Ver Versão Completa : Tombo entrada da garagem
E aí pessoal tudo bem? Bom 2020 à todos!
Peguei a 850 GS faz muito pouco tempo. Hoje fui entrar pela entrada do prédio (minha rua é uma ligeira ladeira) e após abrir o portão automático, quando acelerei do rodapé pra entrada do prédio, meio que já fazendo uma curva para 'endireitar' a moto, não acelerei o suficiente, nessa a moto morreu.
O final da história vcs já sabem, ela pendeu pro lado direito, começou a ficar mais e mais pesada e uma hora nao aguentei e larguei ela. Ela quebrou o manete de freio e arranhou a pedaleira traseira e amassou levemente a pedaleira (o protetor de motor/carenagem e o de maos fizeram a parte deles).
Fiquei meio deprê mas acho que é normal. Engraçado que já tive moto alta antes (Lander 250X) há quase 10 anos atrás e lembro que eu não tinha problema nenhum em manobrar ela em espaços curtos ou entrada de garagem, mesmo em subidas ingremes.
Alguém tem alguma dica pra que isso não aconteça mais? Aconteceu com alguém alguma vez também?
Abs e bom domingo.
Rromagnani
05-01-2020, 15:12
A única dica é... Experiência! Kkkkkk
No ano retrasado fiz quase isso no lava rápido e o resultado foi um belo tombo com a moto desligada e meu orgulho ferido!
Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk
Markinho
05-01-2020, 15:26
Fala Fernando, td certo?!
Ja aconteceu comigo algumas vezes kkkk tanto com moto baixa (HD Iron 883) e com mais altas (Tiger 800 XCX e G310 GS), isso pra mim q tenho 1,70m.
Tem um canal q sigo no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC0FFFneMi9GwRHUsuBjM0jA)acho excelente!!!
Ótimas dicas sobre pilotagem em geral.
Tem vários videos mais antigos se vc olhar na lista, sobre manobras em baixa velocidade. Inclusive nessa época ele usava uma R1200 GS. Me ajudaram bastante!
Hoje tenho uma R1200 GSA (2018) altura normal e até agora nunca tombei kkkk. Apesar q de todas essas motos q tive, ela é a mais “fácil” de pilotar. Excelente ciclística.
Espero ajudar...
Abrasss
Vlw galera pelas dicas!
Negócio agora é ter mais atenção e pilotar a moto de maneira mais suave.
O mais importante numa situação dessas é ter certeza que não tinha ninguém olhando, ainda mais se for amigo ou conhecido. 😀
Rromagnani
06-01-2020, 22:26
[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
O mais importante numa situação dessas é ter certeza que não tinha ninguém olhando, ainda mais se for amigo ou conhecido.
Kkkkkkkk. Caí em frente a câmera de circuito fechado do prédio. Juro que pensei em pedir a fita pra 'ver o que eu fiz de errado' mas melhor não. Se eu pedir capaz dele mais tarde mandar pras videocassetadas do faustao. Melhor coisa é fingir q nada aconteceu kkk..
Kkkkkkkk. Caí em frente a câmera de circuito fechado do prédio. Juro que pensei em pedir a fita pra 'ver o que eu fiz de errado' mas melhor não. Se eu pedir capaz dele mais tarde mandar pras videocassetadas do faustao. Melhor coisa é fingir q nada aconteceu kkk..
[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
Ja que todo mundo perdeu a vergonha, vou dar meu depoimento. Uma semana de R1200 ADV e fui sair de Ré da garagem de casa. Entre a calçada e a rua forma-se um vale profundo... A roda dianteira ficou na calçada e a traseira na rua, advinha se deu pé... caiu de lado bem devagarinho, vexame maior é que ficou desnivelada e com tanque cheio não consegui levantar, por sorte um transeunte me ajudou, e só ele viu porque era de manhãzinha.
Cladocera
13-01-2020, 13:37
Hehehe não tem jeito. Uma hora a gente derruba a moto.
Uma vez deixei a g650 quem nem é tão pesada e alta, tombar pro lado em uma ladeira.... aconteceu igual ao relato do
@barao1, foi inclinando devagar até não aguentar mais e soltar de vez. Resultado: manete da embreagem quebrou no meio. De resto foi só a vergonha das pessoas olhando na rua e um mal jeito no punho da mão kkkkk
Nesse caso fui displicente ao sair do estacionamento, precisei parar de repente por estar vindo tráfego na rua e a gravidade me chamou rsss
O negócio é sempre estudar o chão onde iremos apoiar o pé ao parar. Perceber se tem areia ou pedrinhas que possam escorregar.
Isso que o @Zezaia falou de ficar com os pneus em posição mais alta e uma valeta bem no meio da moto é uma situação bem comum para quedas bestas. Tem técnica pra essa situação, precisa escorregar pro lado e tirar a bunda do banco pro lado que você escolher apoiar o pé no chão. Já vi o pessoal treinando isso colocando uma tábua de madeira de uns 15 cm de altura da largura da prancha da prova pra tirar a carta. Depois de subir na prancha com a moto o pessoal para no meio e faz a técnica de escorregar pro lado. Do contrário é chão na certa pois a moto está 15cm mais alta do que o chão onde seu pé irá tocar.
Abs
Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk
[QUOTE=Cladocera;110942]
O negócio é sempre estudar o chão onde iremos apoiar o pé ao parar.
Exatamente, mas nada como a "lamentável" experiência para ficar atento das próximas vezes. Em algumas ruas, próximo à guia da calçada já tem desnível suficiente pra uma inclinação irrecuperável, ja cheguei a por o pé na calçada, aqui em Mococa tem um monte de rua com paralelepípedo, quando chove nem passo por elas, vira um sabão.
Infelizmente não tive este treinamento que você mencionou, mas já usei esta técnica na GS650, mas o peso é bem menor.
Cladocera
13-01-2020, 20:01
[QUOTE=Cladocera;110942]
O negócio é sempre estudar o chão onde iremos apoiar o pé ao parar.
Exatamente, mas nada como a "lamentável" experiência para ficar atento das próximas vezes. Em algumas ruas, próximo à guia da calçada já tem desnível suficiente pra uma inclinação irrecuperável, ja cheguei a por o pé na calçada, aqui em Mococa tem um monte de rua com paralelepípedo, quando chove nem passo por elas, vira um sabão.
Infelizmente não tive este treinamento que você mencionou, mas já usei esta técnica na GS650, mas o peso é bem menor.Pois é. E também no dia a dia na rua passamos por imprevistos e nem sempre conseguimos escolher o local para pisar. Nessas horas que a gente cai.
Também nunca tentei/precisei usar essa técnica com a moto mais pesada, mas tento manter em mente pra quem sabe reagir mais rápido se preciso.
Abs
Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk
r_oliveira
04-06-2020, 01:52
já que o tópico virou momento sinceridade, vou aproveitar também: 4 dias com minha F800R, ainda acostumando com ela, percebi que estava entrando numa contramão. estava a 20km/h, ou nem isso, mas tentei corrigir e virar para entrar à direita. a moto morreu e começou a deitar. segurei a menina como se fosse o último copo d'água do deserto e consegui salvar da queda. claramente falta de costume e desatenção. se alguém testemunhou, não faço ideia...vazei dali com o coração acelerado rs
Ótimas histórias!
Obrigado [emoji3]
estou com a minha F800 ADV há uns 2 meses. Minha experiência era Tornado e Lander X.
E sempre sou cauteloso com novidades, ainda mais essa que foi cara e é muito pesada. Pra mim, a maior dificuldade de adaptação são essa manobras pra entrar na garagem de casa e estacionar. E sempre haverá uma novidade que a gente não vivenciou pra passar um susto. Como relatado por colegas, acredito que o risco é sempre maior nessas pequenas manobras onde a gente não acelera o suficiente e ela apaga. Aconteceu comigo e por sorte a minha altura ajudou (1.79) e consegui apoiar a perna, mas senti o peso do monstro...kkk
O negócio é não aliviar a mão do acelerador com medo de fazer barulho (garagem de casa) ou por qualquer motivo.
Ela esta com a regulagem mais alta, e consigo apoiar bem os pés, mas as vezes acho que "abaixar" ela pra poder ter contato total dos pés no chão pode trazer segurança
abraço a todos
PauloLopes
10-06-2020, 15:44
Vamos lá!!
Voltávamos, de uma viagem a Argentina, via Foz do Iguaçu e urubici, quando em um sinal fechado em Cascavel, parei a moto, faltando o chão e tombamos, eu e minha mulher! Ela torceu o pulso, a ponto de paramos em um posto e colocar bastante gelo! Comigo, nada e nem com a moto, pois o protetor de motor, fez seu trabalho! Arranhou um pouco o baú traseiro!
Agora, imaginem em pleno sinal, paguei esse mico!
Mas levantei e continuamos a viagem! Por sinal excelente!!