PDA

Ver Versão Completa : Detalhe da montagem Coifas Carda GS R1200 2016

bernolidio
25-03-2020, 17:41
Pessoal, boa tarde. Alguém tem informações mais práticas sobre dicas de como montar corretamente as coifas do carda (motor e roda traseira) também conhecidas como “Rubber Boots” ?

Fiz uma revisão no carda agora com 20.000km onde eixo e as cruzetas foram devidamente lubrificadas, mas as coifas não ficam no lugar... estou quase colocando silicone pra fixar e garantir que não entre água nem poeira.

A do motor:
1) conexão motor coifa está OK, pois tem uma Hellermann que segura.
2) conexão coifa braço solta com frequência...

A da roda:
1) conexão braço coifa parece estar desencaixada daquela alma plástica.
2) conexão coifa roda, ok.

Se alguém puder dar uma dica, agradeço!

Nota: vim de uma F800R, estou adorando a moto!

Abraço!

Marcelo DC
25-03-2020, 18:15
Ola Bernolidio. Estranho isso. As coifas encaixam perfeitamente quando ela esta estruturalmente adequada. Algumas graxas deformam ela por isso interessante usar uma graxa adequada. A coifa do carda tem dois dentes proeminentes na parte superior que se prendem na parte de dentro do cardã. Como ela é sanfonada, quando se fecha o cardã a própria estrutura da coifa ja faz um pequena pressão junto aos encaixes. Sendo pratico, verifique o estado da coifa e veja se ela apresenta integridade. Algumas mais novas vem com um anel de metal interno. Não tem muito segredo. Uma vez saindo de viagem para o Ushuaia descobri um pequeno furo na coifa. Ao mexer nela percebi que a estrutura nao estava muito boa. Usei um silver tape junto aos encaixes e selei o furo. Apesar de ter pego muita chuva o carda voltou lubrificado e ainda limpo. Se nao conseguir mexer nela leve num mecânico de bm para vistoriar a coifa.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

bernolidio
25-03-2020, 18:56
Ola Bernolidio. Estranho isso. As coifas encaixam perfeitamente quando ela esta estruturalmente adequada. Algumas graxas deformam ela por isso interessante usar uma graxa adequada. A coifa do carda tem dois dentes proeminentes na parte superior que se prendem na parte de dentro do cardã. Como ela é sanfonada, quando se fecha o cardã a própria estrutura da coifa ja faz um pequena pressão junto aos encaixes. Sendo pratico, verifique o estado da coifa e veja se ela apresenta integridade. Algumas mais novas vem com um anel de metal interno. Não tem muito segredo. Uma vez saindo de viagem para o Ushuaia descobri um pequeno furo na coifa. Ao mexer nela percebi que a estrutura nao estava muito boa. Usei um silver tape junto aos encaixes e selei o furo. Apesar de ter pego muita chuva o carda voltou lubrificado e ainda limpo. Se nao conseguir mexer nela leve num mecânico de bm para vistoriar a coifa.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

Obrigado pela resposta Marcelo, amanhã vou levar pra dar uma olhada mas acho que está mal encaixado. Esses dois dentes que você comentou estão aparentes. A coifa está em bom estado, bem macia e sem cortes.
Tenho fotos, mas pelo celular não dá pra fazer o upload aqui fórum. Talvez nesse link funcione.
https://share.icloud.com/photos/0-WLlXMuSZ9hJyCY8MX0pytvA

bernolidio
25-03-2020, 18:59
Falando em mecânico de BMW, alguém conhece um bom na região de Joinville ou Curitiba?

shw
26-03-2020, 08:43
Pessoal, boa tarde. Alguém tem informações mais práticas sobre dicas de como montar corretamente as coifas do carda (motor e roda traseira) também conhecidas como “Rubber Boots” ?

Fiz uma revisão no carda agora com 20.000km onde eixo e as cruzetas foram devidamente lubrificadas, mas as coifas não ficam no lugar... estou quase colocando silicone pra fixar e garantir que não entre água nem poeira.

A do motor:
1) conexão motor coifa está OK, pois tem uma Hellermann que segura.
2) conexão coifa braço solta com frequência...

A da roda:
1) conexão braço coifa parece estar desencaixada daquela alma plástica.
2) conexão coifa roda, ok.

Se alguém puder dar uma dica, agradeço!

Nota: vim de uma F800R, estou adorando a moto!

Abraço!

De acordo com a BMW, toda vez que a coifa é retirada ela deve ser trocada, inclusive as coifas mais novas ela vem com metal por dentro que deforma caso você retire

Reiner
26-03-2020, 10:22
Marcel, a BMW, pode até sugerir isto, mas, é um absurdo total.
A troca deve ser feita se as peças estiverem ressecadas, furadas ou qualquer outro sinal visível ou táctil de envelhecimento. Você estará ajudando a natureza e o seu bolso.
A minha moto após a revisão de 1000 veio da cc com a coifa anterior solta do encaixe.
Isto tem 4,5 anos e meio e hoje com 26kkm e 5 anos, 3 desmontagens, estão inteiras, as 2...
Obs. Ela não tem o aro de metal....

Sdshttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20200326/ad1da00dc9a495ab7fb15bf850d64d4e.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

P.ALMEIDA
26-03-2020, 11:08
Coisa de CC.....na Power uma vez alegaram que se eu pedir pra abrir o Cardan precisaria trocar todos os parafusos...e não tinham em estoque.
Desde que a moto saiu da garantia faço a manutenção no Beto Motos e a cada 10k o cardan é aberto e usa os mesmos parafusos.....a coifa original troquei porque estava furando e coloquei a mais recente que tem uma alma de aço.

bernolidio
26-03-2020, 12:20
Marcel, a BMW, pode até sugerir isto, mas, é um absurdo total.
A troca deve ser feita se as peças estiverem ressecadas, furadas ou qualquer outro sinal visível ou táctil de envelhecimento. Você estará ajudando a natureza e o seu bolso.
A minha moto após a revisão de 1000 veio da cc com a coifa anterior solta do encaixe.
Isto tem 4,5 anos e meio e hoje com 26kkm e 5 anos, 3 desmontagens, estão inteiras, as 2...
Obs. Ela não tem o aro de metal....

Sdshttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20200326/ad1da00dc9a495ab7fb15bf850d64d4e.jpg

Levei no mecânico hoje, ele desmontou e montou de novo. Agora parece que está bem montado. Vamos ver...

https://share.icloud.com/photos/0Vh87d7mA5z-Anri4Zt-pYKIg#Joinville_-_Jardim_Sofia

https://share.icloud.com/photos/0AJNmSOmsW_k_npxdxx60TvCQ#Joinville_-_Jardim_Sofia

Reiner
26-03-2020, 13:38
Leandro,
Depois veja com ele se ele untou as bordas internas com graxa específica para evitar entrada de água.
E sugiro nunca lavar com máquinas de lavar com jato....
Baldim....buchinha, sabão neutro e um banquinho...isso se der tempo....o resto é só usar.
Sds..

shw
26-03-2020, 15:33
As motos mais novas a coifa vem com uma alma de metal dentro!

Gnegraes
26-03-2020, 18:46
De acordo com a BMW, toda vez que a coifa é retirada ela deve ser trocada, inclusive as coifas mais novas ela vem com metal por dentro que deforma caso você retire

Marcel,
Duvido ..... FAKE
Que merd@ de metal é esse que ao montar se comporta como reforço estrutural e ao se desmontar "laceia" e se deforma???
Isso é conversa de conce$$ionário querendo usar a velha tática da "empurrometria" para cima de clientes não versados em engenharia mecânica....

Reiner
26-03-2020, 22:28
Guilherme,
E a questão dos parafusos, no manual consta a troca de quase todos ou todos, não tenho certeza....
Eu acho estranho, e nao os troquei em nenhuma intervenção....

bernolidio
27-03-2020, 10:58
Intou sim, ficou bem encaixado agora.
Sobre lavar com jato, obrigado pela dica.

Gnegraes
27-03-2020, 11:34
Guilherme,
E a questão dos parafusos, no manual consta a troca de quase todos ou todos, não tenho certeza....
Eu acho estranho, e nao os troquei em nenhuma intervenção....

Acho estranho, mas vou investigar na Alemanha.

Gnegraes
28-03-2020, 20:18
Reiner et caterva,

Acho a informação bastante importante a todos.

Dei uma olhada no manual RSD e realmente há a indicação de que deve-se substituir os parafusos e porcas das barras na balança.
Consultei o fórum BMW do qual faço parte na Alemanha e o motivo é bastante simples: estes parafusos e porcas são microencapsulados nos filetes de suas roscas, para funcionar como "trava química".
Ocorre que ao se soltar, este revestimento rompe e se perde e o sistema parafuso/porca não estará mais travado ao ser remontado.
Aí ocorre um outro problema: não adianta usar Loctite ou outro trava-rosca, pois não aderirá aos filetes de rosca e não irá funcionar. Se não houver trava-química, podem se soltar....

Portanto, se vocês removerem estes parafusos e porcas da balança, há duas possibilidades e somente estas duas:

- comprar parafusos e porcas originais em concessionário.
- comprar parafusos e porcas de aço com material 10.9 e usar Loctite ou outro trava-rosca.

Usar os mesmos parafusos poderá levar a que se soltem e as consequência serão desastrosas....

Reiner
29-03-2020, 12:41
Obrigado, Guilherme,

Vou acompanhar de perto o comportamento desses parafusos....

Gnegraes
30-03-2020, 08:38
Obrigado, Guilherme,

Vou acompanhar de perto o comportamento desses parafusos....

Reiner,

Como você costumeiramente abre a manga do eixo para verificação, eu compraria os parafusos e porcas novos e usaria trava-rosca Loctite.
Assim você sempre estará seguro e saberá que não se soltarão, visto que as vibrações são intensas.

Reiner
30-03-2020, 11:48
Guilherme, vou fazer isso na próxima vez, se bem que, tenho usado o trava rosca médio, e o torque para retirada, mesmo usando o soprador de ar quente, é razoável.
Mas obrigado pela dica....vamos conhecendo o equipamento e aprendendo a lidar sem receios.

Sds

Gnegraes
30-03-2020, 12:18
Guilherme, vou fazer isso na próxima vez, se bem que, tenho usado o trava rosca médio, e o torque para retirada, mesmo usando o soprador de ar quente, é razoável.
Mas obrigado pela dica....vamos conhecendo o equipamento e aprendendo a lidar sem receios.

Sds

O que o pessoal da Alemanha informou é que usar Loctite p/ex em cima do que restou do microencapsulamento não funciona, não adere....
Uma solução seria passar um cossinete nos parafusos e um macho nas porcas. Acho que comprar novos parafusos acaba sendo mais fácil....