PDA

Ver Versão Completa : Avaria no pedal (alavanca) de câmbio



Wirchen
26-07-2020, 13:26
Caros do fórum, ontem estreei minha F850GS (exato 1 ano de uso), após uma rotatória tinha um sinal, este sinal tava vermelho pra esquerda, verde para ir reto, foquei no sinal, esqueci da rotatória e aí, pau, colidi com uma moto menor com 2 ocupantes. A moto tombou em cima da perna esquerda, luxação em 2 lugares, um pouco de dor numa costela mas acho que não tive avarias maiores.

Vamos à moto: alguns poucos arranhões acho que todos nas peças plásticas, um arranhado um pouco maior naquela peça de aço redonda que fica embaixo com o escrito BMW (algo parecido com o cárter de óleo) e de avaria mesmo, o pedal (alavanca) de câmbio que entortou pra trás (foto anexa) e sobre o qual, indago os integrantes do fórum.

Antes de detalhar a minha dúvida sobre o pedal de câmbio, um adendo: acho que o protetor de motor e o protetor de carenagem impediriam estes pequenos danos. Gostaria de saber quem tem experiência com estes 2 protetores em relação à F850GS no que diz respeito a que tem que ser original, se são 2 peças separadas mesmo, se os paralelos são bons ou se comprometem a estrutura em caso de abalroamento etc etc etc.

Voltando ao pedal de câmbio, o que vocês acham:
- levo na concessionária ou num bom mecânico?
- consegue-se desentortar ou coloca-se um pedal novo?
- parece muito simples retirar o pedal porém a chave que se usa é nativa da BMW ou qualquer bom mecânico tem uma?
- a haste que o pedal empurra para cima e para baixo parece que ficou intacta, só torceu um pouco no encaixe, será que consigo aproveitar?
- e por último, será necessário algum ajuste da marcha tipo um serviço que só a BMW consiga fazer?

Em tempo, a moto desalinhou pouca coisa.

Caros, minha moto não tem seguro, me desculpem a mensagem longa e qualquer ajuda é bem-vinda.

EvertonM
26-07-2020, 14:45
Acredito que um bom e cuidadoso mecânico consiga resolver tudo. As chaves para esse serviço são comuns em boas oficinas.
O problema maior é a alavanca do câmbio, que talvez seja mais difícil de desentortar - não impossível. Considerando a impossibilidade de retornar ao estado original, já iria vendo as opções de compra dessa peça.
Pela foto - e se não afetou nada no câmbio - parece algo não muito complicado.
Certamente o protetor de motor e de carenagem teria ajudado. Há fabricantes alternativos de boa qualidade (Givi, por exemplo), mas há outros. Procure verificar como são presos os protetores originais e busque opções que observem essa mesma fixação.
Boa sorte.

Wirchen
27-07-2020, 07:44
Obrigado Everton pelas informações.

PabloTiago
28-07-2020, 15:49
Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era).
Passe em uma loja de ferramentas e compre um jogo de chave Tork.
E faça vc mesmo a substituição. procedimento extremamente simples.

Reiner
28-07-2020, 16:22
Pablo, desculpe descordar, mas o pedal da moto do Fernando volta à posição original brincando.....

Sds...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
28-07-2020, 16:58
O correto é: discordar, e não é brincando. Um bom profissional corrige o pedal sem dificuldades.
Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
28-07-2020, 22:29
Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era).
Passe em uma loja de ferramentas e compre um jogo de chave Tork.
E faça vc mesmo a substituição. procedimento extremamente simples.

Corrigindo: a chave se chama TORX, e não tork...

Wirchen
01-08-2020, 22:29
Obrigado a todos pelas informações.

Encarei a concessionária e como eu já tenho experiência com as premium’s, fui preparado para uma super facada. Para minha surpresa vou levar “apenas” uma facada.

Aproveitando o gancho do protetor de motor, achei este manual de instalação do produto da GIVI (https://media.givi.it/XN-Prodotti/istruzioni/TN5127.pdf) e tô pensando seriamente em eu mesmo encarar a instalação. As dicas que recebi aqui da GIVI e da chave torx me empolgaram. Para isso é fundamental ter as ferramentas certas mas acho que tenho a maioria. Numa olhada rápida no manual, acho que minha maior dificuldade será o torque a ser empregado (tightening torque).

Qualquer dica será bem-vinda.

O protetor da GIVI achei por R$ R$1.759,00 na internet e na concessionária o orçamento do protetor original, cujo códigos são 77418522927 e ...28 mais 4 parafusos ficou em R$ 3.295,73.

Gnegraes
02-08-2020, 09:08
Bom dia Fernando,

Antes de fechar a compra com a Givi, verifique os preços dos protetores da Marca SW Motech, é de excelente qualidade.

Você esqueceu de nos informar quanto a CC cobra pelo pedal do câmbio... (apenas para testar e aferir o meu "chutômetro", diria custar em torno de R$550...)

Wirchen
02-08-2020, 10:52
Vamos ao orçamento da concessionária:

Pedal do câmbio: R$ 413,00
Mão de obra: R$ 349,00
Diagnóstico: R$ 350,00

Pedi um diagnóstico, precisava saber se estava tudo bem com toda a estrutura de marchas e tbem com o alinhamento da moto, devido a queda. Resolvi encarar a concessionária, a moto tem 1 ano de uso. Até prova em contrário, prefiro acreditar que a CC é o melhor lugar pra mexer na moto.

Guilherme, me empolguei com a GIVI porque achei o manual sensacional, bem “for dummies”. De qualquer jeito vou pesquisar sobre a Motech. Eu vislumbro colocar o protetor e talvez outros acessórios pra quando eu for começar a encarar o off.

Gnegraes
02-08-2020, 11:45
Vamos ao orçamento da concessionária:

Pedal do câmbio: R$ 413,00
Mão de obra: R$ 349,00
Diagnóstico: R$ 350,00

Pedi um diagnóstico, precisava saber se estava tudo bem com toda a estrutura de marchas e tbem com o alinhamento da moto, devido a queda. Resolvi encarar a concessionária, a moto tem 1 ano de uso. Até prova em contrário, prefiro acreditar que a CC é o melhor lugar pra mexer na moto.

Guilherme, me empolguei com a GIVI porque achei o manual sensacional, bem “for dummies”. De qualquer jeito vou pesquisar sobre a Motech. Eu vislumbro colocar o protetor e talvez outros acessórios pra quando eu for começar a encarar o off.

Se o problema for manual de instalação, os da SW Motech também são bons.
Ambos são de muito boa qualidade. A decisão fica por conta de design e preço.

Wirchen
10-08-2020, 19:15
Caros, vou continuar com o tópico.

Recapitulando, uma queda, entortou o pedal de câmbio, levei na concessionária, foi trocado o pedal, ficou show, eu tbem pedi um diagnóstico porque achei que ela ficou com o guidão um pouco desalinhado, os caras me cobraram o diagnóstico e disseram que tava tudo bem com a moto como um todo.

Peguei a moto fiz uma pequena viagem de 600km, voltei na concessionária e pedi para olharem porque achava que o guidão continuava desalinhado, ou seja, você tá indo reto e o guidão fica levemente virado pro lado esquerdo. É coisa mínima, mínima mesmo mas como esta moto é p. das galáxias (pelo menos no preço rsrsrsrs) …

Um mecânico andou na moto e deu o veredito de que o guidão estava torto. O detalhe é que na queda, não ocorreu nenhum arranhão no guidão, nem no manete nem em nenhuma parte adjacente. Solução da concessionária: trocar o guidão, R$ 2525,82 a peça nova mais mão de obra.

Pesquisei aqui no Fórum e soluções que eu vi foi alinhar no braço e na perna, no meio-fio ou numa pedra, isso para a F800, no meu caso é uma F850.

Alguma dica?

EvertonM
10-08-2020, 20:59
alinhar no braço e na perna, no meio-fio ou numa pedra
Talvez funcione, mas me parece um procedimento um tanto tosco. Acredito que desse modo você não conseguirá o "ajuste fino" que deseja.
Se tiver certeza que o problema é guidon torto, penso que mais adequado seria tirá-lo e levar em um bom torneiro - talvez lhe traga melhor resultado.
Mas, antes disso, verifique se a mesa está alinhada (inclusive em relação às bengalas), pois é ela que prende o riser do guidon e se houve deslocamento com a queda, pode estar aí o problema e não no guidon. Se for isso, soltar e reapertar adequadamente pode resolver.
Busque primeiro as soluções mais simples, até chegar nas mais complexas.

Gnegraes
11-08-2020, 07:33
Caros, vou continuar com o tópico.

Recapitulando, uma queda, entortou o pedal de câmbio, levei na concessionária, foi trocado o pedal, ficou show, eu tbem pedi um diagnóstico porque achei que ela ficou com o guidão um pouco desalinhado, os caras me cobraram o diagnóstico e disseram que tava tudo bem com a moto como um todo.

Peguei a moto fiz uma pequena viagem de 600km, voltei na concessionária e pedi para olharem porque achava que o guidão continuava desalinhado, ou seja, você tá indo reto e o guidão fica levemente virado pro lado esquerdo. É coisa mínima, mínima mesmo mas como esta moto é p. das galáxias (pelo menos no preço rsrsrsrs) …

Um mecânico andou na moto e deu o veredito de que o guidão estava torto. O detalhe é que na queda, não ocorreu nenhum arranhão no guidão, nem no manete nem em nenhuma parte adjacente. Solução da concessionária: trocar o guidão, R$ 2525,82 a peça nova mais mão de obra.

Pesquisei aqui no Fórum e soluções que eu vi foi alinhar no braço e na perna, no meio-fio ou numa pedra, isso para a F800, no meu caso é uma F850.

Alguma dica?

E possível alinhar em prensa hidráulica pequena, dessas comuns de oficina mecânica.
Basta que o guidão esteja protegido com panos para evitar marcas e riscos.
E uma boa mesa plana para deitar o guidão e verificar a simetria de ambos os lado.
Não é nada complicado, basta jeitinho e paciência de fazer o serviço aos poucos.

I jeitin é sempre bão na vida da gente... lá prás banda dasdondi eu mi iscondo, fica pertin di Ponti Nova, a gente custuma dizê qui....
... com cuspe i cun jeitu, si comi o c# di qualqué sujeitu....

Reiner
11-08-2020, 08:31
Caros, pode ser simplesmente uma torção axial com relação a suspensão. Em outra epoca, ajustei o guidão da XL250 diversas vezes usando o meio fio. Quem sabe se soltar um pouco os parafusos da mesa e forçar na direção contrária, você consegue alinhar o guidão.
Acredito que a barra do guidão não está impenada, pois não houve comprometimento de manopla ou alavancas....

Direto de viçosa, pertim de ponte nova.....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
11-08-2020, 11:25
Caros, pode ser simplesmente uma torção axial com relação a suspensão. Em outra epoca, ajustei o guidão da XL250 diversas vezes usando o meio fio. Quem sabe se soltar um pouco os parafusos da mesa e forçar na direção contrária, você consegue alinhar o guidão.
Acredito que a barra do guidão não está impenada, pois não houve comprometimento de manopla ou alavancas....

Direto de viçosa, pertim de ponte nova.....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Eu sei dondi cê siscondi sô... nóssssss.

Wirchen
11-08-2020, 19:23
Agradeço a dica de todos, aí vai o feedback:

Esta dica foi a que mais se aproximou da solução:
“Caros, pode ser simplesmente uma torção axial com relação a suspensão. Em outra epoca, ajustei o guidão da XL250 diversas vezes usando o meio fio. Quem sabe se soltar um pouco os parafusos da mesa e forçar na direção contrária, você consegue alinhar o guidão.
Acredito que a barra do guidão não está impenada, pois não houve comprometimento de manopla ou alavancas....
Direto de viçosa, pertim de ponte nova.....”

Levei na loja dos caras que “furam 300” (não sabia que tinha mecânica, achava que eles só vendiam motos, motos não, foquetes!). O Sandro (vai que alguém conhece) deu uma volta, voltou, levou a moto pra oficina, soltou os 2 parafusos da mesa, deu um pequeno tranco, apertou os parafusos de novo e resolveu eu diria que, uns 90% do alinhamento, os 10% restantes acho que é filigrana.

Agora o que faço com a avaliação do atendente da concessionária que pediu para eu dar nota 10 no serviço? Avaliando, eu ganharia um boné!

Por falar em Viçosa, essa cidade é fo**! Tem umas 4 semanas entrei na cidade de carro com autorização, peguei meu filho que estuda aí e levei pra passar uns dias com os avós. Na volta, pedimos autorização de novo mas ela não ficou pronta. Moral da história, os caras não deixaram entrar de jeito nenhum, nem mostrando IPTU pago. Solução: Ele teve que entrar na cidade malocado dentro de um busun e eu e a mãe dele demos meia volta no carro e fomos dormir em Juiz de Fora.

Reiner
12-08-2020, 08:23
Que bom Fernando,
Agora, faz 40 anos que venho a viçosa, e ainda não acredito que pertence à Minas ou ao Brasil.....kkkkkkkkk

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
12-08-2020, 08:24
Outra coisa, agradece o boné.......

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
12-08-2020, 11:50
Que bom Fernando,
Agora, faz 40 anos que venho a viçosa, e ainda não acredito que pertence à Minas ou ao Brasil.....kkkkkkkkk

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

U dosdileiti daí é bão....