PDA

Ver Versão Completa : Pilotagem na Areia... Dúvida de um semi-coxinha!



Rromagnani
30-12-2016, 20:28
Pessoal é o seguinte...

Quarta feira em um rolê off road (Caminho do Sol), me deparei com longos trechos de areia fofa, exatamente iguais aquelas encontradas em dunas!

Nem preciso falar que sofri para atravessar e em determinado momento, acabei perdendo o controle da moto e a gravidade exerceu sua força... kkk Tombo besta, sem nenhuma gravidade, exceto pelo orgulho ferido!

Como não gosto de cair, fiquei rememorando tudo o que fiz, bem como assistindo uma infinidade de vídeos de como pilotar na areia fofa que me possibilitaram chegar à uma conclusão lógica... Faltava velocidade!

Sim, eu estava a 10/20 kms/hora e a frente afundou, tornando o controle impossível.

Pergunto aos amigos experientes nessa situação...

1) Existe uma velocidade padrão para atravessar areiões?

2) Segurar o guidão firmemente ou de forma suave para a moto escolher o percurso?

3) De pé ou sentado?

4) Com motor "cheio", certo?


Pode parecer questões simples, mas estou com dificuldade de achar as respostas corretas!

Valeu pela ajuda pessoal!

Petrel
31-12-2016, 06:30
Também já passei por isso nos Lençóis Maranhenses, uma verdadeira surra kkkkk a conclusão que cheguei é preciso
Tá na velocidade certa já na entrada da areia, e não pode deixar a velocidade cair, daí que lá nos Lençóis têm o inconveniente do trânsito das Toyota Bandeirante que vem embaladas também pra não perder velocidade.... Aí a coisa complicou ainda mais!!!!
Daí que nós tínhamos 30 km pra percorrer e após levar uma hora sofrendo pra rodar uns 3 km ... Desistimos de atravessar o trecho é nos rendemos ao Toyota kkkkkkk
Ao final descobrimos que foi a decisão mais acertada que tomamos, pois os trechos seguintes eram muito piores, até o Toyota atolou umas 3 vezes e demoramos 3 horas pra chegar em Barreirinhas... Mais o pior foi encontrar um camarada de POP 100 com os pneus mais liso que câmara de ar, flutuando sobre a areia, parecia uma cobra... detalhe, enquanto a gente colocavas as motos na Toyota essa mesma figura matava umas Skol de litrao sozinho!!!! Kkkkkkkkk
Grande abraço!!!
Petrel

Rromagnani
31-12-2016, 07:28
Pétrea sua dica foi sensacional, já anotei! TOMAR UM LITRÃO DE SKOL ANTES! kkkkkkkkkk. Faltou isso!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Reginaldo
31-12-2016, 08:58
Pessoal é o seguinte...



Quarta feira em um rolê off road (Caminho do Sol), me deparei com longos trechos de areia fofa, exatamente iguais aquelas encontradas em dunas!



Nem preciso falar que sofri para atravessar e em determinado momento, acabei perdendo o controle da moto e a gravidade exerceu sua força... kkk Tombo besta, sem nenhuma gravidade, exceto pelo orgulho ferido!



Como não gosto de cair, fiquei rememorando tudo o que fiz, bem como assistindo uma infinidade de vídeos de como pilotar na areia fofa que me possibilitaram chegar à uma conclusão lógica... Faltava velocidade!



Sim, eu estava a 10/20 kms/hora e a frente afundou, tornando o controle impossível.



Pergunto aos amigos experientes nessa situação...



1) Existe uma velocidade padrão para atravessar areiões?



2) Segurar o guidão firmemente ou de forma suave para a moto escolher o percurso?



3) De pé ou sentado?



4) Com motor "cheio", certo?





Pode parecer questões simples, mas estou com dificuldade de achar as respostas corretas!



Valeu pela ajuda pessoal!


Roberto, não sou expert mais pelo que já andei no fora-de-estrada é:
Mantenha a velocidade alta, não precisa estar correndo, mais a 20km/h é chão; pilote sempre em pé porque assim você evita ser catapultado e sua coluna agradece; ande com o motor quase cheio pois se a moto começar a perder seu rumo/ponto de equilíbrio você só "dá a mão" que ela endireita; fique relaxado com o guidon mais segure-o firme.
Na areia é normal a moto não ficar estável, basta ter paciência e ciência do que está acontecendo, na dúvida ACELERE.

André M.
31-12-2016, 09:43
Roberto,

a calibragem dos pneus é fundamental para andar na areia. A sua moto é sem câmara de ar, não saberia dizer qual calibragem segura você poderia usar no pneu de traseiro, sem o pneu ter o risco de sair do aro. Já o dianteiro não precisa esvaziar tanto quanto o traseiro.

Um amortecedor de direção ajuda muito na pilotagem na areia, não sei se sua moto possui um.

Nas curvas faça ela bem aberta, para evitar que a roda dianteira afunde e evite alicatar o freio dianteiro.

MarcioT
31-12-2016, 10:18
Acho que o principal já foi dito, EU, "esqueço" da existência do freio dianteiro, uso a velocidade que faça a roda dianteira não afundar, traço o trajeto com antecipação, ou seja, olho mais à frente isso me dá a vantagem de traçar por onde quero passar e evito surpresas como curvas, montes mais concentrados de areia ou valas que podem induzir a moto para onde eu NÃO quero ir.
Resumindo, é complicado andar na areia......

André M.
31-12-2016, 11:34
Tenha muito cuidado com a manutenção da moto depois de andar na areia. A caixa do filtro de ar pode acumular areia, não basta só limpar o filtro, o ideal seria desmontar e lavar a caixa do filtro de ar também.

Já vi um preparador colocar um pedaço de meia calça de mulher entre o filtro de ar e a caixa do filtro, para minimizar as chances de entrar areia no motor... Isso em uma moto de Cross 2T. Será que daria certo nas GSs ??

P.ALMEIDA
03-01-2017, 17:20
Sei que não se compara a tocada de uma ADV.....mas tive uma DRZ 400 de trilha e andei 3x em Peruíbe em muitas areias.... os mais entendidos me explicaram como tocar, testei e funciona bem...... de pé, peso pra trás, pegada no guidão firme mas de leve e............... aceleeeerrraaaaaaaaaaaaaaa.... ela vai sozinha.

AD-1512
03-01-2017, 20:36
Pra mim, o mais difícil de pilotar na areia é essa história do aceleeeeeera .... o instinto diz o contrário, ou seja, pra reduzir a velocidade se se sente algum risco. Mas as leis da física falam mais alto que o instinto individual. E lei da física é irrevogável. Um dia farei um treinamento intensivo, pois é assim que se aprende ... um dia ... com a coluna fortalecida e preparado (fisica e emocionalmente) pra levantar a GSA muitas vezes .... rsrs! O duro é que cada tombinho, por mais besta e inofensivo, acerta a autoestima; talvez o lance seja perder o medo de cair e, se possível, saber como cair. Só pra isso ... tem que treinar .... rsrs! Tudo é sair da zona de conforto. Mas no final vale a pena!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
04-01-2017, 12:25
Mediante uma divida de dois pneus que tenho com o colega Roma me obrigo a fazer esse breve retorno a casa. Espero ter ajudado com essa minha técnica para pilotar na areia.:rolleyes:
http://i66.tinypic.com/zlfas6.jpg
http://i64.tinypic.com/vid6it.jpg

Rromagnani
04-01-2017, 15:14
hahahahahahahahah.... Assim nao vale Sal!

André M.
04-01-2017, 18:19
Cadê a placa da Sahara ??? kkkk

sal silva
04-01-2017, 19:33
Cadê a placa da Sahara ??? kkkk

André,antes de sair para esta viagem ao jalapão, já sabia da fragilidade do bagageiro dessas motos e meu vizinho se ofereceu para reforçar o bagageiro, na faixa heheeh. Resultado: com o peso da bagagem e reforço falso rs o bagageiro se rompeu arreando a traseira da moto e arrancando a placa. Parei na prainha, desmontei toda bagagem e achei uma cinta que serviu para amarração dos tubos quebrados e seguir a aventura. Depois de velho aprendi que nunca se deve confiar nos vizinhos e colegas de forum também.kkkkkkkk

André M.
04-01-2017, 22:49
Essa sua Sahara é uma heroína... kkkkk

sal silva
05-01-2017, 11:37
Nobre colega Roberto, esse assunto areia junto com a Brita(Ripio) tira o sono de muitos motociclistas de Aventura rs. Já pesquisei muito sobre o assunto e nunca chego a um denominador comum. Primeiramente acho que experiência e pratica são fundamentais, mas nossas motos, principalmente as LCs ADV, não são as melhores para esse tipo de terreno, são pesadas demais e dependendo do tipo da areia (são varias) a gigante afunda ou se descontrola com facilidade ocasionando a queda do piloto, que não tem muito a fazer. Como os colegas abaixo já citaram, a melhor maneira de se pilotar na areia é entrar com motor cheio e acelerar, de preferencia em pé jogando o corpo levemente para traz. Mas ai que vem o problema, quanto mais velocidade maior sera o tombo e as chances da Aventura se acabar(pior se estiver solo).Um pneu 50 off ajuda um pouco, mas o ideal seria um 100%.Baixar a calibragem dos pneus também ajuda, mas se pegar um trecho com cascalho pode ter o pneu furado ,rasgado ou não encontrar um posto com calibrador funcionando para voltar ao asfalto(comprar um compressor?).Vamos lá, coloque um karoo 3,se for em trechos pequenos de areia, ou mete a mão e passa rasgando e assume o risco de se machucar ou vai caranguejando com cuidado e se cair não se machuca kkkkk. Se o trecho for longo deixe para os pilotos de rally e coloque a moto encima de uma caminhonete traçada, outra opção é comprar uma CG, essas passam em qualquer lugar e com pneus lisos kkkkkk.Valeu

profCarlos
05-01-2017, 12:15
É, absolutamente, uma questão de adotar uma técnica que melhor resultados oferece.
Tudo bem, há que se considerar a distância a ser percorrida, 500m ou 5km kkkkkkkkkk

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

profCarlos
05-01-2017, 12:58
Para não ter problema, afirmo que o meu comentário anterior é relativo as fotos. Que sigo me enxergando....kkkkkk

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

sal silva
05-01-2017, 13:50
https://www.youtube.com/watch?v=CwFR0_j_OIc
Reparem que o policial que entrou com a Motocicleta em menor velocidade,teve maior dificuldade.
Isso com motos pequenas e leves rs
https://www.youtube.com/watch?v=KatrI9sty-g
Mesmo com o Anakee Wild o Mamute afunda na areia heheh.

JMCoelho
05-01-2017, 18:22
Vejam os profissionais andando bem rápido nas areias do Rally Dakar. Os tombos são frequentes mas eles levantam sobem na moto e vão em frente. Tem piloto que chega a 180 km/h segundo os locutores. E as motos são 450 cc.

sal silva
05-01-2017, 20:59
Vejam os profissionais andando bem rápido nas areias do Rally Dakar. Os tombos são frequentes mas eles levantam sobem na moto e vão em frente. Tem piloto que chega a 180 km/h segundo os locutores. E as motos são 450 cc.

Coelho,oce tá de bricadeira,esses caras não são normais como nos .rs

Rromagnani
05-01-2017, 21:48
Vejam os profissionais andando bem rápido nas areias do Rally Dakar. Os tombos são frequentes mas eles levantam sobem na moto e vão em frente. Tem piloto que chega a 180 km/h segundo os locutores. E as motos são 450 cc.

Não ando a 180 nem no asfalto! kkkkkk Concordo com o Sal... esses pilotos são feitos de um material diferente do nosso!

MarcioT
06-01-2017, 00:04
Boa rsrsrsr

ACD
06-01-2017, 00:44
https://www.youtube.com/watch?v=CwFR0_j_OIc
Reparem que o policial que entrou com a Motocicleta em menor velocidade,teve maior dificuldade.
Isso com motos pequenas e leves rs
https://www.youtube.com/watch?v=KatrI9sty-g
Mesmo com o Anakee Wild o Mamute afunda na areia heheh.

Essa areia branca, solta e seca é de lascar. Experiência própria.
No segundo video, das dunas, a areia é compactada. Outra coisa.




Sent from my iPad using Tapatalk

ACD
06-01-2017, 01:32
https://youtu.be/M0NcyEFDrSs

Nesse video aqui o cara cai varias vezes e depois resolve acelerar pra valer. O problema é que ele estava inseguro e colocando o peso pra frente, tentando controlar a frente. Fiquei esperando a tragédia mas o cara não caiu mais. Na minha opinião foi por sorte, mas confirma o que foi dito: precisa acelerar para "deslizar por cima" da areia e não afundar.

Minha experiência com a GS, depois de erros e acertos:

- pneus com 20 lbs. dar mais tração, pneu adequado (tipo Karoo3 no mínimo, TKC80 de preferencia)
- em pé na pedaleira o tempo todo, bunda pra trás. A frente tem que ficar leve, a roda dianteira quase não influencia na direção que a moto vai tomar.
- acelerar até uma velocidade que permita a moto "flutuar" sobre a areia, e manter o acelerador.
- depois de algum tempo a gente vai cansando, vai perdendo a posicao e ficando mais ereto, transferindo peso para a frente, apoiando no guidão. Nesse caso, uma areia mais fofa vai querer desestabilizar a frente. É nessa hora que você tem que agir contra o instinto, que é o de "matar" o acelerador e agarrar firme no guidão: o certo é voltar para a posição (bunda pra trás) e manter o acelerador. A moto se estabiliza.

Na teoria é uma beleza, mas na GS carregada com as malas de aluminio e outras amarradas em cima, posso dizer que não é mole. Você precisa ter a convicção de que sabe o que está fazendo. Certo mesmo é comecar nas 250, depois nas 450, e depois de muito enduro e trilhas vai brincar de Dakar nas GSs kkkkkkk Pena que eu nao tive chance de fazer essa escadinha de aprendizado...




Sent from my iPad using Tapatalk

sal silva
06-01-2017, 09:13
https://youtu.be/M0NcyEFDrSs

Nesse video aqui o cara cai varias vezes e depois resolve acelerar pra valer. O problema é que ele estava inseguro e colocando o peso pra frente, tentando controlar a frente. Fiquei esperando a tragédia mas o cara não caiu mais. Na minha opinião foi por sorte, mas confirma o que foi dito: precisa acelerar para "deslizar por cima" da areia e não afundar.

Minha experiência com a GS, depois de erros e acertos:

- pneus com 20 lbs. dar mais tração, pneu adequado (tipo Karoo3 no mínimo, TKC80 de preferencia)
- em pé na pedaleira o tempo todo, bunda pra trás. A frente tem que ficar leve, a roda dianteira quase não influencia na direção que a moto vai tomar.
- acelerar até uma velocidade que permita a moto "flutuar" sobre a areia, e manter o acelerador.
- depois de algum tempo a gente vai cansando, vai perdendo a posicao e ficando mais ereto, transferindo peso para a frente, apoiando no guidão. Nesse caso, uma areia mais fofa vai querer desestabilizar a frente. É nessa hora que você tem que agir contra o instinto, que é o de "matar" o acelerador e agarrar firme no guidão: o certo é voltar para a posição (bunda pra trás) e manter o acelerador. A moto se estabiliza.

Na teoria é uma beleza, mas na GS carregada com as malas de aluminio e outras amarradas em cima, posso dizer que não é mole. Você precisa ter a convicção de que sabe o que está fazendo. Certo mesmo é comecar nas 250, depois nas 450, e depois de muito enduro e trilhas vai brincar de Dakar nas GSs kkkkkkk Pena que eu nao tive chance de fazer essa escadinha de aprendizado...




Sent from my iPad using Tapatalk

Nesse video notei que o motociclista optou por rodar entre o trilho feito por automóveis, mas se tivesse no Jalapão não teria essa opção, a não ser rodar no trilho ou um emaranhado deles rs.Outro fato já comentado pelo Petrel,é percorrer longos trechos com essa moto pesada, acho que com muito sol , calor e nossas roupas deixariam o motociclista exausto. Rodei 150 quilômetros(solo), de areia fofa e tombadores no Jalapao em uma moto leve(Sahara),foram 4 tombos rolando em areias escaldantes,moral abalada e um certo desespero para chegar no asfalto, é bem complicado. O fato comentado pelo ACD é verdade,cada lugar tem um tipo de areia e compactação do solo,entao não é tao simples assim,vejam em videos que até pilotos campeões caem feio na traiçoeira areia heheeheh.

sal silva
06-01-2017, 09:43
Vejam os profissionais andando bem rápido nas areias do Rally Dakar. Os tombos são frequentes mas eles levantam sobem na moto e vão em frente. Tem piloto que chega a 180 km/h segundo os locutores. E as motos são 450 cc.

Este fato ocorreu em minha ultima viagem a Chapada Diamantina e para piorar foi no meu segundo passeio(todos fui de moto).Estava a caminho da Cachoeira do Buracão(lindo lugar),em uma trilha de barro bem fácil e compactada, relaxei e batia papo com a esposa pelo Inter comunicador, capacete levantado, uma maravilha, quando de repente a moto estava no chão, levei o retrovisor com o rosto, meu peito bateu em algum lugar, provavelmente no guidão, pois o local estava dolorido; minha esposa não teve nada. Olhei para traz e vi a marca da roda dianteira que deslizou sobre um pequeno pedaço de areia 2 por 1, no meio do piso compactado. Levantei a moto que ficou atravessada na trilha e seguimos. Na volta fiquei mais atento e tudo OK. Quando não se conhece o local, as pegadinhas estão a espreita e todo cuidado é pouco.

ACD
06-01-2017, 12:12
Nesse video notei que o motociclista optou por rodar entre o trilho feito por automóveis, mas se tivesse no Jalapão não teria essa opção, a não ser rodar no trilho ou um emaranhado deles rs.Outro fato já comentado pelo Petrel,é percorrer longos trechos com essa moto pesada, acho que com muito sol , calor e nossas roupas deixariam o motociclista exausto. Rodei 150 quilômetros(solo), de areia fofa e tombadores no Jalapao em uma moto leve(Sahara),foram 4 tombos rolando em areias escaldantes,moral abalada e um certo desespero para chegar no asfalto, é bem complicado. O fato comentado pelo ACD é verdade,cada lugar tem um tipo de areia e compactação do solo,entao não é tao simples assim,vejam em videos que até pilotos campeões caem feio na traiçoeira areia heheeheh.

Quando eu vejo um trecho de areia, a primeira coisa que penso é: Cadê a CRF230!! Era minha motinha de trilha. Que saudade... A gente levantava ela com uma mão. Pouco motor, ideal para iniciantes e grisalhos empolgados.

Rodar fora do trilho é desespero de causa, como ali tem um pouco de vegetação dá a esperança de não afundar muito. Como você bem falou, tem Jalapão, Lençóis Maranhenses, qualquer praia ou duna onde não tem matinho, só areia. Quando você sabe que tem que rodar 100km no Jalapão, no meio do nada? Nesses casos você se preparou e aprendeu a técnica, treinou, etc., e vai lá aplicar, ou vai na raça e aprende fazendo! Só que o custo pode ser alto... Vejo mérito nos dois métodos, num pela inteligencia, no outro pela coragem!


Sent from my iPad using Tapatalk

Rromagnani
06-01-2017, 16:49
https://youtu.be/M0NcyEFDrSs

Nesse video aqui o cara cai varias vezes e depois resolve acelerar pra valer. O problema é que ele estava inseguro e colocando o peso pra frente, tentando controlar a frente. Fiquei esperando a tragédia mas o cara não caiu mais. Na minha opinião foi por sorte, mas confirma o que foi dito: precisa acelerar para "deslizar por cima" da areia e não afundar.

Minha experiência com a GS, depois de erros e acertos:

- pneus com 20 lbs. dar mais tração, pneu adequado (tipo Karoo3 no mínimo, TKC80 de preferencia)
- em pé na pedaleira o tempo todo, bunda pra trás. A frente tem que ficar leve, a roda dianteira quase não influencia na direção que a moto vai tomar.
- acelerar até uma velocidade que permita a moto "flutuar" sobre a areia, e manter o acelerador.
- depois de algum tempo a gente vai cansando, vai perdendo a posicao e ficando mais ereto, transferindo peso para a frente, apoiando no guidão. Nesse caso, uma areia mais fofa vai querer desestabilizar a frente. É nessa hora que você tem que agir contra o instinto, que é o de "matar" o acelerador e agarrar firme no guidão: o certo é voltar para a posição (bunda pra trás) e manter o acelerador. A moto se estabiliza.

Na teoria é uma beleza, mas na GS carregada com as malas de aluminio e outras amarradas em cima, posso dizer que não é mole. Você precisa ter a convicção de que sabe o que está fazendo. Certo mesmo é comecar nas 250, depois nas 450, e depois de muito enduro e trilhas vai brincar de Dakar nas GSs kkkkkkk Pena que eu nao tive chance de fazer essa escadinha de aprendizado...




Sent from my iPad using Tapatalk

A Gorda está com os Karoo! Considerando que não tenho outra moto, vou ter que aprender na raça mesmo... vamos olhar pelo lado bom... andando com a Gorda, qualquer outra será mais fácil! Kkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
06-01-2017, 19:29
A Gorda está com os Karoo! Considerando que não tenho outra moto, vou ter que aprender na raça mesmo... vamos olhar pelo lado bom... andando com a Gorda, qualquer outra será mais fácil! Kkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

A única coisa que cheguei a conclusão neste tópico é que o Roberto é um coxinha bastante esforçado.kkkkkkkkk

Rromagnani
06-01-2017, 21:03
[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]. Com certeza!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

profCarlos
06-01-2017, 21:54
https://youtu.be/M0NcyEFDrSs

Nesse video aqui o cara cai varias vezes e depois resolve acelerar pra valer. O problema é que ele estava inseguro e colocando o peso pra frente, tentando controlar a frente. Fiquei esperando a tragédia mas o cara não caiu mais. Na minha opinião foi por sorte, mas confirma o que foi dito: precisa acelerar para "deslizar por cima" da areia e não afundar.

Minha experiência com a GS, depois de erros e acertos:

- pneus com 20 lbs. dar mais tração, pneu adequado (tipo Karoo3 no mínimo, TKC80 de preferencia)
- em pé na pedaleira o tempo todo, bunda pra trás. A frente tem que ficar leve, a roda dianteira quase não influencia na direção que a moto vai tomar.
- acelerar até uma velocidade que permita a moto "flutuar" sobre a areia, e manter o acelerador.
- depois de algum tempo a gente vai cansando, vai perdendo a posicao e ficando mais ereto, transferindo peso para a frente, apoiando no guidão. Nesse caso, uma areia mais fofa vai querer desestabilizar a frente. É nessa hora que você tem que agir contra o instinto, que é o de "matar" o acelerador e agarrar firme no guidão: o certo é voltar para a posição (bunda pra trás) e manter o acelerador. A moto se estabiliza.

Na teoria é uma beleza, mas na GS carregada com as malas de aluminio e outras amarradas em cima, posso dizer que não é mole. Você precisa ter a convicção de que sabe o que está fazendo. Certo mesmo é comecar nas 250, depois nas 450, e depois de muito enduro e trilhas vai brincar de Dakar nas GSs kkkkkkk Pena que eu nao tive chance de fazer essa escadinha de aprendizado...




Sent from my iPad using Tapatalk
Sou muito grato aos amigos que postaram estes filmes, pois, como dizia um general Inglês: "você pode correr qualquer risco, desde que saiba o risco que está correndo".
Como eu, somente, viajo com minha esposa, fico imaginando deixá-la ir andando e depois eu levar a moto, ou no caso de um tombo onde o pé seja prensado entre o motor e a areia (que não é tão fofa assim). Detalhe, tenho duas platinas e uma broca (quebrou durante a cirurgia) em meu tornozelo, não que isto me desencoraje, mas...
Eu adoro ver pessoas dominando suas motos em terrenos acidentados ou fazendo belas curvas e sigo disposto a aprender a fazê-lo, em boa parte graças ao estímulo da esposa e dos amigos que aqui postam dicas.
Grato.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

sal silva
07-01-2017, 08:37
Sou muito grato aos amigos que postaram estes filmes, pois, como dizia um general Inglês: "você pode correr qualquer risco, desde que saiba o risco que está correndo".
Como eu, somente, viajo com minha esposa, fico imaginando deixá-la ir andando e depois eu levar a moto, ou no caso de um tombo onde o pé seja prensado entre o motor e a areia (que não é tão fofa assim). Detalhe, tenho duas platinas e uma broca (quebrou durante a cirurgia) em meu tornozelo, não que isto me desencoraje, mas...
Eu adoro ver pessoas dominando suas motos em terrenos acidentados ou fazendo belas curvas e sigo disposto a aprender a fazê-lo, em boa parte graças ao estímulo da esposa e dos amigos que aqui postam dicas.
Grato.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

De nada nobre colega Prof Carlos,aproveito e reforço os videos com esse fera campeão do Paris Dakar SS Meoni,veja a tranquilidade e segurança de como ele pilota sua potente maquina sobre as areias escaldantes desta praia.kkkkkk Brincadeira
View My Video (http://tinypic.com/r/250q980/9)
Bom seria se toda areia fosse compactada assim como essa rs.

sal silva
07-01-2017, 09:42
Roberto,a ADV 1200 chega em qualquer lugar:rolleyes:,basta ter 5 amigos do peito hehehehe.
https://www.youtube.com/watch?v=qxsFtS_hZgk

klausk
08-01-2017, 09:44
Pessoal é o seguinte...

Quarta feira em um rolê off road (Caminho do Sol), me deparei com longos trechos de areia fofa, exatamente iguais aquelas encontradas em dunas!

Nem preciso falar que sofri para atravessar e em determinado momento, acabei perdendo o controle da moto e a gravidade exerceu sua força... kkk Tombo besta, sem nenhuma gravidade, exceto pelo orgulho ferido!

Como não gosto de cair, fiquei rememorando tudo o que fiz, bem como assistindo uma infinidade de vídeos de como pilotar na areia fofa que me possibilitaram chegar à uma conclusão lógica... Faltava velocidade!

Sim, eu estava a 10/20 kms/hora e a frente afundou, tornando o controle impossível.

Pergunto aos amigos experientes nessa situação...

1) Existe uma velocidade padrão para atravessar areiões?

2) Segurar o guidão firmemente ou de forma suave para a moto escolher o percurso?

3) De pé ou sentado?

4) Com motor "cheio", certo?


Pode parecer questões simples, mas estou com dificuldade de achar as respostas corretas!

Valeu pela ajuda pessoal!

Roberto,

A única coisa que lhe derruba na areia é a frente afundar e fazer alvanca.

Existe sim uma velocidade ideal para passar, mas varia de moto para moto., e também profundidade da areia. Geralmente é uma segundinha "meio do caminho" pra mim. Precisa ter torque suficiente para deixar a frente leve, e se for preciso vai aumentando e diminuindo a velocidade, sempre se aproveitando de pedaços mais "rasos" para diminuir a velocidade (que sempre afunda a frente).

Outra coisa é não só ficar em pé na moto, mas ficar com os braços esticados e colocar o peso o máximo possível na roda traseira..

Esquece a roda dianteira. Ela vai balançar, mas desde que você esteja com o peso na traseira e com a moto "em pé" ela não cai (porque assim não afunda a frente).

Para treinar, vale a pena ir para ilha comprida andar nas dunas ou para Quadra/Guareí em épocas de seca.

Klaus




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk