Ver Versão Completa : Carregar bateria no cavalete
Ola pessoal.
Estou em isolamento intensivo e minha esposa relutante em permitir que eu saia com a moto, grupo de risco, etc...
Qual a opinião de vocês sobre deixar a Moto no cavalete para recarregar a bateria, engatada em 1a marcha?
A bateria antiga ja era, comprei outra porque estou preocupado em deixa-la parada por muto tempo...
Tenho uma 1200GS ADV 2009.
Prof. Zaia,
Recomendo fortemente, pelo menos uma vez por semana dar um pulo na UH Euclides da Cunha. Carrega a bateria, faz bem pra moto e melhor ainda pra você....coloque uma máscara, vai, volta, não encoste em nada. E pede pra patroa ficar tranquila, se ela não quiser ir.....vai pôr mim....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Ia sempre Reiner, agora a situação está tensa por aqui, kkkk
De Passos Reiner? O melhor é quando dava aula na UEMG, toda semana pela serrinha de São Pedro da União... desculpe-me, não estou me lembrando se nos conhecemos
EvertonM
30-05-2020, 16:21
Estou tendo todos os cuidados e mantendo o isolamento, mas a cada 15 dias dou uma volta de ao menos 100 km, sozinho, para manter a sanidade - minha e da moto. Creio que este seja o melhor método para recarregar as duas baterias.
Se não for possível essa escapada quinzenal com segurança, penso que rodar no cavalete não é a melhor alternativa. Li em algum lugar que engatar a roda traseira suspensa gera algum problema, mas não me lembro onde achei isso (se estiver errado, por gentileza me desculpem).
Uma solução é deixar ligada no carregador de baixa potência constantemente (ainda que alguns não recomendem manter a bateria ligada em fonte elétrica).
Gnegraes
30-05-2020, 16:33
Estou tendo todos os cuidados e mantendo o isolamento, mas a cada 15 dias dou uma volta de ao menos 100 km, sozinho, para manter a sanidade - minha e da moto. Creio que este seja o melhor método para recarregar as duas baterias.
Se não for possível essa escapada quinzenal com segurança, penso que rodar no cavalete não é a melhor alternativa. Li em algum lugar que engatar a roda traseira suspensa gera algum problema, mas não me lembro onde achei isso (se estiver errado, por gentileza me desculpem).
Uma solução é deixar ligada no carregador de baixa potência constantemente (ainda que alguns não recomendem manter a bateria ligada em fonte elétrica).
Para carregar a bateria, não é necessário engatar nenhuma marcha.
O motor em funcionamento movimenta sempre o alternador, que lembrando, é composto de uma parte estática chamada de estator e de uma parte girante, o rotor...
Deixar a moto ligada parada aquece o motor e não há refrigeração, a não ser que coloque um bom ventilador na parte frontal da moto, para resfriar o motor.
Ligar a moto 1 vez por semana por 10 minutos mantém tudo em ordem, desde que haja refrigeração.
Grato Guilherme, informação importantíssima, vindo de você fico tranquilo.
Na minha ignorância, achava que só ligada não adiantava nada.
A parte da refrigeração não estava considerando.
Obrigado meu caro.
Everton, por mim saia semanalmente, mas minha esposa está em estado de pânico, eu tenho que respeitar. Moramos longe das nossas famílias e temos dois filhos com asma. O receio dela, além da possibilidade de contaminação, é de que eu me acidente. Ai ferrou
Respeito é tudo.....
Vai ter o tempo de aproveitar a moto....
Alem dos comentários importantes acima, sugiro ainda, você movimentar a dentro a garagem, afaste o máximo possível, suba, engate e movimente até o frente.
Pois fazendo isto, você estará movimentando todas as articulações e girando rolamentos, engrenagens, pastilhas de embreagem e freios....evitando assim formações de possíveis pontos de oxidação.
Pode ser exagero, mas custa pouco.....sds.
Respeito é tudo.....
Vai ter o tempo de aproveitar a moto....
Alem dos comentários importantes acima, sugiro ainda, você movimentar a dentro a garagem, afaste o máximo possível, suba, engate e movimente até o frente.
Pois fazendo isto, você estará movimentando todas as articulações e girando rolamentos, engrenagens, pastilhas de embreagem e freios....evitando assim formações de possíveis pontos de oxidação.
Pode ser exagero, mas custa pouco.....sds.
Tamu junto meu Amigo, grato pela sugestão e a todos que contribuirão para minha dúvida.
Já superei minha angústia e vou seguir com as recomendações.
Abraços e bom domingo a todos
eu ando sozinho toda semana uns 200km sem parar e também comprei um carregador ,mais desanima tirar tantos parafusos para chegar na bateria , mais fácil e divertido andar toda semana
PabloTiago
01-06-2020, 11:22
Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.
Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.Obrigado Pablo, ja estou procurando.
Enviado de meu ASUS_Z01MD usando o Tapatalk
Gnegraes
02-06-2020, 10:01
Obrigado Pablo, ja estou procurando.
Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.
Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/112844/19/188/carregador-inteligente-de-bateria-cib-003-moto-vd-12v-bivolt-vonder-6847003000
Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.
Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/112844/19/188/carregador-inteligente-de-bateria-cib-003-moto-vd-12v-bivolt-vonder-6847003000Obrigado Guilherme, experiência é tudo. Vindo de você fico tranquilo.
profCarlos
05-06-2020, 15:28
Everton, por mim saia semanalmente, mas minha esposa está em estado de pânico, eu tenho que respeitar. Moramos longe das nossas famílias e temos dois filhos com asma. O receio dela, além da possibilidade de contaminação, é de que eu me acidente. Ai ferrouPrezado, admiro a atitude vossa de considerar as argumentações de sua esposa, frente ao risco. Afinal de contas, três lindas criaturas merecem vosso extremo cuidado. Como diz um amigo médico, cuidado com a estatística 0,0001% para quem pegar uma doença fatal é 100%.
Como disse o nosso amigo, já, já, estará rodando e sem o menor complexo de culpa.
Abs
Enviado de meu SM-A305GT usando o Tapatalk
Ola Guilherme
Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.
Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?
Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço
ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.
Gnegraes
25-06-2020, 08:15
Ola Guilherme
Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.
Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?
Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço
ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.
José Eduardo,
O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.
Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.
As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.
Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.
José Eduardo,
O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.
Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.
As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.
Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.
Bom dia Guilherme
Recado dado, recado ententido. Segurança em primeiro lugar, sempre. Não acho exagerada sua precaução e, como risco zero é quase impossível, a mitigação do risco é a melhor solução, em qualquer situação.
Obrigado mais uma vez.