PDA

Ver Versão Completa : Compressor de ar ligado na bateria



Olive
05-08-2019, 19:38
Boa noite. Na realidade, o título deste post está muito ruim, não é bem isto o que quero perguntar... Há mais ou menos 1 ano, comprei um kit para remendo de pneus muito bacana nos EUA (Dynaplug) contendo um pequeno compressor. Tem um cabo com conectores para os terminais da bateria com um fusível de 15A e a ponta que se liga ao compressor. A ideia é deixar o cabo permanentemente conectado à bateria (tem um plug na ponta para "fechar" o conector que vai no compressor), enrolado alí no compartimento da bateria. Eu fiz isso e algumas semanas depois, minha bateria original, com pouco mais de um ano, pifou. Foi testada e "condenada". Troquei a bateria e, por via das dúvidas, não conectei mais o tal cabo. Acham que foi coincidência a bateria pifar ou o cabo deu sua contribuição? Todo o material do kit é muito bem feito (made in USA), com acabamento primoroso e o cabo foi especificado para ficar permanentemente conectado. Estou com vontade de deixá-lo ligado, mas bateu aquela dúvida...

Iceman
05-08-2019, 22:37
Olive, baterias são obras do Demo!
Elas pifam e te deixam na mão quando vocâ menos espera e sem qualquer aviso prévio.
Por outro lado, um ano é muito pouco tempo para a bateria "pifar", a menos que use a moto muito esporadicamente.
Precisaria verificar com o cara que testou a bateria qual o "laudo".
Foi condenada, ok, mas condenada por que?
Não segura mais carga? Estava em curto? Qual o motivo da "condenação".
Acho pouco provável o cabo ter sido a causa, a menos que tenha feito alguma ligação errada.
Enfim, só tem um jeito de saber. Liga de novo e vê o que dá.
Se pifar a bateria novamente, saberá que ligou algo errado ou há um problema com o chicote.
O custo será o de uma bateria nova.
Por outro lado, se não ligar mais por medo, terá jogado fora o custo do seu compressor.

cerqueira
06-08-2019, 08:29
Olive,

se os componentes estão bem isolados não acredito que tenham sido a causa de abreviar a vida útil da bateria...eu instalaria novamente.

Abçs
Luiz

Gnegraes
06-08-2019, 10:59
Olive,

se os componentes estão bem isolados não acredito que tenham sido a causa de abreviar a vida útil da bateria...eu instalaria novamente.

Abçs
Luiz

Concordo.
Normalmente no inverno as baterias tendem a dar mais problemas, não vejo relação entre o chicote do compressor de ar e a descarga da bateria.
Fiquei 2 semanas sem usar a moto e quando fui dar partida, só o tradicional téc, téc, téc... Carreguei durante a noite e está OK.
Baterias de moto além de mais caras que as de carro, não duram tanto como as outras...

Olive
06-08-2019, 15:38
Muitíssimo obrigado pelos comentários. Vou instalar novamente o chicote.

Eraldo Tel
14-09-2019, 08:00
Muitíssimo obrigado pelos comentários. Vou instalar novamente o chicote.É muito difícil uma bateria ter seus contatos de ligação interna rompidos, ou carcaça estufada e trincada real motivo pra uma troca. Sempre em 99 % dos casos a bateria é condenada por ter a resistência interna aumentada pela deposição de sulfato de cobre em suas placas, fazendo com sua corrente efetiva disponível seja insuficiente pra ligar a moto ou carro. Vc mede a tensão da bateria e tem os 13 V de média, mas ao dar partida essa tensão cai abaixo dos 10V e a corrente pra partida tb fica menor não conseguindo virar o motor. Fiz recentemente um dessulfatador de baterias, que consiste numa tensão cc pulsante ocasionada por um capacitor no circuito ligado a uma ponte retificadora que irá remover o sulfato das placas e deixá-la novamente em condição de uso.
Felizmente a minha bateria apesar de sete anos (É BMW original está firme e forte, ando diariamente com a moto), se alguém tiver bateria nessa situação, na região de Campinas posso usar esse recondicionados de baterias que fiz, só levar a bateria em casa ou fazer um desse pra seu uso, não gastei 50,00 reais na montagem.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Gnegraes
14-09-2019, 11:33
É muito difícil uma bateria ter seus contatos de ligação interna rompidos, ou carcaça estufada e trincada real motivo pra uma troca. Sempre em 99 % dos casos a bateria é condenada por ter a resistência interna aumentada pela deposição de sulfato de cobre em suas placas, fazendo com sua corrente efetiva disponível seja insuficiente pra ligar a moto ou carro. Vc mede a tensão da bateria e tem os 13 V de média, mas ao dar partida essa tensão cai abaixo dos 10V e a corrente pra partida tb fica menor não conseguindo virar o motor. Fiz recentemente um dessulfatador de baterias, que consiste numa tensão cc pulsante ocasionada por um capacitor no circuito ligado a uma ponte retificadora que irá remover o sulfato das placas e deixá-la novamente em condição de uso.
Felizmente a minha bateria apesar de sete anos (É BMW original está firme e forte, ando diariamente com a moto), se alguém tiver bateria nessa situação, na região de Campinas posso usar esse recondicionados de baterias que fiz, só levar a bateria em casa ou fazer um desse pra seu uso, não gastei 50,00 reais na montagem.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Bom dia Eraldo,

Seria bastante interessante se você pudesse publicar aqui o circuito que você montou.
Me interesso em montar um para meu uso.

A tensão CC é constante ou pode ser variável?
Como ponte retificadora poderia ser um carregador de baterias?

cerqueira
14-09-2019, 12:55
É muito difícil uma bateria ter seus contatos de ligação interna rompidos, ou carcaça estufada e trincada real motivo pra uma troca. Sempre em 99 % dos casos a bateria é condenada por ter a resistência interna aumentada pela deposição de sulfato de cobre em suas placas, fazendo com sua corrente efetiva disponível seja insuficiente pra ligar a moto ou carro. Vc mede a tensão da bateria e tem os 13 V de média, mas ao dar partida essa tensão cai abaixo dos 10V e a corrente pra partida tb fica menor não conseguindo virar o motor. Fiz recentemente um dessulfatador de baterias, que consiste numa tensão cc pulsante ocasionada por um capacitor no circuito ligado a uma ponte retificadora que irá remover o sulfato das placas e deixá-la novamente em condição de uso.
Felizmente a minha bateria apesar de sete anos (É BMW original está firme e forte, ando diariamente com a moto), se alguém tiver bateria nessa situação, na região de Campinas posso usar esse recondicionados de baterias que fiz, só levar a bateria em casa ou fazer um desse pra seu uso, não gastei 50,00 reais na montagem.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Desenha Eraldo!!

Abçs
Luiz

Eraldo Tel
14-09-2019, 17:09
Bom dia Eraldo,

Seria bastante interessante se você pudesse publicar aqui o circuito que você montou.
Me interesso em montar um para meu uso.

A tensão CC é constante ou pode ser variável?
Como ponte retificadora poderia ser um carregador de baterias?Tem um vídeo no you tube é bem simples de fazer o título é dessulfator capacitivo de baterias,
10273

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Cladocera
27-11-2019, 16:54
Boa tarde senhores.
Aproveitando o tópico, estou procurando um compressor de ar portátil 12v para carregar em viagens. Alguma indicação?
Estava quase comprando um da tramontina que custa uns 100 reais mas ouvi dizer que a amperagem não é suportada e pode desarmar a tomada.
Já me indicaram esse aqui de baixo mas o preço é bem salgado:
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191127/8ade12c9889519127948ac25aa0b14f7.jpg

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Gnegraes
28-11-2019, 10:31
Elton,

No manual da moto há indicação da corrente máxima da tomada auxiliar, que é de 5A.
O compressor da Tramontina era esse?

https://www.tramontinastore.com/compressor-de-ar-portatil-tramontina-para-carros-300-psi-50-w-12-v_42330001/p

Eles informam que a potencia é de 50W, como a tensão é 12V a corrente é de 4,2A, você pode usar sim.

Cladocera
28-11-2019, 12:01
Elton,

No manual da moto há indicação da corrente máxima da tomada auxiliar, que é de 5A.
O compressor da Tramontina era esse?

https://www.tramontinastore.com/compressor-de-ar-portatil-tramontina-para-carros-300-psi-50-w-12-v_42330001/p

Eles informam que a potencia é de 50W, como a tensão é 12V a corrente é de 4,2A, você pode usar sim.Exatamente esse aí.
Legal, está dentro das especificações aceitas então.
Obrigado!!!

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Cladocera
28-11-2019, 12:15
Elton,

No manual da moto há indicação da corrente máxima da tomada auxiliar, que é de 5A.
O compressor da Tramontina era esse?

https://www.tramontinastore.com/compressor-de-ar-portatil-tramontina-para-carros-300-psi-50-w-12-v_42330001/p

Eles informam que a potencia é de 50W, como a tensão é 12V a corrente é de 4,2A, você pode usar sim.Obrigado pela ajuda Guilherme,

Olhando nas características desse compressor da Tramontina, há uma nota dizendo que "a corrente elétrica pode chegar a 10A. Verifique a capacidade do fusível da tomada 12v do seu veículo antes de utilizar. A capacidade do fusível deve ser igual ou superior a 10A "

Será que mesmo assim poderia ser usado?


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Reiner
28-11-2019, 14:18
Elton,

Um palpite, já se vão mais de 240kkm rodados por mim sem um furo de pneu...
E se for pneu sem câmara, geralmente ele baixa qdo esfria. Então sempre que estiver viajando, pare sempre em postos de serviços para descanso ou lanche. Voce minimiza o risco.
Então, compre uma boa bomba manual para bicicletas, e coloque na bagagem. E não mexe na moto....
Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
28-11-2019, 14:34
Elton,
Neste caso não, mesmo que seja um pico de corrente. Esses compressores "portáteis" são meia boca.
Mas concordo com o Reiner, bomba manual pode demorar um pouco, mas funciona.
Agora se vc quiser mesmo um elétrico, faça uma circuito separado para o compressor diretamente dos bornes da bateria.

Cladocera
28-11-2019, 15:02
Valeu pelas dicas @Reiner e @Gnegraes !
Realmente carregar uma bomba manual é o método mais infalível e com menos complicações.

Bela quilometragem sem furos Reiner!
Tomara que continue assim rss
Eu já tive pneu furado com somente 3k rodados na g650 mas consegui rodar até um borracheiro. Como farei uma viagem um pouco mais longa (para o meu humilde padrão atual rss) mês que vem, quero estar mais precavido. Pretendo ir até Gramado RS saindo de Sao Paulo e passando pelo Rastro da Serpente, Graciosa, São Francisco do Sul, Guarda do Embaú, Serra do Rio do Rastro, Urubici, São Joaquim..... Melhor não dar sopa pro azar.

Abs!



Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Reiner
28-11-2019, 22:10
Bela viagem,
Põe a Preta na estrada e qto mais quente o pneu, menos probabilidades de baixar....
vai fundo....rsrsrs...
sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Cladocera
29-11-2019, 06:22
Hehehe é isso aí!
Imagina a ansiedade. Estou com ela há apenas 2 meses com somente passeios curtos e 1500 km no odômetro. A vontade de devorar maiores distâncias tá grande!
Abs!

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Gnegraes
29-11-2019, 11:51
Na FC Motos (nus istrangeru) tem esse acessório:

https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Optimate-SAE-Cable&Currency=EUR&Locale=de_DE&utm_source=criteo&utm_medium=remarketing&utm_term=Optimate%20SAE%20%C3%96senkabel&utm_campaign=Criteo_DE&iccm=CRI_DE

Repare que tem porta fusível....

Cladocera
29-11-2019, 12:30
Na FC Motos (nus istrangeru) tem esse acessório:

https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Optimate-SAE-Cable&Currency=EUR&Locale=de_DE&utm_source=criteo&utm_medium=remarketing&utm_term=Optimate%20SAE%20%C3%96senkabel&utm_campaign=Criteo_DE&iccm=CRI_DE

Repare que tem porta fusível....Interessante. Vai direto na bateria como você sugeriu e tem fusivel para proteção.
Deve ser parecido com o citado no início do tópico pelo @Olive com o Dynaplug.
É uma opção a se considerar também, mas ainda precisaria definir um compressor pra usar com ele e do adaptador para a tomada que custa uns 150-180 reais..... cada vez mais acho melhor a ideia da bomba manual rsss


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

EvertonM
29-11-2019, 19:29
Não é a solução mais barata - a bomba de bicicleta certamente custa menos - mas há uns compressores com bateria que funcionam muito bem. Tenho um Airhawck, que serve para a moto e para os carros. Funciona super bem e é pequeno e leve.

Cladocera
29-11-2019, 20:33
Não é a solução mais barata - a bomba de bicicleta certamente custa menos - mas há uns compressores com bateria que funcionam muito bem. Tenho um Airhawck, que serve para a moto e para os carros. Funciona super bem e é pequeno e leve.Boa dica também. Assim não é preciso ligar nada na bateria da moto.
300 reais no Polishop.... mas não preciso de nenhum adaptador para a tomada 12v.
Para efeito de comparação uma boa bomba manual custa uns 100 reais.


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk