PDA

Ver Versão Completa : F800 GS Adv. - suspensão diant dura - como amaciar?



Emanuel
31-05-2016, 10:03
Pessoal, tenho uma F800GS Adventure cuja suspensão traseira é bem confortável. Mas acho a suspensão dianteira muito dura. Alguém conhece alguma forma de torná-la mais macia sem causar nenhum efeito colateral?

shw
31-05-2016, 16:21
se for nova.. logo ela fica mais macia..

Emanuel
01-06-2016, 09:14
se for nova.. logo ela fica mais macia..

A minha está com 6.400 km rodados.

Alex Oli
01-06-2016, 11:56
Depende com que moto vc tá comparando.
Eu tinha te660 e achava a suspensão dianteira mais macia que a f800gsa porém numa freada forte a frente afundava demais, dava medo.
Acredito que nem haja diferença entre as suspensões das f800 gs e gsa. Ela é mais firme mesmo, tem seus prós e contras.
Eu acostumei mas no começo tive a mesma sensação que vc. A minha tá com 11500km e não notei que tenha ficado mais macia.

sascencio
01-06-2016, 13:16
Depende com que moto vc tá comparando.
Eu tinha te660 e achava a suspensão dianteira mais macia que a f800gsa porém numa freada forte a frente afundava demais, dava medo.
Acredito que nem haja diferença entre as suspensões das f800 gs e gsa. Ela é mais firme mesmo, tem seus prós e contras.
Eu acostumei mas no começo tive a mesma sensação que vc. A minha tá com 11500km e não notei que tenha ficado mais macia.

Disse tudo... é bem isso mesmo.

Tinha uma Suzuki DL650 antes da F800 e acho a suspensão dianteira da F800 bem mais macia...

Emanuel
01-06-2016, 14:38
Depende com que moto vc tá comparando.
Eu tinha te660 e achava a suspensão dianteira mais macia que a f800gsa porém numa freada forte a frente afundava demais, dava medo.
Acredito que nem haja diferença entre as suspensões das f800 gs e gsa. Ela é mais firme mesmo, tem seus prós e contras.
Eu acostumei mas no começo tive a mesma sensação que vc. A minha tá com 11500km e não notei que tenha ficado mais macia.

Sem comparar com outra moto acho a suspensão dianteira da F800 GS Adv. muito dura em sí mesma. Falta-lhe uma opção de configuração, assim como existe na suspensão traseira.

sal silva
01-06-2016, 17:09
Pessoal,desculpe a pergunta fora do tópico,mas tem como regular a suspensão dianteira da GS1200 LC?

Iceman
01-06-2016, 17:33
Pessoal,desculpe a pergunta fora do tópico,mas tem como regular a suspensão dianteira da GS1200 LC?

Que eu saiba, os únicos ajustes são os modos do ESA no computador (Soft, Normal e Hard) e afetam tanto a suspensão dianteira quanto a traseira.

sal silva
01-06-2016, 18:16
Que eu saiba, os únicos ajustes são os modos do ESA no computador (Soft, Normal e Hard) e afetam tanto a suspensão dianteira quanto a traseira.

Acho que é isso mesmo,nao consigo perceber muita diferença nos modos do ESA.

Eder
01-06-2016, 19:44
A minha 800gs é macia demais. Afunda muito quando freia. Esse garfo precisaria de uma juste de compressão rápida. Talvez colocando óleo mais denso. Mas quem acha dura pode colocar um óleo menos denso. Só não sei quais são especificamente. Seria uma informação bem interessante.

Iceman
02-06-2016, 11:04
Acho que é isso mesmo,nao consigo perceber muita diferença nos modos do ESA.

Sal, segundo informações que recebi na CC (não tenho 100% de certeza se é confiável), quando você está no modo DYNA, o ESA se ajusta automaticamente as condições da pista.
Ou seja, se estiver andando em uma reta, a suspenção fica mais macia, assim que começar a fazer curvas, o ESA "endurece" a suspensão.
Mas parece que isso só ocorre no modo DYNA. Nos demais deve prevalecer o ajuste específico do ESA.

sal silva
02-06-2016, 13:09
Sal, segundo informações que recebi na CC (não tenho 100% de certeza se é confiável), quando você está no modo DYNA, o ESA se ajusta automaticamente as condições da pista.
Ou seja, se estiver andando em uma reta, a suspenção fica mais macia, assim que começar a fazer curvas, o ESA "endurece" a suspensão.
Mas parece que isso só ocorre no modo DYNA. Nos demais deve prevalecer o ajuste específico do ESA.

Caramba,se for assim com o DYNA é show de roda,na estrada uso o Road.

Rromagnani
02-06-2016, 18:31
No modo Dyna a moto fica muito arisca... Difícil de pilotar assim no meio do trânsito!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

marciof
02-06-2016, 22:28
A susp dianteira da F800gs e da Tiger XCX são WP. A Triumph usa modelo COM regulagem... a BMW SEM. Tremenda falta de sacanagem dos alemães.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Eder
02-06-2016, 23:09
http://www.touratech-usa.com/Store/316/PN-048-584X/Touratech-Fork-Cartridge-Conversion-S-BMW-F800GS-Adventure


A susp dianteira da F800gs e da Tiger XCX são WP. A Triumph usa modelo COM regulagem... a BMW SEM. Tremenda falta de sacanagem dos alemães.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

marciof
02-06-2016, 23:25
Hahaha. Boa, mas a brincadeira sai BEM baratinha.
Mas olha Eder, pra ser sincero, conheço pouquíssimos que regulam a susp traseira da F800 e Tiger... a dianteira da Tiger não conheci ninguém. Tá na posição original que saiu de fábrica..

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Eder
03-06-2016, 11:26
Regulo a minha constantemente e sinto muito a falta de progressividade hidráulica. A de mola resolve meia boca.


Hahaha. Boa, mas a brincadeira sai BEM baratinha.
Mas olha Eder, pra ser sincero, conheço pouquíssimos que regulam a susp traseira da F800 e Tiger... a dianteira da Tiger não conheci ninguém. Tá na posição original que saiu de fábrica..

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Eder
03-06-2016, 11:28
Na realidade se tivesse as 4 hidráulicas separadas independentes e uma pré-carga a ar ficaria perfeito para mim. Sempre ajustei e fiz manutenção das minhas suspensões.

P.S.: Dianteira e traseira.

Eder
03-06-2016, 11:31
Pode acreditar, faz muita diferença.

Eder
03-06-2016, 11:46
Uma hipótese é que a suspensão está com pressão de ar. Tive várias Marzocchis que eu tinha que abrir reularmente, até que a própria Marzocchi colocou válvulas de ar, que também podiam ser usadas para dar pré-carga de ar. Com isso você poderia, mantendo a suspensão afundada, abrir as válvulas, o que tornaria a suspensão muito macia. Ocorre que até 2012 ou 2013 as f800gs tinham garfo Marzocchi e agora têm WP.

Talvez haja no mercado essas tampas com válvulas de ar.


Pessoal, tenho uma F800GS Adventure cuja suspensão traseira é bem confortável. Mas acho a suspensão dianteira muito dura. Alguém conhece alguma forma de torná-la mais macia sem causar nenhum efeito colateral?

Eder
03-06-2016, 12:05
http://f800riders.org/forum/showthread.php/53786-Replace-Fork-Oil-F800GS

"Planning to do the fork oil this week on my 2009 F800GS (http://www.amazon.com/gp/search?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&index=automotive&keywords=f800gs&linkCode=ur2). From what I understand the 7.5 W is stock and I am thinking about 10W however, not sure if it will be a noticeable difference. I have read other comments regarding less oil, more air, 15W and now am a little confused as to where I should be with this oil change."

Eder
03-06-2016, 12:11
Um belo item para ser lembrado em uma viagem: http://www.ebay.com/itm/Andreani-Misano-Fork-Cartridge-Kit-105-W04-for-BMW-F800GS-Marzocchi-Fork-45mm-/111804672943


Hahaha. Boa, mas a brincadeira sai BEM baratinha.
Mas olha Eder, pra ser sincero, conheço pouquíssimos que regulam a susp traseira da F800 e Tiger... a dianteira da Tiger não conheci ninguém. Tá na posição original que saiu de fábrica..

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Reginaldo
04-06-2016, 16:21
Pessoal, que eu saiba a maioria das motos e a gs800 entra nessa lista, que o óleo que vem de fábrica na suspensão dianteira é 7,5w de viscosidade. Sempre usei o Motul 10w semi-sintético na gs800 e mesmo assim a frente afundava generosamente. Na ultima revisão(70 mil km) coloquei o Motul 15w e agora sinto a suspensão mais firme. Acima do 15w tem o 20w que é duro. O 15w é médio-duro.
No inicio estranhei um pouco mais agora to achando melhor e inclusive fiz um off-Road que a dianteira atendeu bem as expectativas.

Eder
11-06-2016, 14:41
Trocar apenas o fluido é uma opção para deixar tudo mais lento. Seria a regulagem única dos quatro conceitos de uma suspensão: (controle + retorno ) x (rápido+ lento). É a opção mais barata e menos satisfatória. A segunda mais barata é trocar molas e fluido por 1500 reais no Brasil. A terceira é colocar cartuchos com ajustes + mola + óleo, o que custa acima de 4 mil reais por cá. Essa é a mais cara e mais satisfatória ou, de um ponto de vista mais abrangente, a segunda mais cara, pois a mais cara mesmo seria comprar uma moto com telelever e paralever (r1200gs). Essa é a opção mais satisfatória para uso preponderante de pavimento em bom estado. Para pavimentos piores a opção mais satisfatória é a KTM 690 Enduro. Se a necessidade incluir viagens acima de mil km, a mais satisfatória - e mais cara - é comprar uma KTM 1190 Adv R. Em relação a estas duas, a BMW é melhor no asfalto que a KTM na terra e por isso pior na terra que a KTM no asfalto. A outra variável é o piloto.

robram
14-06-2016, 14:20
Alem da troca de densidade do oleo, da para aumentar ou diminuir a quantidade de oleo ( da para saber qto tem medindo a altura do nivel )


www.fb.com/blogrobram

Eder
17-06-2016, 17:40
Discordo desse procedimento. Se colocar óleo demais ela apenas diminui o curso e a mudança só ocorre no final, além de diminuir o volume de ar atrapalhando o amortecimento rápido de pouco curso (trepidação em alta). Se colocar pouco óleo, vai ter muito ar cuja resistência a compressão é bem mais baixa que a do óleo; mas o pior é que o bottom out da suspensão vai perder o calço hidráulico, ou seja, deixar a porrada final só para as molas, pois o sistema chegará ao final sem que a pressão interna do amortecedor seja elevada o suficiente para evitar a colisão mecânica do sistema.


Alem da troca de densidade do oleo, da para aumentar ou diminuir a quantidade de oleo ( da para saber qto tem medindo a altura do nivel )


www.fb.com/blogrobram (http://www.fb.com/blogrobram)

robram
17-06-2016, 17:44
[emoji41]

MarcioT
28-06-2016, 18:40
Emanuel, vc já andou com outra para comparar?
Respeito todos os comentários e experiências dos colegas mas acho meio "non sense" alterar as características tão importantes de uma moto por uma impressão. Ou seu uso é extremamente profissional que justifique tudo isso?!?!
Fico pensando no trabalho dos engenheiros para proporcionar um projeto e produto que atenda as características de uso ao que o produto de propõe e aí vamos lá e mexemos nisso tudo......