Ver Versão Completa : Altura da R 1200 é um problema?
clovismr
23-07-2018, 12:56
Bom Dia a todos.
Sou cadastrado há tempos e não participo nunca até por que não tenho moto no momento, o sonho é a r1200gs... Invadi o post do Fabricio, a quem parabenizo pela motoca e peço desculpas pela invasão, mas não sei como deveria fazer. Peço aos adm que removam esse meu comentário pro lugar certo.
É o seguinte:
Tenho 1,75 e cavalo de 80cm, aproximadamente.
Visitei o stand da BMW no salão, e só as rebaixadas serviriam. A F800GS nem pensar; idem a 1200GS, sonho de consumo. Como fazem aqueles que tem menos de 1,80? Altura mínima, pelo que vejo. Ou todos aqui têm mais de 1,80? Brincadeira, mas é que não sei como vende tanto com essa altura de banco. Aí encontro a R1200R mas não fez sucesso nenhum, e só tem até 2013. As novas na Europa, já LC, vêm com bengalas invertidas na frente. Gosto da antiga, 2013. É uma moto simples e bonita.
Mas a pergunta é: como fazem aqueles com menos de 1,80?
Obs: até então me considerava normal, nem baixo nem alto ..rsrsrs
Fica tranquilo Clóvis, nos continuamos normais...rsrsrs....tenho uma Gsa1200 utilizo com o banco na posição mais baixa e Normal!!!
Tenho 1,74 gavião ,80
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
clovismr
23-07-2018, 13:24
Mas Reiner, você coloca as plantas do pé no chão ou se equilibra nas pontas dos pés?
Mas Reiner, você coloca as plantas do pé no chão ou se equilibra nas pontas dos pés?
Clovismr, tenho uma GsAdventure 18, com o banco original fico na ponta dos pés, aí comprei um banco do Pedrinho e deu uma melhorada.Tenho 1,74 de baixura.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Clóvis, sempre coloco o pé esquerdo no chão e o direito fica no freio
Em situações especiais troco de lado ou coloco as 2 pontas de pé no chão.
Mas tudo muito tranquilo pois o centro de gravidade dela é baixo. Excelente.
Utilizo uma TDM900 no dia a dia. É a mesma altura do banco e mais difícil de manter em pé parada pois o peso em cima é maior. Compre a GS 1200 SEM MEDO.
Verdade Reiner , vim da super Ténéré que é mais pesada também, 23 kilos a mais , e a Gs fica muito leve por causa do centro de gravidade baixo.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rromagnani
24-07-2018, 00:17
Bom Dia a todos.
Sou cadastrado há tempos e não participo nunca até por que não tenho moto no momento, o sonho é a r1200gs... Invadi o post do Fabricio, a quem parabenizo pela motoca e peço desculpas pela invasão, mas não sei como deveria fazer. Peço aos adm que removam esse meu comentário pro lugar certo.
É o seguinte:
Tenho 1,75 e cavalo de 80cm, aproximadamente.
Visitei o stand da BMW no salão, e só as rebaixadas serviriam. A F800GS nem pensar; idem a 1200GS, sonho de consumo. Como fazem aqueles que tem menos de 1,80? Altura mínima, pelo que vejo. Ou todos aqui têm mais de 1,80? Brincadeira, mas é que não sei como vende tanto com essa altura de banco. Aí encontro a R1200R mas não fez sucesso nenhum, e só tem até 2013. As novas na Europa, já LC, vêm com bengalas invertidas na frente. Gosto da antiga, 2013. É uma moto simples e bonita.
Mas a pergunta é: como fazem aqueles com menos de 1,80?
Obs: até então me considerava normal, nem baixo nem alto ..rsrsrs
Clovis, tomei a liberdade de mover seu post para este lugar, bem como todas as respostas a ele vinculadas.
Acho que com 1,75 dá para encarar uma 1200... Eu tenho exatos 1,80 e não tenho dificuldade. Acredito ser mesmo questão de costume!
Boa compra!
1,82 R1200GS.
Uso o banco na posição baixa por que gosto mais da posição de pilotar desta forma.
Mas daria para usar com o banco na regulagem alta sem problemas.
Então acredito que 1.75, com o banco na posição baixa deve dar sem probelmas.
Ou faz assim:
https://www.youtube.com/watch?v=kRFyw57o_Ic
sal silva
24-07-2018, 09:58
1,82 R1200GS.
Uso o banco na posição baixa por que gosto mais da posição de pilotar desta forma.
Mas daria para usar com o banco na regulagem alta sem problemas.
Então acredito que 1.75, com o banco na posição baixa deve dar sem probelmas.
Ou faz assim:
https://www.youtube.com/watch?v=kRFyw57o_Ic
Esse é o tipo do baixinho puxador de briga,muitas vezes já leva a primeira na orelha kkkkkkkkk
clovismr
24-07-2018, 12:00
Bom Dia a todos.
Obrigado pela atenção, Rromagnani. Vou seguindo por aqui.
EvertonM
24-07-2018, 23:07
Meu amigo, sou da turma de pouca estatura e muita largura. :o
Na minha moto anterior, uma TEX (2 cm mais baixa que a BMW e com banco rebaixado), nunca levei susto, apesar de não conseguir ficar com os pés completamente no chão.
Há uma semana recebi minha GS 1200, altura "normal" (não rebaixada).
Meus 1,69 m cabem na moto, esticando um pouco mais as pernas, mas nada que complique muito (acho que o "treinamento" na Triumph foi positivo !).
Em resumo: se é teu sonho de consumo, vai de GS 1200 - há opção de colocar o banco na posição inferior (além de poder trocá-lo por modelo mais baixo) e também de manter a suspensão na altura mínima, o que pode ajudar. Com o tempo você vai aprender a lidar com a altura da moto.
PS1: eu fiquei receoso com a altura da GSA, pois é 4 cm mais alta que a GS.
PS2: em hipótese alguma deixe de colocar o protetor de motor !! :)
alexandrej
25-07-2018, 18:51
Verdade Reiner , vim da super Ténéré que é mais pesada também, 23 kilos a mais , e a Gs fica muito leve por causa do centro de gravidade baixo.
Enviado do meu iPhone usando TapatalkSuper tenere com centro de gravidade mais alto que a GS? Impossível.
A super tenere tem centro de gravidade tão baixo q vc estaciona ela numa posicao inclinada quase deitada e não tomba. A gs ou gsa por sua vez nunca vi fazer isso. A minha tenho q reparar bem onde parar se não é chão.
Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
Olá pessoal, eu tenho 1,61 de altura e quero muito comprar uma r1250!!! Eu gostaria de saber como vai ser pra mim andar em uma dessa, será que dá pra mim sair com o pezinho no chão e, antes de parar descer o pezinho para não cair ???
luiz baum
21-03-2022, 08:27
Olá pessoal, eu tenho 1,61 de altura e quero muito comprar uma r1250!!! Eu gostaria de saber como vai ser pra mim andar em uma dessa, será que dá pra mim sair com o pezinho no chão e, antes de parar descer o pezinho para não cair ???
Sair com o pezinho para fora não dá.
O motor vai desligar assim que vc engatar a primeira com o apoio para fora.
E é um grande pepino ter que lembrar de acionar o pezinho para não cair toda a vez que for parar.
Tem umas botas em que o seu calcanhar fica 5 cm mais acima sem que o salto seja mais alto...
Luiz Baum
E pode experimentar o kit baixo também, acho que dá uma boa diferença...
Jandir:
Tenho 1,70 e recentemente comprei uma GS 1250 (altura "normal"). No início, tive muito receio da altura, o que exigiu "respeito" na hora de parar, principalmente quando estive com garupa (minha única garupa até agora foi minha filha). Já vi outros GZeiros com a mesma altura pilotando a adventure, coisa que eu, no alto dos meus 1,70, não sei se conseguiria ter segurança.
Meu palpite: tente encontrar uma moto (se estiver procurando uma usada) com kit baixo. Se for comprar uma nova, talvez seja até mais fácil negociar, pois o comércio é mais restrito. Se o kit baixo lhe parecer um incômodo, ao menos compre um banco que deixe a altura da moto mais baixa. Há gente no mercado que trabalha com isso e é muito bem conceituado.
De minha parte, desaconselho usar o pezinho (eu chamo tripé) como recurso para arrancar e parar. A GS é pesada por natureza. Mantê-la em pé é tarefa de equilíbrio, não de força.
EvertonM
21-03-2022, 21:35
Jandir, tenho 1,69 m e minha moto é uma GSA, um pouco mais alta que a GS (a minha anterior era uma GS). No início é preciso adquirir intimidade com a máquina, mas depois vai de boa.
Claro que, para os desprovidos de altura (no meu caso compensada pela largura - rsrs), é sempre bom ficar atento onde parar, para evitar buracos, desníveis etc.
A bota Mondeo, que "cresce" o vivente em uns 5 cm, ajuda um pouco (uso desse modelo), mas também rodo com botas "normais" sem problema.
Há alguns ajustes que você pode fazer para baixar a moto, inclusive adquirindo um banco baixo, além de poder optar pelo já citado modelo "low", que é todo rebaixado.
Minha sugestão é que vá numa concessionária e faça o test drive na normal e na low e veja se a moto "calça" bem em você.
PS: se, assim como eu, vc tiver bastante "massa" no esqueleto, é até uma vantagem. É só subir na moto e ela dá uma boa abaixada, quase fica "low" ! rsrs
Ressuscitando o tópico.
Iniciei o namoro (de médio prazo) com a versão adventure da GS 1250. A dúvida é a tal da altura. Tenho 1,70m e na versão premium "normal" estou acostumado, até porque a planta de um dos pés fica inteiramente apoiada no chão.
Resolvi fazer um teste com a minha moto (premium) e passei a usá-la com a regulagem máxima da altura. E aí que não entendi mais nada. A especificação técnica fala em 850 a 870 mm de altura, o que eu interpretei que, na altura mínima, estaria a 850 mm e na altura máxima, a 870 mm. O problema é que ao regular a altura máxima (que imaginei fosse 870 mm) o pocotó sobe muito, bem mais do que 2 cm. Com certeza bem mais do que 2 cm, porque fico na ponta dos pés (pilotando com pé de bailarina).
Alguém consegue explicar essa relação de altura da suspensão e da que é informada na especificação técnica da moto? E na versão adventure, quanto de fato é mais alta do que a versão premium?
PS: Ao usar o ajuste máximo (altura máxima), a moto fica pulando igual a cabrito. Perde a maciez que é peculiar à moto.
Gnegraes
03-10-2023, 16:18
Ressuscitando o tópico.
Iniciei o namoro (de médio prazo) com a versão adventure da GS 1250. A dúvida é a tal da altura. Tenho 1,70m e na versão premium "normal" estou acostumado, até porque a planta de um dos pés fica inteiramente apoiada no chão.
Resolvi fazer um teste com a minha moto (premium) e passei a usá-la com a regulagem máxima da altura. E aí que não entendi mais nada. A especificação técnica fala em 850 a 870 mm de altura, o que eu interpretei que, na altura mínima, estaria a 850 mm e na altura máxima, a 870 mm. O problema é que ao regular a altura máxima (que imaginei fosse 870 mm) o pocotó sobe muito, bem mais do que 2 cm. Com certeza bem mais do que 2 cm, porque fico na ponta dos pés (pilotando com pé de bailarina).
Alguém consegue explicar essa relação de altura da suspensão e da que é informada na especificação técnica da moto? E na versão adventure, quanto de fato é mais alta do que a versão premium?
PS: Ao usar o ajuste máximo (altura máxima), a moto fica pulando igual a cabrito. Perde a maciez que é peculiar à moto.
Kinha,
Na realidade, a suspensão das GS é um sistema semi-ativo.
Muita gente tem a ideia errada que a suspensão é ativa, ela não abaixa ou levanta a moto.
O ASC atua na suspensão controlando dois parâmetros:
- rigidez da mola: o objetivo é que com a alteração da carga (1 piloto / 2 piloto + passageiro / 3 piloto + passageiro + bagagem) a moto fique no centro do curso da suspensão.
De outro modo com carga total iria facilmente bater no fim de curso. Isso altera muito o conforto e a segurança ao rodar.
A rigidez de uma mola é sua característica principal, juntamente com o curso dela. A rigidez é expressa em carga (kgf) por deslocamento (mm).
- tempo de resposta do amortecedor: é feito através da modificação da passagem de óleo entre as câmaras do amortecedor, tipo agulha ajustável (motor de passo) dentro de um orifício. Fechando a passagem o amortecedor fica lento, abrindo ele reage instantaneamente.
Resposta lenta se traduz em conforto, mas por outro lado torna a suspensão menos ativa em superfícies irregulares, a roda perde contata com o solo. Torna a moto confortável, mais macia, pula menos, mas mais minsegura.
Resposta rápida é a ideal e mais segura, para pilotagem mais agressiva, mantém a roda em contato com o solo. Piora o conforto, dá a impressão de pular mais.
Quanto você altera a suspensão no ASC, você não a está levantando e aumentando sua latura, mas alterando a pré-carga dela.
Uma determinada pré-carga na mola espera que haja uma determinada carga (peso) sobre a moto. Se a carga for menor, o deslocamento da mola será menor e te dará a falsa impressão de estar mais alta.
Guilherme,
Na GS 1250 com a suspensão eletrônica, vc pode ajustar a suspensão em 3 posições. Máxima, mínima e automática.....na Máxima, ele realmente sobe e fica mais alta e mais firme. Na mínima, ela fica mais baixa e menos firme. Na automática ela se ajusta ao peso....
Além da suspensão, a altura pode ser ajustada pelo suporte do banco. Alto e baixo....de forma mecânica. Uso a minha na regulagem da suspensão mínima e a banco no baixo(low)....tenho 1.74., perna curta....e o tronco longo, eu disse o tronco.
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Gnegraes
03-10-2023, 16:48
Guilherme,
Na GS 1250 com a suspensão eletrônica, vc pode ajustar a suspensão em 3 posições. Máxima, mínima e automática.....na Máxima, ele realmente sobe e fica mais alta e mais firme. Na mínima, ela fica mais baixa e menos firme. Na automática ela se ajusta ao peso....
Além da suspensão, a altura pode ser ajustada pelo suporte do banco. Alto e baixo....de forma mecânica. Uso a minha na regulagem da suspensão mínima e a banco no baixo(low)....tenho 1.74., perna curta....e o tronco longo, eu disse o tronco.
Reiner,
Essa modificação da altura você observa com a moto "vazia" ou com você sentado nela?
Guilherme,
Então, Reiner.
É essa a situação. A posição máxima eleva consideravelmente a altura da moto. Aliás, como estou acostumado com o modo automático, no modo máximo parece que estou pilotando com a traseira sendo projetada para frente. A bolha protege menos e a maciez da moto vai pro espaço. E essa relação entre a especificação técnica (87 cm) com o funcionamento da suspensão que não é bem claro no uso.
Reiner, já que tu tens uma adventure, o banco dela é mais largo? Ou é igual ao da premium?
Respondendo pelo Reiner, Guilherme:
Sentado nela. Basta mudar para o modo "máximo" que o levantamento da suspensão ocorre imediatamente. E essa altura permanece durante a pilotagem com pé de bailarina. Só não testei pilotando com a minha esposa na garupa, para alterar o peso da moto e ver com a suspensão se comporta.
Kinha e Guilherme, eu percebo que a moto se ajusta ao movimentar...qdo está com altura mínima, vc ajusta para o máximo, ela não se mexe. Ao sentar e começa a andar é claro que não percebe a diferença, mas, ao parar vc se assusta com a diferença de altura....e mesma coisa ao contrário. O ajuste tem a ver com o peso....se esta com garupa, malas etc. Se ajusta no máximo mas não coloca peso, ela fica alta....
Kinha e Guilherme, eu percebo que a moto se ajusta ao movimentar...qdo está com altura mínima, vc ajusta para o máximo, ela não se mexe. Ao sentar e começa a andar é claro que não percebe a diferença, mas, ao parar vc se assusta com a diferença de altura....e mesma coisa ao contrário. O ajuste tem a ver com o peso....se esta com garupa, malas etc. Se ajusta no máximo mas não coloca peso, ela fica alta....
Reiner, tenho 79 kg. A minha aumenta a altura ainda parada. É perceptível a altura da moto aumentando e o pé esticando... Agora, quando estou com a garupa e mais carga, minha esposa sobe na moto e ocorre o rebaixamento que só será normalizado durante a rodagem (igual ao que tu comentou).
Certo, vou fazer um teste depois...
. mas, que aumenta a altura aumenta, rsrsrs.
Rromagnani
03-10-2023, 19:41
Tirando os números e falando apenas da percepção, a ADV é bem mais alta…
Melhor do que ficar na dúvida com,os números, passa eu alguma Cc e faz um test ride na moto que vai tirar a dúvida!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
EvertonM
03-10-2023, 20:55
Em tese, a GSA é 4 cm mais alta que a GS (85-87 / 89-91).
Todavia, ainda que com 1,69 m, me sinto seguro na GSA ajustada para o nível MIN e nunca tive sustos.
Uma forma de perceber que a moto "sobe e desce" com os ajustes é verificar que, num piso plano, fica mais inclinada no MAX e mais reta no MIN.
No AUTO ela ajusta a inclinação após o início do movimento (comigo fica mais alta que o MIN e mais baixa que o MAX).
Conforme Manual:
Ajustes de carga
Auto: compensação ativa da
inclinação do veículo com
ajuste automático da pré-
carga da mola e do amortecimento
Min: pré-carga mínima da
mola
Max: pré-carga máxima da
mola (para utilização off-road)
As pré-cargas Min e Max da
mola podem ser selecionadas
pelo piloto, mas não alteradas.
A função de compensação
da inclinação do veículo está
inativa nos ajustes Min e Max.
Com a moto em local plano e sem peso em cima, da pra ver ela subindo ou descendo conforme selecionamos o nível min/max. Essa diferença parece ser maior que 2cm, mas nunca medi pra ter certeza.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Gnegraes
04-10-2023, 07:22
Reiner e Kinha,
Foi o que tentei explicar.
A suspensão deve ser regulada manualmente ou automaticamente com o ASC para que com um determinado peso sobre a moto se verifique que com a moto parada, a suspensão fique mais ou menos na metade do seu curso, numa posição neutra no seu curso total.
Ou seja, pode descer até o fim de curso inferior ou subir até o fim de curso superior.
Se você configura a suspensão para piloto+pasageiro+bagagem, a pré-carga é modificada para receber todo esse peso e manter a suspensão em ponto neutro.
E se nesta configuração estiver somente com o piloto - um peso bem menor - a suspensão deverá ficar numa posição acima do ponto neutro: falta peso sobre a moto.
Isso não quer dizer que a moto subiu sua altura, mas foi configurada de forma errada.
Uma suspensão com alta pré-carga fica muito dura com pouco peso.
Uma suspensão com baixa pré-carga ficará mole e facilmente irá para o fim de curso, chocando-se com o fim de curso.
Em tese, a GSA é 4 cm mais alta que a GS (85-87 / 89-91).
Todavia, ainda que com 1,69 m, me sinto seguro na GSA ajustada para o nível MIN e nunca tive sustos.
Uma forma de perceber que a moto "sobe e desce" com os ajustes é verificar que, num piso plano, fica mais inclinada no MAX e mais reta no MIN.
No AUTO ela ajusta a inclinação após o início do movimento (comigo fica mais alta que o MIN e mais baixa que o MAX).
Conforme Manual:
Ajustes de carga
Auto: compensação ativa da
inclinação do veículo com
ajuste automático da pré-
carga da mola e do amortecimento
Min: pré-carga mínima da
mola
Max: pré-carga máxima da
mola (para utilização off-road)
As pré-cargas Min e Max da
mola podem ser selecionadas
pelo piloto, mas não alteradas.
A função de compensação
da inclinação do veículo está
inativa nos ajustes Min e Max.
Everton, como já havia comentado aqui contigo tempos atrás, minha única preocupação era usar a suspensão no ajuste mínimo em tempo integral. Mas como tu disse que nunca teve problema e nada há de contrário no manual, vou me encorajar, já que tenho 1,70m.
Kinha, uso no mínimo inclusive com malas de alumínio....não com garupa...
EvertonM
04-10-2023, 12:21
Everton, como já havia comentado aqui contigo tempos atrás, minha única preocupação era usar a suspensão no ajuste mínimo em tempo integral. Mas como tu disse que nunca teve problema e nada há de contrário no manual, vou me encorajar, já que tenho 1,70m.
Seu 1 cm a mais vai fazer diferença a seu favor ! A GSA "assusta" mais olhando de fora do que em cima dela.
Uso a bastante tempo no MIN e nunca tive problemas - e a suspensão cumpre bem seu papel, na minha avaliação. Como vc disse, não há contraindicação no manual. Assim como o Reiner, também rodo sem garupa e com malas de alumínio.
Boa sorte e bons ventos !
Já esqueci a minha no mínimo e percebi a frente instável em velocidades mais altas. Voltei para o automático e à frente voltou para o trilho…
Já esqueci a minha no mínimo e percebi a frente instável em velocidades mais altas. Voltei para o automático e à frente voltou para o trilho…
Então, não pilotei na altura mínima, mas no modo máximo, a suspensão endureceu e tirou todo o conforto da moto.
Não vejo impedimento no uso do mínimo ou máximo, até porque o manual não restringe, mas provavelmente o melhor modo sempre vai ser o automático.
EvertonM
04-10-2023, 17:50
Poisé, o AUTO tem a vantagem da compensação de inclinação. Mas entre ter isso e ter os pés no chão, fiquei com a segunda opção ! rsrs
PS: não tive percepções de instabilidade com a moto no MIN. Mas minha tocada é bem tiozão, então pode ser isso.
Já andei bem forte , entre capitólio e passos pela mg050 com a suspensão no minimo e fiquei bem impressionado.