PDA

Ver Versão Completa : Som metálico no motor da GS 1250 premium



sfximenes
09-07-2020, 15:58
Desde que comprei a minha GS 1250 escuto um som metálico no motor, principalmente em baixa rotação. Já falei algumas vezes com o pessoal da Grand Brasil. Dizem que é normal para este modelo. Acho estranho. A moto está ok. Fui para o Ushuaia em janeiro sem problemas, mas este sonzinho incomoda. Tinha a 1200 2014 antes e nunca ouvi nada parecido. Alguém tem este problema também?? Grato Sérgio

PauloLopes
09-07-2020, 16:07
Tenho uma tb exclusive e não escutei nada parecido! O que sinto é que ela tem um ronco diferente, mas abafado! E tb é mais pesada!
Mas de resto estou adorando a moto, com toda tecnologia embarcada!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rromagnani
09-07-2020, 17:36
Tenho uma tb exclusive e não escutei nada parecido! O que sinto é que ela tem um ronco diferente, mas abafado! E tb é mais pesada!
Mas de resto estou adorando a moto, com toda tecnologia embarcada!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mais pesada???


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Cladocera
09-07-2020, 17:53
A minha também emite uns cliques e claques metálicos tipo o instrumento musical triângulo rss Ouço principalmente em baixas rotações (entre 3k e 4k rpm). Percebi pela primeira vez subindo a serra de Ubatuba para Taubaté (rod Oswaldo Cruz) ao dar uma carga maior no acelerador em segunda e terceira marcha nessa faixa de rotação. Poderia reduzir marcha e trabalhar em rotações maiores mas o motor tem torque suficiente para não precisar reduzir toda hora.
Enfim, considero esses barulhos normais do nosso motor. Faz parte da sua sinfonia hehehe



Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Gnegraes
09-07-2020, 18:26
A minha também emite uns cliques e claques metálicos tipo o instrumento musical triângulo rss Ouço principalmente em baixas rotações (entre 3k e 4k rpm). Percebi pela primeira vez subindo a serra de Ubatuba para Taubaté (rod Oswaldo Cruz) ao dar uma carga maior no acelerador em segunda e terceira marcha nessa faixa de rotação. Poderia reduzir marcha e trabalhar em rotações maiores mas o motor tem torque suficiente para não precisar reduzir toda hora.
Enfim, considero esses barulhos normais do nosso motor. Faz parte da sua sinfonia hehehe



Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Pergunta: que gasolina vocês estão usando?

Cladocera
09-07-2020, 18:44
Eu só uso podium/octapro/racing quando disponíveis.
Nas viagens quando abasteço em postos que não as comercializam vou de aditivada mesmo. Nunca utilizei gasolina comum.
Lembro que nesse dia em que percebi esse barulho eu abasteci em um posto shell de Ubatuba em que a melhor gasolina era "apenas" aditivada. Talvez seja a causa...
Mas duas semanas atrás, abastecido com octapro, ouvi esse barulho na estrada dos Romeiros...

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

SFF
09-07-2020, 21:14
Nunca ouvi esses barulhos na minha. Procuro quase sempre usar Podium.

Sobre o peso: não senti diferença em relação à 1200.

Gnegraes
09-07-2020, 21:23
Nunca ouvi esses barulhos na minha. Procuro quase sempre usar Podium.

Sobre o peso: não senti diferença em relação à 1200.

Elton,
Nas rotações que você mencionou (médias rotações no motor boxer e não baixas como você mencionou), poderia ser a "batida de pino" i.e. ignição avançada, daí a pergunta de qual tipo de gasolina (octanagem) usam.
Também não vejo relação com algum problema de sonda Lambda, que ajusta a mistura ar / combustível.
Deixe pensar mais um pouco, se achar luz no fim do túnel, aviso....

PauloLopes
09-07-2020, 21:38
Segundo do Manual das 1250 fala em 249 quilos e a 1200 em 239 quilos!!!!
Dez quilos e uma diferença boa!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cladocera
09-07-2020, 22:17
Elton,
Nas rotações que você mencionou (médias rotações no motor boxer e não baixas como você mencionou), poderia ser a "batida de pino" i.e. ignição avançada, daí a pergunta de qual tipo de gasolina (octanagem) usam.
Também não vejo relação com algum problema de sonda Lambda, que ajusta a mistura ar / combustível.
Deixe pensar mais um pouco, se achar luz no fim do túnel, aviso....Obrigado pela ajuda. Vou tentar reproduzir o efeito e tentar gravar com a gopro ou com o celular da garupa, mas não sei se o microfone conseguirá captar.
Também vou marcar bem a rotação em que acontece. Lembro que estava longe das altas rotações, mas você tem razão, se for perto das 4k é uma faixa mediana do motor.


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Gnegraes
10-07-2020, 07:44
Segundo do Manual das 1250 fala em 249 quilos e a 1200 em 239 quilos!!!!
Dez quilos e uma diferença boa!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sempre que formos comparar pesos, no caso de BMWs GS precisamos saber se é modelo ADV ou não.
Pela norma alemã, os pesos se referem a ela sem piloto e com 90% da capacidade do tanque.
A ADV possui tanque maior com 10 litros a mais de capacidade, ou seja, mais gasolina, um pouquinho mais de peso de tanque, carenagem, etc.
A minha 1200 (não é ADV) tem um peso de 229kgf de acordo com o manual.

Em automóveis por exemplo usam outra referência, os pesos se referem ao Peso KER, o que significa todos os tanques/reservatórios cheios e mais um motorista de 80kgf.

PALITO
22-11-2020, 15:34
Amigo entrei hoje aqui no fórum, comprei uma adv 1250 dois meses atrás, e já rodei 6 mil km levei na concessionário pelo mesmo motivo desse barulho metálico parecendo válvulas em baixa rotação quando acelera diminui, e na retomada de segunda marcha com velocidade baixa sinto tbm um barulho estranho até a rotação aumentar, disseram ser normal e qualquer coisa mais estranha acionar a garantia

Gnegraes
22-11-2020, 17:58
Seja bem-vindo Leandro !!!

Antonio
23-11-2020, 11:40
Desde que comprei a minha GS 1250 escuto um som metálico no motor, principalmente em baixa rotação. Já falei algumas vezes com o pessoal da Grand Brasil. Dizem que é normal para este modelo. Acho estranho. A moto está ok. Fui para o Ushuaia em janeiro sem problemas, mas este sonzinho incomoda. Tinha a 1200 2014 antes e nunca ouvi nada parecido. Alguém tem este problema também?? Grato Sérgio

Nesse forum alemão https://www.gs-forum.eu tinha um pessoal reclamando desse barulho . Tinha bastante informação ali .abs .

Gnegraes
23-11-2020, 14:21
Seria este o ruído que ouvem em marcha lenta?

https://youtu.be/yt8_aO2xkt0

Gnegraes
23-11-2020, 15:17
Desde que comprei a minha GS 1250 escuto um som metálico no motor, principalmente em baixa rotação. Já falei algumas vezes com o pessoal da Grand Brasil. Dizem que é normal para este modelo. Acho estranho. A moto está ok. Fui para o Ushuaia em janeiro sem problemas, mas este sonzinho incomoda. Tinha a 1200 2014 antes e nunca ouvi nada parecido. Alguém tem este problema também?? Grato Sérgio


Sérgio, Antonio Carlos e Leandro,

São motores diferentes.

O motor 1250cc LC possui o sistema Shiftcam, que é o comando de válvulas variável.
Nos motores anteriores AC e LC, o comando de válvulas é fixo.
É muito provável que os ruídos que vocês escutam seja por conta deste mecanismo e devem ser absolutamente normais.

Abaixo vai a animação de como funciona:

https://youtu.be/Ba1k2zBoUvY

O sistema de comando de válvulas mais sofisticado que conheço é o Desmodromik, utilizado pela Ducati desde 1958 e introduzido pelo engo. Taglioni.
Não possui molas e por esta razão as válvulas não flutuam em altos giros e não limitam as rotações do motor.
Fazem um barulho infernal, que eu acho lindo, parece que tem uma dúzia porcas e parafusos dentro da câmara de combustão...

https://www.youtube.com/watch?v=ynMamAgK9ag

https://www.youtube.com/watch?v=_b9NzWwlcCU

EvertonM
23-11-2020, 20:27
Fazem um barulho infernal, que eu acho lindo, parece que tem uma dúzia porcas e parafusos dentro da câmara de combustão...

Seu comentário me trouxe uma lembrança. Tive uma Lander 250 que, certamente por descuido, deixaram cair uma trava de válvula dentro do cabeçote. Depois de um tempo ela se soltou (ou algo assim) e o motor começou a ter um barulho exatamente conforme você relatou.

Conclusão: tive um motor "desmodrômico" e só fui saber agora ! rsrsrsrs

Gnegraes
24-11-2020, 08:37
Consultei os colegas de 2 fóruns na Alemanha e em ambos a informação é de que o ruído está normal.
No site mencionado "Forum-GS", haviam alguns perguntando sobre o ruído e outros respondendo, além de 2 brigando...;););)

Antonio
24-11-2020, 10:59
Consultei os colegas de 2 fóruns na Alemanha e em ambos a informação é de que o ruído está normal.
No site mencionado "Forum-GS", haviam alguns perguntando sobre o ruído e outros respondendo, além de 2 brigando...;););)

Guilherme chega a ser engraçado , das 80 respostas , 60 são de brigas e umas 4 ou 5 falam alguma coisa do que pode ser o barulho
que parece ser normal segundo a BMW . abs .

Gnegraes
24-11-2020, 12:02
Guilherme chega a ser engraçado , das 80 respostas , 60 são de brigas e umas 4 ou 5 falam alguma coisa do que pode ser o barulho
que parece ser normal segundo a BMW . abs .

Toda vez que posto algo nesse fórum, dá briga, chega a ser engraçado....

willrod81
26-11-2020, 20:12
Olha o que postaram no Facebook:

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201126/5f4c06c8890a900ff0d31294adb5a539.jpg

https://www.facebook.com/groups/bmwr1200gsbrasil/?ref=share


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rromagnani
26-11-2020, 20:41
Eu sinceramente já desisti de tentar entender os barulhos das GS...

Essa 1250 temi-me som mais abafado e bonito, mas tb escuto alguns barulhos e assovios estranhos... relatei na revisão, mas segundo consta, tudo está normal.

Como sou absolutamente leigo e a moto está perfeita, vou acreditar na CC e mandar bala na motoca!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

willrod81
26-11-2020, 20:56
Acho que temos que curtir e desencanar de ruídos, pra quem comprou nova, tem três anos pra acelerar sem medo, pois tem garantia, quem comprou usada, a moto provavelmente já passou na prova e não dará problemas, só rodar...
Outro ponto é que até vemos muitos reclamando de barulho e que a concessionária desmontou, porém não vemos muitos casos de quebra de motor, são raros...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

willrod81
26-11-2020, 20:58
William,

O que eu posso te dizer é que isso deve ser uma rotina criada aqui no Brasil.

Decibelímetro mede o nível de pressão sonora (intensidade do ruído, traduzindo em miúdos) e em uma escala logarítmica cuja unidade é o Bel.

Decibelímetro mede a intensidade de ruído emitido por uma fonte, mas é totalmente impossível de informar se o ruído é oriundo de válvula com folga, se há pre-ignição (batida de pino no popular), se há uma porca solta dentro do cárter ou se o piloto está com desarranjo intestinal....

Decibelímetro "escuta um ruído" e te indica através de um número de dB se você está sussurrando, falando em tom normal ou gritando. Se fala fino, grosso, ou com sotaque do Piauí, não sabe dizer isso....

Além disso existem procedimentos para se medir nível de pressão sonora, em normas internacionais e brasileira ABNT NBR. Todas as normas dizem que deve-se medir a 1,5 metros de distância da fonte do ruído e a 1,0 metro de altura. Primeiro se mede o "ruído de fundo" do ambiente, sem o objeto em questão estar funcionando.
Depois se mede com o objeto em funcionamento. Deve-se fazer um cálculo, simples, que subtrai o ruído de fundo e chega-se ao ruído somente da fonte do ruído.

Melhor seria usar um estectoscópio e ouvir os cilindros e cabeçotes internamente, existem modeloa especiais para "ouvir" motores e máquinas.
A experiência de um mecânico treinado dirá se o ruído é normal ou não. Gravar e enviar a quem conhece este tipo de motor também ajuda.

10729

O que eles indicam nesse whihe paper é..... bull shit.

Concordo plenamente!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
26-11-2020, 21:21
William,

O que eu posso te dizer é que isso deve ser uma rotina criada aqui no Brasil.

Decibelímetro mede o nível de pressão sonora (intensidade do ruído, traduzindo em miúdos) e em uma escala logarítmica cuja unidade é o Bel.

10731

Decibelímetro mede a intensidade de ruído emitido por uma fonte, mas é totalmente impossível ele te informar se o ruído é oriundo de válvula com folga, se há pre-ignição (batida de pino no popular), se há uma porca solta dentro do cárter ou se o piloto está com desarranjo intestinal....

Decibelímetro "escuta um ruído" e te indica através de um número de dB se você está sussurrando, falando em tom normal ou gritando. Se fala fino, grosso, ou com sotaque do Piauí, não sabe dizer isso....

Além disso existem procedimentos para se medir nível de pressão sonora, em normas internacionais e brasileira ABNT NBR. Todas as normas dizem que deve-se medir a 1,5 metros de distância da fonte do ruído e a 1,0 metro de altura. Primeiro se mede o "ruído de fundo" do ambiente, sem o objeto em questão estar funcionando.
Depois se mede com o objeto em funcionamento. Deve-se fazer um cálculo, simples, que subtrai o ruído de fundo e chega-se ao ruído somente da fonte do ruído.

Melhor seria usar um estectoscópio e ouvir os cilindros e cabeçotes internamente, existem modelos especiais para "ouvir" motores e máquinas, como esse meu aí na foto.

10732

A experiência de um mecânico treinado dirá se o ruído é normal ou não. Gravar e enviar a quem conhece este tipo de motor também ajuda.

Além disso dizem que o ruído deve ser em torno de 80dB. Em qual rotação? Em marcha lenta? Médio giro? Não orientam nada e com isso o resultado pode ser qualquer coisa indefinida e sem possibilidade de se obter um resultado prático.

O que eles indicam nesse whihe paper é puro..... bull shit.

Petrel
27-11-2020, 14:29
Se o ruído é metálico... Não tem motivo pra preocupação!!!! O motor é de metal!!!! Vai curtir sua bela máquina meu irmão!!! Não procure pelo em ovo!!!! Kkkkkk o barulho desse motor tem que ser diferente, o comando de válvula é diferente do anterior, não se pode comparar com o motor anterior.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Gnegraes
27-11-2020, 14:55
Se o ruído é metálico... Não tem motivo pra preocupação!!!! O motor é de metal!!!! Vai curtir sua bela máquina meu irmão!!! Não procure pelo em ovo!!!! Kkkkkk o barulho desse motor tem que ser diferente, o comando de válvula é diferente do anterior, não se pode comparar com o motor anterior.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Por aí....

PALITO
30-11-2020, 10:36
Seria este o ruído que ouvem em marcha lenta?

https://youtu.be/yt8_aO2xkt0

Gnegraes exatamente esse som ai

Barra
30-11-2020, 10:50
A minha moto é uma 1200 2018 e faz um barulho parecido na partida a frio e somente do lado direito da moto e que para em questão de segundo.
Faz desde que era 0km, hoje está com 15300 kms. Na revisão de 1000 kms relatei para a eurobike mas disseram que era normal. Desencanei e pau na máquina.

Rhodes
30-11-2020, 22:52
Acabei de abrir um tópico sobre esse barulho. Vou apagar depois de ver que já existe esse aqui.
A minha é GSADV 2020 revisão dos 1k hoje. BMW Alphaville
Disseram q é normal desse motor. Pra não esquentar. Mas me incomoda um pouco.
É uma espécie de grilo. 2-4k rpm. Com ela em ponto morto não acontece.
Obrigado!
abs
Rodrigo

Rhodes
01-12-2020, 10:00
Gnegraes exatamente esse som ai

O barulho que me refiro não é esse. É um grilo metálico de 2-4K, segundo A BMW, normal.
Só acontece andando. Marcha lenta não

Rromagnani
01-12-2020, 10:22
Acabei de abrir um tópico sobre esse barulho. Vou apagar depois de ver que já existe esse aqui.
A minha é GSADV 2020 revisão dos 1k hoje. BMW Alphaville
Disseram q é normal desse motor. Pra não esquentar. Mas me incomoda um pouco.
É uma espécie de grilo. 2-4k rpm. Com ela em ponto morto não acontece.
Obrigado!
abs
RodrigoUma espécie de assovio??? Se for isso, a.minha TB faz e na CC TB relataram ser normal.

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

Rhodes
01-12-2020, 23:30
O assovio é gostoso, do motor mesmo.
O grilo é meio metálico não é uniforme..

Rhodes
02-12-2020, 14:52
N˜åo esperava esse barulho chat numa moto de 109k

Gnegraes
02-12-2020, 17:06
N˜åo esperava esse barulho chat numa moto de 109k

Rodrigo,

Todo motor de motocicleta tem seu ruído característico. Aliás não só de motos, todo motor de combustão interna tem o seu ruído particular.
Ainda bem que você não comprou uma Ducati, que tem comando Desmodromik, e é muito mais cara que as BMWs....
Eu particularmente gosto de ouvir o motor, música para meus ouvidos.

PALITO
02-12-2020, 23:00
Amigao esse barulho geralmente e quando vc começa acelerar tipo pra uma retomada? A minha com bagagem e carona, se for retomar de segunda marcha com com pouca velocidade ela faz também

PALITO
02-12-2020, 23:02
Para complementar depois que a rotação passa de 4 mil giro o barulho cessa isso é normal já testei outra e todas fazem

Finger
03-12-2020, 11:26
Amigos, faz tempo que não me manifesto nesse fórum. Acompanhei algumas discussões no Facebook sobre esse barulho e o que mais vi foram mentirosos dizendo que não iriam comprar a moto em razão do tal ruido. Já havia registros de ruído e troca de comando na 1200 LC. O ruído era no cabeçote onde se localizava o descompressor. Tive duas: uma 2015, que era lisinha, e um 2017, mais barulhenta. Aliás, uma amigo tinha uma RT 2014 que o barulho era uma absurdo. Ele nem ai é as motos seguem andando sem problemas. Comprei a 1250 sem medo é de fato noto um ruído no cabeçote esquerdo, diferente, que não havia quando era zero. Andei olhando fóruns estrangeiros e é a mesma coisa. Muita conversa com nada concreto. Preocupação zero. Em três anos, se houver problemas, vai aparecer.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rhodes
03-12-2020, 11:33
Exato. Em todas as marchas rola. Menos em ponto morto. retomada 2-4k rpm

Rhodes
03-12-2020, 11:35
Amigos, faz tempo que não me manifesto nesse fórum. Acompanhei algumas discussões no Facebook sobre esse barulho e o que mais vi foram mentirosos dizendo que não iriam comprar a moto em razão do tal ruido. Já havia registros de ruído e troca de comando na 1200 LC. O ruído era no cabeçote onde se localizava o descompressor. Tive duas: uma 2015, que era lisinha, e um 2017, mais barulhenta. Aliás, uma amigo tinha uma RT 2014 que o barulho era uma absurdo. Ele nem ai é as motos seguem andando sem problemas. Comprei a 1250 sem medo é de fato noto um ruído no cabeçote esquerdo, diferente, que não havia quando era zero. Andei olhando fóruns estrangeiros e é a mesma coisa. Muita conversa com nada concreto. Preocupação zero. Em três anos, se houver problemas, vai aparecer.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fui na BMW e ele tirou um comando da gaveta, balançou de um lado pro outro e perguntou se era esse o barulho. Eu disse q sim. Ele disse q é normal. Pra ficar tranquilo!!
Bora rodar então né!
obrigado

Finger
03-12-2020, 12:43
Fui na BMW e ele tirou um comando da gaveta, balançou de um lado pro outro e perguntou se era esse o barulho. Eu disse q sim. Ele disse q é normal. Pra ficar tranquilo!!
Bora rodar então né!
obrigado

É isso ai!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Barra
03-12-2020, 15:18
Pelo relato de vcs parece um barulho que a minha ex-s1000xr tinha a 4 mil rpm tbm.

Gnegraes
03-12-2020, 15:56
Amigos, faz tempo que não me manifesto nesse fórum. Acompanhei algumas discussões no Facebook sobre esse barulho e o que mais vi foram mentirosos dizendo que não iriam comprar a moto em razão do tal ruido. Já havia registros de ruído e troca de comando na 1200 LC. O ruído era no cabeçote onde se localizava o descompressor. Tive duas: uma 2015, que era lisinha, e um 2017, mais barulhenta. Aliás, uma amigo tinha uma RT 2014 que o barulho era uma absurdo. Ele nem ai é as motos seguem andando sem problemas. Comprei a 1250 sem medo é de fato noto um ruído no cabeçote esquerdo, diferente, que não havia quando era zero. Andei olhando fóruns estrangeiros e é a mesma coisa. Muita conversa com nada concreto. Preocupação zero. Em três anos, se houver problemas, vai aparecer.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Olá Júlio,

Desculpe a pergunta, mas descompressor em um cabeçote? Que descompressor?

Finger
03-12-2020, 19:37
Segundo informação que eu recebi de um mecanico, há um mecanismo que evita a compressão em um dos cilindros, no momento da partida, de modo a não oferecer muita resistência, ou seja, deixar o motor muito pesado na partida.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Finger
03-12-2020, 19:53
Olá Júlio,

Desculpe a pergunta, mas descompressor em um cabeçote? Que descompressor?

Também vi aqui nesse fórum mesmo. Só não estou conseguindo colocar o link.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Finger
03-12-2020, 19:55
Também vi aqui nesse fórum mesmo. Só não estou conseguindo colocar o link.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/3999-Dispositivo-de-descompressão-da-LC


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
03-12-2020, 20:14
https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/3999-Dispositivo-de-descompressão-da-LC


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Depois de percorrer todas as mensagens, na primeira há alguma coisa.
Só que descrito de maneira improvável: não há válvula descompressora no motor de arranque, é óbvio.

Antigamente quando não havia partida elétrica, a quase totalidade das motos de média cilindrada para cima tinham duas pequenas alavancas no manete para:
- avanço da ignição: atrasava-se o ponto de ignição para evitar o contragolpe que se sentia no pedal.
- válvula de descompressão: abria uma pequena válvula no cabeçote para reduzir drasticamente a taxa de compressão e permitir girar o motor através do pedal.

Será que as LCs tem uma válvula em um dos cilindros, que é acionada juntamente com o motor de partida?

Finger
03-12-2020, 21:01
Depois de percorrer todas as mensagens, na primeira há alguma coisa.
Só que descrito de maneira improvável: não há válvula descompressora no motor de arranque, é óbvio.

Antigamente quando não havia partida elétrica, a quase totalidade das motos de média cilindrada para cima tinham duas pequenas alavancas no manete para:
- avanço da ignição: atrasava-se o ponto de ignição para evitar o contragolpe que se sentia no pedal.
- válvula de descompressão: abria uma pequena válvula no cabeçote para reduzir drasticamente a taxa de compressão e permitir girar o motor através do pedal.

Será que as LCs tem uma válvula em um dos cilindros, que é acionada juntamente com o motor de partida?

Óbvio que não pode ter uma válvula descompressora em um motor elétrico. Até onde eu sei, várias motos tem esse mecanismo, inclusive a minha Royal Enfield Classic 500. Conheço alguém que incomodado com o ruído desativou o mecanismo e deixou o motor da moto mais pesado na partida.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
04-12-2020, 11:38
Óbvio que não pode ter uma válvula descompressora em um motor elétrico. Até onde eu sei, várias motos tem esse mecanismo, inclusive a minha Royal Enfield Classic 500. Conheço alguém que incomodado com o ruído desativou o mecanismo e deixou o motor da moto mais pesado na partida.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fez uma grande burrice, vai acabar com a bateria mais cedo, drena muito mais carga...
Além de fazer circular correntes mais altas no circuito de partida, torque exigido é muito maior....

Acho meio estranho quem tem moto reclamar de ruídos... Na moto você está exposto a tudo, motor, vento, outros veículos.
Aqui há muitos relatos de gente que se incomoda até com o som dos discos de freio flutuantes dianteiros ao rodar em piso de paralepípedo, metem silicone para "prender" o disco e ficar "silencioso"....

Parva volucris non ova magna parit....

Rhodes
04-12-2020, 21:39
Vou lea esse final de semana e vou pedir pra ele responder aqui.

Finger
04-12-2020, 22:08
Fez uma grande burrice, vai acabar com a bateria mais cedo, drena muito mais carga...
Além de fazer circular correntes mais altas no circuito de partida, torque exigido é muito maior....

Acho meio estranho quem tem moto reclamar de ruídos... Na moto você está exposto a tudo, motor, vento, outros veículos.
Aqui há muitos relatos de gente que se incomoda até com o som dos discos de freio flutuantes dianteiros ao rodar em piso de paralepípedo, metem silicone para "prender" o disco e ficar "silencioso"....

Parva volucris non ova magna parit....

Concordo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pretto
05-12-2020, 22:17
Olá amigos.
Tenho uma Adventure 2015 e ela tem barulho de "maquina de costura". Igual a do meu cunhado que é do mesmo ano.
Ou seja, cerveja.
Esse barulho é normal.
Abs.

joaosantos
07-12-2020, 15:16
Rapaziada, essa máquina é sensacional, estou amando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
15-12-2020, 09:10
Óbvio que não pode ter uma válvula descompressora em um motor elétrico. Até onde eu sei, várias motos tem esse mecanismo, inclusive a minha Royal Enfield Classic 500. Conheço alguém que incomodado com o ruído desativou o mecanismo e deixou o motor da moto mais pesado na partida.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Júlio,

O sistema de descompressão desses motores LC da BMW possui um sistema centrífugo nos eixos de comando de válvulas de escape, que mantém as válvulas semi abertas durante o acionamento da partida, isso até cerca de 400rpm. Informação de amigo na Alemanha.
Com isso o motor gira mais rápido, facilitando a partida e reduzindo a corrente solicitada à bateria.
Daí a diferença de ruído entre as ACs e as LCs na partida.

Finger
16-12-2020, 15:10
Júlio,

O sistema de descompressão desses motores LC da BMW possui um sistema centrífugo nos eixos de comando de válvulas de escape, que mantém as válvulas semi abertas durante o acionamento da partida, isso até cerca de 400rpm. Informação de amigo na Alemanha.
Com isso o motor gira mais rápido, facilitando a partida e reduzindo a corrente solicitada à bateria.
Daí a diferença de ruído entre as ACs e as LCs na partida.

Em ambos os cilindros????


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
16-12-2020, 16:05
Em ambos os cilindros????


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Foi o que ele me informou. Cada eixo de comando de válvulas de escape tem este sistema.
Quando surgiu esse assunto, fiquei intrigado e fui ver no RSD as imagens de cabeçotes. Não consegui nas imagens ver alguma coisa que permitisse tirar alguma conclusão.
Agora com a explicação dele faz sentido. Isso explica o ruído de alta rotação na partida das LCs, comparado com as ACs.

E o sistema ser centrífugo é bastante interessante, impede o fechamento completo das válvulas de escape somente em baixíssimas rotações (400rpm), o suficiente para fazer o motor girar leve, entrar combustível na câmara, haver ignição, etc.
Como a marcha lenta do motor é cerca 1.100rpm, nesta rotação o sistema não opera devido à força centrífuga, só opera na partida e que em seguida sobe a rotação e o sistema fica inoperante...

Gnegraes
01-06-2023, 08:57
Uma das razões para ruídos nos cabeçotes é devido à alavanca de descompressão.

Essa alavanca é montada na cabeça da válvula de escape de modo que em baixas rotações, algo ao redor de 400rpm, impede que a válvula de escape se feche totalmente, o que ocasiona uma diminuição na compressão do pistão e com isso o esforço de girar o motor pelo sistema de partida fica bastante reduzido e facilitado.

Com as primeiras explosões na câmara de combustão do cilindro, a rotação se eleva rapidamente e esta alavanca de descompressão se move por aceleração centrífuga e libera o funcionamento da válvula de escape.

Algumas destas alavancas podem apresentar folga maior e com isso fazer um ruído mais perceptível mas sem qualquer risco ao funcionamento do comando de válvulas.

O vídeo abaixo é bastante ilustrativo de como o sistema funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=ScZO_VEGtlI

conr1250
06-08-2023, 09:13
ativando a discussão...
procurando sobre esse barulho no motor (que também escuto na minha r1250),foi a conversa mais próxima que achei sobre esse barulho hahaha . È um barulho chato sim para uma moto de mais de 100k ( a minha f800 não tinha barulho nenhum que não fosse do motor).E esse da r1250 NAO é barulho de motor, pois fiz o teste de descer uma pista inclinada com ela desligada e desengatada, e o barulho é irritante, chato mesmo!!! Desconfio de rolamento dianteiro(pois o barulho é na frente),ou barulho do vento mesmo passando naquelas carenagens dianteiras( que não são poucas).
fiz o teste na 1250 do meu padrasto(r1250) e o barulho é menor por não ser modelo ADV ?!?!(se for o caso das carenagens)

Reiner
06-08-2023, 12:49
ativando a discussão...
procurando sobre esse barulho no motor (que também escuto na minha r1250),foi a conversa mais próxima que achei sobre esse barulho hahaha . È um barulho chato sim para uma moto de mais de 100k ( a minha f800 não tinha barulho nenhum que não fosse do motor).E esse da r1250 NAO é barulho de motor, pois fiz o teste de descer uma pista inclinada com ela desligada e desengatada, e o barulho é irritante, chato mesmo!!! Desconfio de rolamento dianteiro(pois o barulho é na frente),ou barulho do vento mesmo passando naquelas carenagens dianteiras( que não são poucas).
fiz o teste na 1250 do meu padrasto(r1250) e o barulho é menor por não ser modelo ADV ?!?!(se for o caso das carenagens)Conrado, antes de mais nada, vc deveria se apresentar no tópico específico deste fórum, é praxe.
De qualquer forma bem vindo. O barulho deve ser dos pneus, se forem os originais Michelin. Barulho estranho na Bmw não costuma ser preocupante.....rsrsrs.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk