PDA

Ver Versão Completa : Embreagem GS 1200



Abreu
05-05-2020, 17:38
Temos um pequeno grupo de amigos aqui no centro oeste que fizemos um curso de motociclismo juntos. Neste grupo, que não passa de 15 pessoas, DOIS já tiveram problemas com desgaste da embreagem. E a garantia BMW não cobre. Temos mais alguém com esse tipo de problema? Pode ser algum problema de projeto?

Abraços!

Rromagnani
05-05-2020, 22:07
A 1200 tem um problema de desgaste na tampa do conjunto de.embreagem...

Tive esse problema resolvido na Dínamo Motos em Rio Claro... O Val (antigo.mecanico da Motopoint) já havia me falado por telefone que provavelmente o problema fosse a tampa do conjunto e não os discos...

Quando abriu, dito e feito... A tampa tinha um desgaste de quase 2mm e os discos estavam novos (fotos abaixo)...

A moto estava com 100k kms à época.


PS - não consegui carregar a foto da embreagem em si...
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200506/1208eae4597b8fcad1643b7ef7809178.jpg

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

Rromagnani
05-05-2020, 22:08
Será que foi...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200506/87be4dead1453faabed531aaa67109ec.jpg

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

P.ALMEIDA
06-05-2020, 11:34
A minha GSA LC 14-15 tem um leve pulsar na embreagem, notei isso lá pelos 40k se não me engano....a moto agora está com 112k e 90% desses km é estrada, o pulsar continua lá e percebo apenas quando paro em pedágios ou farol, a moto foi testada pelo Val da Dinamo e ele achou que estava tudo em ordem...o Beto da Beto motos também achou que está tudo normal e não recomendou troca nem abrir ainda..... eu testei outras mais novas e percebi que tem esse pulsar porém bem mais discreto...por enquanto segue o jogo.

Rromagnani
06-05-2020, 13:29
A minha GSA LC 14-15 tem um leve pulsar na embreagem, notei isso lá pelos 40k se não me engano....a moto agora está com 112k e 90% desses km é estrada, o pulsar continua lá e percebo apenas quando paro em pedágios ou farol, a moto foi testada pelo Val da Dinamo e ele achou que estava tudo em ordem...o Beto da Beto motos também achou que está tudo normal e não recomendou troca nem abrir ainda..... eu testei outras mais novas e percebi que tem esse pulsar porém bem mais discreto...por enquanto segue o jogo.

Vc reclama disso faz tempo... eu me lembro...

Uma vez estava na Fernão Dias atrás de um caminhão a 80 por hora... assim que o caminhão foi para a direita e eu dei motor para ultrapassar com a mão um pouco mais pesada, senti claramente que o giro subiu muito mais que o desempenho... ou seja, patinou bastante como dizem.

Resolvi abrir e trocar antes que piorasse.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

shw
07-05-2020, 10:48
Esta patinada de embreagem é comum nas LC?

P.ALMEIDA
07-05-2020, 11:16
Esta patinada de embreagem é comum nas LC?

Nada.
Patinada é alerta de final de vida....a minha não tem nada disso e está com 112k. Como eu uso mais na estrada acredito que ainda falta uns bons km pra troca....vou informando aqui.

Heronperei
01-09-2020, 16:16
Rromagnani, na troca você usou o kit original ou um alternativo, neste caso pode indicar qual?

Gnegraes
01-09-2020, 16:33
Nada.
Patinada é alerta de final de vida....a minha não tem nada disso e está com 112k. Como eu uso mais na estrada acredito que ainda falta uns bons km pra troca....vou informando aqui.

As LCs tem embreagem multidisco deslizantes banhadas a óleo justamente para patinar um pouco, isso impede que em uma reduzida de marcha se você soltar a manete muito rápido, trave a roda traseira e te jogue no chão.
Esse sistema de embreagem foi introduzido nas GS até que tardiamente, há muitos anos esse sistema é usado em diferentes motos pelo mundo, inclusive na BMW.
Quem saiu de modelo 2012 e anterior com embreagem monodisco a seco, sente uma enorme diferença ao pilotar as de multidisco banhadas a óleo. Alguns sentem dificuldade em engatar o Neutro, outros experimentam dificuldade de acertar o ponto para a saída em 1a marcha, dificuldades de engate com motor frio e/ou motor quente, etc.

Agora se começar a patinar nas saídas e nas aceleradas, aí os discos já se desgastaram, troca na certa.

Reiner
01-09-2020, 21:19
Guilherme, discordando em parte de você, o fato da embreagem ser imersa em óleo não significa necessariamente que é deslizante nas reduções de marcha....
Esta é uma tecnologia recente, e utilizada em motos de alto desempenho. Todas as motos que tive, tinham embreagem imersas e não tinha esse sistema para evitar o travamento da roda em reduções abruptas....

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
02-09-2020, 07:27
Guilherme, discordando em parte de você, o fato da embreagem ser imersa em óleo não significa necessariamente que é deslizante nas reduções de marcha....
Esta é uma tecnologia recente, e utilizada em motos de alto desempenho. Todas as motos que tive, tinham embreagem imersas e não tinha esse sistema para evitar o travamento da roda em reduções abruptas....

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Eu não disse que ela é deslizante por ser banhada a óleo. O conjunto é deslizante.
O efeito é bem diferente da embreagem monodisco a seco.
Ducatis por exemplo tinham embreagem multidisco deslizante a seco com o mesmo efeito. Algumas até com a tampa semiaberta para resfriar o conjunto.

Reiner
02-09-2020, 13:20
Reiner,

Eu não disse que ela é deslizante por ser banhada a óleo. O conjunto é deslizante.
O efeito é bem diferente da embreagem monodisco a seco.
Ducatis por exemplo tinham embreagem multidisco deslizante a seco com o mesmo efeito. Algumas até com a tampa semiaberta para resfriar o conjunto.Ok Guilherme! !!
Sempre aprendendo com vocês. ...

Sds

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Gnegraes
02-09-2020, 17:17
Ok Guilherme! !!
Sempre aprendendo com vocês. ...

Sds

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Reiner,

Exemplo na Ducati:

10618

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwig4t7xpMvrAhXzHrkGHRGWCQQQwqsBMAx6BAgKE Ag&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DL4 r1UVYub2k&usg=AOvVaw0QhcVXzb53vD5J3V4piqjX

O sistema banhado em óleo resfria os discos, mas em contrapartida suja o óleo do cárter com partículas dos discos.

P.ALMEIDA
17-10-2020, 14:26
Galera, compartilhando....como não tem tantas motos nesta km....revisão no Beto Motos Sp, de felizes 120 k (comigo desde 17 k) da minha GSA ADV 14-15, tudo normal, a moto fica cada dia melhor, ganhou lavagem e de mimo novas manoplas de espuma, total R$ 1366. Recomendo.

P.ALMEIDA
17-10-2020, 14:29
Repaginei a motoca na Motoatacama em Itu Sp
10682

Gnegraes
17-10-2020, 18:03
Repaginei a motoca na Motoatacama em Itu Sp
10682

Ficou bonita, parabéns !!!

Benicio
17-10-2020, 19:01
Linda!

Rromagnani
18-10-2020, 08:51
Galera, compartilhando....como não tem tantas motos nesta km....revisão no Beto Motos Sp, de felizes 120 k (comigo desde 17 k) da minha GSA ADV 14-15, tudo normal, a moto fica cada dia melhor, ganhou lavagem e de mimo novas manoplas de espuma, total R$ 1366. Recomendo.Muito bom... O Beto trabalha muito bem.

A motoca ficou bacana! Que venham outros 120k.

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

samuel1809
28-05-2023, 21:38
Boa noite , comprei uma GSA1200 e senti uma dificuldade para engatar o neutro. Fui até o mecânico e foi diagnosticado problema na embreagem. Após desmontar foi constatado uma manutenção feita de forma errada , onde o mecânico antigo montou faltando um separador dos discos , ocasionando no desgaste excessivo da tampa . Foi substituído o conjunto completo de discos , separadores e tampa . Fato é que , antes e após o reparo, “numa” arrancada mais forte , a moto pula , como se eu tivesse soltado de uma vez a manete de embreagem. Se a arrancada for suave , é tranquilo, mas se acelerar um pouco mais ela dá um pulo. Queria saber dos colegas se isso é normal , visto qe vi no fórum alguns falando sobre a dificuldade de achar o ponto da embreagem.
OBS: Antes tinha uma Tigger 800 .

Reiner
29-05-2023, 08:02
Bom dia Samuel, bem vindo só fórum. É praxe todos se apresentarem ao fórum no tópico específico. Assim todos ficam se conhecendo.
Com relação à moto, é interessante passar o ano de fabricação, para facilitar a resposta à sua questão.
Abraço...

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

crmendesme
29-05-2023, 13:51
Reiner,

Exemplo na Ducati:

10618

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwig4t7xpMvrAhXzHrkGHRGWCQQQwqsBMAx6BAgKE Ag&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DL4 r1UVYub2k&usg=AOvVaw0QhcVXzb53vD5J3V4piqjX

O sistema banhado em óleo resfria os discos, mas em contrapartida suja o óleo do cárter com partículas dos discos.

Aproveitar que ressuscitaram o post e comentar que esse sistema a seco das ducati parece um moedor de cana kkkk, tive uma cagiva elefant 900 e quando parava no posto de combustíveis os frentistas ficavam desesperados com o barulho de caixa de parafuso chacoalhando, e sempre haviam os comentários (dos que não conhecem) de mandar o mecânico olhar que o motor esta com problemas kkkk

Gnegraes
29-05-2023, 16:16
Aproveitar que ressuscitaram o post e comentar que esse sistema a seco das ducati parece um moedor de cana kkkk, tive uma cagiva elefant 900 e quando parava no posto de combustíveis os frentistas ficavam desesperados com o barulho de caixa de parafuso chacoalhando, e sempre haviam os comentários (dos que não conhecem) de mandar o mecânico olhar que o motor esta com problemas kkkk

No caso dos motores Ducati, o barulho característico e forte do motor em marcha lenta é o comando Desmodromik.

samuel1809
29-05-2023, 17:39
Boa noite Reiner, perdão , vou me apresentar lá ! O ano da moto é 2015 !

Reiner
29-05-2023, 18:01
Boa noite , comprei uma GSA1200 e senti uma dificuldade para engatar o neutro. Fui até o mecânico e foi diagnosticado problema na embreagem. Após desmontar foi constatado uma manutenção feita de forma errada , onde o mecânico antigo montou faltando um separador dos discos , ocasionando no desgaste excessivo da tampa . Foi substituído o conjunto completo de discos , separadores e tampa . Fato é que , antes e após o reparo, “numa” arrancada mais forte , a moto pula , como se eu tivesse soltado de uma vez a manete de embreagem. Se a arrancada for suave , é tranquilo, mas se acelerar um pouco mais ela dá um pulo. Queria saber dos colegas se isso é normal , visto qe vi no fórum alguns falando sobre a dificuldade de achar o ponto da embreagem.
OBS: Antes tinha uma Tigger 800 .Samuel, eu fiquei 7 anos com uma R1200GS 2015. A vendi o ano passado com exatos 44.000km.
O sistema de embreagem estava íntegro. Como novo.
Mas, eu acho que a GS deve ser usada com moderação, pois tem um torque e potência bem acima da sua ex moto. Vc pode dar acelerador com vontade, mas deve tomar cuidado com a embreagem.
Mas, se for possível faça teste de acionamentos. O curso é bem curto, entre acoplar e desacoplar o cambio. Acho que é só acostumar mesmo....e dar menos acelerador....hehehe.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Rromagnani
29-05-2023, 21:40
Boa noite , comprei uma GSA1200 e senti uma dificuldade para engatar o neutro. Fui até o mecânico e foi diagnosticado problema na embreagem. Após desmontar foi constatado uma manutenção feita de forma errada , onde o mecânico antigo montou faltando um separador dos discos , ocasionando no desgaste excessivo da tampa . Foi substituído o conjunto completo de discos , separadores e tampa . Fato é que , antes e após o reparo, “numa” arrancada mais forte , a moto pula , como se eu tivesse soltado de uma vez a manete de embreagem. Se a arrancada for suave , é tranquilo, mas se acelerar um pouco mais ela dá um pulo. Queria saber dos colegas se isso é normal , visto qe vi no fórum alguns falando sobre a dificuldade de achar o ponto da embreagem.
OBS: Antes tinha uma Tigger 800 .

Esse desgaste na tampa é razoavelmente comum…. Na minha antiga 2015 fiz a substituição com 100k kms… ao desmontar demora perceber que apenas a tampa estava desgastada, enquanto os discos estavam zerados.

Estranho esse “pulo” que vc narrou…. Nunca percebi nada… Tente andar em outra moto igual para tirar a dúvida!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Reiner
30-05-2023, 07:02
Esse desgaste na tampa é razoavelmente comum…. Na minha antiga 2015 fiz a substituição com 100k kms… ao desmontar demora perceber que apenas a tampa estava desgastada, enquanto os discos estavam zerados.

Estranho esse “pulo” que vc narrou…. Nunca percebi nada… Tente andar em outra moto igual para tirar a dúvida!


Enviado do meu iPad usando TapatalkPor vezes, ao sair do pedágio pressionado pelo movimento, tento sair mais rápido e já aconteceu de a frente pular por uma ou 2 vezes enquanto tento achar o ponto certo da embreagem e acelerador. Já aconteceu pelo menos 3 X com a 1250.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
30-05-2023, 10:27
Esse desgaste na tampa é razoavelmente comum…. Na minha antiga 2015 fiz a substituição com 100k kms… ao desmontar demora perceber que apenas a tampa estava desgastada, enquanto os discos estavam zerados.

Estranho esse “pulo” que vc narrou…. Nunca percebi nada… Tente andar em outra moto igual para tirar a dúvida!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Beto,

Gastar a tampa e os discos estarem intactos, pode ser que tenham montado a embreagem com disco e espaçador a menos, não há outra explicação.

Rromagnani
30-05-2023, 16:04
Beto,

Gastar a tampa e os discos estarem intactos, pode ser que tenham montado a embreagem com disco e espaçador a menos, não há outra explicação.

Só se fizeram isso na fábrica! Kkkkkk.

Comprei a moto zero km e nunca tinha aberto nada!

Mencionei ser razoavelmente comum pq na época liguei pro Val e já por telefone eu falou que provavelmente era isso, o que se confirmou!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Gnegraes
30-05-2023, 16:50
Só se fizeram isso na fábrica! Kkkkkk.

Comprei a moto zero km e nunca tinha aberto nada!

Mencionei ser razoavelmente comum pq na época liguei pro Val e já por telefone eu falou que provavelmente era isso, o que se confirmou!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Concorda que a tampa só deveria se aproximar do corpo principal com total desgaste dos discos?
Eu penso que nunca deveria tocar a tampa...

Rromagnani
30-05-2023, 17:31
Concorda que a tampa só deveria se aproximar do corpo principal com total desgaste dos discos?
Eu penso que nunca deveria tocar a tampa...Assim estava o conjunto... Veja o desgaste na lateral...11576

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
31-05-2023, 08:02
Assim estava o conjunto... Veja o desgaste na lateral...11576

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk


A tampa não é elemento de desgaste, somente os discos em uma embreagem.
Se a tampa sofreu abrasão, o cubo também deve ter sofrido igual desgaste...

Gnegraes
31-05-2023, 17:01
A tampa não é elemento de desgaste, somente os discos em uma embreagem.
Se a tampa sofreu abrasão, o cubo também deve ter sofrido igual desgaste...


Beto,

Esse vídeo é interessante para quem nunca viu a embreagem aberta e sua montagem.

No vídeo há uma falha grande ao fechar a tampa do motor: colocou uma junta de papelão mas não passou selante nas faces do bloco e da tampa. O correto é passar massa selante Dow Corning part Number BMW 07 58 0 397 777 que se compra nos CCs.

https://youtu.be/DQqsR7pfdO4

Gnegraes
31-05-2023, 17:06
Samuel,

O problema do tranco ao soltar a embreagem pode ser no acionamento hidráulico da embreagem.
O pistão de acionamento pode estar prendendo em algum ponto de curso, pode haver bolhas de ar na linha de óleo.
Verifique o sistema completo.