PDA

Ver Versão Completa : Pane elétrica F800GS 2013 - Parece aterramento (algum mecânico experiente??)



bmwf800gs
20-09-2019, 18:12
Olá pessoal, Boa tarde!

Motocicleta BMW F800GS 2013 com 40mil km.

Estou com um problema beeemm estranho. Vejam:
Moto liga normal, bateria OK! Painel tudo ok! Tudo normal até então.
Ando com a moto por uns quilômetros e de repente o painel apaga. Mas a moto continua funcionando. Percebo uns certos "pipocos" quando solto o acelerador (um pouco mais que o normal). Aperto a buzina e o som fica estranho, como se estivesse com bateria fraca. Comandos como piscas funcionam. Comandos que apareceriam no painel não funcionam, como por exemplo aquecimento dos punhos (minha moto é 2013)! Até ligar o ventilador sem necessidade (com temperatura normal) ela teve um certo momento que ligou!
Depois que esse "apagar de painel" ocorre, eu desligo a chave da moto e quando viro a chave fica tudo normal. Ligo a moto porém (tudo normal), depois de uns 5 segundos o painel apaga novamente!

Já verifiquei o aterramento principal e polos de bateria!

Alguém pode ajudar?????

Reiner
20-09-2019, 18:24
Boa noite,

Primeiramente, checar todas as coneccoes. Inclusive o miolo eletrico da chave de partida. Apertar os bornes da bateria e o cabo neutro ligado ao chassis.

Sds.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

rafaelhces
20-09-2019, 23:42
Tem caracateristicAs de ser a zfe.

bmwf800gs
21-09-2019, 09:35
Boa noite,

Primeiramente, checar todas as coneccoes. Inclusive o miolo eletrico da chave de partida. Apertar os bornes da bateria e o cabo neutro ligado ao chassis.

Sds.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Valeu Reiner.

Já conferimos tudo!!

bmwf800gs
21-09-2019, 09:37
Tem caracateristicAs de ser a zfe.


Pois é! Já estou procurando no Mercado Livre uma pra comprar.

Sabem dizer se os "numeros" na etiqueta que vem na peça tem que ser EXATAMENTE iguais?

Gnegraes
21-09-2019, 10:46
Sim, eles identificam o componente para a tua moto.
A identificação para a escolha de peças de reposição é feita pelos 7 últimos campos alfanuméricos da numeração geral que está gravada na mesa da tua moto. Estas 7 letras/algarismos são o RG da tua moto, eles identificam exatamente o que foi montado nela.
É fundamental informar este código quando for comprar peças e/ou acessórios.

No ML vai achar peça usada. Para ter uma ideia de preço lá fora, busque no site Max BMW por exemplo, os preços são os equivalentes em Euros na Alemanha.
Normalmente lá fora custa a metade do preço aqui nas CCs. Faça cotação em várias CCs aqui, há diferença grande de preços.
Na extinta Eurobike aqui em Sampa, as peças custavam na média 25% mais caras que na Caltabiano. Fica muito claro por que fechou....

A ZFE é a Zentrale Fahrgestellteletronik = Unidade de comando eletrônico central.

rafaelhces
22-09-2019, 01:20
Eu troquei a da minha moto, quase todos os numeros eram iguais. O ideal é confirmar com o vendedor o ano e acessorios da moto, foi assim que eu fiz.

Gnegraes
22-09-2019, 11:35
Eu troquei a da minha moto, quase todos os numeros eram iguais. O ideal é confirmar com o vendedor o ano e acessorios da moto, foi assim que eu fiz.

Quem confirma qual moto você tem ao vendedor da peça é você. Está claro em todas as motos gravado na mesa do guidão, a não ser que a numeração esteja raspada...:cool:rs,rs,rs,rs
A F800GS tem 3 part numbers diferentes para a ZFE.
Se você informar o RG da tua moto, não há como receber peça "semelhante" ou com configuração diferente da tua.

bmwf800gs
23-09-2019, 10:56
Quem confirma qual moto você tem ao vendedor da peça é você. Está claro em todas as motos gravado na mesa do guidão, a não ser que a numeração esteja raspada...:cool:rs,rs,rs,rs
A F800GS tem 3 part numbers diferentes para a ZFE.
Se você informar o RG da tua moto, não há como receber peça "semelhante" ou com configuração diferente da tua.


Valeu pelas dicas galera, mas me surgiu uma dúvida:

Se os números lá na minha moto, é o "RG" dela, então em uma peça usada, eu não vou achar uma peça com os mesmos números, correto??

Nesse caso, a única coisa que eu preciso me preocupar, seria o ano e o modelo da moto?!

Gnegraes
23-09-2019, 12:03
Valeu pelas dicas galera, mas me surgiu uma dúvida:

Se os números lá na minha moto, é o "RG" dela, então em uma peça usada, eu não vou achar uma peça com os mesmos números, correto??

Nesse caso, a única coisa que eu preciso me preocupar, seria o ano e o modelo da moto?!

Lógico que vai!!!
Uma coisa é o "RG" da tua moto, outra é a numeração das peças de reposição originais.
Quando você acessa a BMW Motorrad ETK, ou o programa RSD da BMW ou a Max BMW nos EUA, inserindo o "RG" da tua moto automaticamente só são apresentados a você as peças e seus respectivos Part Numbers que servem para ela.
Qualquer outra peça com outra numeração pode não funcionar, principalmente as placas eletrônicas onde as configurações de SW já vem inseridas nas memórias.

rafaelhces
23-09-2019, 12:19
Ninguém é obrigado a comprar peças na concessionaria informando o RG da moto. Eu dei o exemplo caso o amigo queira comprar a peça usada e de procedência é obvio.
Eu comprei a minha com certificado de baixa no detran e eu e vendedor trocamos informações a respeito de ambas as motos e sem trocadilhos.

Sdavid
14-10-2019, 22:14
Boa noite! A minha também é 2013 e estava com sintomas muito parecidos com o seu, painel apagando apartir dos 60kms, falhava, o ponteiro do velocímetro parava de funcionar... o defeito era o regulador de voltagem.

Noronha 21
12-06-2021, 15:40
Valeu obrigado