PDA

Ver Versão Completa : Downgrade - GS1200 para GS800 - vale?



FCRUZ17
17-08-2018, 11:30
Amigos, bom dia.

Estou estudando um downgrade de uma GS1200ADV (2011-AR) para uma GS800ADV (2016).

Os motivos estão mais relacionados ao uso da moto. Comprei recentemente uma lander 250 que tenho utilizado para me locomover para o trabalho, e desde então a GS tem ficado mais tempo parada na garagem do que em uso. Não uso a GS no dia a dia pq considero a moto um pouco grande e pesada para circular no trânsito. A ideia seria vender a GS e a Lander e ficar apenas com a 800ADV para uso diário e lazer. Economizaria em seguros, IPVA, DPVAT e manutenção, mas a GS 800 tem o agravante de ser mais visada para roubos aqui em SP, se comparada com a 1200.

Nunca andei em uma GS800, mas pretendo fazer um TD para avaliar a moto. A questão é: vale a pena?

Sei que a questão é subjetiva, mas sei que muitos aqui tinham a 800 e fizeram o up para a 1200, por isso acredito que podem me ajudar a avaliar melhor a questão.

Obrigado.

Felipe.

Paulork
17-08-2018, 11:55
Felipe,
Tamanho por tamanho, ambas são quase iguais para o trânsito de SP.
Potência para viagens não falta na 800, talvez algumas regulagens extras que a 1200 lhe oferece.
Decisão difícil...

Iceman
17-08-2018, 12:27
Eu usaria a 1200 no dia a dia. É o que eu faço com a minha.

A F800 é mais visada e mais alta.

A altura, somando ao motor ROTAX (contra o boxer da 1200) torna o centro de gravidade mais alto.

Mesmo tendo 1,82 eu me sinto muito mais seguro na 1200 do que na 800.

Mem
17-08-2018, 12:29
Como acho que o seguro da 800 deve ser mais caro que a da 1200, eu ficaria do jeito que está.


Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk

Rromagnani
17-08-2018, 12:43
Vc já votou o seguro da 800???

Se colocar no papel, manter as duas ficará mais barato!

O resto é questão de gosto pessoal!

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

André M.
17-08-2018, 12:56
Eu tive por poucos meses a F 800 gs adv (foi roubada) e achei muito grande para rodar no trânsito. Complicada para estacionar na rua entre as motos. Não sei o seu orçamento, mas já pensou em esperar a F 850 gs nova ? Pneus sem câmara, piloto automático, mais baixa e mais compacta do que a 800 adv atual. Deve rodar bem no trânsito, na estrada e no off road de até média dificuldade.

FCRUZ17
17-08-2018, 13:10
Cotei o seguro da GS800ADV e atualmente a diferença está sendo R$ 300,00 a menos.

A F850gs seria uma boa opção, mas ainda não tenho ideia do preço da moto. Qualquer coisa acima de 50K ficaria inviável.

sal silva
17-08-2018, 13:11
Se nao quiser economizar eu ficaria como está.Já tive uma 800,ela é mais dura por ter aros maiores,o motor rotax é mais nervoso(nao acho legal na cidade),faz menos curvas em estrada e se viajar com garupa e bagagem vai sentir um pouco de falta de potencia.Eu tenho uma ADV 1200 LC que só uso em viagens e uma Sahara velha que me serve bem na cidade e trail mais pesado.Resumindo,a 800 é durona e grande para cidade,tem pior ciclística que a 1200 em Estradas asfaltadas,a única vantagem é no Off road,elas sao melhores que as 1200 mas piores que a Tenerezinha.

P.ALMEIDA
17-08-2018, 13:21
Já pensei em sair da GSA 1200 para uma 800 .... questão de custo, manutenção, uso amigável em off.....na meu caso eu só mudaria se fosse por questão financeira.

André M.
17-08-2018, 14:03
Cotei o seguro da GS800ADV e atualmente a diferença está sendo R$ 300,00 a menos.

A F850gs seria uma boa opção, mas ainda não tenho ideia do preço da moto. Qualquer coisa acima de 50K ficaria inviável.

A F 850 gs deve chegar no ultimo trimestre do ano. O preço não pode fugir ao preço da tiger 800, que a versão mais cara (XCA) fica na casa dos 55K.

Eu estou esperando ela chegar, provavelmente irei nela, porém as vezes bato o olho em anúncios da R 1200 gs ADV com menos de dois anos de uso e me pergunto se valeria a pena arriscar. Como não sei se me adaptaria a uma moto de tamanho peso e dimensão, não iria de zero.

shw
17-08-2018, 14:58
Bom eu uso a F800GS a 6 anos diariamente para trabalhar e me locomover, carro uso o UBER!

Eu acho a F800 leve, e super tranquila para andar no meio do transito devido a sua altura... anda melhor que moto pequena, eu morei no interior de SP, em Campinas, em São Paulo capital, em Maringá PR, e agora em Curtiba... e a F800 vai de boa!!
A R1200GS andei poucas vezes, mas acho a 800 no transito bem mais ágil, e tb acho a f800 bem mais macia!!

Minha intenção é ter uma R1200GS ADV um dia... mas devido a força do motor na estrada e o tanque grande, como agora faço muito Maringá > Curitiba semanalmente acredito que a R1200ADV seja mais adequada

leandroper
17-08-2018, 15:12
Vc não vai economizar, o custo de manutenção da lander é baixo e da 800 não.

Mantém as 2, a 1200 é para viajar, curtir a estrada, ja tive 800 e prefiro o conforto da 1200.

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

FCRUZ17
17-08-2018, 16:25
Obrigado pelas opiniões. Vou continuar analisando mas creio que melhor opção seja realmente manter como esta.

Uma dúvida sobre a questão da moto parada. Minha moto fica sobre o cavalete central, e já li que para preservar a bateria o ideal seria colocar borrachas embaixo do cavalete para evitar contato com o solo. Isso é realmente verdade?

Mem
17-08-2018, 16:47
Pelo que sei, se vc quer preservar a bateria o certo é tirar os polos dela.
Não acho que coloca-la em cima de uma borracha vai preservar a bateria.
Isso só é verdade se tiver uma fuga de corrente no quadro e o cavalete acaba fechando o circuito.


Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk

FCRUZ17
17-08-2018, 17:28
Pelo que sei, se vc quer preservar a bateria o certo é tirar os polos dela.
Não acho que coloca-la em cima de uma borracha vai preservar a bateria.
Isso só é verdade se tiver uma fuga de corrente no quadro e o cavalete acaba fechando o circuito.


Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk

Retirar os pólos da bateria não poderia resultar em problemas com a programação da ECU? Minha moto geralmente não fica mais de 15 dias parada, pelo menos por agora. Toda vez que dou a primeira partida após esse período, sinto que o primeiro giro parece uma motor daqueles aviões antigos querendo pegar... kkkk

Henri
17-08-2018, 18:17
Oi Felipe,
As opiniões dos colegas são todas válidas, e os dois modelos que vc analisa são ótimos.

No meu caso, considero a GS800 pau pra toda obra, transporte no dia a dia na cidade, viagens curtas, off road, e viagens longas.

O tamanho, a potência, a ciclística são adequados para mim, e as mudanças que fiz (bolha alta original, aro tubeless, transmissao por Correia, riser de guidão etc) melhoraram muito a moto.
Três viagens internacionais e 80 mil km depois, nunca tive qualquer problema, só prazer.
Abs,

10027

André M.
17-08-2018, 19:29
Obrigado pelas opiniões. Vou continuar analisando mas creio que melhor opção seja realmente manter como esta.

Uma dúvida sobre a questão da moto parada. Minha moto fica sobre o cavalete central, e já li que para preservar a bateria o ideal seria colocar borrachas embaixo do cavalete para evitar contato com o solo. Isso é realmente verdade?

O ideal seria você comprar um carregador de bateria que liga na tomada 12v da moto.

Eu uso esse aqui do link

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706895330-carregador-de-bateria-para-moto-bmw-triumph-e-importadas-_JM

sal silva
17-08-2018, 21:54
Retirar os pólos da bateria não poderia resultar em problemas com a programação da ECU? Minha moto geralmente não fica mais de 15 dias parada, pelo menos por agora. Toda vez que dou a primeira partida após esse período, sinto que o primeiro giro parece uma motor daqueles aviões antigos querendo pegar... kkkk

Eu acho que nao,senao a cada troca de bateria teríamos que correr para concessionaria.Eu retiro minha bateria para recarga e manutençao a cada 6 meses,sem problemas ao religa-la.

cerqueira
18-08-2018, 10:39
Felipe,

também sou da turma que deixaria como está.

Uma motinha legal e econômica para o dia/dia e um brinquedinho legal na garagem...tudo de bom!!

Abçs
Luiz

EvertonM
18-08-2018, 20:22
Acredito que o tapete de borracha ajude a preservar a bateria. Faço isso com minha moto atual e fazia o mesmo com a anterior - nesta a bateria está com quase 4 anos e funciona muito bem. Ainda que esteja tudo "certinho", sempre há fuga de carga pelo "aterramento" do descanso.
Todavia, depois de muito tempo parada, não há bateria que resista. Então, sugiro que a moto seja liga (e usada) periodicamente).
O uso do batery tender é o ideal para conservar a bateria com carga adequada.

Plapenda
19-08-2018, 13:21
Amigos, bom dia.

Estou estudando um downgrade de uma GS1200ADV (2011-AR) para uma GS800ADV (2016).

Os motivos estão mais relacionados ao uso da moto. Comprei recentemente uma lander 250 que tenho utilizado para me locomover para o trabalho, e desde então a GS tem ficado mais tempo parada na garagem do que em uso. Não uso a GS no dia a dia pq considero a moto um pouco grande e pesada para circular no trânsito. A ideia seria vender a GS e a Lander e ficar apenas com a 800ADV para uso diário e lazer. Economizaria em seguros, IPVA, DPVAT e manutenção, mas a GS 800 tem o agravante de ser mais visada para roubos aqui em SP, se comparada com a 1200.

Nunca andei em uma GS800, mas pretendo fazer um TD para avaliar a moto. A questão é: vale a pena?

Sei que a questão é subjetiva, mas sei que muitos aqui tinham a 800 e fizeram o up para a 1200, por isso acredito que podem me ajudar a avaliar melhor a questão.

Obrigado.

Felipe.

Se comparar as medidas no manual a 800 é maior que 1200, sem contar que o CG é mais alto. O peso da 1200 é apenas 20kg a mais que a 1200. Sem contar a ciclística da 1200 sem paralelo. Tive a 800, a 650 e estou numa 1200Sport. Se trocar talvez se arrependa. Mas note a minha é 2017. Concordo que a ADV é bem pior, pelo tamanho, na cidade mas perfeita para Atacama.

FCRUZ17
20-08-2018, 10:03
Apenas para atualizar o tópico e encerrar a discussão...

Tirei a moto da garagem no domingão e dei uma puxada de 350km nela. Indiscutivelmente não vale a pena fazer o Downgrade. Como fazia tempo que eu não andava aos finais de semana na GS, tinha esquecido como ela é uma moto fantástica na estrada. Colocando 150km no painel, sobra muito motor e aquele ronco do Akrapovic na saída dos pedágios .... affff. Vai ficar do jeito que está mesmo.

Curiosidade... parei em um posto nas imediações de limeira e encontrei uma colega com uma F650GS ano 2009. Não me recordava dessa versão da GS. Motinho bonita, mesmo motor das 800 antigas... seria uma boa pedida pra uso urbano. Pelo que pesquisei, parece difícil encontrar essa versão em bom estado por aí ...