PDA

Ver Versão Completa : Altura da R 1200 é um problema?



clovismr
23-07-2018, 12:56
Bom Dia a todos.
Sou cadastrado há tempos e não participo nunca até por que não tenho moto no momento, o sonho é a r1200gs... Invadi o post do Fabricio, a quem parabenizo pela motoca e peço desculpas pela invasão, mas não sei como deveria fazer. Peço aos adm que removam esse meu comentário pro lugar certo.
É o seguinte:
Tenho 1,75 e cavalo de 80cm, aproximadamente.
Visitei o stand da BMW no salão, e só as rebaixadas serviriam. A F800GS nem pensar; idem a 1200GS, sonho de consumo. Como fazem aqueles que tem menos de 1,80? Altura mínima, pelo que vejo. Ou todos aqui têm mais de 1,80? Brincadeira, mas é que não sei como vende tanto com essa altura de banco. Aí encontro a R1200R mas não fez sucesso nenhum, e só tem até 2013. As novas na Europa, já LC, vêm com bengalas invertidas na frente. Gosto da antiga, 2013. É uma moto simples e bonita.
Mas a pergunta é: como fazem aqueles com menos de 1,80?
Obs: até então me considerava normal, nem baixo nem alto ..rsrsrs

Reiner
23-07-2018, 13:12
Fica tranquilo Clóvis, nos continuamos normais...rsrsrs....tenho uma Gsa1200 utilizo com o banco na posição mais baixa e Normal!!!
Tenho 1,74 gavião ,80

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

clovismr
23-07-2018, 13:24
Mas Reiner, você coloca as plantas do pé no chão ou se equilibra nas pontas dos pés?

ebocca
23-07-2018, 19:08
Mas Reiner, você coloca as plantas do pé no chão ou se equilibra nas pontas dos pés?

Clovismr, tenho uma GsAdventure 18, com o banco original fico na ponta dos pés, aí comprei um banco do Pedrinho e deu uma melhorada.Tenho 1,74 de baixura.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
23-07-2018, 19:56
Clóvis, sempre coloco o pé esquerdo no chão e o direito fica no freio
Em situações especiais troco de lado ou coloco as 2 pontas de pé no chão.
Mas tudo muito tranquilo pois o centro de gravidade dela é baixo. Excelente.
Utilizo uma TDM900 no dia a dia. É a mesma altura do banco e mais difícil de manter em pé parada pois o peso em cima é maior. Compre a GS 1200 SEM MEDO.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

ebocca
23-07-2018, 22:16
Verdade Reiner , vim da super Ténéré que é mais pesada também, 23 kilos a mais , e a Gs fica muito leve por causa do centro de gravidade baixo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rromagnani
24-07-2018, 00:17
Bom Dia a todos.
Sou cadastrado há tempos e não participo nunca até por que não tenho moto no momento, o sonho é a r1200gs... Invadi o post do Fabricio, a quem parabenizo pela motoca e peço desculpas pela invasão, mas não sei como deveria fazer. Peço aos adm que removam esse meu comentário pro lugar certo.
É o seguinte:
Tenho 1,75 e cavalo de 80cm, aproximadamente.
Visitei o stand da BMW no salão, e só as rebaixadas serviriam. A F800GS nem pensar; idem a 1200GS, sonho de consumo. Como fazem aqueles que tem menos de 1,80? Altura mínima, pelo que vejo. Ou todos aqui têm mais de 1,80? Brincadeira, mas é que não sei como vende tanto com essa altura de banco. Aí encontro a R1200R mas não fez sucesso nenhum, e só tem até 2013. As novas na Europa, já LC, vêm com bengalas invertidas na frente. Gosto da antiga, 2013. É uma moto simples e bonita.
Mas a pergunta é: como fazem aqueles com menos de 1,80?
Obs: até então me considerava normal, nem baixo nem alto ..rsrsrs

Clovis, tomei a liberdade de mover seu post para este lugar, bem como todas as respostas a ele vinculadas.

Acho que com 1,75 dá para encarar uma 1200... Eu tenho exatos 1,80 e não tenho dificuldade. Acredito ser mesmo questão de costume!

Boa compra!

Iceman
24-07-2018, 08:55
1,82 R1200GS.
Uso o banco na posição baixa por que gosto mais da posição de pilotar desta forma.
Mas daria para usar com o banco na regulagem alta sem problemas.

Então acredito que 1.75, com o banco na posição baixa deve dar sem probelmas.

Ou faz assim:


https://www.youtube.com/watch?v=kRFyw57o_Ic

sal silva
24-07-2018, 09:58
1,82 R1200GS.
Uso o banco na posição baixa por que gosto mais da posição de pilotar desta forma.
Mas daria para usar com o banco na regulagem alta sem problemas.

Então acredito que 1.75, com o banco na posição baixa deve dar sem probelmas.

Ou faz assim:


https://www.youtube.com/watch?v=kRFyw57o_Ic

Esse é o tipo do baixinho puxador de briga,muitas vezes já leva a primeira na orelha kkkkkkkkk

clovismr
24-07-2018, 12:00
Bom Dia a todos.
Obrigado pela atenção, Rromagnani. Vou seguindo por aqui.

EvertonM
24-07-2018, 23:07
Meu amigo, sou da turma de pouca estatura e muita largura. :o
Na minha moto anterior, uma TEX (2 cm mais baixa que a BMW e com banco rebaixado), nunca levei susto, apesar de não conseguir ficar com os pés completamente no chão.
Há uma semana recebi minha GS 1200, altura "normal" (não rebaixada).
Meus 1,69 m cabem na moto, esticando um pouco mais as pernas, mas nada que complique muito (acho que o "treinamento" na Triumph foi positivo !).
Em resumo: se é teu sonho de consumo, vai de GS 1200 - há opção de colocar o banco na posição inferior (além de poder trocá-lo por modelo mais baixo) e também de manter a suspensão na altura mínima, o que pode ajudar. Com o tempo você vai aprender a lidar com a altura da moto.
PS1: eu fiquei receoso com a altura da GSA, pois é 4 cm mais alta que a GS.
PS2: em hipótese alguma deixe de colocar o protetor de motor !! :)

alexandrej
25-07-2018, 18:51
Verdade Reiner , vim da super Ténéré que é mais pesada também, 23 kilos a mais , e a Gs fica muito leve por causa do centro de gravidade baixo.


Enviado do meu iPhone usando TapatalkSuper tenere com centro de gravidade mais alto que a GS? Impossível.

A super tenere tem centro de gravidade tão baixo q vc estaciona ela numa posicao inclinada quase deitada e não tomba. A gs ou gsa por sua vez nunca vi fazer isso. A minha tenho q reparar bem onde parar se não é chão.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Jandir
21-03-2022, 00:12
Olá pessoal, eu tenho 1,61 de altura e quero muito comprar uma r1250!!! Eu gostaria de saber como vai ser pra mim andar em uma dessa, será que dá pra mim sair com o pezinho no chão e, antes de parar descer o pezinho para não cair ???

luiz baum
21-03-2022, 08:27
Olá pessoal, eu tenho 1,61 de altura e quero muito comprar uma r1250!!! Eu gostaria de saber como vai ser pra mim andar em uma dessa, será que dá pra mim sair com o pezinho no chão e, antes de parar descer o pezinho para não cair ???

Sair com o pezinho para fora não dá.
O motor vai desligar assim que vc engatar a primeira com o apoio para fora.

E é um grande pepino ter que lembrar de acionar o pezinho para não cair toda a vez que for parar.

Tem umas botas em que o seu calcanhar fica 5 cm mais acima sem que o salto seja mais alto...

Luiz Baum

Reiner
21-03-2022, 10:51
E pode experimentar o kit baixo também, acho que dá uma boa diferença...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Kinha
21-03-2022, 15:51
Jandir:

Tenho 1,70 e recentemente comprei uma GS 1250 (altura "normal"). No início, tive muito receio da altura, o que exigiu "respeito" na hora de parar, principalmente quando estive com garupa (minha única garupa até agora foi minha filha). Já vi outros GZeiros com a mesma altura pilotando a adventure, coisa que eu, no alto dos meus 1,70, não sei se conseguiria ter segurança.

Meu palpite: tente encontrar uma moto (se estiver procurando uma usada) com kit baixo. Se for comprar uma nova, talvez seja até mais fácil negociar, pois o comércio é mais restrito. Se o kit baixo lhe parecer um incômodo, ao menos compre um banco que deixe a altura da moto mais baixa. Há gente no mercado que trabalha com isso e é muito bem conceituado.

De minha parte, desaconselho usar o pezinho (eu chamo tripé) como recurso para arrancar e parar. A GS é pesada por natureza. Mantê-la em pé é tarefa de equilíbrio, não de força.

EvertonM
21-03-2022, 21:35
Jandir, tenho 1,69 m e minha moto é uma GSA, um pouco mais alta que a GS (a minha anterior era uma GS). No início é preciso adquirir intimidade com a máquina, mas depois vai de boa.
Claro que, para os desprovidos de altura (no meu caso compensada pela largura - rsrs), é sempre bom ficar atento onde parar, para evitar buracos, desníveis etc.
A bota Mondeo, que "cresce" o vivente em uns 5 cm, ajuda um pouco (uso desse modelo), mas também rodo com botas "normais" sem problema.
Há alguns ajustes que você pode fazer para baixar a moto, inclusive adquirindo um banco baixo, além de poder optar pelo já citado modelo "low", que é todo rebaixado.
Minha sugestão é que vá numa concessionária e faça o test drive na normal e na low e veja se a moto "calça" bem em você.
PS: se, assim como eu, vc tiver bastante "massa" no esqueleto, é até uma vantagem. É só subir na moto e ela dá uma boa abaixada, quase fica "low" ! rsrs

Kinha
03-10-2023, 14:35
Ressuscitando o tópico.

Iniciei o namoro (de médio prazo) com a versão adventure da GS 1250. A dúvida é a tal da altura. Tenho 1,70m e na versão premium "normal" estou acostumado, até porque a planta de um dos pés fica inteiramente apoiada no chão.

Resolvi fazer um teste com a minha moto (premium) e passei a usá-la com a regulagem máxima da altura. E aí que não entendi mais nada. A especificação técnica fala em 850 a 870 mm de altura, o que eu interpretei que, na altura mínima, estaria a 850 mm e na altura máxima, a 870 mm. O problema é que ao regular a altura máxima (que imaginei fosse 870 mm) o pocotó sobe muito, bem mais do que 2 cm. Com certeza bem mais do que 2 cm, porque fico na ponta dos pés (pilotando com pé de bailarina).

Alguém consegue explicar essa relação de altura da suspensão e da que é informada na especificação técnica da moto? E na versão adventure, quanto de fato é mais alta do que a versão premium?

PS: Ao usar o ajuste máximo (altura máxima), a moto fica pulando igual a cabrito. Perde a maciez que é peculiar à moto.

Gnegraes
03-10-2023, 16:18
Ressuscitando o tópico.

Iniciei o namoro (de médio prazo) com a versão adventure da GS 1250. A dúvida é a tal da altura. Tenho 1,70m e na versão premium "normal" estou acostumado, até porque a planta de um dos pés fica inteiramente apoiada no chão.

Resolvi fazer um teste com a minha moto (premium) e passei a usá-la com a regulagem máxima da altura. E aí que não entendi mais nada. A especificação técnica fala em 850 a 870 mm de altura, o que eu interpretei que, na altura mínima, estaria a 850 mm e na altura máxima, a 870 mm. O problema é que ao regular a altura máxima (que imaginei fosse 870 mm) o pocotó sobe muito, bem mais do que 2 cm. Com certeza bem mais do que 2 cm, porque fico na ponta dos pés (pilotando com pé de bailarina).

Alguém consegue explicar essa relação de altura da suspensão e da que é informada na especificação técnica da moto? E na versão adventure, quanto de fato é mais alta do que a versão premium?

PS: Ao usar o ajuste máximo (altura máxima), a moto fica pulando igual a cabrito. Perde a maciez que é peculiar à moto.


Kinha,

Na realidade, a suspensão das GS é um sistema semi-ativo.
Muita gente tem a ideia errada que a suspensão é ativa, ela não abaixa ou levanta a moto.
O ASC atua na suspensão controlando dois parâmetros:

- rigidez da mola: o objetivo é que com a alteração da carga (1 piloto / 2 piloto + passageiro / 3 piloto + passageiro + bagagem) a moto fique no centro do curso da suspensão.
De outro modo com carga total iria facilmente bater no fim de curso. Isso altera muito o conforto e a segurança ao rodar.
A rigidez de uma mola é sua característica principal, juntamente com o curso dela. A rigidez é expressa em carga (kgf) por deslocamento (mm).

- tempo de resposta do amortecedor: é feito através da modificação da passagem de óleo entre as câmaras do amortecedor, tipo agulha ajustável (motor de passo) dentro de um orifício. Fechando a passagem o amortecedor fica lento, abrindo ele reage instantaneamente.
Resposta lenta se traduz em conforto, mas por outro lado torna a suspensão menos ativa em superfícies irregulares, a roda perde contata com o solo. Torna a moto confortável, mais macia, pula menos, mas mais minsegura.
Resposta rápida é a ideal e mais segura, para pilotagem mais agressiva, mantém a roda em contato com o solo. Piora o conforto, dá a impressão de pular mais.

Quanto você altera a suspensão no ASC, você não a está levantando e aumentando sua latura, mas alterando a pré-carga dela.
Uma determinada pré-carga na mola espera que haja uma determinada carga (peso) sobre a moto. Se a carga for menor, o deslocamento da mola será menor e te dará a falsa impressão de estar mais alta.

Reiner
03-10-2023, 16:39
Guilherme,
Na GS 1250 com a suspensão eletrônica, vc pode ajustar a suspensão em 3 posições. Máxima, mínima e automática.....na Máxima, ele realmente sobe e fica mais alta e mais firme. Na mínima, ela fica mais baixa e menos firme. Na automática ela se ajusta ao peso....
Além da suspensão, a altura pode ser ajustada pelo suporte do banco. Alto e baixo....de forma mecânica. Uso a minha na regulagem da suspensão mínima e a banco no baixo(low)....tenho 1.74., perna curta....e o tronco longo, eu disse o tronco.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
03-10-2023, 16:48
Guilherme,
Na GS 1250 com a suspensão eletrônica, vc pode ajustar a suspensão em 3 posições. Máxima, mínima e automática.....na Máxima, ele realmente sobe e fica mais alta e mais firme. Na mínima, ela fica mais baixa e menos firme. Na automática ela se ajusta ao peso....
Além da suspensão, a altura pode ser ajustada pelo suporte do banco. Alto e baixo....de forma mecânica. Uso a minha na regulagem da suspensão mínima e a banco no baixo(low)....tenho 1.74., perna curta....e o tronco longo, eu disse o tronco.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner,

Essa modificação da altura você observa com a moto "vazia" ou com você sentado nela?

Kinha
03-10-2023, 17:12
Guilherme,
Na GS 1250 com a suspensão eletrônica, vc pode ajustar a suspensão em 3 posições. Máxima, mínima e automática.....na Máxima, ele realmente sobe e fica mais alta e mais firme. Na mínima, ela fica mais baixa e menos firme. Na automática ela se ajusta ao peso....
Além da suspensão, a altura pode ser ajustada pelo suporte do banco. Alto e baixo....de forma mecânica. Uso a minha na regulagem da suspensão mínima e a banco no baixo(low)....tenho 1.74., perna curta....e o tronco longo, eu disse o tronco.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Então, Reiner.

É essa a situação. A posição máxima eleva consideravelmente a altura da moto. Aliás, como estou acostumado com o modo automático, no modo máximo parece que estou pilotando com a traseira sendo projetada para frente. A bolha protege menos e a maciez da moto vai pro espaço. E essa relação entre a especificação técnica (87 cm) com o funcionamento da suspensão que não é bem claro no uso.

Reiner, já que tu tens uma adventure, o banco dela é mais largo? Ou é igual ao da premium?

Kinha
03-10-2023, 17:14
Respondendo pelo Reiner, Guilherme:

Sentado nela. Basta mudar para o modo "máximo" que o levantamento da suspensão ocorre imediatamente. E essa altura permanece durante a pilotagem com pé de bailarina. Só não testei pilotando com a minha esposa na garupa, para alterar o peso da moto e ver com a suspensão se comporta.

Reiner
03-10-2023, 17:16
Kinha e Guilherme, eu percebo que a moto se ajusta ao movimentar...qdo está com altura mínima, vc ajusta para o máximo, ela não se mexe. Ao sentar e começa a andar é claro que não percebe a diferença, mas, ao parar vc se assusta com a diferença de altura....e mesma coisa ao contrário. O ajuste tem a ver com o peso....se esta com garupa, malas etc. Se ajusta no máximo mas não coloca peso, ela fica alta....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Kinha
03-10-2023, 17:21
Kinha e Guilherme, eu percebo que a moto se ajusta ao movimentar...qdo está com altura mínima, vc ajusta para o máximo, ela não se mexe. Ao sentar e começa a andar é claro que não percebe a diferença, mas, ao parar vc se assusta com a diferença de altura....e mesma coisa ao contrário. O ajuste tem a ver com o peso....se esta com garupa, malas etc. Se ajusta no máximo mas não coloca peso, ela fica alta....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner, tenho 79 kg. A minha aumenta a altura ainda parada. É perceptível a altura da moto aumentando e o pé esticando... Agora, quando estou com a garupa e mais carga, minha esposa sobe na moto e ocorre o rebaixamento que só será normalizado durante a rodagem (igual ao que tu comentou).

Reiner
03-10-2023, 17:36
Certo, vou fazer um teste depois...
. mas, que aumenta a altura aumenta, rsrsrs.


Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Rromagnani
03-10-2023, 19:41
Tirando os números e falando apenas da percepção, a ADV é bem mais alta…

Melhor do que ficar na dúvida com,os números, passa eu alguma Cc e faz um test ride na moto que vai tirar a dúvida!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
03-10-2023, 20:55
Em tese, a GSA é 4 cm mais alta que a GS (85-87 / 89-91).
Todavia, ainda que com 1,69 m, me sinto seguro na GSA ajustada para o nível MIN e nunca tive sustos.
Uma forma de perceber que a moto "sobe e desce" com os ajustes é verificar que, num piso plano, fica mais inclinada no MAX e mais reta no MIN.
No AUTO ela ajusta a inclinação após o início do movimento (comigo fica mais alta que o MIN e mais baixa que o MAX).

Conforme Manual:
Ajustes de carga
Auto: compensação ativa da
inclinação do veículo com
ajuste automático da pré-
carga da mola e do amorte￾cimento
Min: pré-carga mínima da
mola
Max: pré-carga máxima da
mola (para utilização off-road)
As pré-cargas Min e Max da
mola podem ser selecionadas
pelo piloto, mas não alteradas.
A função de compensação
da inclinação do veículo está
inativa nos ajustes Min e Max.

adriel
03-10-2023, 21:36
Com a moto em local plano e sem peso em cima, da pra ver ela subindo ou descendo conforme selecionamos o nível min/max. Essa diferença parece ser maior que 2cm, mas nunca medi pra ter certeza.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
04-10-2023, 07:22
Kinha e Guilherme, eu percebo que a moto se ajusta ao movimentar...qdo está com altura mínima, vc ajusta para o máximo, ela não se mexe. Ao sentar e começa a andar é claro que não percebe a diferença, mas, ao parar vc se assusta com a diferença de altura....e mesma coisa ao contrário. O ajuste tem a ver com o peso....se esta com garupa, malas etc. Se ajusta no máximo mas não coloca peso, ela fica alta....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Reiner e Kinha,

Foi o que tentei explicar.

A suspensão deve ser regulada manualmente ou automaticamente com o ASC para que com um determinado peso sobre a moto se verifique que com a moto parada, a suspensão fique mais ou menos na metade do seu curso, numa posição neutra no seu curso total.
Ou seja, pode descer até o fim de curso inferior ou subir até o fim de curso superior.

Se você configura a suspensão para piloto+pasageiro+bagagem, a pré-carga é modificada para receber todo esse peso e manter a suspensão em ponto neutro.
E se nesta configuração estiver somente com o piloto - um peso bem menor - a suspensão deverá ficar numa posição acima do ponto neutro: falta peso sobre a moto.

Isso não quer dizer que a moto subiu sua altura, mas foi configurada de forma errada.
Uma suspensão com alta pré-carga fica muito dura com pouco peso.
Uma suspensão com baixa pré-carga ficará mole e facilmente irá para o fim de curso, chocando-se com o fim de curso.

Kinha
04-10-2023, 09:53
Em tese, a GSA é 4 cm mais alta que a GS (85-87 / 89-91).
Todavia, ainda que com 1,69 m, me sinto seguro na GSA ajustada para o nível MIN e nunca tive sustos.
Uma forma de perceber que a moto "sobe e desce" com os ajustes é verificar que, num piso plano, fica mais inclinada no MAX e mais reta no MIN.
No AUTO ela ajusta a inclinação após o início do movimento (comigo fica mais alta que o MIN e mais baixa que o MAX).

Conforme Manual:
Ajustes de carga
Auto: compensação ativa da
inclinação do veículo com
ajuste automático da pré-
carga da mola e do amorte￾cimento
Min: pré-carga mínima da
mola
Max: pré-carga máxima da
mola (para utilização off-road)
As pré-cargas Min e Max da
mola podem ser selecionadas
pelo piloto, mas não alteradas.
A função de compensação
da inclinação do veículo está
inativa nos ajustes Min e Max.

Everton, como já havia comentado aqui contigo tempos atrás, minha única preocupação era usar a suspensão no ajuste mínimo em tempo integral. Mas como tu disse que nunca teve problema e nada há de contrário no manual, vou me encorajar, já que tenho 1,70m.

Reiner
04-10-2023, 10:54
Kinha, uso no mínimo inclusive com malas de alumínio....não com garupa...

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
04-10-2023, 12:21
Everton, como já havia comentado aqui contigo tempos atrás, minha única preocupação era usar a suspensão no ajuste mínimo em tempo integral. Mas como tu disse que nunca teve problema e nada há de contrário no manual, vou me encorajar, já que tenho 1,70m.

Seu 1 cm a mais vai fazer diferença a seu favor ! A GSA "assusta" mais olhando de fora do que em cima dela.
Uso a bastante tempo no MIN e nunca tive problemas - e a suspensão cumpre bem seu papel, na minha avaliação. Como vc disse, não há contraindicação no manual. Assim como o Reiner, também rodo sem garupa e com malas de alumínio.
Boa sorte e bons ventos !

adriel
04-10-2023, 16:30
Já esqueci a minha no mínimo e percebi a frente instável em velocidades mais altas. Voltei para o automático e à frente voltou para o trilho…


Sent from my iPhone using Tapatalk

Kinha
04-10-2023, 17:33
Já esqueci a minha no mínimo e percebi a frente instável em velocidades mais altas. Voltei para o automático e à frente voltou para o trilho…


Sent from my iPhone using Tapatalk


Então, não pilotei na altura mínima, mas no modo máximo, a suspensão endureceu e tirou todo o conforto da moto.

adriel
04-10-2023, 17:37
Não vejo impedimento no uso do mínimo ou máximo, até porque o manual não restringe, mas provavelmente o melhor modo sempre vai ser o automático.


Sent from my iPhone using Tapatalk

EvertonM
04-10-2023, 17:50
Poisé, o AUTO tem a vantagem da compensação de inclinação. Mas entre ter isso e ter os pés no chão, fiquei com a segunda opção ! rsrs

PS: não tive percepções de instabilidade com a moto no MIN. Mas minha tocada é bem tiozão, então pode ser isso.

Reiner
04-10-2023, 18:04
Já andei bem forte , entre capitólio e passos pela mg050 com a suspensão no minimo e fiquei bem impressionado.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk