PDA

Ver Versão Completa : Técnicas off road para viajantes normais com garupa e bagagem!

MarcioT
12-03-2018, 22:46
Consideração inicial, algo que não acho legal é encontrar motociclistas que rotulam outros, e se vc tem uma big trail e não chafurda ela na primeira lama ou cova que encontrar e não faz off radical então vc é ......
Tenho minha moto F800 por varias razões, entre elas a que gosto muito é "poder ir onde quiser" quando estou viajando. Esta é a premissa.
Porém quando estou viajando, 99% das vezes estou com minha mulher na garupa e bagagem. Aí minha premissa começa a ter problemas.
Ando de moto há muito tempo e me viro bem para meus padrões, vejo filmes de como levantar estas motos (sempre no chão plano e aderente, Rs), vejo muitas discussões sobre desligar ou não o ABS e filmes mostrando como andar no off de pé (sem garupa é claro e tão pouco com bagagem), mas tudo isso não faz parte da minha vida motociclistica. Pois bem, como os colegas se viram quando estão seguindo numa estradinha com garupa, bagagem piso com terra solta, pedras e precisam encarar uma grande decida / subida / se a moto cai numa decida com a frente apontando para baixo etc, etc. Quais as técnicas, os colegas usam para seguir em frente? (Acho que inclusive, nem os cursos off road a R$ 1,5 k por fim de semana prevêem isso)!

Henri
12-03-2018, 23:05
Márcio,
A sua dúvida é a mesma de muitos colegas do fórum.
Creio que a prática faz a perfeição (ou quase).E essa se obtém com o tempo e com a ...prática.
No intervalo entre minhas viagens internacionais (> 10k,a cada 18 ou 24 meses), faço algumas nacionais, de 1 a 3 k, para manter a forma e prática, incluindo trechos off, semelhantes aos das mais longas.
Viajo sempre solo, e a patroa às vezes vai me encontrar de avião, geralmente em lugares interessantes. Na minha experiência, é mais seguro.
Além disso, uso a moto todos os dias, mas em distâncias curtas.
Essa rotina, apesar de não ser a ideal, me ajudou em varias situações adversas.
Abs,

9915

cerqueira
13-03-2018, 08:49
Marcio,

no caso de tombamento da moto, teu problema seria muito mais facilmente contornado se pudesse estar acompanhado de outro/s amigos/s. Na hora do sufoco, duas mãozinhas a mais fazem uma grande diferença. Dependendo da encrenca, umas quatro a mais...experiência própria esta última!!

Já a pilotagem acho que é por a esposa na garupa e práticar nas condições adversas até ganharem confiança. Também podem num trecho curto descer da moto e tentar passar o perrengue desmontado...às vezes é mais seguro.

Na descida, por exemplo, pode desligar a moto, engatar primeira e vai escorregando a moto para baixo segurando na embreagem e um pouco do freio dianteiro.

No fim, tudo é antecipação do problema. É tentar praticar antes para na hora tomar a melhor decisão.

Abração...boas viagens com tua esposa!!
Luiz

Abreu
13-03-2018, 09:09
Consideração inicial, algo que não acho legal é encontrar motociclistas que rotulam outros, e se vc tem uma big trail e não chafurda ela na primeira lama ou cova que encontrar e não faz off radical então vc é ......
Tenho minha moto F800 por varias razões, entre elas a que gosto muito é "poder ir onde quiser" quando estou viajando. Esta é a premissa.
Porém quando estou viajando, 99% das vezes estou com minha mulher na garupa e bagagem. Aí minha premissa começa a ter problemas.
Ando de moto há muito tempo e me viro bem para meus padrões, vejo filmes de como levantar estas motos (sempre no chão plano e aderente, Rs), vejo muitas discussões sobre desligar ou não o ABS e filmes mostrando como andar no off de pé (sem garupa é claro e tão pouco com bagagem), mas tudo isso não faz parte da minha vida motociclistica. Pois bem, como os colegas se viram quando estão seguindo numa estradinha com garupa, bagagem piso com terra solta, pedras e precisam encarar uma grande decida / subida / se a moto cai numa decida com a frente apontando para baixo etc, etc. Quais as técnicas, os colegas usam para seguir em frente? (Acho que inclusive, nem os cursos off road a R$ 1,5 k por fim de semana prevêem isso)!

Nem tenho a pretensão de aprender off road, mas acho hilário essa coisa de rotular quem faz ou não. As GS são motocicletas "dual purpose" (duplo proósito), mas nada obriga ninguém a andar em todos os terrenos só por tê-la. Eu mesmo, comprei pelos muitos elogios ao comportamento da moto em viagens, o que é minha praia. E se chegar a cair, peço ajuda... rsrsrsrs

sal silva
13-03-2018, 10:38
Eu tenho o mesmo problema,sempre estou com garupa,e pior minha esposa é medrosa e em qualquer situação mais difícil quer
descer da moto kkkkkkk.Eu falo, fica ai,senao a viagem nao rende rs.Nao tem jeito a danada nao me larga,quer ir junto até a Amazonia kkk.O assunto é bom,nunca vi cursos de pilotagem off road com garupa,acho que é pelo fato das mulheres quase nunca acompanharem seus maridos em Aventuras mais radicais e sem conforto.No caso de uma queda na descida,acho melhor engatar a marcha com ela desligada,o marido pega no guidão e suporte e faz a técnica de levantar de costas,a mulher pode ficar do outro lado puxando com ajuda de seu peso.Complicado,é por isso que como viajo sozinho com a garupatroa já estou de olho em uma Trail com boa potencia e mais leve.

sal silva
13-03-2018, 13:30
Nesse video nosso colega Netao(Sorocaba)aprende a levantar a cavala.:rolleyes:
https://www.youtube.com/watch?v=6J7FBMIXgCw

MarcioT
13-03-2018, 14:14
Nem tenho a pretensão de aprender off road, mas acho hilário essa coisa de rotular quem faz ou não. As GS são motocicletas "dual purpose" (duplo proósito), mas nada obriga ninguém a andar em todos os terrenos só por tê-la. Eu mesmo, comprei pelos muitos elogios ao comportamento da moto em viagens, o que é minha praia. E se chegar a cair, peço ajuda... rsrsrsrs

Penso como vc, e eu também curto as viagens!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MarcioT
13-03-2018, 14:23
Eu tenho o mesmo problema,sempre estou com garupa,e pior minha esposa é medrosa e em qualquer situação mais difícil quer
descer da moto kkkkkkk.Eu falo, fica ai,senao a viagem nao rende rs.Nao tem jeito a danada nao me larga,quer ir junto até a Amazonia kkk.O assunto é bom,nunca vi cursos de pilotagem off road com garupa,acho que é pelo fato das mulheres quase nunca acompanharem seus maridos em Aventuras mais radicais e sem conforto.No caso de uma queda na descida,acho melhor engatar a marcha com ela desligada,o marido pega no guidão e suporte e faz a técnica de levantar de costas,a mulher pode ficar do outro lado puxando com ajuda de seu peso.Complicado,é por isso que como viajo sozinho com a garupatroa já estou de olho em uma Trail com boa potencia e mais leve.

Sal, temos o mesmo perfil motociclístico, nos metemos por aí e a mulher sempre junto! Rs. Quanto a levantar a moto na descida, ví um vídeo onde o cara "amarra" o freio dianteiro com uma abraçadeira plástica ( popular engasga gato) além de deixar a marcha engatada. Depois que subiu na moto, estabilizou e ligou, aperta um pouco mais a manete do freio dianteiro libera a abraçadeira e segue. Outro ponto que gera alguma discussão é, na descida instável e escorregadia, em qual freio dar mais carga ( dianteiro ou traseiro) considerando que a moto como a minha não tenha o freio Combined? Eu dou preferência para dar mais carga no freio traseiro, pois sempre temo perder a frente pois não há quem segure, mas em um vídeo gringo o cara diz que é melhor dar mais carga no freio dianteiro?!?!
E agora?
Rsrsrs

MarcioT
13-03-2018, 14:27
Nesse video nosso colega Netao(Sorocaba)aprende a levantar a cavala.[emoji57]
https://www.youtube.com/watch?v=6J7FBMIXgCw

Esses vídeos que mostram como levantar uma moto NO PLANO "is just in Alice's world" fora areião quem cai na reta!?!? Sei que estou forçando mas no plano é fácil, né gente?

sal silva
13-03-2018, 15:24
Sal, temos o mesmo perfil motociclístico, nos metemos por aí e a mulher sempre junto! Rs. Quanto a levantar a moto na descida, ví um vídeo onde o cara "amarra" o freio dianteiro com uma abraçadeira plástica ( popular engasga gato) além de deixar a marcha engatada. Depois que subiu na moto, estabilizou e ligou, aperta um pouco mais a manete do freio dianteiro libera a abraçadeira e segue. Outro ponto que gera alguma discussão é, na descida instável e escorregadia, em qual freio dar mais carga ( dianteiro ou traseiro) considerando que a moto como a minha não tenha o freio Combined? Eu dou preferência para dar mais carga no freio traseiro, pois sempre temo perder a frente pois não há quem segure, mas em um vídeo gringo o cara diz que é melhor dar mais carga no freio dianteiro?!?!
E agora?
Rsrsrs

Um bom pneu off é importante nessa hora,estava fazendo o caminho da Fé com muita lama,em um descidao (com garupa) tentava segurar a moto com freio motor dosando os dois freios com moderação,mas teve uma hora que a moto começou a ganhar velocidade,ai já viu,pisei no traseiro ela jogou,perdi o controle e o ultimo recurso foi o dianteiro,foi um chão certeiro rs.Se tivesse com um pneu próprio com certeza poderia aplicar mais pressão nos freios sem a moto desgarrar.No cascalho se errar com o freio traseiro com habilidade dá para consertar.

sal silva
13-03-2018, 15:29
Esses vídeos que mostram como levantar uma moto NO PLANO "is just in Alice's world" fora areião quem cai na reta!?!? Sei que estou forçando mas no plano é fácil, né gente?

Nao tem outra forma quando estamos só com a garupatroa,veja que o video mostra que outra pessoa pode ajudar,vou testar com a garupatroa que só sabe me apavorar kkkkk.

Ps.Nao sei se viu,no mercado tem um tipo de guindaste portátil para levantar motos,conheço um cara que viaja solo pela Bolivia que comprou um.

MarcioT
13-03-2018, 15:31
Isso, são estas questões que acho interessante discutir e dividir experiências. Por isso que quero trocar os anakee por um 50/50 ou mesmo 70/30!
Precisa de pneu, só no braço tem hora que não dá! Rs
Esses dias em SC perto de Treze Tilias tive cena semelhante !
Hehehe

MarcioT
13-03-2018, 15:33
Nao tem outra forma quando estamos só com a garupatroa,veja que o video mostra que outra pessoa pode ajudar,vou testar com a garupatroa que só sabe me apavorar kkkkk.

Ps.Nao sei se viu,no mercado tem um tipo de guindaste portátil para levantar motos,conheço um cara que viaja solo pela Bolivia que comprou um.

Ví este guindaste sim. Muita gente fez piada mas a ideia/ conceito, não é ruim não!
O problema é que já acho que tem muita coisa nas minhas tralhas de viagem......

MarcioT
13-03-2018, 21:19
Marcio,

no caso de tombamento da moto, teu problema seria muito mais facilmente contornado se pudesse estar acompanhado de outro/s amigos/s. Na hora do sufoco, duas mãozinhas a mais fazem uma grande diferença. Dependendo da encrenca, umas quatro a mais...experiência própria esta última!!

Já a pilotagem acho que é por a esposa na garupa e práticar nas condições adversas até ganharem confiança. Também podem num trecho curto descer da moto e tentar passar o perrengue desmontado...às vezes é mais seguro.

Na descida, por exemplo, pode desligar a moto, engatar primeira e vai escorregando a moto para baixo segurando na embreagem e um pouco do freio dianteiro.

No fim, tudo é antecipação do problema. É tentar praticar antes para na hora tomar a melhor decisão.

Abração...boas viagens com tua esposa!!
Luiz

Sim Luiz, no final das contas as experiências é que vão resolvendo estas questões. Mas objetivei esta discussão justamente para estimular esta troca de informações e técnicas. Este teu exemplo de engrenar a moto e descer "escorregando" eu já ouvi algo parecido mas nunca experimentei. E creio ser uma boa opção num pequeno trecho mais complicado dado que vc não se preocupa com acelerador e freio traseiro, apenas embreagem e o freio dianteiro! Boa dica!
Abraço

MarcioT
13-03-2018, 21:27
Márcio,
Creio que a prática faz a perfeição (ou quase).E essa se obtém com o tempo e com a ...prática.
No intervalo entre minhas viagens internacionais (> 10k,a cada 18 ou 24 meses), faço algumas nacionais, de 1 a 3 k, para manter a forma e prática, incluindo trechos off, semelhantes aos das mais longas.
Viajo sempre solo, e a patroa às vezes vai me encontrar de avião, geralmente em lugares interessantes. Na minha experiência, é mais seguro.
Abs,

9915

Henri, concordo que a prática leva a quase perfeição, mas como isso pode as vezes ser dolorido no corpo e no bolso, (kkkk), acabo provocando estas discussões para agregar um pouco de técnica para tentar cortar caminho. Também faço muitas viagens longas ou não, mas sempre nas condições que mencionei, garupa e bagagem, por isso as técnicas usualmente propagadas não atendem necessariamente aquilo que para mim é rotina.
Ví sua viagem pela R40, parabéns!

sal silva
13-03-2018, 21:43
Ví este guindaste sim. Muita gente fez piada mas a ideia/ conceito, não é ruim não!
O problema é que já acho que tem muita coisa nas minhas tralhas de viagem......

Verdade,se for pensar em levar tudo precisa de um caminhão.

profCarlos
16-03-2018, 12:51
Ando de moto há muito tempo e me viro bem para meus padrões, vejo filmes de como levantar estas motos (sempre no chão plano e aderente, Rs), vejo muitas discussões sobre desligar ou não o ABS e filmes mostrando como andar no off de pé (sem garupa é claro e tão pouco com bagagem), mas tudo isso não faz parte da minha vida motociclistica. Pois bem, como os colegas se viram quando estão seguindo numa estradinha com garupa, bagagem piso com terra solta, pedras e precisam encarar uma grande decida / subida / se a moto cai numa decida com a frente apontando para baixo etc, etc. Quais as técnicas, os colegas usam para seguir em frente? (Acho que inclusive, nem os cursos off road a R$ 1,5 k por fim de semana prevêem isso)!Meu caro, realmente é muito complicado este negócio de adjetivar as pessoas tendo por base aspectos tão subjetivos, como gostar de andar em determinados terrenos e ter aptidões, físicas e equilíbrio, além de valores para compra de pneus apropriados ou possíveis substituições de partes da moto.
Quanto às treinamentos, também temos pensado nisto e a conclusão que chegamos é que se é para termos moto é para sermos felizes dentro dos nossos limites, que certamente será diferente de outros colegas. Daí, também vem a opção por viajar solo.
Abs

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

MarcioT
16-03-2018, 13:10
Meu caro, realmente é muito complicado este negócio de adjetivar as pessoas tendo por base aspectos tão subjetivos, como gostar de andar em determinados terrenos e ter aptidões, físicas e equilíbrio, além de valores para compra de pneus apropriados ou possíveis substituições de partes da moto.
Quanto às treinamentos, também temos pensado nisto e a conclusão que chegamos é que se é para termos moto é para sermos felizes dentro dos nossos limites, que certamente será diferente de outros colegas. Daí, também vem a opção por viajar solo.
Abs

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Isso mesmo, a escolha e uso de uma moto é de único e exclusivo interesse e satisfação pessoal de cada um.

jmferreira
17-03-2018, 09:52
Isso, são estas questões que acho interessante discutir e dividir experiências. Por isso que quero trocar os anakee por um 50/50 ou mesmo 70/30!
Precisa de pneu, só no braço tem hora que não dá! Rs
Esses dias em SC perto de Treze Tilias tive cena semelhante !
Hehehe

Caro Márcio T, coloquei os Karoo 3 e tirando o ronco no asfalto, na terra vai muito bem.

MarcioT
17-03-2018, 09:56
Caro Márcio T, coloquei os Karoo 3 e tirando o ronco no asfalto, na terra vai muito bem.

Sim esse pneu é referencia para andar no off direto. Mas ando muito mais no ON e menos na terra. Está chegando um karoo mais 70/30 mas pelo que vi não tem nas medidas para minha moto. Acho que vou de Mitas E07.

Henri
18-03-2018, 00:24
Amigos,
Como diz o ditado, o importante é ser feliz.
Com ou sem patroa (ela pode nos encontrar em Calafate, claro), com ou sem off road, a 120 ou a 170 por hora, não importa.
O que vale afinal não é o destino, mas o percurso.
É claro que devemos estar preparados para enfrentar o desafio que nos propomos. O resto é só acelerar. Ouse partir, e o mundo conspirará para o sucesso de sua aventura.
Abs,

9917
Chegando a El Chalten, jan. 2018.

Rromagnani
18-03-2018, 06:08
Amigos,
Com ou sem patroa (ela pode nos encontrar em Calafate, claro), com ou sem off road, a 120 ou a 170 por hora, não importa.
É claro que devemos estar preparados para enfrentar o desafio que nos propomos. O resto é só acelerar. Ouse partir, e o mundo conspirará para o sucesso de sua aventura.
Abs,

9917

[emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319]

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
18-03-2018, 08:47
Amigos,
Abs,

9917

Concordo com o nobre colega desbravador do Pantanal repleto de Onças Pintadas :rolleyes:,mas o objetivo do tópico é tentar facilitar a vida de Aventureiros que viajam sozinhos e com garupa,pilotagem esta que torna nossas Aventuras um pouco mais complicada.Chegar nos chega,nos capota mas nao breca kkkk.:cool:

ron...
18-03-2018, 20:20
Dia 4/04 estou saindo com a esposa para o Moto GP na Argentina e vou esticar até Machupicchu.
Na volta passo pelo Paso do Sico. Montei um jogo de Mittas E07.
Estou acostumado com este pneu, ele vai bem no asfalto pois ando a 110 km/h e raramente chego aos 120.
Na terra ele vai muito bem, recomento se não se incomodar com a ronqueira no asfalto que nem é tanto assim.
Um pouquinho mais caro, mas a durabilidade é um espetáculo! acima dos 25k km.

MarcioT
18-03-2018, 22:11
Dia 4/04 estou saindo com a esposa para o Moto GP na Argentina e vou esticar até Machupicchu.
Na volta passo pelo Paso do Sico. Montei um jogo de Mittas E07.
Estou acostumado com este pneu, ele vai bem no asfalto pois ando a 110 km/h e raramente chego aos 120.
Na terra ele vai muito bem, recomento se não se incomodar com a ronqueira no asfalto que nem é tanto assim.
Um pouquinho mais caro, mas a durabilidade é um espetáculo! acima dos 25k km.

Estou considerando o E07 porém, o dianteiro na medida para minha moto 90/90/21 sumiu do mercado!

Eraldo Tel
03-04-2018, 06:42
A melhor maneira de encarar um off leve ou mais pesado é confiar no seu jeito de pilotagem. No 5 encontro BMW fui com minha filha a Pomerode sem avisar que teria um passeio na sexta feira por terra até o local do almoço. Pois foram uns 130 km de estradas vicinais algumas que só tratores passavam. Muitos aconselharam a desligar o abs pois tinha muita areia fina cascalho pedra solta valetas dos dois lados da estrada e estavam 50 motos no mesmo caminho. Minha filha já avisou que se não desceria da moto e tb. Não deixou que tirasse as malas laterais pois é caso de queda ne avisou que eu cairia mas ela ia ficar grudada nas alças do bagageiro. Portanto mesmo sem nunca ter feito fui de boa sem desligar o abs e em baixa velocidade so usando o torque e o freio motor da 1200 teve varios sustos mas todos controláveis. Tiveram uns 25 tombos mas nos saímos ilesos para mais surpresas no ptoximo dia. Sábado destino Serra da Leoa em Ascurra foi mais raspido mais o desafio foi maior e só controlando no acelerador chegamos bem sem quedas e sem fritar a embreagem. Detalhe estava usando o pneus Karoo3. Deu tudo certo. Voltamos no domingo.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

MarcioT
03-04-2018, 06:47
A melhor maneira de encarar um off leve ou mais pesado é confiar no seu jeito de pilotagem. No 5 encontro BMW fui com minha filha a Pomerode sem avisar que teria um passeio na sexta feira por terra até o local do almoço. Pois foram uns 130 km de estradas vicinais algumas que só tratores passavam. Muitos aconselharam a desligar o abs pois tinha muita areia fina cascalho pedra solta valetas dos dois lados da estrada e estavam 50 motos no mesmo caminho. Minha filha já avisou que se não desceria da moto e tb. Não deixou que tirasse as malas laterais pois é caso de queda ne avisou que eu cairia mas ela ia ficar grudada nas alças do bagageiro. Portanto mesmo sem nunca ter feito fui de boa sem desligar o abs e em baixa velocidade so usando o torque e o freio motor da 1200 teve varios sustos mas todos controláveis. Tiveram uns 25 tombos mas nos saímos ilesos para mais surpresas no ptoximo dia. Sábado destino Serra da Leoa em Ascurra foi mais raspido mais o desafio foi maior e só controlando no acelerador chegamos bem sem quedas e sem fritar a embreagem. Detalhe estava usando o pneus Karoo3. Deu tudo certo. Voltamos no domingo.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Legal seu relato, e estou certo que além da sua habilidade, o pneu fez a grande diferença!

sal silva
03-04-2018, 09:36
Legal seu relato, e estou certo que além da sua habilidade, o pneu fez a grande diferença!

Tambem achei,em uma BT o Pneu ajuda e muito.

MarcioT
03-04-2018, 11:50
Tambem achei,em uma BT o Pneu ajuda e muito.

Sim pelo menos um 70/30. Estou "monitorando " a chegada dos Pirelli Scorpion Rally STR ou o Metzeler Karoo Street acho que darão um bom resultado!

MarcioT
28-04-2018, 16:35
Sim pelo menos um 70/30. Estou "monitorando " a chegada dos Pirelli Scorpion Rally STR ou o Metzeler Karoo Street acho que darão um bom resultado!

Esperei e não vieram nas medidas que preciso, então fui de Metzeler tourance , vamos ver o que vai dar!

drluipe
29-04-2018, 23:36
boa noite amigo, fale uns destinos que fez assim com a sua esposa? acho que será o modelo de viagem que mais se adaptará a minha patroa...
Márcio,
Abs,

9915

MarcioT
01-07-2018, 12:19
Bem, para complementar o tópico. Coloquei pneus metzeler tourance na moto e posso dizer que embora não seja um pneu específico para off road, é mais um 70/30, a diferença que faz em relação ao Anakee3 especifico para ON, é enorme. Embora evidente, o pneu mais voltado para uso misto faz uma diferença brutal na segurança em se dirigir em terreno fora de estrada.
Andei testando o pneu e outros modo de pilotar como abusando do freio motor e dosando freio traseiro e uma ajudinha de leve, beeem de leve no freio dianteiro em estrada de terra lisa e úmida, e foi muito bem. Apesar de contraditório, ABS ligado. .....