PDA

Ver Versão Completa : Mudança marcha raspando e Cardan batendo



Cid.Salum
08-09-2020, 02:00
Comprei uma R 1200 gs 2013/14 com 34000 km.
Na mudança da primeira até a quarta marcha raspa para entrar. A quinta e sexta entra macio.Tambem sinto uma folga no eixo Cardan que fica batendo em baixa rotação. Quando estou no trânsito lento.Essa é minha primeira BM e gostaria de alguma dica.
Gtato.

mazevedo
08-09-2020, 06:57
Alcides, quanto à mudança da marcha, pode ser por você ainda não ter se acostumado com o câmbio sequencial! Experimente fazer um leve esforço no pedal de câmbio e aliviar um pouquinho o acelerador! Tipo "passar no tempo". Vai entrar justa e sem tranco! Quanto ao estalo no cardã, é bom verificar, mas a galera aqui tem condições de opinar e esclarecer melhor!
Dê uma olhada nesse tópico:

https://www.bmwgsbrasil.com.br/archive/index.php/t-4020.html

Abraço

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk

Meilsmidth
08-09-2020, 07:02
Comprei uma R 1200 gs 2013/14 com 34000 km.
Na mudança da primeira até a quarta marcha raspa para entrar. A quinta e sexta entra macio.Tambem sinto uma folga no eixo Cardan que fica batendo em baixa rotação. Quando estou no trânsito lento.Essa é minha primeira BM e gostaria de alguma dica.
Gtato.Cid, raspando marcha eu não ouvi dizer, não eh comum, mas qto ao barulho no cardã, acredito q vc terah q revisar pois pode ser desde problema de lubrificação ateh desgaste prematuro das engrenagens... vamos esperar outros colegas opinarem a respeito.

Reiner
08-09-2020, 08:47
Pessoal, eu só tive e andei em minha primeira BMW, portanto minha impressão pode estar errada....
O conjunto de transmissão cardan em conjunto com o câmbio tem um jogo ou folga normal, que é realçada qdo se move devagar com marcha alta.... como se andasse com o carro com câmbio manual em 3 ou 4 marcha à velocidade de 30km por hora....
Na minha acontece isso....está com 26KKm.
E as marchas qdo passadas com carinho não faz barulho, se passadas com mais rapidez fazem um barulho, que não é bem umas raspada....
Parece que sempre foi assim.
Vou prestar mais atenção....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
08-09-2020, 09:31
Pessoal, eu só tive e andei em minha primeira BMW, portanto minha impressão pode estar errada....
O conjunto de transmissão cardan em conjunto com o câmbio tem um jogo ou folga normal, que é realçada qdo se move devagar com marcha alta.... como se andasse com o carro com câmbio manual em 3 ou 4 marcha à velocidade de 30km por hora....
Na minha acontece isso....está com 26KKm.
E as marchas qdo passadas com carinho não faz barulho, se passadas com mais rapidez fazem um barulho, que não é bem umas raspada....
Parece que sempre foi assim.
Vou prestar mais atenção....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Haver um pouco de folga na transmissão é normal.

Do eixo do virabrequim até a roda há inúmeros pares de engrenagens e cada par tem uma folga, por menor que seja, no engrenamento entre os dentes (backlash).
Se somarmos todas as folgas de toda a transmissão nota-se essa "folga" na roda traseira. E que aumenta quanto mais quente estiver o conjunto.

Nas transmissões com corrente nota-se menos, pois essa folga da transmissão acaba sendo "amortecida" pela folga entre elos da corrente, pois a corrente de rolos acaba sendo um elemento elástico na transmissão.
No caso de eixo cardã + caixa de redução com engrenagens cônicas não há elemento elástico que absorva o jogo proveniente das folgas do conjunto.

Iceman
08-09-2020, 09:50
Alcides, a minha é 2014 e está com aprox. a mesma KM da sua.

Não raspa nada ao engatar a marcha e não faz barulho no cardã.

Existe um problema crônico nesses eixos do cardã e vários colegas já relataram problemas de penetração de água na borracha de vedação do braço.
A penetração de água oxida o cardã e pode chegar a ponto de travar, causando um acidente.

Eu realmente aconselharia você a levar a moto em um mecânico de confiança ou até mesmo uma concessionária para uma verificação.
Se não for nada, melhor, se for algo, arruma-se antes que a coisa piore.

Mesmo que a princípio pareça um gasto alto, nada como dormir sossegado e pilotar tranquilo.

Se levar na CC, aproveite para ver se a moto passou pelo recall das bengalas da suspensão dianteira.
Algumas motos a BMW teve que trocar componentes da bengala (canelas).
A minha passou pelo recall e não precisou trocar nada, mas é bom saber se ao menos foi verificado isso.