PDA

Ver Versão Completa : Velas



Arialdo
02-08-2020, 12:18
O que significa ac nas motos GS adv

MarcioT
02-08-2020, 13:28
Se estiver falando das 1200 antes de 2013 significa Air Cooled ou refrigerada a ar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Iceman
04-08-2020, 01:18
E LC, de 2013 em diante, é "Liquid Cooled" :p

Até o meio de 2013 os motores das 1200 eram totalmente refrigerados a ar, igual os fuscas antigos.

A partir do meio de 2013, a moto mudou totalmente (até o cardã mudou do lado esquerdo para o lado direito da moto), inclusive o motor, que passou a ter uma porcentagem da refrigeração a óleo (30% se não me engano) e ganhou a adição de um pequeno radiador na frente da moto, além de alguns CV a mais (125 nas AC para 127 nas LC se não me falha a memória).

Dai a denominação AC, para as Air Cooled e LC para as Liquid Cooled, para facilitar a distinção entre um modelo e outro.

Gnegraes
04-08-2020, 08:18
E LC, de 2013 em diante, é "Liquid Cooled" :p

Até o meio de 2013 os motores das 1200 eram totalmente refrigerados a ar, igual os fuscas antigos.

A partir do meio de 2013, a moto mudou totalmente (até o cardã mudou do lado esquerdo para o lado direito da moto), inclusive o motor, que passou a ter uma porcentagem da refrigeração a óleo (30% se não me engano) e ganhou a adição de um pequeno radiador na frente da moto, além de alguns CV a mais (125 nas AC para 127 nas LC se não me falha a memória).

Dai a denominação AC, para as Air Cooled e LC para as Liquid Cooled, para facilitar a distinção entre um modelo e outro.

Thomas et caterva,

E há mais duas diferenças grandes no conceito da motorização:

- câmbio: nas AC totalmente separado do bloco do motor e com óleos distintos, nas LC o cárter e o óleo são o mesmo para motor e câmbio.
- embreagem: nas AC é monodisco a seco, nas LC ela é multidisco banhado a óleo (do motor e câmbio).

No quesito resfriamento, nas AC há radiador de óleo do motor, responsável por 30% da troca de calor, o ar pelos 70% restantes.
Já nas LC, o circuito de líquido de arrefecimento circula nos cabeçotes apenas e é responsável por 20% da troca de calor em dois pequenos radiadores (um para cada cabeçote) e o ar cuida dos 80% restantes. Neste modelo de motor, o radiador de óleo foi suprimido.

Quanto a potência, ela era nas AC 104CV e em 2010 passou a 110CV. Em 2013 com o novo motor LC passou a disponibilizar 125CV.

Minha única observação sobre as duas motorizações AC e LC fica na enorme vantagem do câmbio ser isolado do cárter do motor nas AC. Elas possuem óleos diferentes com especificações para usos distintos: óleo de motor e óleo de caixa de engrenagens, cada macaco no seu galho. Nas LC é um conjunto único com óleo único.