PDA

Ver Versão Completa : Não funciona setas, faróis e marcador de combustível.



Gabriel P
07-08-2019, 12:05
Pessoal. Boa tarde a todos.
Será que alguém consegue me ajudar?
Tenho uma 1200 Adventure 2016, com Keyless, 13 mil km rodados.
Ao ligar a moto depois de 100km de chuva intensa, percebi que os faróis, marcador de combustível e as setas não estão funcionando. Motor ligando normal, voltagem normal, ABS e controle de tração normal, enfim. Todo o restante funcionando perfeitamente.
Verifiquei cabos de bateria e fusíveis que ficam abaixo do banco do motorista, os mesmo estão sem avaria. O que me sugerem?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
07-08-2019, 12:22
Pessoal. Boa tarde a todos.
Será que alguém consegue me ajudar?
Tenho uma 1200 Adventure 2016, com Keyless, 13 mil km rodados.
Ao ligar a mesma, percebi que os faróis, marcador de combustível e as setas não estão funcionando. Motor ligando normal, voltagem normal, ABS e controle de tração normal, enfim. Todo o restante funcionando perfeitamente.
Verifique cabos de bateria e fusíveis que ficam abaixo do banco do motorista, os mesmo estão sem avaria. O que me sugerem?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Deve ser a central eletrônica dos sistemas elétricos.

Se tua moto não tem ESA, podem ser os seguintes part numbers: 61 358526098 ou 61 358394895
Se possui ESA são 61 35894896 ou 61 358526099.
De qualquer modo, é preciso informar o VIN para ter certeza da peça certa.

Custa entre US$680 e 880 na Max BMW, aqui deve ser algo entre R$2700 e 3500.
É a peça 1:

10253

Gabriel P
07-08-2019, 13:53
Deve ser a central eletrônica dos sistemas elétricos.

Se tua moto não tem ESA, podem ser os seguintes part numbers: 61 358526098 ou 61 358394895
Se possui ESA são 61 35894896 ou 61 358526099.
De qualquer modo, é preciso informar o VIN para ter certeza da peça certa.

Custa entre US$680 e 880 na Max BMW, aqui deve ser algo entre R$2700 e 3500.
É a peça 1:

10253

Muito obrigado amigo.
Vou verificar esses componentes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
07-08-2019, 16:58
Muito obrigado amigo.
Vou verificar esses componentes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gabriel,

Dei uma fuçada no Max BMW e tua moto parece ter 3 módulos: básico, light e ESA.
Pode ser o básico e o light, mas para ter certeza você tem de procurar com o VIN da moto.

10254
Notes:
FOR VEHICLES PRODUCED
TO 08/01/2015

# Part Number Description lb Qty Each
01 61 35 8 564 560 BASIC MODULE - 15-07-500 0.42 1 $500.68


10254

Notes:
FOR VEHICLES PRODUCED
FROM 08/01/2015
# Part Number Description lb Qty Each
01 61 35 8 566 461 GENERAL MODULE "LIGHT" - 16-03-500 0.18 1 $329.03
01 61 35 8 387 905 GENERAL MODULE "LIGHT" - 16-07-510 0.18 1 NA
61358387905 was superseded by 61358393280.
01 61 35 8 393 280 GENERAL MODULE "LIGHT" - 17-03-500 0.18 1 $330.62

Iceman
07-08-2019, 17:33
Ou só entrou água nos comandos do punho e/ou painel. :p

tmachado
07-08-2019, 17:48
Olá pessoal,

Estes módulos costumam ser bem robustos e não apostaria na falha dele logo de cara.

Minha sugestão é desconectar a bateria enquanto limpa os contatos dos conectores do dito cujo e demais conectores da moto, já que vai estar tudo exposto mesmo. Além de eliminar possíveis mal contatos, vai que em o "reset" pela desconexão da bateria resolva... Difícil, mas não custa nada tentar.

Se o problema persistir, vale a pena testar o módulo em uma outra moto ou scanear em uma CC. Se o scanner ou teste acusar alguma falha do módulo, ainda temos umas boas oficinas em SP que podem tentar o reparo. Vá por partes e depois poste o desfecho aqui.


Um Grande Abraço!


Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Gnegraes
07-08-2019, 18:23
Olá pessoal,

Estes módulos costumam ser bem robustos e não apostaria na falha dele logo de cara.

Minha sugestão é desconectar a bateria enquanto limpa os contatos dos conectores do dito cujo e demais conectores da moto, já que vai estar tudo exposto mesmo. Além de eliminar possíveis mal contatos, vai que em o "reset" pela desconexão da bateria resolva... Difícil, mas não custa nada tentar.

Se o problema persistir, vale a pena testar o módulo em uma outra moto ou scanear em uma CC. Se o scanner ou teste acusar alguma falha do módulo, ainda temos umas boas oficinas em SP que podem tentar o reparo. Vá por partes e depois poste o desfecho aqui.


Um Grande Abraço!


Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Thiago,
Esses módulos são encapsulados em resina. Só de pensar em abrir, destrói tudo o que tem dentro.
A central eletrônica da minha é uma só, que foi a primeira que publiquei. Estive com uma nas mãos, não dá para abrir.
A aposta de contatos é válida, vamos aguardar o resultado do teste e aprender mais uma....

Gnegraes
07-08-2019, 18:37
Ou só entrou água nos comandos do punho e/ou painel. :p

Thomas,

Água é obediente, vai para onde a gente manda com a gravidade. mas seletiva por vontade própria, ainda não...rs,rs,rs
A central eletrônica comanda todas as "coisas" elétricas: luzes, piscas, buzina, sensor de nível de combustível (que não tem nada a ver com os punhos).

Gabriel P
07-08-2019, 18:56
Olá pessoal,

Estes módulos costumam ser bem robustos e não apostaria na falha dele logo de cara.

Minha sugestão é desconectar a bateria enquanto limpa os contatos dos conectores do dito cujo e demais conectores da moto, já que vai estar tudo exposto mesmo. Além de eliminar possíveis mal contatos, vai que em o "reset" pela desconexão da bateria resolva... Difícil, mas não custa nada tentar.

Se o problema persistir, vale a pena testar o módulo em uma outra moto ou scanear em uma CC. Se o scanner ou teste acusar alguma falha do módulo, ainda temos umas boas oficinas em SP que podem tentar o reparo. Vá por partes e depois poste o desfecho aqui.


Um Grande Abraço!


Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Pois é meu nobre. Fiz o que você falou. Deixei a bateria desconectada por algumas horas e o problema persistiu.
Está moto já não está na garantia e fico a 360km da CC mais próxima. Como já está na hora da revisão. Estou pensando em colocar no guincho pela seguradora e passar o scaner na CC.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

tmachado
07-08-2019, 20:31
Thiago,
Esses módulos são encapsulados em resina. Só de pensar em abrir, destrói tudo o que tem dentro.
A central eletrônica da minha é uma só, que foi a primeira que publiquei. Estive com uma nas mãos, não dá para abrir.
A aposta de contatos é válida, vamos aguardar o resultado do teste e aprender mais uma....Gnegraes, já aprendi. Não sabia do encapsulamento em resina, os últimos que vi assim eram circuitos para aplicação marítima...

Valeu pela dica! Vou pesquisar tua publicação pois não a li ainda.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Reiner
07-08-2019, 21:10
Pessoal, como o Guilherme já disse em outro post, os circuitos elétricos são protegidos por fusível eletrônico. Então secar chaves, comutadores, conectores, soquetes deve resolver o problema.
Mas, fico curioso em saber a causa, pois em hipótese alguma poderia ocorrer um defeito por chuva....seja em qual quantidade for.
Aproveito para relatar que solucionei um problema da moto não dar partida engatada, desapertando o parafuso que suporta as chaves no punho esquerdo.
Se apertar as chaves apresentam funcionamento inconstante.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
08-08-2019, 07:42
Gnegraes, já aprendi. Não sabia do encapsulamento em resina, os últimos que vi assim eram circuitos para aplicação marítima...

Valeu pela dica! Vou pesquisar tua publicação pois não a li ainda.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Thiago,
Isso é bastante comum na indústria automobilística, para evitar que tentem consertar. E também por segurança, pois impedindo o acesso, evita-se que curiosos de plantão façam bobagem.
Na BMW não é diferente.

Iceman
08-08-2019, 07:53
Thomas,

Água é obediente, vai para onde a gente manda com a gravidade. mas seletiva por vontade própria, ainda não...rs,rs,rs
A central eletrônica comanda todas as "coisas" elétricas: luzes, piscas, buzina, sensor de nível de combustível (que não tem nada a ver com os punhos).

Guilherme, o sistema elétrico de nossas motos é baseado em rede CanBus, o que equivale a dizer que os sinais trafegam por toda a rede, por toda a moto.
Portanto, um problema em uma ponta, pode acabar se refletindo em outra ponta.

Como você mesmo informou, a CPU é toda lacrada e fica em um local mais "escondido", menos propenso a receber água. Dai acho pouco provável que seja ela.

Não estou descartando nenhuma possibilidade, nem afirmando que seja isso ou aquilo.
Estou apenas tentando analisar pelo lado da lógica e "lei do menor esforço".
Os comandos dos punhos são a parte mais "vulnerável" à água em nossas motos e também as mais simples de verificar (abrir e secar).

Acredite, em se tratando de automação eletrônica (minha área) já vi cada coisa bizarra, sem a menor explicação ou lógica. :)

Gnegraes
08-08-2019, 08:14
Guilherme, o sistema elétrico de nossas motos é baseado em rede CanBus, o que equivale a dizer que os sinais trafegam por toda a rede, por toda a moto.
Portanto, um problema em uma ponta, pode acabar se refletindo em outra ponta.

Como você mesmo informou, a CPU é toda lacrada e fica em um local mais "escondido", menos propenso a receber água. Dai acho pouco provável que seja ela.

Não estou descartando nenhuma possibilidade, nem afirmando que seja isso ou aquilo.
Estou apenas tentando analisar pelo lado da lógica e "lei do menor esforço".
Os comandos dos punhos são a parte mais "vulnerável" à água em nossas motos e também as mais simples de verificar (abrir e secar).

Acredite, em se tratando de automação eletrônica (minha área) já vi cada coisa bizarra, sem a menor explicação ou lógica. :)

O problema Thomas é que o barramento dos punhos não passa no mesmo cabo do sensor de nível do tanque.
O que o conjunto de luzes, buzina, piscas, etc, tem em comum com o sensor de tanque é apenas o módulo que citei.
E tem mais: as motos de vocês tem 5 módulos eletrônicos, cada um deve ter seu barramento de comunicação:
- módulo ESA,
- módulo de Gestão do motor,
- módulo base,
- módulo básico light,
- módulo ABS.

A minha, ano 2009, tem apenas três módulos:
- módulo para a elétrica com dois slots de conexão com um cabo apenas (barramento) conectado para as coisas "elétricas" (luzes/piscas/buzina/sensor nível) e o outro conector está vazio e que seria para o ESA (que a minha não tem).
- módulo do ABS.
- módulo de Gestão do motor.

Gnegraes
08-08-2019, 17:43
Guilherme, o sistema elétrico de nossas motos é baseado em rede CanBus, o que equivale a dizer que os sinais trafegam por toda a rede, por toda a moto.
Portanto, um problema em uma ponta, pode acabar se refletindo em outra ponta.

Como você mesmo informou, a CPU é toda lacrada e fica em um local mais "escondido", menos propenso a receber água. Dai acho pouco provável que seja ela.

Não estou descartando nenhuma possibilidade, nem afirmando que seja isso ou aquilo.
Estou apenas tentando analisar pelo lado da lógica e "lei do menor esforço".
Os comandos dos punhos são a parte mais "vulnerável" à água em nossas motos e também as mais simples de verificar (abrir e secar).

Acredite, em se tratando de automação eletrônica (minha área) já vi cada coisa bizarra, sem a menor explicação ou lógica. :)

Thomas,
Fiquei intrigado e fui atrás de mais detalhes.
O que eu notei no desenho do chicote é que vários cabos entram nele, mas não dá para ver se há conectorização no barramento, ou é apenas mais um cabo entrando e sendo consolidado no chicote. Mas dá para notar que a cada cabo que chega, engrossa o chicote.
Infelizmente o desenho não informa quais os acessórios que estão nas pontas....

10255

Gabriel P
15-08-2019, 13:10
Novidades.
Cc informou que o módulo está realmente QUEIMADO
Disseram que pode sido ocasionado pelo fato de a bateria não ser original, o que não me convenceu. Ela está com bateria Moura, já rodei uns 10mil km com essa bateria.
Detalhe: não existe o módulo no estoque da bmw Brasil. Previsão pra chegar em 30-60 dias. Preço 2.900 reais.
Alguém pode indicar algum site pra comprar esse módulo nos EUA? Pois tenho um portador que voltará ao Brasil no final do mês.

MÓDULO BÁSICO LIGHT
61358406735
10266


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Iceman
15-08-2019, 14:26
https://motorcyclesofmiami.com/Parts

https://www.shopbmwmotorcycles.com/p/BMW__/78927656/61358406735.html

Custo de US$ 340,00 no site.
Provavelmente terá ainda algum custo de frete para o destinatário nos EUA.
Considerando o Dolar a R$ 4,20/US$, isso daria um custo lá de uns R$ 1.500,00, ou seja, metade do que estão cobrando na CC.

cerqueira
16-08-2019, 07:37
Deve ser a central eletrônica dos sistemas elétricos.

Se tua moto não tem ESA, podem ser os seguintes part numbers: 61 358526098 ou 61 358394895
Se possui ESA são 61 35894896 ou 61 358526099.
De qualquer modo, é preciso informar o VIN para ter certeza da peça certa.

Custa entre US$680 e 880 na Max BMW, aqui deve ser algo entre R$2700 e 3500.
É a peça 1:

10253
Na veia Guilherme...show!!

Abçs
Luiz

Gnegraes
16-08-2019, 08:03
https://motorcyclesofmiami.com/Parts

https://www.shopbmwmotorcycles.com/p/BMW__/78927656/61358406735.html

Custo de US$ 340,00 no site.
Provavelmente terá ainda algum custo de frete para o destinatário nos EUA.
Considerando o Dolar a R$ 4,20/US$, isso daria um custo lá de uns R$ 1.500,00, ou seja, metade do que estão cobrando na CC.

Considerando um frete de US$35, o valor CIF é de R$ 1638,00
Some-se 60% de Imposto de Importação e depois mais 18% do ICMS em SP: 1.638,00 x 1,6 x 1,18 = R$ 3.092,00
Que é o que custa aqui no CC. Já faz tempo que não faço mais contas, comprar lá fora e enviar via Courier é igual ao preço da CC.

Gnegraes
16-08-2019, 08:09
Novidades.
Cc informou que o módulo está realmente QUEIMADO
Disseram que pode sido ocasionado pelo fato de a bateria não ser original, o que não me convenceu. Ela está com bateria Moura, já rodei uns 10mil km com essa bateria.
Detalhe: não existe o módulo no estoque da bmw Brasil. Previsão pra chegar em 30-60 dias. Preço 2.900 reais.
Alguém pode indicar algum site pra comprar esse módulo nos EUA? Pois tenho um portador que voltará ao Brasil no final do mês.

MÓDULO BÁSICO LIGHT
61358406735
10266


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gabriel,
Teu CC aí na Bahia falou uma grande me#d@: bateria jamais, jamais levaria a queimar um circuito, a menos que estivesse disponibilizando uma tensão superior a 13,8V, que afirmo ser impossível.....
Duvido que esta peça não esteja disponível na central da BMW aqui no Brasil. Hoje as CC trabalham com estoque reduzido, mantém apenas as peças de alto giro, aquelas de baixo giro (como este módulo) ficam na central e requisitam quando necessário. Aqui em SP pedem 3 dias para te entregar.

Iceman
16-08-2019, 08:20
Considerando um frete de US$35, o valor CIF é de R$ 1638,00
Some-se 60% de Imposto de Importação e depois mais 18% do ICMS em SP: 1.638,00 x 1,6 x 1,18 = R$ 3.092,00
Que é o que custa aqui no CC. Já faz tempo que não faço mais contas, comprar lá fora e enviar via Courier é igual ao preço da CC.

Sim, se fosse mandar por Courier sairia quase a mesma coisa.
Sem contar que, se não me engano, a importação de partes e peças de veículos é proibida.
Por isso alguns sites no exterior nem entregam no Brasil.

A conta que eu fiz é considerando que o colega informou que tem um amigo vindo para o Brasil, assim o custo de "Courier" até o Brasil seria zero e o desembolso final seria perto da metade do que pagaria na CC daqui. ;)

Mas o que eu acho mais legal no Brasil, é que o imposto de importação incide sobre o valor do bem + FRETE !!!
PQP! Estou importando o BEM não o FRETE!
Pagar imposto de importação sobre o valor do FRETE é o fim da picada!!! :mad:

Reiner
16-08-2019, 08:33
Se tem uma coisa que funciona bem neste país, é este fórum....parabéns a todos os envolvidos pelas informações disponibilizadas.....

Perfeito....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gabriel P
16-08-2019, 09:08
Gabriel,
Teu CC aí na Bahia falou uma grande me#d@: bateria jamais, jamais levaria a queimar um circuito, a menos que estivesse disponibilizando uma tensão superior a 13,8V, que afirmo ser impossível.....
Duvido que esta peça não esteja disponível na central da BMW aqui no Brasil. Hoje as CC trabalham com estoque reduzido, mantém apenas as peças de alto giro, aquelas de baixo giro (como este módulo) ficam na central e requisitam quando necessário. Aqui em SP pedem 3 dias para te entregar.

Também acho que não é bateria nunca. Eles querem empurrar os problemas para gente.
Vou ligar na Caltabiano, onde comprei a moto para verificar estoque dessa peça.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
16-08-2019, 09:20
Também acho que não é bateria nunca. Eles querem empurrar os problemas para gente.
Vou ligar na Caltabiano, onde comprei a moto para verificar estoque dessa peça.



Enviado do meu iPhone usando TapatalkNão é bateria, o que pode ser talvez, um módulo regulador de tensão que não sei se está conjugado com esta peça queimada.
É bom questionar isto, pois este módulo, definitivamente, não é normal e nem comum queimar.

Sds


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
16-08-2019, 10:30
Sim, se fosse mandar por Courier sairia quase a mesma coisa.
Sem contar que, se não me engano, a importação de partes e peças de veículos é proibida.
Por isso alguns sites no exterior nem entregam no Brasil.

A conta que eu fiz é considerando que o colega informou que tem um amigo vindo para o Brasil, assim o custo de "Courier" até o Brasil seria zero e o desembolso final seria perto da metade do que pagaria na CC daqui. ;)

Mas o que eu acho mais legal no Brasil, é que o imposto de importação incide sobre o valor do bem + FRETE !!!
PQP! Estou importando o BEM não o FRETE!
Pagar imposto de importação sobre o valor do FRETE é o fim da picada!!! :mad:

Oi Thomas,
Os impostos de importação sempre incidiram sobre o valor CIF da mercadoria. E a comparação pela política da RF é com o material internado no Brasil, i.e., com frete incluso pois sem ele o material não poderia estar aqui....
Não é proibido trazer autopeças de fora, sempre trouxe quase tudo que precisei da UK via Courier, para Land Rover

Iceman
16-08-2019, 12:25
Oi Thomas,
Os impostos de importação sempre incidiram sobre o valor CIF da mercadoria. E a comparação pela política da RF é com o material internado no Brasil, i.e., com frete incluso pois sem ele o material não poderia estar aqui....
Não é proibido trazer autopeças de fora, sempre trouxe quase tudo que precisei da UK via Courier, para Land Rover

Guilherme, também já importei peças, o que não quer dizer que seja legal.
Até onde eu sei essa importação é proibida (embora possa estar enganado).
Tem gente que traz até cocaína na bagagem, o que não torna o ato legal. :p

Gnegraes
16-08-2019, 12:56
Guilherme, também já importei peças, o que não quer dizer que seja legal.
Até onde eu sei essa importação é proibida (embora possa estar enganado).
Tem gente que traz até cocaína na bagagem, o que não torna o ato legal. :p

Bem, então a Receita Federal (que me cobra o Imposto de Importação sobre o CIF) e a Secretaria da Fazenda de SP (que me cobra ICMS) são meus cúmplices no contrabando...:cool:

As empresas de peças lá de fora não entregam aqui pelo fato de que alguém precisa fazer a documentação de entrada na Receita Federal e na Sefaz de SP.
As lojas de peças não tem gente aqui e você, como consumidor final, não faz a menor ideia do que precisa ser feito para liberar.
Quem faz o serviço "sujo" da burocracia são os Couriers Fedex e DHLs da vida....

tmachado
16-08-2019, 14:25
Olá pessoal,

A importação de peças novas é permitida. Já a de itens usados em geral não é, salvo algumas exceções que não incluem peças para motos com menos de 30 anos de idade.

(http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/importacao/dicas-de-importacao/material-usado)

Penso, por meio de minhas experiências, que em geral os funcionários responsáveis pela classificação estão sobrecarregados e não conhecem bem nossas complexas regras, assim, Creio que um módulo usado, por exemplo, passaria pela alfândega.

No entanto, isso pode gerar uma espera muito longa (2-4 meses de análise) para uma economia não tão grande assim, considerando o preço da peça aqui...

Gabriel P, concordo com os colegas sobre a bateria não ser a causa do problema. Assim, vale a pena testar teu regulador de tensão para garantir que ele não foi o causador da queima. Acho difícil, mas custa pouco e pode te poupar outros problemas similares...

Dê uma olhada no https://shop.maxbmw.com/fiche/PartsFiche.aspx sempre compro com estes caras.

Gnegraes, impecável diagnóstico!


Um Grande abraço!

Gnegraes
16-08-2019, 15:30
Olá pessoal,

A importação de peças novas é permitida. Já a de itens usados em geral não é, salvo algumas exceções que não incluem peças para motos com menos de 30 anos de idade.

(http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/importacao/dicas-de-importacao/material-usado)

Penso, por meio de minhas experiências, que em geral os funcionários responsáveis pela classificação estão sobrecarregados e não conhecem bem nossas complexas regras, assim, Creio que um módulo usado, por exemplo, passaria pela alfândega.

No entanto, isso pode gerar uma espera muito longa (2-4 meses de análise) para uma economia não tão grande assim, considerando o preço da peça aqui...

Gabriel P, concordo com os colegas sobre a bateria não ser a causa do problema. Assim, vale a pena testar teu regulador de tensão para garantir que ele não foi o causador da queima. Acho difícil, mas custa pouco e pode te poupar outros problemas similares...

Dê uma olhada no https://shop.maxbmw.com/fiche/PartsFiche.aspx sempre compro com estes caras.

Gnegraes, impecável diagnóstico!


Um Grande abraço!

Não acho que seja o regulador de tensão, pois se estivesse com problemas, a bateria teria se descarregado.
A parte elétrica do motor está funcionando, assim como o computador de bordo.
Tudo que parou de funcionar (faróis, piscas e sensor de nível do tanque) é controlado pelo módulo eletrônico light e que foi disgnosticado com tendo queimado.

Essa em minha opinião é a grande vulnerabilidade dos carros e motos hoje: muita, mas muita eletrônica embarcada... tenho saudades de minha Defender 110 que foi roubada e está na Bolívia: de elétrica no motor só tinha a válvula solenóide que cortava o diesel para desligar o motor. Ah !!! Tinha faróis, limpador de parabrisa, piscas e rádio a bordo também...

Mas segurança está acima de tudo e tem seu preço. Eletrônica pifa e na maioria das vezes sem motivo aparente. Conhecí sistemas com redundância interna tripla, queimava um ou até mesmo dois circuitos e você nem ficava sabendo, tocava em frente....

Gnegraes
16-08-2019, 15:50
Olá pessoal,

A importação de peças novas é permitida. Já a de itens usados em geral não é, salvo algumas exceções que não incluem peças para motos com menos de 30 anos de idade.

(http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/importacao/dicas-de-importacao/material-usado)

Penso, por meio de minhas experiências, que em geral os funcionários responsáveis pela classificação estão sobrecarregados e não conhecem bem nossas complexas regras, assim, Creio que um módulo usado, por exemplo, passaria pela alfândega.

No entanto, isso pode gerar uma espera muito longa (2-4 meses de análise) para uma economia não tão grande assim, considerando o preço da peça aqui...

Gabriel P, concordo com os colegas sobre a bateria não ser a causa do problema. Assim, vale a pena testar teu regulador de tensão para garantir que ele não foi o causador da queima. Acho difícil, mas custa pouco e pode te poupar outros problemas similares...

Dê uma olhada no https://shop.maxbmw.com/fiche/PartsFiche.aspx sempre compro com estes caras.

Gnegraes, impecável diagnóstico!


Um Grande abraço!

Excelente dica sobre orientação da RF sobre importação de material usado...

aflauzino
16-08-2019, 21:07
Essa em minha opinião é a grande vulnerabilidade dos carros e motos hoje: muita, mas muita eletrônica embarcada... tenho saudades de minha Defender 110 que foi roubada e está na Bolívia: de elétrica no motor só tinha a válvula solenóide que cortava o diesel para desligar o motor. Ah !!! Tinha faróis, limpador de parabrisa, piscas e rádio a bordo também...

Mas segurança está acima de tudo e tem seu preço. Eletrônica pifa e na maioria das vezes sem motivo aparente. Conhecí sistemas com redundância interna tripla, queimava um ou até mesmo dois circuitos e você nem ficava sabendo, tocava em frente....

Não é a toa então que vc quem me ajudou a ter o manual de mecanica, dono de defender é tudo igual mesmo! kkkkk Tenho uma 90 por aqui tb, uma pena ter perdido a sua. Abraço

Gabriel P
18-08-2019, 18:27
Olá pessoal,

A importação de peças novas é permitida. Já a de itens usados em geral não é, salvo algumas exceções que não incluem peças para motos com menos de 30 anos de idade.

(http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/importacao/dicas-de-importacao/material-usado)

Penso, por meio de minhas experiências, que em geral os funcionários responsáveis pela classificação estão sobrecarregados e não conhecem bem nossas complexas regras, assim, Creio que um módulo usado, por exemplo, passaria pela alfândega.

No entanto, isso pode gerar uma espera muito longa (2-4 meses de análise) para uma economia não tão grande assim, considerando o preço da peça aqui...

Gabriel P, concordo com os colegas sobre a bateria não ser a causa do problema. Assim, vale a pena testar teu regulador de tensão para garantir que ele não foi o causador da queima. Acho difícil, mas custa pouco e pode te poupar outros problemas similares...

Dê uma olhada no https://shop.maxbmw.com/fiche/PartsFiche.aspx sempre compro com estes caras.

Gnegraes, impecável diagnóstico!


Um Grande abraço!

Muito obrigado. Aliás. Muito obrigado a todos. Nunca imaginei que esse fórum iria me passar tantas informações e todas muito bem elaboradas.
Irei trazer esse módulo dos EUA e conto para vocês o resultado final.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
18-08-2019, 18:48
Paese,

É muito importante pra nós e para o forum, o relato da conclusão do conserto. Você estará colaborando e muito para o aprimoramento das informações e das manutenções....

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

FernandoXL
06-09-2019, 21:56
Na minha aconteceu algo semelhante. Peguei uma tempestade, inclusive com chuva de pedra, e a comutação dos farois alto/baixo, pisca pisca, pisca alerta, enfim, todos os comandos do punho da esquerda não estavam funcionando. Levei para o mecânico e constatou que era água dentro do comando. Secou e acabou o problema. Ele isolou um pouco melhor com silicone e deve resolver o problema para mim.

Gabriel P
18-10-2019, 18:53
Atualizando.
Pessoal, depois de 2 meses esperando, finalmente chegou o módulo, que foi instalado e solucionado o problema. Tudo funcionando em perfeito estado.
Fiquei encabulado uma motocicleta tão nova, de uma marca renomada, queimando esse módulo.
Enfim. Que venha a próxima aventura. Grande abraço e obrigado por tudo. [emoji1682][emoji1682][emoji1682][emoji1682]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

P.ALMEIDA
23-10-2019, 10:12
Atualizando.
Pessoal, depois de 2 meses esperando, finalmente chegou o módulo, que foi instalado e solucionado o problema. Tudo funcionando em perfeito estado.
Fiquei encabulado uma motocicleta tão nova, de uma marca renomada, queimando esse módulo.
Enfim. Que venha a próxima aventura. Grande abraço e obrigado por tudo. [emoji1682][emoji1682][emoji1682][emoji1682]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado por compartilhar Gabriel. Agora bota pra rodar a menina.