PDA

Ver Versão Completa : Fumaça branca no escapamento



milacs
18-09-2020, 17:49
Olá pessoal,

Hoje, indo acampar, caímos com a moto ao passar num areião perto de uma porteira.
Maior frustração!
Depois de acalmar os ânimos, levantei a moto e vi que tinha um erro de controle de tração. Pensei que fosse normal na queda. Fui ligar a moto e não pegou. Na segunda tentativa, disse que tinha um erro na luz de freio. A moto caio pra esquerda, então não entendi. Verifiquei tudo de novo e não achei nada quebrado. Desliguei e liguei, pegou! Mas saiu muita fumaça, bem branca e com cheiro de plástico queimando.
Deixei esfriar meia hora, liguei de novo, a fumaça demorou mas voltou. Não tem mais erros no painel e não encontrei nada quebrado.

Nesse meio tempo, liguei pro BMW Service Card e chamei o guincho, já que a moto ainda está na garantia.

Alguém já viu essa fumaça?http://cloud.tapatalk.com/s/5f651ce1416a7/GeraldaFumando.mp4

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

QuinnBr
18-09-2020, 17:59
Quando cai, a mesma fumaça apareceu e depois sumiu, é normal.

milacs
18-09-2020, 18:03
Bom, é tanta fumaça, não pareceu normal. Agora já chamei o guincho. Vamos ver se vem mesmo.
Meu medo era seguir viagem assim e depois dar um problema e perder a garantia.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Gnegraes
18-09-2020, 18:34
Mila,

Ao religar o motor, se além de fumaça branca você ouve ruídos estranhos no motor, aí sim pode haver um problema.
Se o ruído em marcha lenta e acelerando um pouco está normal, nada deve ter ocorrido.

O mais importante no caso de uma queda ou um tombo besta como esse, é desligar o motor imediatamente.
Se possível, também erguer a moto o mais rápido possível. Com a moto deitada, o óleo inunda a parte interna do cilindro do lado da queda, a camisa fica encharcada com excesso de óleo e ao dar a partida a fumaça branca vem desse óleo queimando.

Mas prudência e água benta, cada um toma o que acha necessário... se você se sentiu mais tranquila chamando o socorro, fez bem.
Como você gosta de andar off-road, tombos bestas devem ser esperados, fazem parte da brincadeira. Em baixa velocidade nada acontece normalmente.

Existem técnica para se levantar a moto do chão, normalmente uma pessoa sozinha consegue fazê-lo. Procure no Youtube, há filmes bastante interessantes a respeito....

milacs
18-09-2020, 18:51
Obrigada

Ah, eu já treinei essas técnicas bastante hahah

Então, eu desliguei a moto imediatamente, mas estava sem forças, demorei uns 5 minutos pra tentar levantar. O garupa também machucou de leve e eu tava cuidando dele.
Bom, deve ser isso então. Não tem barulho nenhum. Apesar de me arriscar no offroad, eu não tenho experiência quase nenhuma.
Já o guincho...não acharam um e eu pedi pra cancelar tudo. Vamos tentar seguir viagem!

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Rromagnani
18-09-2020, 19:38
Ah... esse é um assunto que domino amplamente (na questão dos tombos, não dá fumaça) [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Infelizmente isso faz parte da brincadeira é meu último terreno tb causou alguns danos físicos.

Felizmente vcs estão bem... vida que segue!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
19-09-2020, 22:28
Faz parte do aprendizado Milacs. Como diz o Roberto romagnani aqui, só cai quem anda. A fumaça provavelmente é oleo queimando junto com a gasolina, ja que ficou deitada 5 min. Cair faz parte. Esteja bem equipada. Boa viagem. Depois nos conte como ficou tudo.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

EvertonM
20-09-2020, 13:54
Cair não é bom, mas é parte da brincadeira. Se estão bem e a moto está inteira, tudo certo.
Sugiro apenas dar uma olhada no nível dos fluídos assim que possível (óleo, freio, água) - podem ter ficado abaixo do mínimo se acaso vazaram.

milacs
23-09-2020, 14:25
Depois nos conte como ficou tudo.

Parece que está tudo certo com a moto. Parou de sair a fumaça e o cheiro de queimado. O nível de óleo está bom; não vi como estava antes, mas agora está até acima do círculo vermelho.
Só não sei como verificar o líquido de arrefecimento sem tirar carenagens, mas a temperatura no painel está normal e a ventoinha liga e desliga bem rápido.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

EvertonM
23-09-2020, 21:06
Para verificar o nível do líquido de arrefecimento - o reservatório fica do lado direito, atrás da carenagem lateral próxima ao tanque, mais ou menos embaixo do símbolo da BMW. Com a moto no cavalete central, nivelada, motor frio, o nível deve estar entre as duas marcações. Se precisar reabastecer, é necessário retirar a carenagem.

PS: estou me baseando na 1200. Acredito que a 1250 seja igual.

milacs
24-09-2020, 11:14
Para verificar o nível do líquido de arrefecimento - o reservatório fica do lado direito, atrás da carenagem lateral próxima ao tanque, mais ou menos embaixo do símbolo da BMW. Com a moto no cavalete central, nivelada, motor frio, o nível deve estar entre as duas marcações. Se precisar reabastecer, é necessário retirar a carenagem.

PS: estou me baseando na 1200. Acredito que a 1250 seja igual.

Achei! Fica escondido olhando de cima, mas olhando de lado da pra ver. Nunca tinha notado. Está um teco acima da linha de nível mínimo.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Gnegraes
24-09-2020, 11:53
Achei! Fica escondido olhando de cima, mas olhando de lado da pra ver. Nunca tinha notado. Está um teco acima da linha de nível mínimo.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Mila,

Verifique no manual qual a proporção de (água + etilenoglicol) a ser colocada.
Normalmente é uma mistura 50% de cada. Lave bem as mão, pois o etilenoglicol é bastante tóxico.
O reservatório deve ser completado com o motor frio.

profCarlos
18-10-2020, 15:40
Muito interessante esta sequência de conversas! Parabens aos envolvendos, pois temos aqui uma nítida apresentação de um dos aspectos que nos une.

Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk