Ver Versão Completa : motor BMW em avião experimental
Bom dia, meu nome é Vital, sou de Rondonópolis-MT, sou motociclista tenho uma Suzuki Boulevard, sou piloto agrícola na região e adquiri recentemente uma BMW 1200 GS, produto sinistrado de leilão, toda documentada, onde o interesse foi retirar o motor, diga-se de passagem essa maravilha que nos fornece 110 cv, onde estou colocando em um avião experimental (Jabirú), como produto de leilão a mesma veio sem as chaves de ignição, problema que estou enfrentando, gostaria de ter ajuda no tocante, grato pela atenção, me coloco a disposição para perguntas, ja que no Brasil não é normal ter aviões com motor de moto, essa pratica é comum na alemanha e USA, um experimental com motor BMW, que voa a 230/240 km hora com consumo de 17/18 litros se torna interessante. grato a todos.
Rromagnani
28-09-2016, 07:24
Sobre as chaves, talvez um bom chaveiro possa fazer uma cópia, caso contrário, só na cc e aí, obviamente prepare-se para ser assaltado! Kkk
Achei muito interessante seu projeto e nunca imaginei que fosse possível colocar um motor de moto em um avião! Desejo muita sorte e depois posta algumas fotos para mostrar como ficou! Parabéns e seja bem vindo!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
sal silva
28-09-2016, 09:29
Welcome Vital.
Com os dados da motocicleta em mãos voce podera obter a copia na CC.Provavelmente,dependendo do ano da moto,a chave é codificada.
Agora,já vi uma vaca voando,mas uma GS 1200 nunca rs.
Boa sorte no projeto.
Bem vindo Vital, assunto interessante esse em.. compartilha conosco os detalhes dessa GS voadora aí!!!
Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
RicBoris
28-09-2016, 13:10
Inusitado e interessante projeto!
Mas testa bem esse moto antes.
ricardo ca
28-09-2016, 22:53
Infelizmente não posso ajudar.
Boa sorte.
cerqueira
29-09-2016, 06:44
Vital,
chave é muito simples, passe o número do chassi para uma concessionária que encomendam outra prá você.
Custa uns R$ 350,00, demora uns 30 dias.
Abçs
Luiz
Pronto. Tópico arrumado :)
sbsantos
29-09-2016, 07:56
Se vc só vai usar o motor, não seria o caso de usar outro miolo, na verdade, "qualquer miolo"?
Enviado pelo celular
SbSantos, não da certo pois a chave é codificada na central eletronica do motor. Aquela central so funciona com a chave certa.
Abraços
sal silva
29-09-2016, 09:31
Welcome Vital.
Com os dados da motocicleta em mãos voce podera obter a copia na CC. Provavelmente, dependendo do ano da moto, a chave é codificada.
Agora, já vi uma vaca voando, mas uma GS 1200 nunca rs.
Boa sorte no projeto.
A minha resposta foi essa acima, e achei até razoável e dentro do que foi perguntado. O problema começou quando o Ric falou que o avião ia cair com o motor BMW :mad:,ai começou a discussão:rolleyes:kkk. Nao peço desculpas por ter desvirtuado o tópico, esse Pais esta uma merda e já basta de noticias ruins, se eu não rir um pouco fico depressivo. A discussão sobre o assunto segue como sempre, as vezes falamos "serio" e não chegamos a conclusão nenhuma.
Parabens ao Ice, interviu no momento certo.
Ric, tudo isso é uma brincadeira. Segue o tópico como sempre.
RicBoris
29-09-2016, 12:54
Ah tá...
Então, Vital... testa bem esse bólido aí antes de sair do chão.
[emoji87]
Reginaldo
29-09-2016, 21:14
Lembrando que a bmw começou com aviao e so depois foi ora moto.
A maioria desses aviões de pequeno porte usam motor boxer, então na minha humilde ignorância creio que tem tudo pra dar certo.
sal silva
29-09-2016, 23:11
A maioria desses aviões de pequeno porte usam motor boxer, então na minha humilde ignorância creio que tem tudo pra dar certo.
Ele falou que é comum nos EUA adaptarem motores BMW boxer em pequenos aviões.Acho que competência não vai faltar,Brasileiro é mestre em adaptações.
914491459146914791489149915091519152
com certeza, eu postei algumas fotos desse projeto na alemanha, esse senhor já colocou 102 aeronaves pra voar com o motor 1.100, estou me adaptando ao site, vou enviar o endereço de uns sites e vcs irao ver o que se faz com motor bmw. grato
Muito legal esse assunto Vital.
Posta ai os sites.
Se precisar de alguma ajuda com tradução do alemão, é só falar :)
A maioria desses aviões de pequeno porte usam motor boxer, então na minha humilde ignorância creio que tem tudo pra dar certo..
De fato, a BMW nasceu com a proposta de fabricar motores para a aviação.
Após a 1a. guerra mundial, foi proibida de fazê-lo, em função do armistício imposto à Alemanha pelos aliados.
Decidiu então passar a fabricar motos e carros, no que aliás é muito boa até os dias de hoje :)
Aliás, o símbolo da BMW é a estilização de uma hélice de avião girando, com as côres da Bavária (estado de origem e sede da BMW na Alemanha).
BMW é a sigla para Bayrische Motoren Werke, ou seja, Fabrica Bávara de Motores.
Já postei umas fotos do projeto na Aemanha
Rromagnani
30-09-2016, 22:42
Sensacional Vital! Criatividade e competência na execução! Parabéns!
Vital, mata uma curiosidade minha, como fica a transferência de potência pra hélice?? Usam o câmbio original da moto, ou pegam direto do eixo do motor??
Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Eu comprei um redutor feito no Canadá homologado pelo FAA dos EUA, muito usado na Alemanha, apesar que os alemães estão fazendo o próprio hj em dia, pura copia kkk, reduz 3 para 1.
Esqueci de dizer que é necessário descartar a parte do cambio, vou mandar fotos respeito, grato pelo interesse
Romagnani, saudações Corinthianas, eu postei umas fotos para se ter uma idéia do projeto, vc já as viu?
RicBoris
01-10-2016, 13:10
Muito bacana esse projeto!
Rromagnani
01-10-2016, 22:28
Romagnani, saudações Corinthianas, eu postei umas fotos para se ter uma idéia do projeto, vc já as viu?
Sim, ver não é o verbo correto... admirar é o correto! Achei sensacional!
Romagnani, visite este site, veja que interessante as aplicações dos motores BMW, depois repasse para o grupo, eu nao sei como fazer isso www.takeoff-ul.de um bom dia
Vital, acabei de falar com a Ana da POWER de Sto. André, e ela me confirmou que para pedir uma nova chave é preciso informar o nr. do chassis da moto, que deve constar na documentação dela.
Somente o nr. do motor não serve para nada.
Também descobri que nas motos mais novas, o VIN é o mesmo nr. do chassis :)
Segue o contato da Ana Paula: (11) 2534-2300
Se precisar, me avise que eu te passo o contato de WhatsAPp dela.
Thomas liguei para a power em Santo Andre, a Ana nao estava, me redirecionaram para o Alan, ele nao sabe como fazer no caso de uma moto de leilão, me pediu para enviar via e-mail a nota de compra para pesquisar, pois me disse que a bmw na alemanha so envia a chave se tiver copia do documeto, vou enviar e esperar resposta, mas agradeço a atenção e vou postando o andar da carruagem, valeu amigo, grnde abraço
Plapenda
03-10-2016, 21:57
O segredo está na caixa de redução. Para dimensionar a rpm maxima da hélice, que independente do motor, gira em no máximo 2500/3000 rpm. Os Rotax de 100hp e os turbo com 120 hp usados na aviação leve giram a 5200 mas a hélice está com 2600, devido à caixa de redução. A desse experimental é bem parruda, maior que o motor. Não vejo vantagem em usar esse motor em aviação pois além de pesado vibra muito e não tem duas velas por cilindro, o que sacrifica a segurança ( a não ser que haja uma adaptação complicada).
Paulo boa noite, deixar um adendo ao seu comentário referente ao peso dos motores BMW X Rotax, comprando os dois com 110 hp, o BMW pesa 73 kg com redutor acoplado, o Rotax 912 pesa 61 kg, agora vc coloca no rotax alternador 3 kg, bomba de vácuo 0,8kg, embreagem de sobrecarga 1,7 kg total 5,5 kg chegando o rotax 66,5 kg o rotax e refrigeração mista, ar/água acrescente ai mais 2 kg, enfim o rotax chegara a 68/69 kg contra 73 da BMW, quanto a vibração, sem dúvida um motor 4 cilindros e mais equilibrado que um dois cilindros, que se soluciona com coxins especial. quanto a uso de duas velas por cilindro começou a ser usado a pouco tempo pela rotax, qualquer duvida estou a dispocição, grande abraço
Mas o motor da GS são duas velas por cilindro e com bobinas independentes!!!
Esse meu motor ainda é apenas uma vela, os motores mais novos ja saem com 2 velas por cilindro
Que ano é esse motor que vc têm Vital??
É 1200 cc??
Não sabia da existência de 1200 com uma vela por cilindro.
Plapenda
06-10-2016, 20:29
Paulo boa noite, deixar um adendo ao seu comentário referente ao peso dos motores BMW X Rotax, comprando os dois com 110 hp, o BMW pesa 73 kg com redutor acoplado, o Rotax 912 pesa 61 kg, agora vc coloca no rotax alternador 3 kg, bomba de vácuo 0,8kg, embreagem de sobrecarga 1,7 kg total 5,5 kg chegando o rotax 66,5 kg o rotax e refrigeração mista, ar/água acrescente ai mais 2 kg, enfim o rotax chegara a 68/69 kg contra 73 da BMW, quanto a vibração, sem dúvida um motor 4 cilindros e mais equilibrado que um dois cilindros, que se soluciona com coxins especial. quanto a uso de duas velas por cilindro começou a ser usado a pouco tempo pela rotax, qualquer duvida estou a dispocição, grande abraço
Sim concordo, mas ainda assim os Rotax são mais comuns em experimentais leves e até bi motores. Mais leves, vibram muito menos, principalmente os Turbo 914. Tive um com motor fabricado em 1994. As duas velas por cilindro são padrão desde o lançamento, inclusive existindo 912S e 914 turbo homologado. Mas não sei o preço de um motor BMW e suas adaptações, caixa de redução etc. um Rotax está em torno de 30.000 Dólares. O BMW deve ser bem mais barato. Deve compensar pois são confiáveis em motos.
Caramba, 30 k dólares, então já se explica a aquisição do bmw via leilão!!!
Grande abraço!!!
Petrel
Eu sempre achei que BMW era abreviatura pra Business, money, women.
Kkkk
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rromagnani
24-11-2016, 04:53
Eu sempre achei que BMW era abreviatura pra Business, money, women.
Kkkk
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]. Muito boa!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro