PDA

Ver Versão Completa : Moto pifou na Cordilheira: o que fariam?



Olive
17-12-2018, 15:36
Fico imaginando... estou só, atravessando a Cordilheira dos Andes em direção ao Atacama via Paso de Jama... Atravessei a fronteira com o Chile e, aos 5 mil metros de altitude, a moto pifa, apagou tudo, sem sinal de vida, sem luzes no painel. Não há sinal de celular. Tenho água, algumas barras de cereais e um SPOT (aparelhinho rastreador que manda mensagens) e são duas da tarde, mês de setembro, final de setembro (não está tão frio a essa hora). Faço o que posso pra verificar algumas coisas na moto e encontrar o defeito mas não tenho experiência, não há nada que eu possa fazer.
Meus caros, sei que essa é uma fantasia típica dos menos corajosos e com pouca experiência, por isso tenho pensado nisso e imagino algumas alternativas:
1) Pego carona no primeiro carro que passar, deixo a moto sozinha, chego em San Pedro, vou atrás de um guincho e busco a moto;
2) Mando para os meus contatos uma mensagenzinha pré-gravada no SPOT dizendo pra avisarem a seguradora e passarem minhas coordenadas (não tem como saber se eles receberam a mensagem e nem o que disse a seguradora) e fico esperando...
3) Paro um carro e peço pra ligarem para a seguradora assim que conseguirem um sinal de celular e fico esperando...
Já são 3 horas da tarde... resolvo fazer mais uma tentativa de a moto acordar e ligo a ignição. Ligou! Motor funcionou, que som maravilhoso! Mas e se não tivesse funcionado?
Obrigado pelos comentários.

Barra
17-12-2018, 17:57
Pega carona e vaza, passar a noite ali é a morte certa.

P.ALMEIDA
17-12-2018, 18:20
Fico imaginando... estou só, atravessando a Cordilheira dos Andes em direção ao Atacama via Paso de Jama... Atravessei a fronteira com o Chile e, aos 5 mil metros de altitude, a moto pifa, apagou tudo, sem sinal de vida, sem luzes no painel. Não há sinal de celular. Tenho água, algumas barras de cereais e um SPOT (aparelhinho rastreador que manda mensagens) e são duas da tarde, mês de setembro, final de setembro (não está tão frio a essa hora). Faço o que posso pra verificar algumas coisas na moto e encontrar o defeito mas não tenho experiência, não há nada que eu possa fazer.
Meus caros, sei que essa é uma fantasia típica dos menos corajosos e com pouca experiência, por isso tenho pensado nisso e imagino algumas alternativas:
1) Pego carona no primeiro carro que passar, deixo a moto sozinha, chego em San Pedro, vou atrás de um guincho e busco a moto;
2) Mando para os meus contatos uma mensagenzinha pré-gravada no SPOT dizendo pra avisarem a seguradora e passarem minhas coordenadas (não tem como saber se eles receberam a mensagem e nem o que disse a seguradora) e fico esperando...
3) Paro um carro e peço pra ligarem para a seguradora assim que conseguirem um sinal de celular e fico esperando...
Já são 3 horas da tarde... resolvo fazer mais uma tentativa de a moto acordar e ligo a ignição. Ligou! Motor funcionou, que som maravilhoso! Mas e se não tivesse funcionado?
Obrigado pelos comentários.Alguma outra moto pararia com certeza e te rebocaria com sua corda ou esticador previamente preparados pra viagem ou ainda o mais difícil ....uma pick up pararia pra ajudar e talvez colocar a moto pesada na caçamba.... mas nunca passar a noite.... Tem muita solidariedade na estrada .

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

MarcioT
17-12-2018, 18:47
Interessante essa hipótese. Creio que há serviço de resgate na aduana! Ou não tem?
Certamente ficar ali é que não dá!

Rromagnani
17-12-2018, 19:47
Eu largaria a moto é seguiria de carona ou para SPA ou para Salta do lado Argentino. No Paso Jama há algumas cabanas para emergências que talvez pudesse quebrar um galhão em uma emergência.

O Jama é movimentado... o problema seria o Sico...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Henri
17-12-2018, 20:41
Se for pane de motor, você tem grande possibilidade de descer na banguela p a vertente leste ou oeste, uma vez que o trecho horizontal do passo é muito pequeno.
É uma grande descida até SPA ou até Susques. Além disso, há a aduana é um posto YPF na crista do passo, com um bom chocolate quente e apoio p transportar a moto.
Deve se evitar ficar parado com a moto la encima. As temperaturas noturnas são negativas durante todo o ano.
Abs,

EvertonM
17-12-2018, 21:07
Penso que as possibilidades de solução requerem boa avaliação do risco que se está correndo.
Numa situação de crise, o que menos importa é a moto. Pense primeiro em você.
E isso serve para qualquer situação, em qualquer lugar.

André M.
17-12-2018, 22:35
Eu tiraria meus pertences da moto e pegaria uma carona, antes marcaria no GPS o exato lugar que a moto se encontra..(através das coordenadas)...chegando na área de cobertura de celular, passaria as coordenadas da moto para a seguradora. Depois se necessário, pegaria outra carona de volta para acompanhar o resgate da moto pelo caminhão guincho.

Olive
18-12-2018, 06:56
A ideia de abandonar a moto e pegar carona parece mesmo ser o melhor a fazer... Apesar de a situação da moto pifada ser hipotética, a viagem aconteceu. Foi minha primeira grande viagem, realizada agora no final de setembro. Felizmente não tive nenhum problema mas fiz uma revisão completa dos meus mais diversos sentimentos, uns que não tinha há tempos e muitos que eu nem sabia que poderia ter. Foi uma experiência bastante complexa. Admito que, lá no alto da Cordilheira, passou várias vezes por minha cabeça a possibilidade de a moto pifar. Acho que o que eu faria seria mesmo pegar carona e depois veria como resgatar a moto, mas marcar a posição com o GPS...lamentavelmente isso eu não teria lembrado de fazer. Mas agora...
Também passava frequentemente pela minha cabeça o nosso Fórum, com as dicas do pessoal...muitas pessoas aqui se revezaram na garupa da moto em vários momentos. Não vou me cansar de agradecer...

sal silva
18-12-2018, 07:12
Ótimo tópico.Eu que viaja sozinho, as vezes me vejo no meio do nada,locais sem habitações e habitantes,da aquele pavor de pensar no pior kkkkk,adrenalina que faz parte da Aventura,mas nao é brincadeira nao,arriscamos muito.

Ali no Paso Jama tem bastante movimento,acho que pediria ajuda(carona)para me levar no ponto mais proximo de apoio,deixaria a moto na estrada e voltaria com o resgate.Ja passei em lugares que nao passa nem passarinho rs

sal silva
18-12-2018, 07:15
Ótimo tópico.Eu que viaja sozinho, as vezes me vejo no meio do nada,locais sem habitações e habitantes,da aquele pavor de pensar no pior kkkkk,adrenalina que faz parte da Aventura,mas nao é brincadeira nao,arriscamos muito.

Ali no Paso Jama tem bastante movimento,acho que pediria ajuda(carona)para me levar no ponto mais proximo de apoio,deixaria a moto na estrada e voltaria com o resgate.Ja passei em lugares que nao passa nem passarinho rs

ps.Nao sei o que é pior,quebrar no meio do nada ou na maior muvuca aqui no Brasil cheio de bandido kkkk

Henri
18-12-2018, 11:17
A ideia de abandonar a moto e pegar carona parece mesmo ser o melhor a fazer... Apesar de a situação da moto pifada ser hipotética, a viagem aconteceu. Foi minha primeira grande viagem, realizada agora no final de setembro. Felizmente não tive nenhum problema mas fiz uma revisão completa dos meus mais diversos sentimentos, uns que não tinha há tempos e muitos que eu nem sabia que poderia ter. Foi uma experiência bastante complexa. Admito que, lá no alto da Cordilheira, passou várias vezes por minha cabeça a possibilidade de a moto pifar. Acho que o que eu faria seria mesmo pegar carona e depois veria como resgatar a moto, mas marcar a posição com o GPS...lamentavelmente isso eu não teria lembrado de fazer. Mas agora...
Também passava frequentemente pela minha cabeça o nosso Fórum, com as dicas do pessoal...muitas pessoas aqui se revezaram na garupa da moto em vários momentos. Não vou me cansar de agradecer...

Olive,
Ainda bem que o João de Deus não está no fórum para sentar na tua garupa...
He he he

Olive
18-12-2018, 11:54
Vixe! Ainda bem... mas é engraçada a religiosidade do brasileiro, parentes desejaram várias vezes que eu levasse Deus (não o João dele) na garupa, claro, desejando que eu ficasse protegido, essas coisas. Apesar de eu não ser o mais religioso dos brasileiros, ouvia isso com muito respeito e ficava até tocado quando entendia que essas pessoas me querem bem, por isso me ofereciam a proteção divina. Mas minhas respostas, com todo respeito, eram menos solenes: respondia que, como Deus é um sujeito muito ocupado, eu ia solicitar que São Pedro me acompanhasse, porque eu tinha medo mesmo era da chuva...rsrs e não é que funcionou? Peguei pouca chuva e nenhum temporal, onde ventava muito, não chovia e onde choveu, não ventou (sorte de principiante? rsrs).
P.S Claro que os engenheiros da BMW também fizeram sua parte nessa história toda;
P.S 2 Claro que eu, hoje, não encararia sozinho um lugar "onde não passa nem passarinho", né Sal? Os trechos da Cordilheira onde não vive nem escorpião já foram suficientes por um ano.

sal silva
18-12-2018, 13:06
Tem uma piadinha nas redes sociais que diz que o P do JD nao é grande nem pequeno,mesmo assim nao deixaria nem um médium montar na na garupa da minha moto kkkkkkk


ps Nem grande nem pequeno tambem kkkk

rogerzurc
18-12-2018, 15:25
Eu passei por um perrengue na minha viagem ao Ushuaia...
Sai de Rio Mayo com destino a El Chalten... antes de Grovernador Gregores tinha uma placa com dizeres "antiga ruta 40". Achei que já era o rípio que teria que pegar e entrei nesta estrada... estava solo... de um certo ponto pra frente o rípio se misturou com a neve(que tinha caído no dia anterior) e não deu outra... um baita lamaçal que minha Gzinha não conseguiur passar ilesa... acabei caindo, mala esquerda quebrou, retrovisor esquerdo quebrou e o guidão entortou... logo que fiquei de pé, pensei exatamente no pior... fim de estrada, fim da jornada, acabou a viagem... fiquei por volta de 2horas nesse local... essa estrada parecia abandonada... não passava nada a não ser um pássaros com aparência sinistra. Tentei levantar a moto por várias vezes mas com o peso e a lama era impossível. Depois de alguns cigarros coloquei a cabeça pra funcionar... retirei todas malas que estavam nela, empurrei a moto até o canto da pista(mais seco e com pedras) e enfim consegui levantá-la. Verifiquei se o pedal da embreagem estava ok... liguei a moto e funcionou. Virei a moto e com um baita esforço comecei a voltar para a tentar chegar a cidade de Gov. Gregores... mas com o guidão totalmente torto do lado esquerdo estava praticamente impossível conduzi-la... até que, acho que essas coisas de Deus, eu parei a moto e num súbito de adrenalina, apoiei o pé no descanso eu forcei o guidão para cima a fim de desentortá-lo... nem eu acreditei que consegui quase que 100%. Consegui chegar em Gov Gregores, fiquei por lá 2 dias arrumando a moto e consegui tocar até Ushuaia.


Nesse meu caso, se não conseguisse seguir com a moto, eu acho que iria acionar a emergência do SPOT pois não passava ninguém no local...

Olive
18-12-2018, 17:13
Eis a questão, rogerzurc: se compreendi bem, não existe emergência mecânica diretamente através do SPOT (talvez haja possibilidade de resgate em casos de risco de morte devido à sua impossibilidade de deixar um local perigoso - ex. Cordilheira dos Andes à noite, não sei...). Você teria que deixar uma mensagem pre-gravada a ser enviada para seus contatos (familiares, amigos)junto com suas coordenadas pra eles avisarem a seguradora.Mas você não teria como receber uma mensagem de volta confirmando que o socorro estaria a caminho e chegaria em tantas horas. Num lugar sem ninguém, imagino que seria a única alternativa. Existe um SPOT novo, chamado X, mais caro mas que permite mensagens bidirecionais. Desta forma, você poderia enviar e receber mensagens de volta, com o pessoal avisando para ficar tranquilo que o guincho chegaria depois de um certo tempo. Acho que daria um pouco mais de tranquilidade.Por isso penso que, qualquer um que se aventure sozinho por regiões isoladas e com clima hostil, deve estar preparado (equipado)para passar uma noite com chance de sobreviver, exposto a temperaturas extremas.
PS: outra vantagem do SPOT X é que ele tem planos com assinatura mensal.

bybecker
18-12-2018, 21:02
Pretendo, se possível em 2019, fazer algumas viagens a argentina e talvez chile. Sem off road se possível, mas acho que não arriscaria sozinho. Tenho certa preocupação com alguma pane, ou queda em lugar inóspito e sem comunicação. Penso que a melhor saída seria o aluguel de um telefone por satélite (tipo Iridium). Não é muito barato, mas na hora que precisar ou se estiver preso sob o peso de uma moto de 250kg pode representar a diferença entre vida e morte. Num grupo de motos o rateio dessa solução ficaria barato.
Vi poucos, ou melhor, nenhum post sobre o uso de um telefone por satélite nessas aventuras.

rogerzurc
19-12-2018, 07:17
Sim... usaria o SPOT somente para minha locomoção e não da moto...
O local que estava, apesar de inóspito, estava a uns 60 km de Gov. Gregores... nada que uma pequena caminhada também não resolvesse... kkkkkkkkkkkkk

Essa é a estrada "errada"...
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181219/4fa428f07a2be15ef784314c80774b68.jpg

MarcioT
19-12-2018, 08:54
Sim... usaria o SPOT somente para minha locomoção e não da moto...
O local que estava, apesar de inóspito, estava a uns 60 km de Gov. Gregores... nada que uma pequena caminhada também não resolvesse... kkkkkkkkkkkkk

Essa é a estrada "errada"...
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181219/4fa428f07a2be15ef784314c80774b68.jpg

Foi realmente uma situação dificil. Essa estrada errada é uma questão complicada.
Vc costuma usar mapas de papel além do gps?

rogerzurc
19-12-2018, 09:55
Estava levando mapa em papel além do GPS Garmin atualizado... olhando o mapa o caminho até que estava correto mas se tivesse ido direto por Gov. Gregores seria mais fácil e rápido e diminuiria o trecho de rípio... até "ajudou" a queda pois fiquei dois dias em Gov. Gregores e esses dois dias foram de muito sol o que ajudou na sequência da viagem pegando ripio mais seco.

Nao sei se vai aparecer aqui mas segue vídeo desses trechos que peguei...

https://youtu.be/KWmXN1Eyd7c

Henri
19-12-2018, 11:23
Sim... usaria o SPOT somente para minha locomoção e não da moto...
O local que estava, apesar de inóspito, estava a uns 60 km de Gov. Gregores... nada que uma pequena caminhada também não resolvesse... kkkkkkkkkkkkk

Essa é a estrada "errada"...
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181219/4fa428f07a2be15ef784314c80774b68.jpg

Márcio,

Quando fiz Esse trecho entre GGregores e 3Lagos, o ripio estava mais alto e menos compacto, dificultando a pilotagem.
Mesmo assim, ele é mt. bonito, com Lagos e montanhas.

P.ALMEIDA
19-12-2018, 16:05
Muito legal este tópico com muito troca de informação e experiência.
Eu rodei ao todos uns 40k sempre solo pela Am.do Sul por asfalto, ripio e terra e nunca tive qualquer tipo de emergência mecânica nem pneu furado....cheguei no arame....acho que anjo da guarda está cansado de mim....kkkk ...

alexandrej
26-12-2018, 15:28
Márcio,

Quando fiz Esse trecho entre GGregores e 3Lagos, o ripio estava mais alto e menos compacto, dificultando a pilotagem.
Mesmo assim, ele é mt. bonito, com Lagos e montanhas.O ideal, seria vc ter entrada a esquerda antes em direção a Gov Gregores. Fica pouquinho mais linge, mas compensa pelo asfalto bom. Embora, no meio do caminho para trás lagoa, pegue-se o pior ripio da Argentina. Mas são só 60 km, contra 100 do trecho q vc pegou originalmente e abortou.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

profCarlos
15-01-2019, 22:03
Um excelente post. Em viagens, não me pego pensando nestas situações, uma vez que está claro para mim e minha esposa que moto tem seguro, nossa segurança tem bom senso!
Fiquei muito contente com a linha de pensamento...

Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

Paulork
16-01-2019, 11:21
Sobre o assunto desse tópico, abaixo segue o depoimento que acabo de ler noutro fórum que também participo onde a moto quebrou próximo a Gobernador Gregores:
http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=11614.msg206181#new

shw
11-02-2019, 16:55
Eu em uma viagem solo como esta levaria 2 coisas 1 barraca para temperatura de 0 graus, 1 isolante térmico, a moto pode dar pane vai esfriar vc cai pra dentro e não morre de frio!!
Se a carona aparecer ótimo, pega a carona e vai até a próxima cidade resolver a parada, se a carona não aparecer, a barra salva vidas!

Vejo muita gente levando pneu, mil ferramentas, 30 kilos de mala, mas não pensa que uma pequena barraca com isolante térmico salva vida!

barao1
07-01-2020, 17:24
Sei que o post é antigo, mas muito legal de ler. A gente aprende mesmo com a história dos outros. Planejo fazer uma trip bem legal solo e essas dicas são ótimas.