deverá tê-lo sempre plugado ao carregador numa tomada USB. É aí que está o grande problema! Conheço vários casos pessoalmente, em que os aparelhos estragaram todos nós conectores de alimentação. O motivo? Trepidação. Não foram feitos pra isto. Até mesmo fatos de utilização de gps automotivos em que o alimentador se dá via USB apresentam o mesmo problema. Por este motivo, os gps destinados a motos possuem um case especial, cujo conector não é o padrão dos automóveis, além de serem a prova d'Água. Basicamente é isto, usar da, porém corre o risco de perder teu celular devido as avarias que por consequências venham a ser causadas nele na região do conector de energia pelo fato da trepidação.
Abraço.

Rromagnani
22-05-2016, 16:05
Posso falar de cátedra! Usava o Zumo 390 na Vstrom e uso o Navigator V na BMW e a resposta é uma só! NÃO, não vale a pena!

A única vantagem é a facilidade de ter o aparelho a qualquer momento, mas adoraria ter o imbatível Waze sempre à disposição.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

edgargangi
22-05-2016, 17:19
Na minha opinião prefiro o Navigator, pois a diferença entre o zumo que eu usava não tinha o controle na manopla, por questões de segurança acho arriscado a manusear em trânsito, o que você acaba fazendo algumas vezes. É uma questão pessoal, mas se pensarmos na segurança vale a pena o investimento.

Enviado do meu Xperia Z2

Medeirix
22-05-2016, 19:16
Eu também uso meu Lumia 930 como navegador, além de ouvir música e atender as ligações com o meu Interphone F4MC ...

Até o momento, sem problemas de nenhuma espécie.

:cool:

JuniorNM
22-05-2016, 20:28
Foi o que pensei, melhor usar a grana para outro upgrade da moto!!!

Quanto as vibrações ao carregar o aparelho, a capa da interphone acredito que ajuda bastante, ela tem uma peça grande de borracha (até agora eu não sabia o porque de tão grande, talvez para amenizar a vibração) que o cabo do carregador vai dentro e depois conecta ao aparelho, é tudo vai dentro da case que ainda tem mais uma camada grossa de borracha, essa com certeza para reduzir a vibração!!!

Bom, agradeço a todos os que responderam e me tiraram a dúvida se deveria comprar um GPS ou não!


Sent from my iPhone using Tapatalk

leandroper
24-05-2016, 13:52
Fui ao Atacama utilizando meu celular motorola com Here Maps, baixei o mapa do Brasil, Argentina e Chile. A noite fazia a rota no google maps e comparava com a rota traçada pelo Here e fazia ajustes se fosse necessário. Funcionou perfeitamente, inclusive me indicando hotéis qdo necessário. Apenas o desconforto de ter o cabo usb plugado e balancando no meu campo de visão (isso me chateia).
Comprei recentemente um Zumo 390, fiquei um pouco decepcionado, o funcionamento é mais lento que um smartphone top de linha, nem sempre as rotas são as melhores ou atualizadíssimas (como um google maps, por exemplo), recálculo de rota não é instantâneo, leva alguns segundos dependendo do local q está. Porém tem outros prós: carcaça extremamente resistente, muuuita praticidade de encaixar/desencaixar, tela capacitiva que permite usar com luvas e filtra muito bem o reflexo, chuva, sol, calor de 40 graus, sem problemas pois foi feito pra isso, um computador de bordo bem legal e de fácil acesso.

Enfim, tem que colocar tudo isso na balança, não existe resposta pronta, cada um tem uma necessidade e valoriza características de acordo com a necessidade individual.

Boa sorte.

Iceman
24-05-2016, 14:33
No meu barco eu uso um Tablet (Samsung Galaxy, por R 1.500,00), com GPS/WiFi/4G e tela de 10", com o software NAVIONICS.

Funciona perfeitamente.

Só para ter uma idéia, um Chart Plotter Raymarine de 7" custa no Brasil por vota de uns R$ 10.000,00, um Lowrance com tela de 10", perto de R$ 20.000,00.

O app do NAVIONICS é free, e você só paga uma merreca de anuidade (acho que foram uns US$ 30,00 se não me engano).

Além do que, as atualizações de mapa são gratis e via internet, direto no Tablet, sem qualquer complicação.

Fora que ainda uso o tablet para outras coisas, como música, filmes, guardo os manuais dos equipamentos em PDF, tiro fotos, filmo, etc.

CM-R1200-GS
24-05-2016, 15:55
No meu barco eu uso um Tablet (Samsung Galaxy, por R 1.500,00), com GPS/WiFi/4G e tela de 10", com o software NAVIONICS.
Funciona perfeitamente.
O app do NAVIONICS é free, e você só paga uma merreca de anuidade (acho que foram uns US$ 30,00 se não me engano).
Fora que ainda uso o tablet para outras coisas, como música, filmes, guardo os manuais dos equipamentos em PDF, tiro fotos, filmo, etc.


Mas esse meu amigo di gelu .............

É xiquinúrtimo !!!!!!!

Tem barco, mais num cunvida os amigu pra paciá
:mad:

RicBoris
24-05-2016, 22:09
Mas esse meu amigo di gelu .............

É xiquinúrtimo !!!!!!!

Tem barco, mais num cunvida os amigu pra paciá
:mad:
Kkkkkkk... Pois num é, Cássio!

nicobico
28-05-2016, 03:42
Eles valem a pena mesmo? Hoje eu utilizo um iPhone 6 com uma capa impermeável da interphone, que vantagens eu teria em migrar para um Zumo, por exemplo?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Sou um sujeito desconfiado e precavido. Como diz a máxima "quem tem um, não tem nenhum".

Uso o Zumo 390 LM e aproveito ao máximo todas a suas funções, nem falar na qualidade e resistência (o meu já caiu no asfalto na BR116 e sobrevive até hoje). Mas se um dia ele falhar, estou sempre com o celular com o Here Maps carregado e pronto para usar.

Acho que o celular não aguentaria tanta vibração na moto. Além disso, os conectores dele não foram feito para isso.

AlfredGtr
26-07-2016, 20:01
Junior,

Acho que você já deve ter se decidido, mas mesmo assim vou colocar minha opinião. O GPS tem a vantagem de funcionar através de toque por pressão o Smartphone é por Touch e precisa do contato do dedo com a tela, não funciona com luva ou dentro de case.

No entanto, o Smartphone é muito mais flexível e atualizado, uma vez que voc6e pode usar o Google Maps que é atualizado de graça automaticamente. Outra vantagem do Smartphone é a opção de você utilizar mapas Off-line, isto é, você não precisa usar seu plano de dados para acompanhar a rota, a não ser que você queira informação de trânsito, mas isso é um pouco inútil para quem está de moto.....

Você pode comprar um Smartphone barato de tela grande e usar somente para isso, desta maneira você não vai viciar a bateria do seu smart titular. GPS, normalmente, você tem upgrade de mapa de graça por um ano, depois disso tem que fazer assinatura.

Eu tenho uma GS 1200 Adventure 2015 e estava usando um GPS da TomTom adaptado no suporte, mas acho que vou migrar para smartphone porque é mais rápido e atualizado.

Reginaldo
27-07-2016, 22:53
Alfred, te corrigindo na postagem e ajudando os demais...
Atualmente existem modelos de celular que o touch screem funciona mesmo com luvas. Uso um Nokia(Microsoft agora) Lumia 920 e tenho uma case impermeável da Ram Mount e usando esta case eu consigo manusear o celular com luvas. Claro que não é aquela perfeição, mas...funciona.
Tenho um aparelho GPS(diferente de navegador, Zumo é um navegador) Garmin Oregon e confio mais nele do que no celular usando Hero Maps ou qualquer outro programa de navegação. Alem do risco do celular estragar devido a vibração da moto, ja perdi um celular devido a vibração da moto onde o mesmo estragou o cabo flat.

JuniorNM
28-07-2016, 21:48
Que software vocês usariam em um smartphone para traçar a rota de uma viagem longa como para o Atacama, por exemplo?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Nonors
28-07-2016, 22:22
Maps.me

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

leandroper
28-07-2016, 23:47
Que software vocês usariam em um smartphone para traçar a rota de uma viagem longa como para o Atacama, por exemplo?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Fui com o Here sem problemas.

mlbonfim
06-01-2019, 18:35
Recentemente usei um smartphone da Motorola para uma viagem curtissima de 160km com trecho de terra de uns 40km...coloquei em um case aprova d'água e o cabo bem fixado e conectado no.plug de 12v.
Para conhece os smartphone da Motorola ele aciona a câmera ao balançar ( não consegui desativar isso) e ela ficava acionando e desligando ao longo do percurso .Resumo,perdi a câmera do smartphone. :(
Hoje uso um zumo395LM a cada parada eu faço um Double check na rota usando o smartphone que carrego no bolso .


Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

Gnegraes
10-01-2019, 10:59
No meu barco eu uso um Tablet (Samsung Galaxy, por R 1.500,00), com GPS/WiFi/4G e tela de 10", com o software NAVIONICS.

Funciona perfeitamente.

Só para ter uma idéia, um Chart Plotter Raymarine de 7" custa no Brasil por vota de uns R$ 10.000,00, um Lowrance com tela de 10", perto de R$ 20.000,00.

O app do NAVIONICS é free, e você só paga uma merreca de anuidade (acho que foram uns US$ 30,00 se não me engano).

Além do que, as atualizações de mapa são gratis e via internet, direto no Tablet, sem qualquer complicação.

Fora que ainda uso o tablet para outras coisas, como música, filmes, guardo os manuais dos equipamentos em PDF, tiro fotos, filmo, etc.

Thomas, uso Garmin 525s no barco e uso cartas náuticas oficiais da MB como mapa, tem um pessoal de Curitiba GPSmapas www.gpsmapas.com.br que vende pronto para uso, basta tirar o cartão original. Como backup uso tablet iPad com o software Marine BRA, que vai em cima de cartas oficiais brasileiras e como backup do backup, tenho no iPhone também. E como backup de tudo que é digital e pifa sem aviso, tenho cartas náuticas impressas, bussola de alidade Minox. Uso também o Skyview para identificação de qualquer coisa na abóboda celeste, inclusive satélites, etc.

Tenho um Garmin Zumo 395 e minha opinião: robusto, grau de proteção IP 7x, uso customizado para veículos, permite ter monitoração de pressão dos pneus (da Garmin), atualização de POIs rápida e eficiente, integrado ao sistema de partida da moto (liga e desliga com a ignição), permanentemente com a bateria em estado de carga / flutuação.

AAmorim
14-01-2019, 23:33
Recentemente usei um smartphone da Motorola para uma viagem curtissima de 160km com trecho de terra de uns 40km...coloquei em um case aprova d'água e o cabo bem fixado e conectado no.plug de 12v.
Para conhece os smartphone da Motorola ele aciona a câmera ao balançar ( não consegui desativar isso) e ela ficava acionando e desligando ao longo do percurso .Resumo,perdi a câmera do smartphone. :(
Hoje uso um zumo395LM a cada parada eu faço um Double check na rota usando o smartphone que carrego no bolso .


Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk


Para desabilitar essa função basta vc ir no app "moto" que vem instalado no celular, ele está no menu inicial que aparece todos os app do celular, depois clica em "ações" e desabilita as funções de ligar a lanterna e a câmera com movimentos.

mlbonfim
15-01-2019, 06:00
Para desabilitar essa função basta vc ir no app "moto" que vem instalado no celular, ele está no menu inicial que aparece todos os app do celular, depois clica em "ações" e desabilita as funções de ligar a lanterna e a câmera com movimentos.Grato pela dica, vou testar isso.

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

mlbonfim
15-01-2019, 06:03
Depois de tantos relatos fiquei na dúvida.
O Zumo395LM encaixa no suporte da BMW R1200 GS ou é outro modelo?
Entendi que não existe conectividade com o joystick do punho.


Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

Gnegraes
15-01-2019, 10:38
Depois de tantos relatos fiquei na dúvida.
O Zumo395LM encaixa no suporte da BMW R1200 GS ou é outro modelo?
Entendi que não existe conectividade com o joystick do punho.


Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

O Zumo 395 tem suporte próprio, e muito bom por sinal, não trepida nada....10106

mlbonfim
15-01-2019, 19:44
O Zumo 395 tem suporte próprio, e muito bom por sinal, não trepida nada....10106Excelente.... minha moto tem este mesmo painel.
Vou fazer está instalação. Muito grato amigo

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

bybecker
18-01-2019, 12:05
Excelente questionamento, e excelentes respostas.
Me parece que o smartphone leva alguma vantagem. Uso em minha GS2013LC um suporte no guidão que vibra pouco/nada. O que faz algo vibrar ou não nas motos é a distância que a extremidade tem do seu ponto de fixação, quanto maior, maior a vibração, e no caso do guidão é praticamente zero. E acho que tem a vantagem de ser menor e não ocupar a área do parabrisa.

Quanto aos cabos, é muito fácil prende-los com velcro para que balancem menos.

Abreu
21-01-2019, 11:40
Excelente questionamento, e excelentes respostas.
Me parece que o smartphone leva alguma vantagem. Uso em minha GS2013LC um suporte no guidão que vibra pouco/nada. O que faz algo vibrar ou não nas motos é a distância que a extremidade tem do seu ponto de fixação, quanto maior, maior a vibração, e no caso do guidão é praticamente zero. E acho que tem a vantagem de ser menor e não ocupar a área do parabrisa.

Quanto aos cabos, é muito fácil prende-los com velcro para que balancem menos.

Na minha, apesar de ter um zumo 660, que encaixa naturalmente no berço do Navigator, consegui um adaptador de celular, que inclusive se conecta também ao berço e permite recarregar o aparelho. Tem sido muito útil, pois para trânsito urbano o waze é muito superior a qualquer GPS.

cberta
14-04-2019, 19:53
Uso o TOMTOM Go Mobile no iPhone e baixo mapas atualizados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, gastando R$69,90 por ano (cerca de U$17,00). É um GPS excelente e fácil de utilizar, com a grande vantagem de também ser o celular, o radio/ipad/gerenciador do comunicador. Tudo num só aparelho, permanentemente carregado. Como desvantagem, não consigo acessá-lo com a luva, muito menos com o controle do manete esquerdo. Usei em viagem ao Chile e Argentina e digo que funciona muito bem. Como qualquer GPS, às vezes nos dá uns perdidos, geralmente por que não os programamos corretamente. Nessa viagem de 9.300 km usamos três GPS diferentes (tomtom, garmim e navigator) e cada um deles se mostrou falho em algum momento. Ainda assim prefiro o tomtom por dispensar a utilização de outros equipamentos. Faço tudo em um equipamento apenas

milacs
06-09-2020, 20:24
Uma possível solução pro cabo USB balançando e voando e usar um cabo curto. Da pra comprar de 5cm até 20cm que acho que serviria bem.
Eu comprei um recentemente e vou testar assim que chegar.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1507982399-cabo-usb-c-tipo-c-xiaomi-mi-5-prata-020-cm-curto-pequeno-_JM

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Rromagnani
07-09-2020, 08:39
Na Kalunga vendia um que era todo emborrachado e tinha 5 cm... Perfeito.

O meu acabou pifando e qdo fui comprar outro não existia mais...

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk