PDA

Ver Versão Completa : GS 800 pode melhorar ainda mais? Sim!



Henri
24-02-2017, 21:36
Caros,
Pequenas modificações podem melhorar a já fantástica GS 800 para viagens e aventuras.
Vejam algumas delas, que instalei na minha triple-black:

1. Bolha touring BMW, que quebra o vento em longas viagens.

9317

2. Riser de guidão, para pilotagem em pé na terra.

9318

3. Protetor de filtro de óleo Touratech, contra pedras do caminho.

9319

4. Bagageiro de alumínio (alemão), permitindo o uso de bolsa de banco.

9320

5. Almofada de gel com capa de neoprene (do Eugenio),colocada sobre o banco baixo da BMW, para reduzir o cansaço de longas viagens.

9321

6. Kit tubeless (da Outex), que permite o reparo de furo sem a remoção da roda, e o uso de pressão reduzida na terra.

9324

7. Suporte de GPS (da RAM), versátil e robusto.

9325

8. Pedaleira adventure (da Oxy), para maior firmeza na pilotagem em pé.

9332

9. Transmissão por correia de fibra de carbono e polia de aço (da 3m.moto), que dura o dobro da relação original, sem barulho na trilha e sem manutenção.

9323

Depois de rodar 6 países com os primeiros 8 acessórios acima, e 3 mil km de asfalto, terra, areia e várias travessias de rios pela Chapada Diamantina com a correia, cheguei a conclusão que a GS 800, com os acessórios acima, se torna uma moto melhor do que já era, principalmente em longas viagens de aventura.

Abs,
Henri

MarcioT
25-02-2017, 00:53
Muito legal. Não achou necessidade de colocar protetor acrilico de faróis, protetores de motor carenagem e luzes auxiliares?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Henri
25-02-2017, 05:56
Não, Marcio. Apenas os acessórios que achei indispensáveis. E já são muitos...
Abs,

Eraldo Tel
25-02-2017, 06:41
Caros,
Pequenas modificações podem melhorar a já fantástica GS 800 para viagens e aventuras.
Vejam algumas delas, que instalei na minha triple-black:


Muito legal os acessórios, ainda mais que provaram ser essenciais e testados ao extremo.
Parabéns pela iniciativa e pelos percursos realizados
Eraldo

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

leandroper
25-02-2017, 11:34
Muito bom, destaque para seu relato de muitos kms com correia, fazendo off, agua, sem nenhum problema.

Enviado de meu SM-T320 usando Tapatalk

profCarlos
25-02-2017, 14:40
Caro Henri, independente da sua excelente experiência com a correia, você por acaso leu um post sobre um casal que também colocou uma correia e está arrebentou e eles estavam sozinhos no altiplano, próximo de San Pedro de Atacama? Salvo esteja enganado o problema foi registrado pelo LLM.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Henri
25-02-2017, 23:30
Caro Henri, independente da sua excelente experiência com a correia, você por acaso leu um post sobre um casal que também colocou uma correia e está arrebentou e eles estavam sozinhos no altiplano, próximo de San Pedro de Atacama? Salvo esteja enganado o problema foi registrado pelo LLM.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Carlos, não vi o relato, mas minha última relação original só durou 22 mil km, depois do ripio na Bolívia. Eu acho que a correia deve durar mais que isso. Além disso, não tem manutenção e a batedeira da corrente na terra...

esanches
26-02-2017, 09:06
Muito interessante os relatos e belas viagens. A correia me interessa.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

profCarlos
26-02-2017, 18:09
Carlos, não vi o relato, mas minha última relação original só durou 22 mil km, depois do ripio na Bolívia. Eu acho que a correia deve durar mais que isso. Além disso, não tem manutenção e a batedeira da corrente na terra...
Se a instalação foi bem realizada, creio que não haverá motivos para alarmes. Uma vez que várias motos utilizam este sistema. No caso que me referi, fiquei atônito ao saber que estourou a correia e, além de não terem correia reserva, não tinham ferramentas.
Mas, siga com seus planos e colocando suas impressões e acompanhamento, pois, muitos colegas tendem a optar por esta possibilidade.
Abs

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Eraldo Tel
26-02-2017, 18:31
Se a instalação foi bem realizada, creio que não haverá motivos para alarmes. Uma vez que várias motos utilizam este sistema. No caso que me referi, fiquei atônito ao saber que estourou a correia e, além de não terem correia reserva, não tinham ferramentas.
Mas, siga com seus planos e colocando suas impressões e acompanhamento, pois, muitos colegas tendem a optar por esta possibilidade.
Abs

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk
Já vi alguns projetos que usam correia dupla, aí seria muito azar quebrar 2 correias junto. Tem uma empresa aqui em Campinas que fábrica polias e seu dono fez adaptação para a sua moto com correias duplas. Ele fez exclusivamente para sua moto e da esposa, mas tb. Pode fazer projetos especiais.

ERALDO.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Henri
26-02-2017, 18:32
Caros,
As evoluções nas motos muitas vezes vem desse tipo de modificação, tais como tanques maiores, bancos Comfort, bolha alta etc, que melhoram a performance e o conforto na estrada.

Muitos viajantes RTW (volta ao mundo), por exemplo, nunca utilizam componentes originais tais como amortecedores, pneus, rodas etc, pois eles dizem que esses não aguentam o tranco, e os substituem por alternativos. Os amortecedores Ohlins, as rodas Excel, e os pneus Conti TKC 80 são exemplos de equipamentos after-market frequentemente utilizados.

Abs

Henri
05-03-2017, 08:22
Alguém do Fórum fez essas ou outras modificações?
Abs

sal silva
05-03-2017, 09:57
Acho que não,a maioria é coxinha de Concessionara , vao todos equipados até a padaria ,outros fazem BVs de 200 quilômetros no final de semana,com direito a um bom restaurante com ar condicionado e uma Sukita gringa bem gelada rs.Nao tenho nada contra, também curto um estilo coxinha. rs

Realmente parece os pontos fracos da GS 800,o pneu TKC 80 na dianteira deve durar bem,mas se pegar asfalto o traseiro deve ir embora rapidinho. Para nos aqui, acho o Mitas E-7 mais apropriado.

Henri
05-03-2017, 12:10
É isso Sal.
Uma coisa é um rolezinho sábado de manhã pela cidade, outra é uma viagem de 10 mil km por áreas pouco exploradas.
Para isso, é preciso ajustar algumas coisas na moto.
Abs

Henri
05-03-2017, 14:37
Galera,
O que estou falando sobre modificações e acessórios de aventura (overland) foi o tema do editorial do último número da revista AdvMoto (USA).

Boa leitura.


9342

sal silva
05-03-2017, 16:51
É isso Sal.
Uma coisa é um rolezinho sábado de manhã pela cidade, outra é uma viagem de 10 mil km por áreas pouco exploradas.
Para isso, é preciso ajustar algumas coisas na moto.
Abs

Henri,um cara gente boa para voce trocar ideia sobre viagens mais roots é o Robson Ramos(procura no face),ele entra muito pouco aqui,o cara faz altas viagens offroad que dá até inveja.Eu como levo minha garupatroa fico meio limitado,mas tenho disposição para ser roots também hehehe.Abraços.

MarcioT
05-03-2017, 22:32
Editorial interessante, alerta sobre a over instalação de pendulicarios excessivos, e enfatiza o "bom senso" sobre o que é efetivamente necessário na visão de cada um e o estimulo a pesquisar experiências, além da análise recomendável sobre a região em que se vai aventurar. É uma boa dica para que possamos melhorar nossas postagens nos fóruns. Talvez amenizar as postagens ou ênfases nas descrições que as vezes parecem livros de auto-ajuda e focar mais no desempenho da moto e equipamentos da moto e de uso do piloto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Henri
06-03-2017, 06:40
Pois é Marcio, se este é um fórum de motos de aventura, esse deveria ser o tema principal, certo?

Por exemplo, dentre os artigos da mesma edição do editorial da revista acima está o relato de uma viagem de moto de um casal ao norte do Afganistao. Além do combustível extra, eles falam sobre a importancia de conhecer mecânica de motos, e, é claro, saber se comunicar em farsi ou em russo (esta última língua os salvou de uma enrascada com militares). O ponto alto da viagem, segundo os aventureiros, foi a paisagem inigualável e a hospitalidade da população local. Quem diria!

Afinal de contas, a aventura é a roubada que dá certo...

9343

sal silva
06-03-2017, 09:06
Pois é Marcio, se este é um fórum de motos de aventura, esse deveria ser o tema principal, certo?

Por exemplo, dentre os artigos da mesma edição do editorial da revista acima está o relato de uma viagem de moto de um casal ao norte do Afganistao. Além do combustível extra, eles falam sobre a importancia de conhecer mecânica de motos, e, é claro, saber se comunicar em farsi ou em russo (esta última língua os salvou de uma enrascada com militares). O ponto alto da viagem, segundo os aventureiros, foi a paisagem inigualável e a hospitalidade da população local. Quem diria!

Afinal de contas, a aventura é a roubada que dá certo...

9343

Conhecer a mecânica é muito importante,mas com toda essa eletrônica a pessoa tem que ter muito conhecimento,pricipalmente da sua moto.Acho dificil,em um lugar remoto desse como foi citado,se for um problema mais sério é rezar e caminhão.Motos antigas sim,sao muito mais fáceis de fazer reparo,vejam que a Royal Enfild lançou um pé de boi, a Himalayan,com essa proposta.

Ps.Aonde eu encontro um oleo Sintetico para minha LC no meio do afeganistao?Ou carrego a bagagem ou oleo extra rs

Henri
06-03-2017, 09:10
É por isso q esse pessoal usa as kawa 650 carburadas...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

cerqueira
07-03-2017, 08:02
Você tem umas fotos show, Henri!!

Minha 1200/Ar é pé de boi, pau prá toda obra para viajar, adoro.

Se pudesse, tiraria fora a tal da antena da chave. Só de pensar que um piti no EWS pode me mandar de guincho prá casa...

Abçs
Luiz

sal silva
07-03-2017, 09:14
Verdade Henri,o Brasil é um dos poucos países da America do sul que não vende esse modelo.As BMs são maquinas fantásticas, mas para uma aventura mais radical ou volta ao mundo me sentiria mais seguro com uma KLR ou outra moto mais simples.

Henri
07-03-2017, 12:44
Sal, há um compromisso entre a simplicidade da KRL e a confiabilidade e conforto da BM.
Depois de mais de 30 mil km de estradas com a minha, nos mais desafiadores ambientes, fico com a alemã...
Mesmo porque acima de 4 mil metros, o carburador da KRL tende a abrir o bico...

leandroper
07-03-2017, 12:48
Sal, há um compromisso entre a simplicidade da KRL e a confiabilidade e conforto da BM.
Depois de mais de 30 mil km de estradas com a minha, nos mais desafiadores ambientes, fico com a alemã...
Mesmo porque acima de 4 mil metros, o carburador da KRL tende a abrir o bico...
Essa questão da altitude realmente pesa mto, eu estou contigo Henri

MarcioT
07-03-2017, 13:56
Carburador e grandes altitudes são incompatíveis. Na minha opinião os sistemas de injeção são confiáveis e a questão de gasolinas ruins em lugares cuja gasolina pode conter impurezas, pode ser minimizados filtrando a gasolina, nem que for com coador de café (rsrs) bem como logo que tiver em lugar mais confiável, um tanque de aditivada ou um aditivo extra já ajuda. O que vejo com maior complexidade é efetivamente as centrais eletrônicas e demais dispositivos eletrônicos que por vezes não são passíveis de conserto e acabam requerendo a troca sem alternativas.
Porém considero que as BMs tem qualidades de durabilidade e confiabilidade apropriada para estas viagens, principalmente se bem mantidas e sobretudo se já passaram dos 25kkm, período que considero que se não deu problemas de possíveis vícios ocultos até agora, dificilmente dará.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Henri
07-03-2017, 20:01
Concordo com vcs.
Os fatores limitantes da gs 800 foram grandemente eliminados com as modificações postadas no início deste tópico.
Abs,

julianogar
08-03-2017, 11:36
Essa transmissão é interessante.

Henri
08-03-2017, 13:01
Juliano, depois de 3 mil km de alfalto e terra, tudo bem. Não tem manutenção, sujeira e barulho. Dizem que dura 90 mil km. Vamos ver.
ALem disso, a perda de potência na transmissão por cardã é 12%, e de 5% por correia.
Ah, a relação por correia custa menos que a original por corrente da BMW...mais informações em

http://www.mmm3moto.com.br/d/bmw/kit-relacao-transmissao-polias-em-aco-por-correia-dentada-motocicleta-bmw-f800gsencomenda.aspx


Abs

Henri
10-04-2017, 22:34
Última modificação em relacao ao equipamento original na GS800: pneus Heidenau Scout.
Com as nove anteriores,a moto melhorou muito.
Abs,

9454

MarcioT
10-04-2017, 23:25
Henri quais pneus usava? Qual sua expectativa com os heidenau?

sal silva
10-04-2017, 23:59
Descobri que estes pneus(K60) não são permitidos na Alemanha.Motivo?Segurança,vai saber.

Henri
11-04-2017, 00:02
Henri quais pneus usava? Qual sua expectativa com os heidenau?

Já comprei mas ainda não instalei. As análises especializadas são boas. É o pneu mais usado nas motos que fazem a Dalton highway, no Alaska.
ABS

Henri
11-04-2017, 00:06
Descobri que estes pneus(K60) não são permitidos na Alemanha.Motivo?Segurança,vai saber.

Creio que não. Veja este site alemão, com o pneu e o preço...

http://www.tirendo.de/heidenau-k-60-front-2.75-21-45p-403291.html

MarcioT
11-04-2017, 00:30
O traseiro me passa uma impressão ruim. Aquela "faixa" central que dá mais vida ao pneu contra o desgaste (por ser o composto mais duro) me parece atrapalhar no uso off e no on quando em pista molhada. Mas é só minha impressão "olho de engenheiro" pois não o usei. Para um pneu misto, tenho a tendência para o Mitas E07....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
11-04-2017, 08:34
O traseiro me passa uma impressão ruim. Aquela "faixa" central que dá mais vida ao pneu contra o desgaste (por ser o composto mais duro) me parece atrapalhar no uso off e no on quando em pista molhada. Mas é só minha impressão "olho de engenheiro" pois não o usei. Para um pneu misto, tenho a tendência para o Mitas E07....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Henri,acompanho um grupo da AT no face e um rapaz falou que não conseguiu instalar o K60 porque não era permitido por lei.Os Alemães falaram para instalar e pronto,a Policia desconhecia a lei.KKKk,Os Alemães não são tao Santos assim.


Marcio,tambem trabalhei em um engenho lá no Norte e tenho a mesma Impressao.rs Acho o mitas e7 mais pneu tanto no off como no On.Infelizmente não tenho o Mitas nas medidas da LC,gostaria de testa-lo,vou de K 60 na próxima.

cerqueira
11-04-2017, 08:51
Márcio,

se não considerar o barulho que o Mitas07 faz, pode abraçar sem medo de ser feliz. Estou com ele na GS Desde antes da viagem para a Carretera...vão lá uns 15.000km.

O dianteiro fora do asfalto é espetacular, gruda em curva que é uma beleza, não te trai de jeito nenhum.

Mas como para até a Carretera tem muito asfalto, no traseiro prefiro o Metzeler EXP. Meu problema na terra é perder a frente, acho que resolvo bem desta forma.

Abçs
Luiz

Henri
11-04-2017, 12:42
Henri,acompanho um grupo da AT no face e um rapaz falou que não conseguiu instalar o K60 porque não era permitido por lei.Os Alemães falaram para instalar e pronto,a Policia desconhecia a lei.KKKk,Os Alemães não são tao Santos assim.


Marcio,tambem trabalhei em um engenho lá no Norte e tenho a mesma Impressao.rs Acho o mitas e7 mais pneu tanto no off como no On.Infelizmente não tenho o Mitas nas medidas da LC,gostaria de testa-lo,vou de K 60 na próxima.


Legal esta estória de engenho no norte, Sal. Depois de engenharia, fiz PhD, que alguns definem como 'por hora desempregado'. Prefiro o engenho...

Sobre o pneu, apenas o k-60 traseiro acima da largura 150 tem a faixa contínua, para maior quilometragem na estrada, em função do peso das bigtrails. Nas menores larguras não há faixa contínua.

Em geral, as avaliações do pneu são positivas. Como algumas marcas, o Heidi tem as paredes rigidas, o que dificulta a troca na estrada, mas por outro lado diminui a chance de empenar o aro, com a pressão rebaixada no off road.

ABS,

MarcioT
11-04-2017, 14:14
A despeito da prova de títulos, eu engenho, tu engenhas, mas minha opinião é minha, advinda de muiiitos kms por aí, daí uma das finalidades do fórum opiniões embasadas naquilo que considere relevante!
Quanto a proibição não creio ser real dado que os heidenaus estão sendo comercializados na Europa e outros paises!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
11-04-2017, 15:47
A despeito da prova de títulos, eu engenho, tu engenhas, mas minha opinião é minha, advinda de muiiitos kms por aí, daí uma das finalidades do fórum opiniões embasadas naquilo que considere relevante!
Quanto a proibição não creio ser real dado que os heidenaus estão sendo comercializados na Europa e outros paises!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Também achei estranho,mesmo porque a Heidenau me parece que é uma pequena fabrica Alemã,mas se estão comentando, alguma coisa tem na legislação Alemã.Esse pneu é super bem falado pelos gringos,pricipalmente pela durabilidade e versatilidade ,mas depois que voce postou a foto de um todo descolado lá no Jalapao fiquei desconfiado,fora os que eu vejo furados em Aventuras por ai.

sal silva
11-04-2017, 16:10
Legal esta estória de engenho no norte, Sal. Depois de engenharia, fiz PhD, que alguns definem como 'por hora desempregado'. Prefiro o engenho...

Sobre o pneu, apenas o k-60 traseiro acima da largura 150 tem a faixa contínua, para maior quilometragem na estrada, em função do peso das bigtrails. Nas menores larguras não há faixa contínua.

Em geral, as avaliações do pneu são positivas. Como algumas marcas, o Heidi tem as paredes rigidas, o que dificulta a troca na estrada, mas por outro lado diminui a chance de empenar o aro, com a pressão rebaixada no off road.

ABS,

PHD também já fiz muito nessa vida(correndo atrás do rabo),mas agora me permito viajar de moto e curtir um pouco esse mundão tao belo que Deus nos deu e o bicho homem insiste em nos tirar.Before I go heheh.

Ando devagar porque me falaram que o bom era ter pressa.
Levo este sorriso(as vezes forçado),porque já chorei por demais.:cool: