PDA

Ver Versão Completa : Problema com Cardã BMW R1200 GS LC 2013 em Diante



cebaldocch
13-09-2020, 23:40
Boa noite amigos.


Sou proprietário de uma R1200 GS Premium 2013 LC (Liquid Cooled).


Meu objetivo com esse post é mostrar para proprietários ou futuros proprietários o problema crônico que tive com o veículo.
Primeiramente gostaria de dizer que a moto é linda, possui ÓTIMA ciclística, com motor e suspensão "ESA" dando ao piloto 100% de controle sobre o veículo. A impressão é que você está andando sobre um colhão de ar de dão macia que é.



Em 2018 com apenas 30.000 km a moto me deixou na mão apresentando falha no eixo cardã.

Para minha surpresa descobri que é comum os modelos à partir de 2013 terem esse tipo de problema. Entra água dentro do braço da balança traseira, e o entalhado do eixo cardã trabalha debaixo d'água.

Ao levar a moto na concessionária tive um orçamento absurdo de quase R$ 9.000,00 no eixo cardã, sem contar a mão-de-obra.

Lamentável uma moto que na época custava na casa dos R$ 80.000,00 ter esse tipo de problema com baixa kilometragem.
A BMW não cria um plano de revisão na peça à cada 5.000 ou 10.000 km à fim de desmontar e engraxar a peça, muito menos um recall para resolver de vez o problema. Oficinas paralelas já fazem esse serviço, eu fui desavisado mesmo.



Resolvi o problema recuperando o eixo cardã, e fazendo um furo no braço para permitir a água sair lá de dentro. Além de engraxar a peça regularmente.
Apesar de todo esse inconveniente, me parece que é só esse o ponto fraco dessa moto.
Se você for um proprietário desavisado já dê uma olhada à fim de evitar danos maiores.



Quero deixar algumas considerações aqui no fórum:
1: Não entrei em rio ou enchente com a moto ok? Peguei chuva moderada e forte sim, mas isso não devia ser um problema pra essa moto.
2: Na mesma época que isso aconteceu meu colega ficou preocupado e resolvemos desmontar a moto dele (R1200 Adventure 2009 com 110.000 km) quee ainda tinha graxa novinha na cor branca dentro do braço.
3: Tem vários relatos de outros proprietários do modelo LC que tiveram o mesmo problema.



10635
10636
10637
10638
10639
10640
10641
10642
10643
10644
10645
10646

shw
14-09-2020, 09:44
Muito bom, parabéns pelo trabalho, infelizmente a BMW peca neste quesito tão importante a revisão d cardã

Benicio
14-09-2020, 10:22
Infelizmente, como já mencionei aqui no fórum, o problema no cardã das R 1200 GS LC a partir de 2013 e R 1200 GSA LC a partir de 2014, são comuns.

Gnegraes
14-09-2020, 10:33
A água entra pelas coifas do monobraço da balança.
Lavar a moto com Wap e Kärcher normalmente é a causa da entrada de água, não só ai nas coifas, mas detona com os contatos elétricos da ignição, punhos, etc.

Fazer um furo para sair água me parece errado. Melhor sanar o problema e sua origem e não causar outro.
Problemas recorrentes:
- coifa com borracha ressecada e trincada.
- coifa mal montada nas sedes e nos encaixes e sem graxa internamente.
- lavar com jato de alta pressão diretamente sobre as coifas.

Algumas observações pelo que ví nas fotos e entendo que na fase de montagem:

- os eixos estriados devem ser lubrificados com graxa a base de cobre Castrol Optimoly TA. Ele evita que o eixo estriado cole. Deve ser usada também nas conexões tipo ponta e bolsa dos escapamentos e também na rosca das sondas Lambda. Vendida em CC BMW, tubo de 100ml e não custa caro. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.

- coifas devem se revestidas/lambuzadas internamente com graxa Staburags NBU 30 TPM. Essa graxa foi desenvolvida especialmente para a BMW para esta aplicação pela Klüber da Alemanha. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.
Você encontra essa graxa no ML, quem a vende em potes pequenos é o Possenti, aqui do nosso fórum, mora em Curitiba.

- as juntas universais tipo cardã não necessitam ser engraxadas, ela é selada, lambuzar as juntas por fora só faz sujeira ao girar. Essa graxa da Molykote que a foto mostra deve ser utilizada em juntas que possuam bico graxeiro, para lubrificar suas partes internas e seus retentores permitem a saída da graxa velha. As juntas do eixo da BMW não possuem bicos graxeiros, portanto não há o que lubrificar.

Como já citei algumas vezes aqui, faço parte de dois fórums na Alemanha, dedicados exclusivamente a motos BMW. Não existem relatos ou reclamações recorrentes de problemas com as juntas cardã por lá. Mesmo aqui no Brasil existem relatos esparsos.

Fazer as manutenções periódicas previstas em manual e inspeções visuais frequentes é muito importante, em qualquer modelo de moto e fabricante.
Inspecione o posicionamento correto das coifas, o estado do material borracha e não lave com jato de alta pressão.

Usar graxas e óleos recomendados pela fábrica em manual de serviço eu diria que é obrigatório, a menos de situações de emergência.
Achismo é técnica perigosa, de boas intenções o inferno está cheio

Reiner
14-09-2020, 11:01
Bom dia Carlos,
Bem vindo,
Esse assunto já foi amplamente discutido no fórum....
A falha na manutenção pela CC é um fato. E o uso de máquinas de jato de água para lavar tbem é um fato. E no manual consta a orientação para não utilizar jatos de água muito forte para a limpeza, tem toda a orientação.
Com essa orientacao, mais uma verificação, limpeza e lubrificação anual, vc dificilmente terá problemas com a moto....
Cardam, punhos, conexões elétricas, iluminação tudo isso suporta as vezes até a um mergulho em água, dificilmente suporta o jato de água com pressão.

É só cuidar agora....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Rromagnani
14-09-2020, 12:01
Por mais que eu tente entender, não entra na minha cabeça o motivo da BMW não inserir a verificação/lubrificação do carda nas revisões... uma coisa tão besta que sanaria inúmeras reclamações...

O carda da minha antiga GSA abri pela primeira vez aos 60k kms e parecia um lago internamente...

Depois disso cada 10k kms sempre abri e lubrifiquei. Vendi a moto com 120k kms sem nenhum problema.

Outra coisa... as coifas novas tem um arame interno, coisa que a antiga não tinha.

No mais, a moto é um espetáculo.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Benicio
14-09-2020, 12:22
Por mais que eu tente entender, não entra na minha cabeça o motivo da BMW não inserir a verificação/lubrificação do carda nas revisões... uma coisa tão besta que sanaria inúmeras reclamações...

O carda da minha antiga GSA abri pela primeira vez aos 60k kms e parecia um lago internamente...

Depois disso cada 10k kms sempre abri e lubrifiquei. Vendi a moto com 120k kms sem nenhum problema.

Outra coisa... as coifas novas tem um arame interno, coisa que a antiga não tinha.

No mais, a moto é um espetáculo.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Exatamente isso!
Muito bem colocado.

EvertonM
14-09-2020, 14:40
Nesse assunto eu não sei para que santo eu rezo.
Em tese, o cardã não requereria manutenção "preventiva". Se assim não fosse, acredito que a BMW - que é uma marca conceituada - incluiria nos procedimentos de revisão, até para "ganhar mais dinheiro". A Triumph não tem manutenção desse tipo que estamos falando (desmontagem completa), somente a troca do óleo, como é feita também na BMW (ao menos na época em que tive a TEX).
Como minha moto fez 20 mil km, fui atrás de informações para tomar a decisão.
Na CC disseram o que relatei acima, mas seu eu quisesse fazer o serviço, ficaria em pouco mais de R$ 2 mil. Perguntei porque tão caro e a resposta foi a troca das duas coifas, que custam cerca de R$ 500 cada. Indaguei sobre o reaproveitamento delas e me informaram que a forma de prendê-la não aconselha o reuso.
Informaram ainda que em toda revisão é feita a inspeção visual para ver se há algum rompimento que indicaria necessidade de manutenção corretiva.
Também fui atrás de mecânicos "não oficiais", mas conceituados. Um me pediu R$ 400 pelo serviço. Perguntei de peças, ele disse que não trocaria nenhuma e apenas pediu para pagar à parte a graxa que usaria. Confesso que fiquei desconfiado se não estaria aumentando o risco de ter problemas futuros.
Acabei não fazendo o serviço em lugar nenhum. Vou acompanhar mais um tempo e pesquisar um pouco mais. Lavo a moto a cada 6 meses ou mais e acompanho a forma como é feito. Talvez isso minimize a possibilidade de eu ter problema.
Não achei relato desse tipo fora do Brasil.

Reiner
14-09-2020, 18:58
Everton ,
Este fórum é pra troca de experiências, portanto, analise o que já foi postado à respeito e garanto que será feliz.....

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
14-09-2020, 19:39
Então, Reiner. Tenho lido tudo que encontro a respeito do assunto, inclusive o que foi postado aqui neste fórum.
Mas, como disse, ainda assim tenho dúvidas. Sou um tanto "by the book" na manutenção da moto e se os engenheiros concluíram que não precisa do procedimento - desde de que tomados os cuidados já citados - eu não tenho a competência necessária para chegar a conclusão diferente. Daí minha busca por conhecimentos que me auxiliem no discernimento.
Todavia, uma coisa é certa: se fizer o serviço, precisarei encontrar alguém que me passe confiança - infelizmente aqui no DF tem muito curioso que se acha mecânico.
Mas, cadum, cadum - pois o importante é ser feliz.

Marcelo DC
14-09-2020, 19:52
Vou colocar algumas coisas que percebo no tema, sem valor científico:

A tex e a St1200 possui uma balança fixa onde não existe e o braço oscilante é inteiriço, e não possui a segunda articulação que existe na bmw.


https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/3774786e1670517f50fedeb5d1fac885.jpg
St1200


https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/6739f73fb0177bd3c3c9d9672a3fd8a6.jpg
Tex1200


A bmw possui o chamado Paralever. O cardã passa por dentro da suspensão que oscila em duas partes, sanfonando frequentemente a coifa, o que não acontece com a Tex e St1200, que possui uma suspensão e balança fixa e mais tradicional.

Repare que o ponto de apoio da suspensão com a transmissão traseira junto a roda está abaixo do eixo imaginário central da roda traseira (não é um eixo ).

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/08c28afea5188930af1a7387c88e6fba.jpg


https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/2857c9144b85ebb488d92cd9b5a44b06.jpg


A ideia é ter uma componente de forças que mantenha a roda traseira sempre em contato com o chão, minimizando por exemplo o efeito “quiquar” da roda e mantendo o centro de gravidade sempre o mais baixo possível.

Com isso, temos o sanfonar da coifa, e naturalmente ocorre um desgaste maior que os sistemas da Yamaha e Triumph. Para efeito de comparação, a coifa da Tex para reposição, que não possui essa função de sanfonar, custa em torno de 30 reais no Brasil, segundo o Fabinho Motos que fez um video a respeito. A bmw se não me engano custa por volta de 600 reais. Na Super Teneré, é até difícil ver se existe alguma coisa ou conexão de borracha no cardã.





http://youtu.be/MHSvlgA192Q



Evidentemente, isso não justifica os problemas apresentados com alguns colegas. A manutenção do cardã é considerada fácil e relativamente barata e uma vistoria em cada revisão resolveria o problema dos que usam a moto.


Aqui dá para perceber o “sanfonamento” da coifa.





http://youtu.be/dRtcr0Re-L0



Obs: tivemos problemas em lançar o link do youtube. Se a colocamos funcionando no Tapatalk, não funciona no Navegador. Se fazemos o inverso, não funciona no Tapatalk. Então editei e coloquei o vinculo normal do youtube. Parece estar funcionando agora.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Barra
15-09-2020, 07:40
O Piu Motorrad de Monte Alto abriu meu cardã na revisão dos 2 anos, moto acabou a garantia então eu passo longe de concessionária. Como eu não lavo a moto praticamente pois moro em prédio e evito mandar lavar, o cardã estava em excelente estado, apenas um pequeno ponto de oxidação começando na cruzeta. O Piu fez o procedimento como o Gneagres relatou. Tem que olhar sempre o cardã, tem motos com pouca KM e com cardã condenado.

Gnegraes
15-09-2020, 09:27
Marcelo,

Teus exemplos comparativos foram perfeitos para o entendimento do sistema da BMW.
A geometria Paralever é excepcional na performance e o ganho é indiscutível.
Seria muito mais fácil fazer o sistema pivotado simples como na Triumph por exemplo, mas o resultado é muito abaixo do que temos com o Paralever BMW.
O buraco é muito mais embaixo.... não é tão simples como possa parecer.

Essa geometria de barras articuladas originalmente era invertida, a barra de articulação ficava por baixo do braço da balança. Como é uma barra mais esbelta, e estando por baixo de tudo, fica sujeita a ser tocada por pedras, galhos e outras coisas comuns no off-road. Com a inversão do sistema, a barra esbelta passou a ficar por cima, tornando o conjunto mais robusto e resistente a choques.

Gnegraes
15-09-2020, 09:34
Fiz a tradução de trecho introdutório de texto bastante longo a respeito do sistema Paralever.
Esse texto, e outros mais de 550 tópicos técnicos a respeito de BMWs, está disponível em fórum alemão do qual faço parte.

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhpwDiU9FYFE_0wVTQQ?e=klOW2U

Notem que o sistema é de modelo 1150GS, originalmente com braço de articulação montado na parte inferior.
O atual Paralever tem esse braço montado acima da balança, mas em nada altera a geometria desse mecanismo de barras e seu entendimento.

Benicio
15-09-2020, 09:58
Marcelo e Guilherme
Excelentes considerações, enriquecem o conhecimento dos amantes do motociclismo, embora leigo na mecânica, como eu.
Muito obrigado [emoji4]
Abração,
Benício

Gnegraes
15-09-2020, 17:25
Fica aqui registrado meu protesto pelo Falso Título deste tópico.
Não é um problema crônico dos modelos BMW com eixo de transmissão.

Reiner
15-09-2020, 17:42
Concordo e assino em baixo....
Veja a tabela de vendas enviada....
O número de GS é muito superior à concorrência. E mesmo assim o Fabinho já está fabricando, não sei com qual qualidade, a coroa da cx de transmissão da Triumph 1200, tem dado problema e o custo da original é proibitivo.....
Manutenção preventiva. Até nós que somos quase perfeitos precisamos.....

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Iceman
16-09-2020, 01:40
Fica aqui registrado meu protesto pelo Falso Título deste tópico.
Não é um problema crônico dos modelos BMW com eixo de transmissão.


Melhorou o título agora? :)

Gnegraes
16-09-2020, 07:31
Melhorou o título agora? :)

Perfeito !!!
Agora está com uma informação correta... :cool:

QuinnBr
18-09-2020, 16:12
Carlos Eduardo, recentemente abri o meu, 30 mil km tbm mas para a minha total felicidade estava impecável, lubrifiquei e fechei. E olha que lavo a minha com esses Kärcher da vida....não faço mais mas fazia....mas queria dizer que pela fotos vc fez um excelente trabalho, parabéns. Não sei se vc trocou as coifas mas eu recomendaria, borracha estraga fácil....Abraços

Gnegraes
18-09-2020, 16:27
Carlos Eduardo, recentemente abri o meu, 30 mil km tbm mas para a minha total felicidade estava impecável, lubrifiquei e fechei. E olha que lavo a minha com esses Kärcher da vida....não faço mais mas fazia....mas queria dizer que pela fotos vc fez um excelente trabalho, parabéns. Não sei se vc trocou as coifas mas eu recomendaria, borracha estraga fácil....Abraços

Ricardo,

O par deve estar custando mais de R$1000... A dianteira custa 53 Euros, a traseira 58 Euros lá na terrinha onde elas nascem.
Se as borrachas das coifas não estiverem ressecadas ou cortadas, sigam em frente com elas...

Gnegraes
22-09-2020, 09:15
Vou colocar algumas coisas que percebo no tema, sem valor científico:

A tex e a St1200 possui uma balança fixa onde não existe e o braço oscilante é inteiriço, e não possui a segunda articulação que existe na bmw.


https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/3774786e1670517f50fedeb5d1fac885.jpg
St1200


https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/6739f73fb0177bd3c3c9d9672a3fd8a6.jpg
Tex1200


A bmw possui o chamado Paralever. O cardã passa por dentro da suspensão que oscila em duas partes, sanfonando frequentemente a coifa, o que não acontece com a Tex e St1200, que possui uma suspensão e balança fixa e mais tradicional.

Repare que o ponto de apoio da suspensão com a transmissão traseira junto a roda está abaixo do eixo imaginário central da roda traseira (não é um eixo ).

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/08c28afea5188930af1a7387c88e6fba.jpg


https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200914/2857c9144b85ebb488d92cd9b5a44b06.jpg


A ideia é ter uma componente de forças que mantenha a roda traseira sempre em contato com o chão, minimizando por exemplo o efeito “quiquar” da roda e mantendo o centro de gravidade sempre o mais baixo possível.

Com isso, temos o sanfonar da coifa, e naturalmente ocorre um desgaste maior que os sistemas da Yamaha e Triumph. Para efeito de comparação, a coifa da Tex para reposição, que não possui essa função de sanfonar, custa em torno de 30 reais no Brasil, segundo o Fabinho Motos que fez um video a respeito. A bmw se não me engano custa por volta de 600 reais. Na Super Teneré, é até difícil ver se existe alguma coisa ou conexão de borracha no cardã.





http://youtu.be/MHSvlgA192Q



Evidentemente, isso não justifica os problemas apresentados com alguns colegas. A manutenção do cardã é considerada fácil e relativamente barata e uma vistoria em cada revisão resolveria o problema dos que usam a moto.


Aqui dá para perceber o “sanfonamento” da coifa.





http://youtu.be/dRtcr0Re-L0



Obs: tivemos problemas em lançar o link do youtube. Se a colocamos funcionando no Tapatalk, não funciona no Navegador. Se fazemos o inverso, não funciona no Tapatalk. Então editei e coloquei o vinculo normal do youtube. Parece estar funcionando agora.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Marcelo et caterva,

O sistema da 1a. foto da Triumph é, para dizer o mínimo, obsoleto.
Foi introduzido pela BMW em 1980 na 1a geração das GSs.
Na 2a. foto já é mostrado um sistema de paralelogramo, na Tex 1200.
A foto mostra claramente que há o braço superior.

O texto abaixo deve ilustrar bem os avanços das suspensões nos últimos anos, onde a BMW foi sempre inovadora:

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwH81MwZWiDd2oo0w?e=u9N8VO

As mudanças e avanços tornaram a dirigibilidade / ciclística muito melhor e mais segura. Pelo menos nas BMWs.
There is no free lunch....

Marcelo DC
22-09-2020, 13:15
Marcelo et caterva,

O sistema da 1a. foto da Triumph é, para dizer o mínimo, obsoleto.
Foi introduzido pela BMW em 1980 na 1a geração das GSs.
Na 2a. foto já é mostrado um sistema de paralelogramo, na Tex 1200.
A foto mostra claramente que há o braço superior.

O texto abaixo deve ilustrar bem os avanços das suspensões nos últimos anos, onde a BMW foi sempre inovadora:

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhpwH81MwZWiDd2oo0w?e=u9N8VO

As mudanças e avanços tornaram a dirigibilidade / ciclística muito melhor e mais segura. Pelo menos nas BMWs.
There is no free lunch....

Bem rico o material.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk