PDA

Ver Versão Completa : Impressões aos 100.000km



Gnegraes
12-05-2019, 11:30
Alguns modelos tiveram falhas mais expressivas em algumas partes, mas nada que não tenha sido, de uma forma ou de outra, solucionado pela fábrica.
Encontrei esse relato de um proprietário de R1200GS ADV 2014 na Alemanha e que expõe alguns pontos (+) e (-) na experiência dele. O Roberto Romagnani poderá opinar a respeito, já que a dele acaba de aniversariar. Vale a pena conferir:


Hoje minha R1200 GSA 2014 fez 3 anos. Na saída de hoje, ultrapassei os 100.000 km !!! Meu relatório:

1) Motor:
(+) potente a partir dos 2500 rpm e com torque sempre suficiente.
(+) econômica ᴓ4,8l / 100km, boa resposta do acelerador.
(-) ruído mecânico alto, ruído do escape muito alto.

2) Transmissão:
Para o off-road a primeira marcha poderia ser um pouco mais curta e na estrada a sexta marcha mais longa. (*)
(+) engate do neutro sem problemas, marchas podem ser trocadas bem e com facilidade.
(-) barulho forte ao inserir a primeira marcha, deve ser trocada com decisão.

3) Chassis e suspensão:
(+) ESA funciona sem falhas e com sucesso.
(-) ruído de condução alto na dianteira e sujeira pesada na parte traseira.

4) Luzes:
(+) luzes LED sem falhas.
(-) sinto falta de farol de curva.

5) Freios:
(+) você freia.
(-) alto desgaste em pastilhas e discos, peças de reposição originais muito caras.

6) Embreagem:
(+) suave e fácil de acionar.
(-) desembraia mal com óleo muito frio.

7) Geral:
(+) A ADV nunca me deixou na mão !!!
(+) Cara na compra, no entanto serviço relativamente barato, intervalo de serviços de 10 ou 20k é suficiente.
(++) Eu compraria a motocicleta novamente de imediato.

8) Danos:
Bomba d'água trocada com 10k
Suporte da buzina quebrado com 18k
Desgaste de manoplas com 40k


(*) Minha observação: na Alemanha nas Autobahn a velocidade é livre. Na pista central onde maioria dos veículos trafega, a velocidade média é de 160km/h, daí a menção dele sobre uma 6a. marcha mais longa. Na pista da esquerda é melhor não se aventurar, só altíssimas velocidades, chega a assustar o ruído de um carro passar por você a 300km/h...

Rromagnani
12-05-2019, 14:39
Alguns modelos tiveram falhas mais expressivas em algumas partes, mas nada que não tenha sido, de uma forma ou de outra, solucionado pela fábrica.
Encontrei esse relato de um proprietário de R1200GS ADV 2014 na Alemanha e que expõe alguns pontos (+) e (-) na experiência dele. O Roberto Romagnani poderá opinar a respeito, já que a dele acaba de aniversariar. Vale a pena conferir:


Hoje minha R1200 GSA 2014 fez 3 anos. Na saída de hoje, ultrapassei os 100.000 km !!! Meu relatório:

1) Motor:
(+) potente a partir dos 2500 rpm e com torque sempre suficiente.
(+) econômica ᴓ4,8l / 100km, boa resposta do acelerador.
(-) ruído mecânico alto, ruído do escape muito alto.

2) Transmissão:
Para o off-road a primeira marcha poderia ser um pouco mais curta e na estrada a sexta marcha mais longa. (*)
(+) engate do neutro sem problemas, marchas podem ser trocadas bem e com facilidade.
(-) barulho forte ao inserir a primeira marcha, deve ser trocada com decisão.

3) Chassis e suspensão:
(+) ESA funciona sem falhas e com sucesso.
(-) ruído de condução alto na dianteira e sujeira pesada na parte traseira.

4) Luzes:
(+) luzes LED sem falhas.
(-) sinto falta de farol de curva.

5) Freios:
(+) você freia.
(-) alto desgaste em pastilhas e discos, peças de reposição originais muito caras.

6) Embreagem:
(+) suave e fácil de acionar.
(-) desembraia mal com óleo muito frio.

7) Geral:
(+) A ADV nunca me deixou na mão !!!
(+) Cara na compra, no entanto serviço relativamente barato, intervalo de serviços de 10 ou 20k é suficiente.
(++) Eu compraria a motocicleta novamente de imediato.

8) Danos:
Bomba d'água trocada com 10k
Suporte da buzina quebrado com 18k
Desgaste de manoplas com 40k


(*) Minha observação: na Alemanha nas Autobahn a velocidade é livre. Na pista central onde maioria dos veículos trafega, a velocidade média é de 160km/h, daí a menção dele sobre uma 6a. marcha mais longa. Na pista da esquerda é melhor não se aventurar, só altíssimas velocidades, chega a assustar o ruído de um carro passar por você a 300km/h...

Como diria Jack, vamos por partes...

Vou seguir a mesma linha do autor...

Motor-

1- Potência perfeita... dócil e forte...
2- entre 16 e 18 kms/l andando dentro dos limites... aperte o punho direito e verá o consumo médio chegar a 12 kms/h ... a média indicada pelo autor daria mais de 20 kms/l, impossível de ser atingida aqui... se eu rodar a 160 (como falou) ela fará no máximo 13 kms/l
3- Ruído normal... o motor não é super silencioso, mas nada que incomode!

Transmissao-

1- para o off que pratico está ótima, mas concordo que talvez uma primeira um pouco mais curta seria melhor ainda. Não sinto falta da 6a. mais longa. A 5000 rpm estou a mais de 140 kms/h em 6a. Marcha.

2- achar o neutro às vezes dá trabalho, mas normalmente é tranquilo.

3- concordo que os engates não são macios. Vá com o pé esquerdo de forma decidida.

Chassi e suspensao-

1- o Esa é ótimo, mas a suspensão dianteira é um pouco dura mesmo como soft.

2- barulho- que barulho??? Não escuto nada. Tinha um nhec nhec na traseira resolvido com um banho de desingripante na mola.

Luzes - perfeitas. Pouco piloto à noite então não sinto falta do direcionamento automático.

Freios - ótimos. Não percebi nenhum desgaste anormal... os discos são originais.

Embreagem - perfeita é muito macia. Quando a moto está muito quente (leia-se trânsito urbano) o “ponto” da embreagem muda de lugar.

Geral - assino embaixo! Nunca me deixou na mão e compraria outra tranquilamente! (Aliás não me vejo em outra moto)

Danos-

02 baterias
03 coifas
Mais nada!

Na manopla sempre usei uma espuma por cima!

Nota geral - 9,5! [emoji2956][emoji2956][emoji2956]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Gnegraes
13-05-2019, 09:28
Olá Roberto,

Pela km em 3 anos, ele deve rodar diariamente e em rodovia. É bastante comum na Alemanha se morar em bairros residenciais na zona rural e se deslocar para cidades maiores para trabalhar.
E não se pode esquecer que durante 4 a 5 meses por ano, as motos "hibernam" devido o frio. Os CC e oficinas oferecem inclusive o serviço de preparação delas para a longa noite do inverno, que inclui esvaziar todos os tanques, fluidos, etc.
A(s) gasolina(s) alemã(s) são de alta octanagem, o que impacta diretamente no baixo consumo e alto desempenho.

No item chassis, ele se referiu a grande sujeira que observa na traseira da moto, não ao ruído.

China
30-05-2019, 14:02
Boas narrativas, obrigado amigos!

Tuco10
31-05-2019, 13:20
Peguei na semana passada uma GS1200 zero, antes dela vim de uma 2014 e outra 2015, e agora essa zero, vou te dizer, a minha 2014 que vendi com 30.000km estava muito mais gostosa que essa zero.....

unica coisa boa da zero é o cambio, nossa, quanta diferença !!!!! muito melhor...

Rromagnani
31-05-2019, 13:47
Peguei na semana passada uma GS1200 zero, antes dela vim de uma 2014 e outra 2015, e agora essa zero, vou te dizer, a minha 2014 que vendi com 30.000km estava muito mais gostosa que essa zero.....

unica coisa boa da zero é o cambio, nossa, quanta diferença !!!!! muito melhor...

Pq Carlos? Algo errado com a nova???


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Tuco10
31-05-2019, 13:52
Mudaram o escape, e a moto parece que esta bem mais lenta de baixa, exatamente o que é muito bom nesta moto, não sei se é pelo motor estar amaciando, mas parece que prendeu a moto, no restante esta igual ou pouco melhor.

Gnegraes
31-05-2019, 14:55
Mudaram o escape, e a moto parece que esta bem mais lenta de baixa, exatamente o que é muito bom nesta moto, não sei se é pelo motor estar amaciando, mas parece que prendeu a moto, no restante esta igual ou pouco melhor.

Bem, o câmbio é com quickshifter, ajuda e muito.
Não me parece que escape esteja amarrando o motor. Com o comando de válvulas variável, ela deve ter desempenhos bastante diferenciados de acordo com o modo de direção.

E com certeza com ela amaciando, não mostrou ainda os dentes. Siga o manual nos primeiros km para um perfeito amaciamento.
Com 5k deverá estar deliciosa de pilotar....

cerqueira
31-05-2019, 16:05
Guilherme,

o comando variável não é nas novas R1250?

Fiquei na dúvida...

Abçs
Luiz

Gnegraes
31-05-2019, 17:39
Guilherme,

o comando variável não é nas novas R1250?

Fiquei na dúvida...

Abçs
Luiz

Xiiii... também fiquei :confused:
Me lembro da animação do motor já com o comando variável e não é recente este filminho...
Vou ver...

Gnegraes
31-05-2019, 17:50
Obrigado Cerqueira, você está com a razão.
O comando variável vem nos novos motores 1.250cc, chamado de ShiftCam.

https://www.bmw-motorrad.de/de/engineering/detail/motor-drivetrain/twin-cylinder-boxer-1250.html

cerqueira
01-06-2019, 11:14
Beleza Guilherme!!

Tenho amigo em Portugal que tem uma 1250RT e disse que é outro motor de tanto torque em qualquer regime do motor.

Abraço
Luiz

Gnegraes
01-06-2019, 16:12
Beleza Guilherme!!

Tenho amigo em Portugal que tem uma 1250RT e disse que é outro motor de tanto torque em qualquer regime do motor.

Abraço
Luiz

Cerqueira,
Durante a fuçada que dei para ver os detalhes de comando entre os modelos, ví que o descritivo do motor Boxer 1.250cc ShiftCam não está presente no site da BMW Motorrad aqui no Brasil. O que é compreensível, já que não está disponível para o nosso mercado no momento.

Por isso fiz uma tradução das características técnicas deste novo motor e estou postando em um novo item.