PDA

Ver Versão Completa : Expedição Atacama



DaltonMarc
27-11-2016, 06:54
Bom dia irmãos. Eu mais cinco motociclistas iremos ao Chile. E gostaria que os irmãos do Fórum deixassem dicas e sugestões para esse tipo de expedição.

1) Qual o checklist de ferramentas ideal para a F800 GSAdventure?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

P.ALMEIDA
28-11-2016, 15:20
Bom dia irmãos. Eu mais cinco motociclistas iremos ao Chile. E gostaria que os irmãos do Fórum deixassem dicas e sugestões para esse tipo de expedição.

1) Qual o checklist de ferramentas ideal para a F800 GSAdventure?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Linda viagem.
Eu fui de VSTROM DL 1000 e além das ferramentas da moto (que são poucas), levei apenas kit de reparo de pneus, mini compressor, Motul spray para reparo de pneus, Motul spray lubrificante correntes, usado a cada 500km, alguns enforca gatos, uma lanterna de led, e no final ....não usei nenhuma ferramenta.

cerqueira
29-11-2016, 07:39
o Principal cuidado se refere a pneu...se der azar complica a viagem por uma coisa simples.

Acho que iria com a tal de "vacina de pneus".

Levaria uma câmara reserva, kit de reparos, compressor, ferramentas para desmontar a roda...fácil distribuir já que vão em muitos.

Boa trip!!

Luiz

sal silva
29-11-2016, 09:46
Linda viagem.
Eu fui de VSTROM DL 1000 e além das ferramentas da moto (que são poucas), levei apenas kit de reparo de pneus, mini compressor, Motul spray para reparo de pneus, Motul spray lubrificante correntes, usado a cada 500km, alguns enforca gatos, uma lanterna de led, e no final ....não usei nenhuma ferramenta.

Além das dicas do colega Almeida,um jogo de chave torx resolve quase tudo na BMW.Olhe as ferramentas que precisara para remover a roda traseira e dianteira,ai voce mesmo poderá retirar e dar para um borracheiro, que se nao conhecer a moto poderá fazer Merda.Uma chave Allen para retirar o bujao do carter para eventual troca de oleo(isso se sua moto não estiver na garantia).Tem um tópico do Roma que da dicas de o que levar em viagens longas.

Reginaldo
29-11-2016, 10:48
Fiz um suporte de ferramentas que fica do lado contrario ao escapamento. Dentro deste suporte levo todas as chaves necessárias pra tirar rodas, tirar carenagens, retrovisor, trocar óleo e mais algumas coisas.

MarcioT
29-11-2016, 14:37
Quando fui para o Atacama, lí sobre esta questão e alguém falou, leve um rolo de silver tape.
Na duvida levei. Quando cheguei em Resistência e fui tirar minha bagagem da moto, percebi que estava na iminência de perder a placa que era de alumínio e tinha rachado totalmente. Adivinhem, a silver tape salvou minha viagem que estava mal começando. Se tivesse perdido a placa seria o fim da viagem.
Depois rodei uns 9000 km cheguei em casa a a placa estava intacta.....
Moral da história, não saia de casa sem um rolo de silver tape!

Rromagnani
29-11-2016, 17:01
O Silver Tape e o "enforca-gato" são fundamentais em qualquer viagem! Kkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Mcolnagosp
02-12-2016, 08:14
Jamais viajo sem eles:) !!!

Eraldo Tel
02-12-2016, 20:15
Eu sou meio exagerado levei muita coisa na viagem da Serra do Rio do Rastro tinha, kit de remendo de pneus com macarrao e 3 balas de CO2. kit de chave torks chaves além, compressor de ar, pendente fluorescente 12 V, chave de vela chave além 22 do eixo dianteiro 1 l de óleo. Ainda bem que so usei uma chave T40 para reapertar o parafuso do descanso lateral. Fita isolante arame teglon e a silvertape tb estavam na mala de ferramentas.
Na viagem que pretendo fazer no Carnaval de 2017 para o Atacama vou incluir algumas peças tb. Estou começando o planejamento dessa viagem se alguém tb. For nessa época podemos ir juntos. Acho que até uns 6 forma um grupo bom.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Eraldo Tel
02-12-2016, 20:19
Bom dia irmãos. Eu mais cinco motociclistas iremos ao Chile. E gostaria que os irmãos do Fórum deixassem dicas e sugestões para esse tipo de expedição.

1) Qual o checklist de ferramentas ideal para a F800 GSAdventure?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Vão viajar quando, tb pretendo fazer essa viagem no Carnaval de 2017

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

AD-1512
02-12-2016, 22:18
Ferramentas são importantes, claro. Há kits prontos, da própria BMW e similares (Moto Atacama, etc). Vale a pena aprender a tirar as rodas, pro borracheiro local consertar, se for preciso. Algumas peças sobressalentes são muito importantes: lâmpadas (farol alto, baixo, auxiliares), câmaras dos pneus, por exemplo. E acho que fita dupla face tb é bacana: salvou a viagem de um companheiro (viagem para os Lagos Andinos), cuja placa da moto rachou e quase se perdeu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
02-12-2016, 22:22
Eu sou meio exagerado levei muita coisa na viagem da Serra do Rio do Rastro tinha, kit de remendo de pneus com macarrao e 3 balas de CO2. kit de chave torks chaves além, compressor de ar, pendente fluorescente 12 V, chave de vela chave além 22 do eixo dianteiro 1 l de óleo. Ainda bem que so usei uma chave T40 para reapertar o parafuso do descanso lateral. Fita isolante arame teglon e a silvertape tb estavam na mala de ferramentas.
Na viagem que pretendo fazer no Carnaval de 2017 para o Atacama vou incluir algumas peças tb. Estou começando o planejamento dessa viagem se alguém tb. For nessa época podemos ir juntos. Acho que até uns 6 forma um grupo bom.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Eraldo,surgiro levar um caminhão de apoio.rs

Eraldo Tel
02-12-2016, 22:34
Sem caminhão se forem várias pessoas com o mesmo modelo de moto divide a tralha um fica com parte de iluminação outro com peças mecânica e outro com ferramentas e por ai vai. SÓ usar compartilhar que além de ficar mais cômodo ninguém vai ficar para trás por problemas comuns que podem ocorrer.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

sal silva
02-12-2016, 22:49
Sem caminhão se forem várias pessoas com o mesmo modelo de moto divide a tralha um fica com parte de iluminação outro com peças mecânica e outro com ferramentas e por ai vai. SÓ usar compartilhar que além de ficar mais cômodo ninguém vai ficar para trás por problemas comuns que podem ocorrer.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Eraldo,se as motos estiverem revisadas não vejo motivo para levar peças de reposição,claro que lâmpadas,um kit de reparo de pneu e poucas ferramentas já serão o suficientes.Se a moto parar(e for problema eletrônico),chama o caminhão e repara ela na cidade mais próxima.Agora,se isso te deixa mais tranquilo,cada um faz o que quer e acha melhor.VLW

Eraldo Tel
03-12-2016, 09:49
Bom dia Sal como minha moto ja vai completar dez anos,nos últimos 3 anos sempre fui eu que fiz as manutenções necessárias e não quero correr o risco de interromper a viagem, levarei sim peças como refil da bomba de combustível, pelo menos uma bobina de alta tensão primária e secundária, velas, rele do comando do motor de partida e uma sonda lambida do padrão três fios como usado mas Bmw. Afinal acredito no potencial das R 1200 Gs , mas tb.sei que elas não sao infalíveis e como terei capacidade de 137 l de bagagem não fará muita diferença levar esses itens que se não forem utilizados, ficaram a espera de serem usasos futuramente. Afinal viajar é muito bom, poder resolver de imediato os imprevistos e voltar sem ter de passar raiva e levar uma facada no bolso é melhor ainda.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

sal silva
03-12-2016, 13:49
Bom dia Sal como minha moto ja vai completar dez anos,nos últimos 3 anos sempre fui eu que fiz as manutenções necessárias e não quero correr o risco de interromper a viagem, levarei sim peças como refil da bomba de combustível, pelo menos uma bobina de alta tensão primária e secundária, velas, rele do comando do motor de partida e uma sonda lambida do padrão três fios como usado mas Bmw. Afinal acredito no potencial das R 1200 Gs , mas tb.sei que elas não sao infalíveis e como terei capacidade de 137 l de bagagem não fará muita diferença levar esses itens que se não forem utilizados, ficaram a espera de serem usasos futuramente. Afinal viajar é muito bom, poder resolver de imediato os imprevistos e voltar sem ter de passar raiva e levar uma facada no bolso é melhor ainda.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Eraldo, se voce entende de mecânica , sabe diagnosticar problemas, e fazer o reparo, ai já é outra coisa.Eu sei mexer um pouco em uma Sahara que tenho aqui em casa,mas na tecnológia e eletrônica da GS 1200 LC não sei por onde começar.Entao se ela parar, é caminhão na certa rs.Abraços.

llucas
03-12-2016, 15:38
Manual da Moto! Sempre vale a pena levar. Não ocupa espaço e tem informações relevantes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eraldo Tel
03-12-2016, 16:20
Manual da Moto! Sempre vale a pena levar. Não ocupa espaço e tem informações relevantes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Tenho o manual de serviços para gs 2004 a 2009 da haynes que tb. Faz parte das tralhas de viagens mais longas

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

André M.
04-12-2016, 23:51
O que eu sei resolver na moto

Furo de pneu: Sei trocar, levo as espátulas, porém o esforço físico é muito grande... Só farei se realmente não tiver mais opções, nem mesmo reboque.

Corrente: levo o elo mestre com clip, e uma corrente reserva nova...Se a corrente romper é fácil trocar

Bateria: Se arriar, Mega Amper ou similares.. fácil resolver (se a bateria não der perda total)

De resto, se a moto der pane, não saberei resolver.. vela por exemplo, nem levo chave, já que o acesso na F 800 GS é muito complicado.

Eu estou de olho nessa ferramenta do vídeo, porém não sei se serve na F 800 GS


http://youtu.be/ziD2gxQG2BM

sal silva
05-12-2016, 07:59
O que eu sei resolver na moto

Furo de pneu: Sei trocar, levo as espátulas, porém o esforço físico é muito grande... Só farei se realmente não tiver mais opções, nem mesmo reboque.

Corrente: levo o elo mestre com clip, e uma corrente reserva nova...Se a corrente romper é fácil trocar

Bateria: Se arriar, Mega Amper ou similares.. fácil resolver (se a bateria não der perda total)

De resto, se a moto der pane, não saberei resolver.. vela por exemplo, nem levo chave, já que o acesso na F 800 GS é muito complicado.

Eu estou de olho nessa ferramenta do vídeo, porém não sei se serve na F 800 GS


http://youtu.be/ziD2gxQG2BM

André,perfeito seu comentário,A troca de pneu ja tentei e não consegui(tenho um kit de espátulas etc),já a corrente é muito útil(principalmente quem tem XT),já vi um cara se safar porque tinha uma reserva.Essa ferramenta parece legal,mas na pratica precisa ver se funciona.Esses pneus de cross,em algumas marcas são mais macios e fáceis de trabalhar,mas se for colocar um Anakee 3 por exemplo,só com maquina e borracheiro experiente hehehe

PS,A super bateria também é um item importante,estou querendo comprar uma,mas não sei qual a melhor.Valeu

cerqueira
05-12-2016, 10:36
Que engenhoca legal!!

Abçs
Luiz

André M.
05-12-2016, 12:26
André,perfeito seu comentário,A troca de pneu ja tentei e não consegui(tenho um kit de espátulas etc),já a corrente é muito útil(principalmente quem tem XT),já vi um cara se safar porque tinha uma reserva.Essa ferramenta parece legal,mas na pratica precisa ver se funciona.Esses pneus de cross,em algumas marcas são mais macios e fáceis de trabalhar,mas se for colocar um Anakee 3 por exemplo,só com maquina e borracheiro experiente hehehe

PS,A super bateria também é um item importante,estou querendo comprar uma,mas não sei qual a melhor.Valeu

Sal,

estou na mesma duvida que você em relação ao carregador auxiliar de baterias. Não sei qual comprar.. Eu ja vi oficina de moto se recusar a colocar o Anakee 3, alegando que poderia empenar os aros da F 800 GS.. (Sim, os aros da F800 GS são de papel) Eu vou comprar para a minha próxima viagem o Heidenau K76, espero que ele não seja duro como o Anakee 3.

Para trocar o pneu, segui a orientação desse antigo video. A técnica de usar o descanso lateral da moto para descolar o aro é fantástica. Eu usei também essa técnica para colocar o pneu no aro (Os últimos centímetros que faltavam para acoplar o pneu no aro, parte mais difícil do processo)


http://www.youtube.com/watch?v=uSZnqzLKfso


http://www.youtube.com/watch?v=kozpLOqbO2U&t=217s

abraços