PDA

Ver Versão Completa : Manutenção da bateria ou troca de modelo?



FCRUZ17
11-05-2020, 14:32
Amigos, boa tarde.

Tenho pesquisado sobre um assunto e ainda não cheguei a uma conclusão plausível.

Minha G650 usa uma bateria original que requer manutenção. Supostamente devo analisar o nível da água da bateria a cada 2 ou 3 meses e completar com agua dismineralizada, se for o caso.

De todas as motos que tive até hoje, essa foi a primeira que vai requerer esse tipo de manutenção. Estou com a moto há quase 3 meses e estou planejando verificar a bateria nesse próximo fds.

A primeira dúvida que aparece é: vale a pena manter uma bateria assim? Por que não trocar logo por uma selada e fim de conversa?

Li em alguns lugares que o projeto requer uma bateria dessas com água pois o local onde fica instalado aquece muito!?

Não queria gastar essa grana agora mas se for uma questão de facilitar a vida, posso pensar na troca.

O que acham? Seria interessante ouvir alguma opinião técnica sobre o assunto.

Abraços.

Gnegraes
11-05-2020, 15:33
Amigos, boa tarde.

Tenho pesquisado sobre um assunto e ainda não cheguei a uma conclusão plausível.

Minha G650 usa uma bateria original que requer manutenção. Supostamente devo analisar o nível da água da bateria a cada 2 ou 3 meses e completar com agua dismineralizada, se for o caso.

De todas as motos que tive até hoje, essa foi a primeira que vai requerer esse tipo de manutenção. Estou com a moto há quase 3 meses e estou planejando verificar a bateria nesse próximo fds.

A primeira dúvida que aparece é: vale a pena manter uma bateria assim? Por que não trocar logo por uma selada e fim de conversa?

Li em alguns lugares que o projeto requer uma bateria dessas com água pois o local onde fica instalado aquece muito!?

Não queria gastar essa grana agora mas se for uma questão de facilitar a vida, posso pensar na troca.

O que acham? Seria interessante ouvir alguma opinião técnica sobre o assunto.

Abraços.

Desculpe a pergunta, mas a bateria não é selada? Tem certeza?
Há orientação de manutenção da bateria no manual de proprietário?

FCRUZ17
11-05-2020, 16:55
Desculpe a pergunta, mas a bateria não é selada? Tem certeza?
Há orientação de manutenção da bateria no manual de proprietário?

Não é não, Guilherme.

Esse vídeo exemplifica bem o procedimento... a bateria é igual a do vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=VsnX_-mU0H4&t=424s

Cladocera
11-05-2020, 17:01
Felipe,
Não tenho conhecimento adequado pra opinar tecnicamente, mas já tive uma g650gs e posso compartilhar minha experiência.
A bateria original da minha era exatamente igual a sua e pedia essa verificação recomendada pelo manual a cada 3 meses. Na prática só precisei completar o nível nas revisões anuais.
Comprei a moto 0km em jan 2016 e troquei a bateria em mar 2019. Considero esse período bastante razoável para duração de uma bateria.

Na minha opinião o fato de não ser selada não pesou negativamente durante o período em que a utilizei. Eu não trocaria por uma selada somente por esse motivo. Ainda mais porque seladas ou não, baterias são imprevisíveis e podem falhar quando menos se espera e isso ocorre nas mais diversas marcas inclusive com pouco tempo de uso.
Quando troquei usei uma selada mas vendi a moto pouco tempo depois e não tenho o que relatar.
Se for pra trocar a sua que seja por precaução, tempo de uso, diminuir as chances de ficar na mão em uma viagem longa.... mas não somente por ela ter essa característica.

Abs

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

FCRUZ17
11-05-2020, 17:44
Felipe,
Não tenho conhecimento adequado pra opinar tecnicamente, mas já tive uma g650gs e posso compartilhar minha experiência.
A bateria original da minha era exatamente igual a sua e pedia essa verificação recomendada pelo manual a cada 3 meses. Na prática só precisei completar o nível nas revisões anuais.
Comprei a moto 0km em jan 2016 e troquei a bateria em mar 2019. Considero esse período bastante razoável para duração de uma bateria.

Na minha opinião o fato de não ser selada não pesou negativamente durante o período em que a utilizei. Eu não trocaria por uma selada somente por esse motivo. Ainda mais porque seladas ou não, baterias são imprevisíveis e podem falhar quando menos se espera e isso ocorre nas mais diversas marcas inclusive com pouco tempo de uso.
Quando troquei usei uma selada mas vendi a moto pouco tempo depois e não tenho o que relatar.
Se for pra trocar a sua que seja por precaução, tempo de uso, diminuir as chances de ficar na mão em uma viagem longa.... mas não somente por ela ter essa característica.

Abs

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Elton, ótima colocação. Obrigado pelo ponto de vista. Abraço.

Gnegraes
11-05-2020, 17:45
Não é não, Guilherme.

Esse vídeo exemplifica bem o procedimento... a bateria é igual a do vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=VsnX_-mU0H4&t=424s


Engraçado o cara medindo a tensão do alternador, e ele pensa que está medindo a bateria...

Gnegraes
11-05-2020, 17:51
Felipe,
Não tenho conhecimento adequado pra opinar tecnicamente, mas já tive uma g650gs e posso compartilhar minha experiência.
A bateria original da minha era exatamente igual a sua e pedia essa verificação recomendada pelo manual a cada 3 meses. Na prática só precisei completar o nível nas revisões anuais.
Comprei a moto 0km em jan 2016 e troquei a bateria em mar 2019. Considero esse período bastante razoável para duração de uma bateria.

Na minha opinião o fato de não ser selada não pesou negativamente durante o período em que a utilizei. Eu não trocaria por uma selada somente por esse motivo. Ainda mais porque seladas ou não, baterias são imprevisíveis e podem falhar quando menos se espera e isso ocorre nas mais diversas marcas inclusive com pouco tempo de uso.
Quando troquei usei uma selada mas vendi a moto pouco tempo depois e não tenho o que relatar.
Se for pra trocar a sua que seja por precaução, tempo de uso, diminuir as chances de ficar na mão em uma viagem longa.... mas não somente por ela ter essa característica.

Abs

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Elton et caterva,

Bateria aberta não é melhor que selada ou ventilada (VRLA), é bateria de tecnologia antiga.
As seladas ou as ventiladas são mais seguras, não vazam nem gás H2 e nem eletrólito, que é ácido sulfúrico em solução aquosa.
A durabilidade é até superior às antigas mas bateria, principalmente de moto, não dura muito....
Não entendo por que a BMW usa estas baterias. Deve ter um bom motivo, e estou curioso em saber....

Estou perguntando na Alemanha, vamos ver o que respondem...

Cladocera
11-05-2020, 19:12
Elton et caterva,

Bateria aberta não é melhor que selada ou ventilada (VRLA), é bateria de tecnologia antiga.
As seladas ou as ventiladas são mais seguras, não vazam nem gás H2 e nem eletrólito, que é ácido sulfúrico em solução aquosa.
A durabilidade é até superior às antigas mas bateria, principalmente de moto, não dura muito....
Não entendo por que a BMW usa estas baterias. Deve ter um bom motivo, e estou curioso em saber....

Estou perguntando na Alemanha, vamos ver o que respondem...Pois é Guilherme,
Também fico curioso para saber os motivos da BMW usar esse tipo de bateria.
Concordo que as seladas são mais modernas e trazem vantagens, ninguém disse o contrário. Se não tanto por durabilidade, pelo menos elas trazem maior segurança e menor manutenção.
Tanto que troquei a original aberta por uma selada após o término de sua vida útil.

Mas mantenho a opinião ao Felipe de que esses motivos não são suficientes para trocar uma bateria aberta que ainda esteja em boas condições de uso.
O dia que for trocar, por qualquer motivo que seja, recomendo usar uma selada. Mas para a pergunta dele sobre uma troca baseada na manutenção mais trabalhosa, a experiência que tive com essa bateria foi positiva e eu não trocaria somente por esse motivo.






Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Gnegraes
12-05-2020, 09:02
Pois é Guilherme,
Também fico curioso para saber os motivos da BMW usar esse tipo de bateria.
Concordo que as seladas são mais modernas e trazem vantagens, ninguém disse o contrário. Se não tanto por durabilidade, pelo menos elas trazem maior segurança e menor manutenção.
Tanto que troquei a original aberta por uma selada após o término de sua vida útil.

Mas mantenho a opinião ao Felipe de que esses motivos não são suficientes para trocar uma bateria aberta que ainda esteja em boas condições de uso.
O dia que for trocar, por qualquer motivo que seja, recomendo usar uma selada. Mas para a pergunta dele sobre uma troca baseada na manutenção mais trabalhosa, a experiência que tive com essa bateria foi positiva e eu não trocaria somente por esse motivo.






Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Vou aguardar o que o pessoal na Alemanha informa, o por que esse tipo de bateria...

Gnegraes
12-05-2020, 15:10
Vou aguardar o que o pessoal na Alemanha informa, o por que esse tipo de bateria...

A resposta de colegas na Alemanha é que entendem o uso de uma bateria de concepção antiga como uma mera redução de custo.
Bateria de célula aberta em veículos não trás nenhuma vantagem. As seladas por outro lado, são isentas de manutenção periódica e muito mais seguras.
O argumento de que a posição da bateria acima do motor submete a mesma a altas temperaturas, não se sustenta. As R1200GS tem também a bateria acima do motor.

FCRUZ17
12-05-2020, 16:37
A resposta de colegas na Alemanha é que entendem o uso de uma bateria de concepção antiga como uma mera redução de custo.
Bateria de célula aberta em veículos não trás nenhuma vantagem. As seladas por outro lado, são isentas de manutenção periódica e muito mais seguras.
O argumento de que a posição da bateria acima do motor submete a mesma a altas temperaturas, não se sustenta. As R1200GS tem também a bateria acima do motor.

Guilherme, obrigado pelo esclarecimento técnico.

Eu faria a troca justamente por isso, para ter uma bateria mais segura e que exigiria menos atenção, mas fato é que o dinherinho que estava separado para a bateria será empregado no reparo de um vazamento que a moto apresetou... infelizmente!

Aliás, meu histórico com BMW e vazamento de óleo não está bom.... Tive uma BMW 325, vazava óleo... GS310... vazava óleo.... agora a G650GS, vazando óleo. A GS1200 vazou gasolina, mas óleo ainda não ...kkkkk

luiz baum
16-05-2020, 01:10
Tenho uma gs 650 2010.
Pouco depois de comprar a moto precisei trocar a bateria.
Saiu uma selada e entrou uma selada.

Eu já havia lido no fórum das gs 650 sobre a necessidade frequente de ter que completar o nível da bateria com água destilada.

Antigamente não existia bateria selada...
Porém o local onde as baterias eram instaladas era de fácil acesso!
Abria o banco e a bateria estava à mostra.
Era a coisa mais fácil inspecionar.

Na 650 a bateria não é de acesso fácil, infelizmente.

A duração da bateria que pifou na minha mão foi de 2 anos e poucos meses.
A que coloquei durou 2 anos e 4 meses.
Já tive que colocar uma segunda já há alguns meses.

Ando quase todos os dias.
E sempre estou pegando estrada.

Tem um detalhe que facilita a decisão de usar bateria selada mesmo com durabilidade menor que as abertas, além da facilidade de manutenção: o fato de ser selada.

Já tive bateria que vazou solução pelo meio do quadro...mancha cromados, estraga outras coisas.
E olha que sou cuidadoso.
Mas pode acontecer.
E ninguém vai gostar do resultado do vazamento.

Luiz Baum

Gnegraes
16-05-2020, 08:43
Tenho uma gs 650 2010.
Pouco depois de comprar a moto precisei trocar a bateria.
Saiu uma selada e entrou uma selada.

Eu já havia lido no fórum das gs 650 sobre a necessidade frequente de ter que completar o nível da bateria com água destilada.

Antigamente não existia bateria selada...
Porém o local onde as baterias eram instaladas era de fácil acesso!
Abria o banco e a bateria estava à mostra.
Era a coisa mais fácil inspecionar.

Na 650 a bateria não é de acesso fácil, infelizmente.

A duração da bateria que pifou na minha mão foi de 2 anos e poucos meses.
A que coloquei durou 2 anos e 4 meses.
Já tive que colocar uma segunda já há alguns meses.

Ando quase todos os dias.
E sempre estou pegando estrada.

Tem um detalhe que facilita a decisão de usar bateria selada mesmo com durabilidade menor que as abertas, além da facilidade de manutenção: o fato de ser selada.

Já tive bateria que vazou solução pelo meio do quadro...mancha cromados, estraga outras coisas.
E olha que sou cuidadoso.
Mas pode acontecer.
E ninguém vai gostar do resultado do vazamento.

Luiz Baum

Luiz,
Que marca de bateria você tinha e qual tem agora?
Outra coisa: antigamente não tinha um monte de tecnologias boas, baterias entre elas.

luiz baum
26-05-2020, 06:31
Bateria selada Route.

Gnegraes
26-05-2020, 08:54
Bateria selada Route.

Luiz,

Uma bateria tradicional em motos há muitas décadas é a Yuasa. Não creio que a Yuasa tenha baterias "abertas"...
Custa mais que esta Route, mas acredito que deva durar bem mais que 2 anos, a menos de problemas elétricos na moto.
Acho 2 anos muito pouco..

AAmorim
28-05-2020, 18:57
Luiz,

Uma bateria tradicional em motos há muitas décadas é a Yuasa. Não creio que a Yuasa tenha baterias "abertas"...
Custa mais que esta Route, mas acredito que deva durar bem mais que 2 anos, a menos de problemas elétricos na moto.
Acho 2 anos muito pouco..

Na época em que tinha a GS650 (uns 3 anos atrás) e tive que trocar a bateria, não encontrei da Yuasa selada para ela. Só achava aberta. E procurei bastante.

Selada só achei da Route e mais uma marca que nem lembro mais. Lembrando que isso foi uns 3 anos atrás. Hj já não sei se continua assim.

Mas pode comprar a Route. Não é top de linha mas é boa. Da conta do recado. O Custo x beneficio é bom.

Só de não ter que ficar tirando e colocando aqueles 20 parafusos pra acessar a bateria pra conferir a solução, não ter que se preocupar com isso ou não ficar na mão por isso já vale.

FCRUZ17
29-05-2020, 13:18
Amigos, apenas para atualizar o tópico...

Na semana passada decidi verificar a condição da minha bateria. Descobri que é da marca Moura e que requer solução mesmo. O nível da solução está dentro do padrão estabelecido, então não foi necessário fazer nada. Como a bateria está rodando bem e não apresenta nenhum problema, vou mantê-la e deixar pra realizar a troca apenas por volta do final do ano por uma Route mesmo.

Agradeço aos comentários.

Abraços.