PDA

Ver Versão Completa : Sensor de nível de combustível tipo fita



Gnegraes
26-10-2019, 19:23
Durante 3 anos a BMW utilizou um sensor de nível de combustível tipo fita, que se mostrou extremamente instável quanto à durabilidade.
Algumas motos apresentam falha, outras não. Daí a BMW ter retornado ao sistema de boia a partir de 2010 se não me engano.

Visitei um concessionário BMW (Klaus Mayer) para buscar algumas pecinhas que havia encomendado.
Fui atendido pelo consultor técnico do CC e que é engenheiro mecânico. Durante nossa conversa, mencionei o raio do sensor que tanta falha apresenta. Ele disse que é curioso, lá também há motos que nunca tiveram problemas, outras os donos simplesmente desistiram de trocar, mesmo em garantia da BMW. Mas ele citou o caso de um cliente que há tempos estava com o indicador marcando vazio permanentemente, teve um problema com a bomba de combustível e instalaram a versão mais recente, eletrônica. Assim que instalaram a nova bomba, o sensor voltou a funcionar e não deu mais problema. Não conseguiu fazer uma análise mais profunda do ocorrido, está esperando o cliente voltar para a próxima revisão e tentar entender.

Abaixo vão os detalhes:

Bomba de combustível indicada no ETK, original no ano de fabricação (a minha é 2009)
Part number 16 14 7680 379

Nova bomba eletrônica de combustível
Part number 16 14 8523 697
Preço 126,00 Euros (sem impostos para mim) e 150 Euros (com impostos)

O preço é praticamente o mesmo do sensor de nível. Ele ficou de me mandar informações adicionais assim que as tiver.

Aleksander
27-10-2019, 16:17
Fala pessoal!
a minha 2009 me deixou na mão, o marcador que sempre funcionou bem estava marcando 3 "riscos" e a gasolina acabou, por sorte imaginei que fosse pane seca deitei a moto pra esquerda e consegui chegar no posto.
desmontei a tal da fita e olhei bem pra ela, limpei, montei e nada resolveu! kkkk

com a gs do meu irmão igual a minha, certa vez ele abasteceu com gasolina premium e o marcador pifou, agora abasteci também com a premium, vai que...

Gnegraes
27-10-2019, 19:13
Fala pessoal!
a minha 2009 me deixou na mão, o marcador que sempre funcionou bem estava marcando 3 "riscos" e a gasolina acabou, por sorte imaginei que fosse pane seca deitei a moto pra esquerda e consegui chegar no posto.
desmontei a tal da fita e olhei bem pra ela, limpei, montei e nada resolveu! kkkk

com a gs do meu irmão igual a minha, certa vez ele abasteceu com gasolina premium e o marcador pifou, agora abasteci também com a premium, vai que...

Não tem relação. Na Alemanha só há gasolina semelhante à Premium daqui, que em tese (no Brasil sempre precisamos ter um pé atrás) deve ser mais limpa e sem "cositas estrañas" misturadas...

Aleksander
30-10-2019, 21:26
É então, a esperança é que limpe o sensor
Enchi o tanque no fds com a premium rodei 95 km e continua indicando cheio

Gnegraes
31-10-2019, 07:43
É então, a esperança é que limpe o sensor
Enchi o tanque no fds com a premium rodei 95 km e continua indicando cheio

Melhor assim: se for a zero, vai ficar alarmando no painel...

roberto fr
04-11-2019, 10:24
Durante 3 anos a BMW utilizou um sensor de nível de combustível tipo fita, que se mostrou extremamente instável quanto à durabilidade.
Algumas motos apresentam falha, outras não. Daí a BMW ter retornado ao sistema de boia a partir de 2010 se não me engano.

Visitei um concessionário BMW (Klaus Mayer) para buscar algumas pecinhas que havia encomendado.
Fui atendido pelo consultor técnico do CC e que é engenheiro mecânico. Durante nossa conversa, mencionei o raio do sensor que tanta falha apresenta. Ele disse que é curioso, lá também há motos que nunca tiveram problemas, outras os donos simplesmente desistiram de trocar, mesmo em garantia da BMW. Mas ele citou o caso de um cliente que há tempos estava com o indicador marcando vazio permanentemente, teve um problema com a bomba de combustível e instalaram a versão mais recente, eletrônica. Assim que instalaram a nova bomba, o sensor voltou a funcionar e não deu mais problema. Não conseguiu fazer uma análise mais profunda do ocorrido, está esperando o cliente voltar para a próxima revisão e tentar entender.

Abaixo vão os detalhes:

Bomba de combustível indicada no ETK, original no ano de fabricação (a minha é 2009)
Part number 16 14 7680 379

Nova bomba eletrônica de combustível
Part number 16 14 8523 697
Preço 126,00 Euros (sem impostos para mim) e 150 Euros (com impostos)

O preço é praticamente o mesmo do sensor de nível. Ele ficou de me mandar informações adicionais assim que as tiver.

Sou do Rio de Janeiro e possuo um 1200 gs 2007, perfeita ,mas apresenta este problema de marcação de combustivel falsa, falando com pessoal de oficina especializada , soube de duas soluções possiveis :

1- Existe um software italiano que consegue corrigir o problema ,mas não é garantido ,problema pode voltar
2- trocar o que eles chamam de régua , custa em torno de R$ 2000,00 eo problema também pode voltar
3- minha solução : uso o hodometro parcial ,abasteço e assim tenho uma certa idéia do que está acontecendo e também de quando devo reabastecer .
Espero ter ajudado

Gnegraes
04-11-2019, 10:45
Sou do Rio de Janeiro e possuo um 1200 gs 2007, perfeita ,mas apresenta este problema de marcação de combustivel falsa, falando com pessoal de oficina especializada , soube de duas soluções possiveis :

1- Existe um software italiano que consegue corrigir o problema ,mas não é garantido ,problema pode voltar
2- trocar o que eles chamam de régua , custa em torno de R$ 2000,00 eo problema também pode voltar
3- minha solução : uso o hodometro parcial ,abasteço e assim tenho uma certa idéia do que está acontecendo e também de quando devo reabastecer .
Espero ter ajudado

Esta peça custa cerca de R$1.300 no CC. A vantagem é que a BMW dá 2 anos de garantia.
O incrível é que há fitas que nestes anos todos nunca deram problema. Outras parece ser produto falsificado do "original" chinês;... rs,rs,rs..
Por conta esta instabilidade, a BMW retornou para o sistema antigo de boia.

Não ouvi falar deste software, teria como você ter mais informações? Software há da própria BMW para fazer a calibração da fita sensora nova, antes de colocar no tanque. O scanner GS-911 também tem essa função, dentre outras.
Na web há um método de se resoldar os fios do sensor mediante pulso de alta tensão com acendedor de fogão piezométrico. Às vezes funciona, outras não.

Gnegraes
16-11-2019, 11:39
Faço parte do fórum do scanner GS-911.

Acabo de ler lá que um holandês inventou um pequeno circuito que faz a conversão do tipo de sinal do sensor tipo fita para o sensor tipo boia.
Com isso pode-se instalar a boia convencional dos modelos 2010 em diante e seus (nossos..) problemas acabaram... ( é não das Organizações Tabajara...)
Foi um grande sucesso mas ele abandonou o projeto devido à enorme procura e como não tinha estrutura para a demanda, parou de fornecer.
Uma pena. A BMW aparentemente não se interessou, pois está bancando a troca dos sensores de fita.

Gnegraes
16-11-2019, 15:23
Boas notícias !!!

Neste fórum descobri que um concessionário holandês BMW comprou os direitos de fabricação do Kit de Conversão para Boia.
Basta instalar o conversor na saída do sistema para a ZFE e trocar a Fita de nível por uma Boia de nível de 2010 em diante.

Já mandei um email a eles ppedindo mais informações, preço, etc., vamos ver a resposta semana próxima....

Abaixo vai foto do conversor de sinal:

10315

Gnegraes
18-11-2019, 16:04
O conversor de sinal custa 110 Euros. E a boia 114 Euros.

Iceman
18-11-2019, 17:43
Se não me engano, o marcador de combustível da minha (2014 LC) só começa a indicar diminuição do tanque após baixar do meio tanque. Tanto que fica um tempão sem se mexer, mas quando começa, ai vai rápido.
Ou seja, a barra cheia indica que ainda tem mais de meio tanque, não necessariamente que esteja cheio.
A barra na metade seria 1/4 de tanque restante.

Gnegraes
18-11-2019, 22:04
Thomas,
Pode ser que a haste da bóia esteja mal posicionado e pegando em algum ponto, é possível verificar.
Além disso, pelo que li no fórum este sistema de bóia também pode ser calibrado, como o de fita.

O meu sensor de fita está ok no momento, mas é o terceiro este ano. A BMW tem trocado em garantia, mas sempre se perde tempo, levar a moto, deixá-la na oficina uns 2 dias...
Vou comprar o conversor e ficar com ele em stand by. Se a fita voltar a dar problemas, troco e resolvo.

Iceman
18-11-2019, 23:48
Thomas,
Pode ser que a haste da bóia esteja mal posicionado e pegando em algum ponto, é possível verificar.
Além disso, pelo que li no fórum este sistema de bóia também pode ser calibrado, como o de fita.

O meu sensor de fita está ok no momento, mas é o terceiro este ano. A BMW tem trocado em garantia, mas sempre se perde tempo, levar a moto, deixá-la na oficina uns 2 dias...
Vou comprar o conversor e ficar com ele em stand by. Se a fita voltar a dar problemas, troco e resolvo.

Cara, eu já havia notado esse comportamento desde a minha G650GS e tb na F800GS.
Acho que é para ser assim mesmo.
De qualquer forma, já me acostumei e não vou perder tempo com isso. :)

Gnegraes
19-11-2019, 08:19
Thomas,
Será que todos os sensores tipo boia tem essa característica, indicam "corretamente" apenas abaixo de 1/2 tanque?

Iceman
19-11-2019, 15:44
Thomas,
Será que todos os sensores tipo boia tem essa característica, indicam "corretamente" apenas abaixo de 1/2 tanque?

Certeza eu não tenho, mas acho que sim.

Tanto é que se você prestar atenção, o primeiro risco (mais alto) é um pouco menor que os demais. Talvez para conotar "meio tanque".
Creio que a idéia é melhorar a resolução da indicação do meio tanque para baixo, onde a principio é mais importante.
Conhecendo os alemães, não é improvável que este seja o raciocínio deles.

Teria que fazer um teste: Deixar o tanque chegar na reserva e abastecer somente uns 10 litros (se não me engano o tanque das GS tem 21 L), para ver se o bargraph sobe até o topo ou não.

Gnegraes
19-11-2019, 16:36
Conhecendo os alemães (kkkk) acho difícil terem instalado um sistema de medição de nível que só funciona corretamente da metade para baixo....
A capacidade dos tanques das GS é de 20 litros, as GS Adv tem 30 litros.

No indicador de fita (quando funciona :() indica no bargraph com relativa precisão, desde cheio até começar a alarmar no volume mímino.

Alguém mais do grupo pode dar informações de como se comporta o indicador de nível de boia?

Benicio
19-11-2019, 17:02
Conhecendo os alemães (kkkk) acho difícil terem instalado um sistema de medição de nível que só funciona corretamente da metade para baixo....
A capacidade dos tanques das GS é de 20 litros, as GS Adv tem 30 litros.

No indicador de fita (quando funciona :() indica no bargraph com relativa precisão, desde cheio até começar a alarmar no volume mímino.

Alguém mais do grupo pode dar informações de como se comporta o indicador de nível de boia?

Minha moto, R1200 GSA, 2012 com bóia, tanque de 33 litros, funciona com precisão, palito a palito.
A outra que tive, 2010, também funcionava com precisão.
No final do tanque, quando faltam 70 km de autonomia, acende o alarme, se deixar zerar a autonomia, abasteço pouco mais de 32 litros.

BJumperBR
19-11-2019, 18:50
Na minha F800GSA o triângulo que indica meio tanque some depois de rodar aproximadamente 310/330km dependendo da tocada.

O tanque da moto tem 24l e a minha média de consumo é de 20Km/l, ou seja, quando o marcador indica meio tanque, na verdade só tenho aproximadamente 35% de combustível.

Apesar de não iniciar em 50% do tanque, o marcador é preciso. Rodo mais ou menos 30Km a cada traço restante na tela.

10317

Rromagnani
19-11-2019, 20:03
A minha tb marca com precisão! O problema é com o Ice mesmo... kkkkkk

Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk

M@uro
20-11-2019, 08:33
A minha é 2012 e marca com precisão.

Gnegraes
20-11-2019, 18:27
Se não me engano, o marcador de combustível da minha (2014 LC) só começa a indicar diminuição do tanque após baixar do meio tanque. Tanto que fica um tempão sem se mexer, mas quando começa, ai vai rápido.
Ou seja, a barra cheia indica que ainda tem mais de meio tanque, não necessariamente que esteja cheio.
A barra na metade seria 1/4 de tanque restante.

Houston, Houston, we have a problem !!!:cool:

Iceman
21-11-2019, 08:09
Houston, Houston, we have a problem !!!:cool:

Nope! No problem at all.
We got that shit son :p

Pode até ser defeito, mas já me acostumei.
Eu encho o tanque a cada duas semanas e geralmente a barra só começa a se mover na segunda semana.
Defeito ou não é assim que vai ficar ;)

Reiner
21-11-2019, 15:13
Kkkk,
Perfeição!!!!
Temos que tentar ser....

TFA

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
21-11-2019, 18:24
Vejam a solução do conversor de sinal disponível na Holanda:

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhpIdgE6LBQE2AB8R2A?e=jMtIbe

M@uro
26-11-2019, 23:34
Parece bacana. Quanto custa?

Gnegraes
27-11-2019, 08:35
Parece bacana. Quanto custa?

O conversor custa 110,00 Euros e a boia 114,00 Euros.

Gnegraes
16-09-2020, 15:02
Pessoal,

Tentei comprar o conversor de sinal na Holanda, mas eles não estão mais comercializando....

Mas há boas notícias !!!

Para os modelos até 2011 que usavam a fita como sensor de nível de tanque e que tantos defeitos apresentou, a BMW substituiu o sistema em 2012 e retornou ao sistema de boia tradicional.
Para os modelos até 2011 resta substituir com garantia estendida da BMW para 2 anos, o que foi o meu caso por duas vezes, a 1a. paguei e a segunda troquei em garantia.

Agora é possível instalar a boia no tanque e modificar o software na ZFE para que consiga ler o sinal e indicar o nível no painel.
O pessoal da Beto Motos em SP está fazendo essa transformação com sucesso.
É necessário a compra da boia e mais um pequeno acessório no CC BMW e reinstalar o software, tudo sai por volta de R$2.000. O sensor de nível original tipo fita custa cerca de R$1.600, ou seja, para quem está com problemas é a chance de resolver o problema definitivamente.

Wagnercse
02-06-2021, 00:35
Boa noite pessoal, sou novo aqui acabei registrando pra poder tirar umas dúvidas faz 6 meses que estou com minha moto r1200gs 2012 , e a minha está com seguinte problema.... Ela marca certo o combustível porém, aconteceu algo estranho de ums dias pra cá ela baixa gasolina conforme vou rodando e acaba morrendo por falta de combustível dae eu deito ela pro lado esquerdo escuto a gasolina passando pro lado esquerdo onde fica a bomba, dae eu inventei de desmontar bomba regulador de pressão enfim a linha de combustível, reparei que quando eu ligo a moto ela puxa pelo lado esquerdo e o retorno cai do lado direito,a minha é a 33litros que eh espécie de tanque dividido, já levei na cc nem eles souberam explicar o porquê não está passando pro lado esquerdo onde fica. Bomba que puxa, e do lado direito tem outra linha que é o retorno pesquisado,encontrei que se trata de uma espécie de uma bomba de sucção que deveria fazer o papel de empurrar gasolina pro outro lado do tanque, desmontando ela não vi nada estranho , enfim alguém sabe de algo pra me dá uma luz já entrei em vários sites brasileiro,americano,alemão e não encontrei nada nada nada a respeito,

CLouresRoc
29-08-2021, 09:12
Bom dia, ontem desmontei o tanque pra limpeza interna e descontaminação ( depois explico façanha completa…. Kkkkkkk) achei uma segunda fita dessa “esquecida” dentro do tanque , maus algo ja soube disso?

CLouresRoc
29-08-2021, 09:23
Ontrm quando desmontei o tanque pra limpar os filtros viesse esquema, exatamente como vc descreveu, acredito que o engate 90 graus do lado direito faça pressão pra empurrar o combustível, tem peça com espécie de tela que conecta na mangueira de retorno da gasolina

Ricfran
19-10-2021, 19:08
Ja tem noticias do conversor de sinal da boia de combustivel da R1200GS 2006

Gnegraes
19-10-2021, 22:38
Ja tem noticias do conversor de sinal da boia de combustivel da R1200GS 2006

Quem fabricava o conversor de sinal na Holanda, parou de fazer.

A Beto Motos aqui em SP tem feito algumas conversões, mas depende do software da ZFE da moto.
Precisa trazer a moto aqui em SP para testar a solução.

Gnegraes
22-11-2021, 20:36
Para quem quiser fazer a conversão de Sensor de Fita para Sensor tipo Boia nos modelos GS e GSA até 2010, segue a receita:

- retirar o sensor tipo fita.

- instalar boia de combustível part number 16 14 8568 699 para as GSs, 16 14 8554 065 para as GSAs (verifique o part number da tua moto com o teu VIN no CC).

11044

A diferença é: nas GS a boia se instala no copo de combustível, nas GSAs se instala na bomba de combustível.

No circuito abaixo, se vê as ligações na ZFE tanto para o sensor de fita (Fuel Level Sensor - Film Type) como para o sensor de boia (Fuel Level Sensor - Lever Type).

11045

- remova os pinos cegos dos bornes 21 e 37.

- para que a ZFE seja capaz de ler o novo sensor, você precisa trocar os pinos no conector principal, pino 34 (verde com traço vermelho) e 35 (marrom com traço azul) que devem ser movidos para as posições 21 e 37 no conector ZFE.

- instale os pinos cegos nos bornes 34 e 35 para que não entrem vapores / umidade no conector da ZFE.

Feita a parte de hardware, agora resta reprogramar a ZFE para enxergar o novo sensor de nível. Para isso é necessário usar o scanner BMW ou o Moto Scan App with OBD linkLx que o colega inglês usa.

>>>> Já entrei em contato com a HexCode sugerindo a implementação destas configurações no módulo ZFE do scanner GS-911.

Na seção ZFE, entrar em Service e alterar duas funções:

- a função que está em Capacitive (sensor de fita), mudar para Potenciometer (sensor tipo boia).
- a função Inductive Fuel Sensor que está Activated, alterar para Deactivated.

Esta Conversão foi divulgada em site inglês UKGSer.com para BMWs no link "Fuel strip to float conversion complete guide. (ukgser.com)". Copie e cole no seu navegador para entrar na página.

Sugiro que quem não estiver familiarizado com o serviço e não possuir scanner GS-911, que procure oficina gabaritada para fazer a conversão.

Gnegraes
24-11-2021, 10:32
Mais uma informação: a HexCode tem essa aplicação implementada no GS-911, mas disponível apenas na sua versão Beta (experimental).

Me explicaram que não houve a implementação definitiva pelo fato de ainda não haverem testado em todas as sérias de ZFE montadas nas motos que vão do ano 2007 a 2010. Só implementam novas aplicações após terem confiabilidade para todos os usuários.

Se alguém quiser fazer a reprogramação, basta entrar em contato com eles que enviam a versão Beta para uso.

No meu caso particular, ainda estou sem problemas com o sensor tipo fita. Mas se der pau, vou migrar para o sensor de boia.

PaulaoD
29-01-2024, 09:24
Prezados bom dia! Acessem o link abaixo para adquirir a fita sensor de nível da GS 1200R.

https://www.medidordeumidade.com.br/MLB-3252381755-medidor-fita-de-gasolina-moto-k1200-r1200gs-e-adventure-_JM

Gnegraes
29-01-2024, 16:06
Medidor de umidade???????

Não clicaria no link enviado....

EvertonM
29-01-2024, 21:35
Poisé... por outros caminhos cheguei ao site: em tese é empresa de "agrotecnologia", com telefone do Paraná. Todavia o Paulo Roberto se registrou como sendo de Minas Gerais.

Paulo Roberto,
aqui no Fórum é praxe fazer uma apresentação pessoal inicial (link abaixo), oportunidade que eu sugiro que você também aproveite para esclarecer sobre sua oferta, informações dessa loja do Paraná, etc.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/forumdisplay.php/8-Apresenta%C3%A7%C3%B5es-Pessoais

Gnegraes
30-01-2024, 07:57
Moderadores.

Favor excluir Membro Fake.

Não cliquem no link informado !!!!