PDA

Ver Versão Completa : Redução de potencia f800gs



Edsom
09-09-2019, 16:56
Galera, acabei de adquirir minha primeira 800gs, percebi que ela fica meio que limitada a velocidade nos 160km/h, li algo no manual como que fala algo a respeito.
Velocidade máxima >200 km/h
com redução da potência 35 kW SA 165 km/h
com redução da potência 25 kW SA 136 km/h
, isso é uma função dela que pode ser modificado ou como se resolve isso?

Rromagnani
09-09-2019, 19:20
Edson antes de mais nada bem vindo por aqui!

Não sei te responder, mas em breve a turma da Mecanica lhe ajudará...

Agora, convenhamos que 160 kms/h é uma velocidade mais do que razoável!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

EvertonM
09-09-2019, 23:04
Agora, convenhamos que 160 kms/h é uma velocidade mais do que razoável!
No meu modo "tiozão", já tá acima do que meu anjo da guarda consegue voar. rsrsrs

Edsom
10-09-2019, 10:47
No meu modo "tiozão", já tá acima do que meu anjo da guarda consegue voar. rsrsrs

Com certeza, também não costumo andar em velocidades superiores a isso, a questão é que com esse desempenho andando sozinho achei fraca, haja vista que irei andar com garupa, e sendo assim tenho certeza que a moto tem um desempenho muito maior do que se apresentou,

Gnegraes
10-09-2019, 11:29
Bem-vindo Edsom,

Pergunta: você já leu o Manual de Proprietário?

Edsom
11-09-2019, 17:42
Sim, tanto que a informação que existe essa condição de redução de 35kw de potencia, encontrei no manual, mas não achei nada que fala sobre restabelecer a condição normal.

Edsom
12-09-2019, 14:38
1027110271
essa é somente a parte, do manual que fala sobre o assunto.

Gnegraes
13-09-2019, 15:20
Edsom,

Fiquei intrigado com a questão e fui verificar no site alemão do qual faço parte.

A redução de potência do motor é feita de acordo com a classe de carteira de habilitação que você tem.
Na Alemanha (e acredito que agora também na EU) existem diferentes categorias de carteira de habilitação para novatos (A, A1, A2 e AM) e para cada uma delas há um limite de potência do motor.
Existe um período onde o novo piloto dirige em observação, se soltar um pum, perde a habilitação....
Passado este período, fica liberado para dirigir qualquer coisa.

Me lembro que há muitos anos atrás, o limite era de motores com no máximo 150cc para os novatos.
Hoje com a eletrônica ficou fácil, criaram diferentes categorias para diferentes idades (dos 16 aos 24 anos) e basta mexer no chip de controle do motor.

Espero ter ajudado, talvez a tua dúvida seja a de muita gente.
E acredito que se perguntar em CC sobre isso, vão dizer alguma bobagem para você.... :cool:

matheus19
01-03-2024, 13:28
Boa tarde, dando uma ressuscitada no tópico rs...

pelo que eu li/vi no manual técnico, a redução de potencia é feita no suporte do cabo do acelerador, de modo a limitar a abertura máxima da borboleta do acelerador, e assim limitando a potencia total.

11698
Peça Nº5

acredito que no brasil nenhuma moto veio com esse limitador...

Gnegraes
01-03-2024, 15:09
A redução de potência no motor é feita na ZFE, ou ECU se quiser.
Não é tão simples assim....

A redução de potência se deve ao ruído da moto, para atender normas brasileiras.

matheus19
01-03-2024, 17:54
A redução de potencia é feita por causa do tipo de habilitação que a pessoa tem lá na Europa, como você mesmo respondeu mais em cima, em 2019.


"Although all bikes use the same basic engine, the F800 produces 85 hp (63 kW), which is 10 hp (7.5 kW) more power than the F700 and 14 hp (10 kW) more than the discontinued F650. Engines on both the F800 and F700 can be modified to deliver a reduced power output of 35 kW (47 hp) for European riders on restricted Category A2 licences.[6]"

"Embora todas as motos usem o mesmo motor básico, a F800 produz 85 cv (63 kW), o que representa 10 cv (7,5 kW) a mais de potência que a F700 e 14 cv (10 kW) a mais que a F650 descontinuada. Os motores do F800 e do F700 podem ser modificados para fornecer uma potência reduzida de 35 kW (47 HP) para pilotos europeus com licenças restritas da Categoria A2."

Fonte - https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_F_series_parallel-twin

A questão é que existe sim um restritor físico, que vai instalado no corpo de borboleta, pode ser que a ECU também seja feita alguma alteração para a restrição de potencia.
11704


agora ate onde eu sei a F850GS que foi feita uma redução de potencia via software para de 95CV para 80CV por causa do ruido do escapamento que não atendia as leis antirruído atuais, ai em vez de fabricar um novo escapamento para o mercado brasileiro preferiram matar 15CV da F850GS.


Enfim a ideia da minha resposta no post era somente acrescentar a informação de que existe sim um restritor, mas que isso foi utilizado somente na europa por conta do tipo de habilitação.

Gnegraes
02-03-2024, 09:58
A redução de potencia é feita por causa do tipo de habilitação que a pessoa tem lá na Europa, como você mesmo respondeu mais em cima, em 2019.


"Although all bikes use the same basic engine, the F800 produces 85 hp (63 kW), which is 10 hp (7.5 kW) more power than the F700 and 14 hp (10 kW) more than the discontinued F650. Engines on both the F800 and F700 can be modified to deliver a reduced power output of 35 kW (47 hp) for European riders on restricted Category A2 licences.[6]"

"Embora todas as motos usem o mesmo motor básico, a F800 produz 85 cv (63 kW), o que representa 10 cv (7,5 kW) a mais de potência que a F700 e 14 cv (10 kW) a mais que a F650 descontinuada. Os motores do F800 e do F700 podem ser modificados para fornecer uma potência reduzida de 35 kW (47 HP) para pilotos europeus com licenças restritas da Categoria A2."

Fonte - https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_F_series_parallel-twin

A questão é que existe sim um restritor físico, que vai instalado no corpo de borboleta, pode ser que a ECU também seja feita alguma alteração para a restrição de potencia.
11704


agora ate onde eu sei a F850GS que foi feita uma redução de potencia via software para de 95CV para 80CV por causa do ruido do escapamento que não atendia as leis antirruído atuais, ai em vez de fabricar um novo escapamento para o mercado brasileiro preferiram matar 15CV da F850GS.


Enfim a ideia da minha resposta no post era somente acrescentar a informação de que existe sim um restritor, mas que isso foi utilizado somente na europa por conta do tipo de habilitação.



No Brasil não há restritores de potência para categorias de pilotos iniciantes, só existe na Europa...
Cuidado ao pegar informações técnicas de lá, existem configurações das motos para Europa, USA (exigências de norma) e algumas para o Brasil.
Essa restrição de potência é enorme (mais de 50% da potência do motor) no caso europeu e não é o caso da redução de potência que há aqui no Brasil.

Por conta desta redução de potência no Brasil, alteraram o mapeamento da injeção na ZFE e mudaram a relação de redução coroa-pinhão, para aumentar o torque e corrigir o desempenho da moto nesta configuração.
Isso levou inclusive ao fato que tua moto não ter cavalete central devido ao novo posicionamento da corrente de rolos, o cavalete bateria na corrente....

As motos BMW são fabricadas para o mercado mundial.
A venda desta moto no Brasil é muito pequena comparada com a produção mundial deste modelo, não justifica economicamente mexer no projeto.
A mudança da relação coroa-pinhão não altera o custo de produção, pois o aumento do número de dentes tem custo irrisório.

shw
04-03-2024, 16:19
A F650GS de 2008-2018 possui 71 CV
A F800GS de 2008-2018 possui 85 CV
A F850GS de 2019 la na europa possui 95 CV, e 80 CV no Brasil devido a norma de ruída, esta redução foi feita via software, tanto que a relação aqui tb é diferente da europa

Agora a F800GS passa dos 160km/h por hora facil, ela chega a 200km/h, agora velocidade de cruzeiro na F800 a 160KM/h já é bastante