Ver Versão Completa : Dificuldade para ligar a GS1200 2012 depois que o motor está quente
JoaoLuiz
01-05-2018, 08:56
Prezados colegas,
Estou incomodado com a dificuldade para a moto ligar depois que o motor esquenta.
Já substitui a bateria (12v, 14ah, CCA 200 - conforme consta no manual do proprietário), troquei as velas e foi feita uma verificação do motor de arranque, cujo único problema foi uma leve oxidação no terminal positivo.
A moto está chegando aos 40.000 km, está com revisões em dia (óleo, filtros de óleo e ar, pastilhas, pneus, etc).
Ao que parece o motor 100% refrigerado a ar não possui um componente que reduz a pressão do motor e isso torna a partida mais pesada quando esquenta (calor eleva a pressão interna).
Vi uma dica de virar levemente o acelerador ao ligar. Isso funciona, porém pode afogar o motor.
Ao que parece precisaria verificar o alinhamento das válvulas, que poderia estar produzindo pressão em excesso no motor.
Me informaram também que isso é uma característica da moto (eu a comprei a pouco tempo, por esse motivo não sei como funcionava quando mais nova).
Se alguém tem alguma sugestão, queiram por gentileza colaborar comigo. Desde já, muito obrigado.
João, tenho uma nineT, que usa motor refrigerado a ar, com 19 mil km e nunca tive dificuldade para ligar o motor, quente ou frio. Pode ser a gasolina. Eu uso aditivada ou comum, sem preocupação. Experimente trocar de posto. Mas logo os participantes que conhecem bem o assunto te ajudarão.
André M.
01-05-2018, 21:58
Não sou mecânico, mas apostaria na folga das válvulas.. Não sei qual é o intervalo de regulagem das válvulas da GS, mas 40 mil já deve ser uma quilometragem bem considerável para fazer uma verificação. Se o antigo dono gostava de andar em alto giro, a verificação se torna mais necessária ainda.
JoaoLuiz
02-05-2018, 08:14
João, tenho uma nineT, que usa motor refrigerado a ar, com 19 mil km e nunca tive dificuldade para ligar o motor, quente ou frio. Pode ser a gasolina. Eu uso aditivada ou comum, sem preocupação. Experimente trocar de posto. Mas logo os participantes que conhecem bem o assunto te ajudarão.
Obrigado pela sugestão, mas sempre utilizo gasolina Podium.
JoaoLuiz
02-05-2018, 08:15
Não sou mecânico, mas apostaria na folga das válvulas.. Não sei qual é o intervalo de regulagem das válvulas da GS, mas 40 mil já deve ser uma quilometragem bem considerável para fazer uma verificação. Se o antigo dono gostava de andar em alto giro, a verificação se torna mais necessária ainda.
Obrigado André. Vou mandar verificar o alinhamento. Se der certo, publico a solução aqui no site para colaborar com outros colegas que venham a ter um problema similar.
Possenti
02-05-2018, 10:08
Você poderia esclarecer se a dificuldade é no girar o motor (gira pesado) ou dificuldade em entrar em funcionamento?
São vários fatores em ambos os casos. folga de válvula (pequeno desajuste por desgaste) não causa isso de forma nenhuma. O motor para entrar em combustão necessita de duas coisas básicas: faisca e combustível, claro no tempo certo. Se algum destes itens não se faz presente tem que entrar na uti...
Passe mais informações para que possamos ajudá-lo...
sal silva
02-05-2018, 11:12
Retificador,estator,podem estar com problema,fazendo o motor de arranque girar lentamente.Isso é facil de testar.
JoaoLuiz
02-05-2018, 11:27
Você poderia esclarecer se a dificuldade é no girar o motor (gira pesado) ou dificuldade em entrar em funcionamento?
São vários fatores em ambos os casos. folga de válvula (pequeno desajuste por desgaste) não causa isso de forma nenhuma. O motor para entrar em combustão necessita de duas coisas básicas: faisca e combustível, claro no tempo certo. Se algum destes itens não se faz presente tem que entrar na uti...
Passe mais informações para que possamos ajudá-lo...
Fica fazendo aquele barulho de tentar fazer funcionar. Deixo o botão do star pressionado até ele ligar. Troquei as velas (segundo o mecânico estavam bem desgastadas). E esse problema se evidência quando o motor está quente.
Desde já, muito obrigado pela sua contribuição.
JoaoLuiz
02-05-2018, 11:31
Obrigado Sal, vou sugerir ao mecânico. Os componentes do motor de arranque foram revisados, mas vai que ainda estão com problemas. Abs !
João, pode parecer coincidência mas, nas vezes em que usei pódium, tanto na nineT como na 700gs, obtive as piores médias de consumo. Com a comum costumo fazer 24/25 na gs e 20 na nineT, sempre na mesma tocada.
Já tive esse problema de dificuldade de ligar a moto quando muito quente (se bem que era uma HD), e os mecânicos alegavam que era assim mesmo, e tal, que esfriando pouca coisa pegaria normalmente, e de fato isso ocorria. Acredito que seja por segurança.
Quanto ao comentário do Elizeu, tive a mesma experiência quando usei a gasolina Podium, aumento de consumo (e gasto).
JoaoLuiz
02-05-2018, 18:29
Paulo,
As Harleys que não contam com apoio de refrigeração líquida, quando ocorre um aquecimento excessivo (rodar no verão, anda e para, baixa velocidade) ela tem um dispositivo que não deixa ligar até que o motor retorne a um nível de temperatura aceitável.
No caso da minha GS, basta rodar um pouco e já apresenta o problema. O motor boxer não conta, segundo informações que obtive, com a válvula de descompressão. Tanto que a bateria para motos até 2012 requerem um CCA maior que nas novas, com apoio a refrigeração líquida.
Obrigado pela sua contribuição.
Possenti
03-05-2018, 07:40
Faça um vídeo amigo, aí posso ter uma ideia concreta, pois sua descrição ainda não é boa para lhe ajudar. Toda moto deve ser acionada a embreagem para aliviar a carga ao sistema de partida.
Isso ajuda muito mesmo. Neste teu caso, se for problema elétrico você notará a diferença.
Mas faça um vídeo que apresente o ruído do motor na hora da partida.
Saudações
JoaoLuiz
03-05-2018, 09:33
Possenti, deixei a moto hoje pela manhã na oficina. Ele irá verificar o alinhamento das válvulas. Quando eu pegar a moto faço o vídeo.
Obrigado.
Possenti, além de acionar a embreagem, na primeira partida, costumo colocar em segunda marcha e, com embreagem acionada, empurrar a moto por uns dois metros para descolar os discos. Sempre faço isso e nem me lembro quando troquei a última bateria. Na 883 que usei de 1996 a 2003 precisei trocar uma vez.
Rromagnani
03-05-2018, 17:28
Possenti, além de acionar a embreagem, na primeira partida, costumo colocar em segunda marcha e, com embreagem acionada, empurrar a moto por uns dois metros para descolar os discos. Sempre faço isso e nem me lembro quando troquei a última bateria. Na 883 que usei de 1996 a 2003 precisei trocar uma vez.
Aprendi isso com o bolso... sempre dava partida com a primeira engatada e troquei duas vezes a bateria em 3 anos e 75k... a última sábado passado!
Partida preferencialmente com o câmbio em Neutro!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Aprendi isso com o bolso... sempre dava partida com a primeira engatada e troquei duas vezes a bateria em 3 anos e 75k... a última sábado passado!
Partida preferencialmente com o câmbio em Neutro!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Dou partida sempre no Neutro, e a bateria é a original. Minha moto é 2013. Vamos rodar gente, sem criar neuras!
sal silva
04-05-2018, 13:19
Dou partida sempre no Neutro, e a bateria é a original. Minha moto é 2013. Vamos rodar gente, sem criar neuras!
Marcio,tive uma 800 e reparei que ela exige menos da Bateria,portanto deve durar mais.Vamos fazer o certo e com certeza rodar.
JoaoLuiz
04-05-2018, 22:22
Prezados colegas,
Finalmente a moto está 100%. O mecânico Ramom (aqui de Floripa) verificou a regulagem e o alinhamento das válvulas e já estavam corretos. Deu nova carga na bateria (que era nova). Como o problema não era solucionado, abriu novamente o motor de arrangue e levou para testes em uma empresa especializada. Foi onde identificaram que, embora aparentemente não demonstrava stress de seus componentes, havia de fato, alguns ítens que apresentavam aquecimento anormal. Foram substituídos e o problema foi resolvido. O custo do reparo do motor de arranque foi de R$ 190,00.
Mais uma vez, obrigado a todos que dedicaram parte do seu tempo em me ajudar.
Agora vamos rodar, que é para isso que temos nossas motos !!
Eraldo Tel
05-05-2018, 20:36
Boa noite João Luiz comprei uma GSA ano passado em agosto de 3017 com 13000 km. Já na casa do ex dono quando fui ligar a moto a partida era bem pesada e parecia que não ia ligar, ele me falou que a bateria já tinha 2 anos e talvez tivesse de trocar. Cheguei em casa desmontei o acesso para bateria e medi a tensão. 12.5 V.
Desvinetei os bornes da moyo e pluguei o carregador de bateria. Mais tarde fui verificar e chegará a 13, 8 V.
Montei tudo de novo e estava do mesmo jeito. Fui ver o manual e tinha um item que recomendava mover vem pouco o acelerador na hora de ligar a moto. Pois abria a borboleta do início do escapamento para saida dos gases da primeira virada do motor. Fiz isso é o motor partiu livre. No seu caso a partida a frio é normal??? Depois de uns 1000km osrtua nornal sem ter de acionar o acelerador. Acho que como o antigo dono não andava Wyler bsds com a moto devia estar meio preza a borboleta. No seu caso pode ser o sensor de temperatura que não deixa ligar normal. Precisa passar o scanner com o motor quente e verificar leitura de falhas e se for possível apagar esse código de falha.
ERALDO
Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Alessandro
04-02-2021, 10:09
Prezados colegas,
Finalmente a moto está 100%. O mecânico Ramom (aqui de Floripa) verificou a regulagem e o alinhamento das válvulas e já estavam corretos. Deu nova carga na bateria (que era nova). Como o problema não era solucionado, abriu novamente o motor de arrangue e levou para testes em uma empresa especializada. Foi onde identificaram que, embora aparentemente não demonstrava stress de seus componentes, havia de fato, alguns ítens que apresentavam aquecimento anormal. Foram substituídos e o problema foi resolvido. O custo do reparo do motor de arranque foi de R$ 190,00.
Mais uma vez, obrigado a todos que dedicaram parte do seu tempo em me ajudar.
Agora vamos rodar, que é para isso que temos nossas motos !!
Bom dia!
João Luiz, estou tendo a mesma dificuldade que você relatou ao ligar a minha GSA 2012 com o motor quente. Estava pensando em trocar a bateria, mas de fato o problema pode ser outro, já que a moto tem dado partida normalmente a frio.
A manutenção no motor de arranque resolveu mesmo o problema? Quais componentes foram substituídos? Você poderia dar mais detalhes a respeito, por gentileza? Quem sabe o contato da oficina já me ajude.
Desde já, agradeço!
Abraços!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk