PDA

Ver Versão Completa : Manobra evasiva com tombamento de motocicleta



Alxcastro
16-08-2017, 12:17
Olá senhores.

Vou colocar aqui uma questão contando com os mais experientes.
Porém, de antemão, já adianto que não se trata de uma brincadeira e sim da compreensão sobre uma técnica que, em algum momento, pode ser necessária.

A questão é: Qual a forma correta (ou melhor forma) de derrubar uma outra moto em movimento?

Para esclarecer mais e ajudar no entendimento, apresento algumas premissas:
1- A moto a ser derrubada está com piloto e garupa;
2- A manobra pode ser em baixa ou média velocidade;
3- O objetivo de quem produzir o tombamento, é fugir do local e procurar ajuda.

Acho que todos já compreenderam que a técnica visa evitar uma ameaça à integridade física, com risco de morte ou agressão. Trata-se, enfim, de uma manobra DEFENSIVA.

Para ilustrar, apresento uma imagem com os dois cenários possíveis (por enquanto):

9602

Obrigado a todos.

Luis Plein
16-08-2017, 13:12
Interessante o oportuna a questão, principalmente nesses dias tenebrosos que vivemos. Num primeiro momento, achei que melhor seria a opção 2, pois desestabilizaria de forma rápida a moto dos miliantes. Contudo, vejo nessa opção um problema: sempre estão armados e a gente estaria se colocando à frente deles. Assim, acho que optaria pela 1, mas requerendo não só uma manobra de choque propositado na traseira da moto dos "lulas", como também, suponho eu, a ação concomitante de tocar fortemente a moto desses miliantes e frear(alicatar) bruscamente com a dianteira e traseira da minha moto, para assim, creio eu, ter o controle da estabilidade e, ainda, dar meio-volta e zuuummmmmmm... ah, e tudo isso numa fração de segundos.

Iceman
17-08-2017, 00:47
O meu tio foi gerente do departamento de testes da Daimler-Benz (aka Mercedes-Benz) na Alemanha durante muitos anos (já se aposentou) e uma das atribuições dele era preparar cursos de pilotagem defensiva para motoristas de "celebridades" ou "V.I.P.s", tendo inclusive treinado os motoristas do então ainda vivo Xá Reza Pahlavi do Irã.

Com carros, eu sei que a técnica correta é encostar a sua frente na traseira do outro veículo, pressionar sua frente contra a lateral do outro veículo e ai freiar bruscamente.
Ao ser tocado na traseira e deslocado para um lado, o motorista do veiculo da frente irá automaticamente girar o volante no sentido contrário, tentando manter o veículo alinhado com o sentido de movimento.
Ao freiar bruscamente, a acão sessa, pois o contato entre os veículos é interrompido, mas a reação do veículo da frente não (o volante ainda estará virado no sentido contrario).
Neste momento o veículo da frente será jogado violentamente para o lado que você estava tocando, provocando a derrapagem e perda do controle do veículo.
Pude experimentar esta técnica na prática, no campo de provas da Daimler, em Untertürkheim - Alemanha, e posso garantir que com carros funciona.

O problema é que com motos a dinamica é outra, então não sei dizer se funcionaria ou não.
De qualquer modo, acho que na opção 2 frontal (fechada) as duas motos iriam para o chão e o resultado seria o oposto do desejado.
Se tivesse que escolher, ficaria com a opção 1.

sal silva
17-08-2017, 10:01
Eu ficaria com a 1,a 2 provavelmente perderia o controle e cairia .Acho uma manobra muito arriscada,teria que ser muito treinada para chegar a perfeição(bote perfeito),caso contrário o risco de ser alvejado pelo metralha é muito grande.

sal silva
17-08-2017, 10:04
Interessante o oportuna a questão, principalmente nesses dias tenebrosos que vivemos. Num primeiro momento, achei que melhor seria a opção 2, pois desestabilizaria de forma rápida a moto dos miliantes. Contudo, vejo nessa opção um problema: sempre estão armados e a gente estaria se colocando à frente deles. Assim, acho que optaria pela 1, mas requerendo não só uma manobra de choque propositado na traseira da moto dos "lulas", como também, suponho eu, a ação concomitante de tocar fortemente a moto desses miliantes e frear(alicatar) bruscamente com a dianteira e traseira da minha moto, para assim, creio eu, ter o controle da estabilidade e, ainda, dar meio-volta e zuuummmmmmm... ah, e tudo isso numa fração de segundos.

Dos Lulas é ótimo, é por ai mesmo.Pior que pode voltar kkkkk.

Segue o tópico.

Luis Plein
17-08-2017, 10:56
Dos Lulas é ótimo, é por ai mesmo.Pior que pode voltar kkkkk.

Segue o tópico.

Sai daí, satanas! vou comprar mais sal (não Sal) grosso...

profCarlos
18-08-2017, 22:27
Desculpem-me, mas se você está atrás da moto dos assaltantes, ao invés de freiar, ou desviar, ou parar a moto e correr, qual a vantagem em "tentar" uma manobra que poderá vir a custar sua vida ou um tombo? Quanto a segunda alternativa, nem se fala, é uma questão de entrar na zona de tiro, bem como, e se expor a ser derrubado.
Reagir a um assalto é algo muito complexo, haja visto que na fala do Ice, contando a história do tio dele, há de se supor que o veículo seja blindado. Em uma moto, creio que o melhor é "alicatar" e sair correndo.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Alxcastro
19-08-2017, 00:35
Desculpe-me profCarlos,mas não sou partidário da não reação.

Enviado de meu Motorola G2 usando Tapatalk
(+_+)

Aleksander
19-08-2017, 12:34
Já pensei nisso diversas vezes,acho que as motos principalmente com garupa são o inverso dos carros, tem mais peso e estabilidade atrás do que na frente e a ação teria que ser o da segunda imagem. O doutor Rossi explica: https://www.youtube.com/watch?v=_2DiV26-jqs

CiroHG
20-08-2017, 10:18
Bem, vou dar meus palpites.
Em primeiro lugar, temos que considerar que a maior parte das abordagens acontece pela esquerda da vítima, porque a maioria das pessoas é destra, e o garupa/ladrão terá mais facilidade para ameaçar, por estar com o lado direito livre.
Então, em primeira análise, me parece que o mais indicado seria evitar deixar espaço na esquerda, o que já vai dificultar uma possível abordagem. Quando a abordagem ocorrer, uma possível manobra evasiva seria alicatar com tudo, e jogar para a esquerda, ficando um puco mais atrás dos bandidos. Isso vai forçar o garupa a se virar na moto de repente, provavelmente para o seu lado esquerdo, e isso, junto com o movimento do piloto pra acompanhar a vítima pode desequilibar os bandidos e jogá-los no chão. Também, nesse caso, o bandido armado terá dificuldade para te enquadrar, porque estará com o corpo torcido. Dependo do ângulo em que a vítima se colocar, fica impossível ele enquadrar.
Além disso, ganha-se um precioso tempo para avaliar uma possível fuga, ou dando meia volta e seguindo pela contra mão ou passando sobre o canteiro, ou qualquer outra, desde que a decisão seja rápida.
Isso, se a pessoa tiver sangue frio e habilidade.
Caso não surja nenhuma oportunidade, meu conselho é parar e entregar a moto, por mais revoltante que seja. Melhor continuar vivo. E ter seguro, se possível.
Um dispositivo de bloqueio à distância ou rastreador também ajuda, desde que você use dois celulares (um, os ladrões vão levar).
E segue o tópico.....

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

sal silva
20-08-2017, 10:45
Complicado reagir,complicado fugir.Em muitas vezes bandidos estão com motos mais potentes que as nossas e a gente leva nossas queridas companheiras na garupa.
Segue o tópico,o objetivo é encontar meios de escapar de uma abordagem.

Ps.complicado é reunir meia dúzia de gatos pingados para fazer pressão , moto passeata para o governador do Estado.Acho que essa seria é a melhor solução,mas quem vai deixar de tomar seu chopinho com churrasco para fazer isso?

sascencio
20-08-2017, 13:05
Bem, vou dar meus palpites.
Em primeiro lugar, temos que considerar que a maior parte das abordagens acontece pela esquerda da vítima, porque a maioria das pessoas é destra, e o garupa/ladrão terá mais facilidade para ameaçar, por estar com o lado direito livre.
Então, em primeira análise, me parece que o mais indicado seria evitar deixar espaço na esquerda, o que já vai dificultar uma possível abordagem. Quando a abordagem ocorrer, uma possível manobra evasiva seria alicatar com tudo, e jogar para a esquerda, ficando um puco mais atrás dos bandidos. Isso vai forçar o garupa a se virar na moto de repente, provavelmente para o seu lado esquerdo, e isso, junto com o movimento do piloto pra acompanhar a vítima pode desequilibar os bandidos e jogá-los no chão. Também, nesse caso, o bandido armado terá dificuldade para te enquadrar, porque estará com o corpo torcido. Dependo do ângulo em que a vítima se colocar, fica impossível ele enquadrar.
Além disso, ganha-se um precioso tempo para avaliar uma possível fuga, ou dando meia volta e seguindo pela contra mão ou passando sobre o canteiro, ou qualquer outra, desde que a decisão seja rápida.
Isso, se a pessoa tiver sangue frio e habilidade.
Caso não surja nenhuma oportunidade, meu conselho é parar e entregar a moto, por mais revoltante que seja. Melhor continuar vivo. E ter seguro, se possível.
Um dispositivo de bloqueio à distância ou rastreador também ajuda, desde que você use dois celulares (um, os ladrões vão levar).
E segue o tópico.....

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

x2 - concordo!...

Iceman
22-08-2017, 09:21
Pessoal, removi os posts que não estavam diretamente ligados ao assunto original do tópico.
Porém considero a discussão que se iniciou extremamente interessante e válida.
Assim, para manter a ordem, movi os post sobre o outro assunto para um tópico próprio, chamado Brasil, na seção "Boteco", onde poderemos continuar nossa discussão sem prejudicar o assunto original deste tópico.

Segue o link para o novo post: http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/6945-Brasil