PDA

Ver Versão Completa : Carregadores de bateria



Gnegraes
25-05-2019, 15:09
Existem dois tipos de carregadores de bateria, assim como de alternadores veiculares:
- 2 estágios e
- 3 estágios (conhecidos como inteligentes).

2 Estágios
A grande maioria dos alternadores veiculares e carregadores baratos de baterias são de 2 estágios, são conhecidos como Curva UI.
A tensão do carregador é constante em 13,8V e após a bateria atingir esta tensão, entra em floating, mantendo a tensão neste nível e a corrente vai a zero. Este tipo de carregador / alternador atinge no máximo 70% da capacidade de carga da bateria. Abaixo vai a curva de carga:

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY7WlsDzKPUK4sPbw

3 Estágios
Neste carregador /alternador, também conhecido como Curva UUI, na 1a fase a corrente é constante até que se atinja 80% da carga a uma tensão de 14,4V.
Na 2a fase, a tensão fica constante em 14,4V com a corrente decrescendo e é atingida 100% da carga. A partir deste ponto entra em floating com 100% da carga da bateria. Abaixo vai a curva de carga:

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY63_tqrNVWWFOeuA

Carregadores baratos dificilmente são de 3 estágios. Mas para te tirar do sufoco, quebram o galho...

Uma observação importante é que baterias veiculares / tracionárias são construídas para fazer descargas rápidas em alta corrente. Se a tua bateria tem uma capacidade de 14Ah, ela no máximo vai disponibilizar 7Ah, pois nesse nível de carga a tensão já estará abaixo dos 12V. O ideal para a vida da uma bateria é mantê-la em floating.
Se você sabe que não vai usar a moto por um período longo, o melhor a fazer é deixá-la no carregador e fora da moto. Incêndios em baterias são muito comuns e é melhor que ela esteja fora da moto, o prejuízo será mínimo....

JuniorNM
25-05-2019, 15:13
Tenho esse aqui da Noco, liga direto no CAN Bus. Sempre deixo ligado na minha moto quando vou deixá-la parada mais de 1 semana. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190525/208404244c9e0ae5ff55c1cf0ce96574.jpg


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
25-05-2019, 17:41
Oi Nivaldo,
Dei uma olhada na curva de carga do Noco.
Perfeito teu procedimento de deixar em floating mantém a bateria 100%, consome quase nada de energia da rede elétrica.
E o preço é interessante, cerca de US$60 (+ frete + impostos) ou R$500 no ML aqui.

Adriano80
28-05-2019, 21:25
Falando em bateria, minha F700 Gs vai completar 2 anos em setembro deste ano e hoje indo para o trabalho depois de rodar 35 km parei no posto para abastecer e quando dei partida a mesma foi bem pesada. O motor de partida até parou e logo em seguida rodou e ligou a moto. Ando 84 km por dia no trajeto casa x trabalho x casa, na hora de ir embora dei partida e rodou normal. Será que é um indício que a bateria logo vai me deixar na mão? Qual a durabilidade de uma bateria original? Na minha moto não tenho nenhum acessório instalado.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk

Gnegraes
29-05-2019, 07:59
Adriano,

Podem ser também as escovas do motor de arranque, ou gastas ou com muito pó do material das próprias escovas.

Rromagnani
29-05-2019, 13:07
Falando em bateria, minha F700 Gs vai completar 2 anos em setembro deste ano e hoje indo para o trabalho depois de rodar 35 km parei no posto para abastecer e quando dei partida a mesma foi bem pesada. O motor de partida até parou e logo em seguida rodou e ligou a moto. Ando 84 km por dia no trajeto casa x trabalho x casa, na hora de ir embora dei partida e rodou normal. Será que é um indício que a bateria logo vai me deixar na mão? Qual a durabilidade de uma bateria original? Na minha moto não tenho nenhum acessório instalado.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk

Sim é um indício...

Fique de olho e se esse sintoma ficar frequente, troque a bateria para não ficar na mão!

2 anos é um tempo considerável!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

JuniorNM
29-05-2019, 13:13
A minha bateria usando o carregador que postei acima, durou 5 anos!!!


Sent from my iPhone using Tapatalk