PDA

Ver Versão Completa : Após lavagem começa a falhar



Herquim
18-12-2020, 00:42
Olá amigos!! Será que alguém já passou por algum problema assim?
Depois de lavar minha moto ela falha a aceleraçao, Oscila muito., chega até afogar só depois de andar uns 3 dias com ela falhando ela para.... Oque pode ser?

Reiner
18-12-2020, 06:24
Bom dia e bem vindo Hércules,
Sendo melodramático, água salva e mata......rsrsrsr
Nos contatos elétricos, com algum tempo, vai formando uma camada de zinabre, que nada mais é que a oxidação do cobre ou suas ligas metálicas.
Se vc lava uma vez seca rápido, mas, a medida que vai aumentando a oxidação demora mais a secar. E enquanto não seca persiste o curto circuito ou falhas no sistema elétrico.
O zinabre provoca a corrosão e a consequente falha ininterrupta.
Primeiro voce tem que abrir, limpar e lubrificar todos os conectores e contatos possíveis.
Resolvendo a falha, não lave a moto com máquina de pressão.
Mesmo lavando a moto sem pressão, proteja o contato da chave, eu uso uma tampa plastica de galao. E após a lavada use um compressor de ar para secar todos os pontos elétricos, manicotos, injetores de gasolina, sensores de pedal e suspensão, etc. Se você não tem compressor, seque bem com um pano e saia com a moto para a estrada para pegar vento.
Eventualmente, use um spray de óleo ultrafino para manter lubrificado e nao deixar a humidade agir.
Fazendo isso, não terá problemas.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

MarcioT
18-12-2020, 16:57
Olha um dos lemas da bmw é que é “unstoppable”, porém não pode pegar água senão os comandos entram em pane, o cardan enferruja e engripa, a ignição dá erro, os parafusos enferrujam, fora isso, pode dar volta ao mundo com ela.....
Enfim, nada que um WD40 não resolva.....
E algumas custam mais de R$ 105.000,00, mas são boas, mas não pode molhar....
Duro isso aí, não é não?!?!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
18-12-2020, 17:09
Olha um dos lemas da bmw é que é “unstoppable”, porém não pode pegar água senão os comandos entram em pane, o cardan enferruja e engripa, a ignição dá erro, os parafusos enferrujam, fora isso, pode dar volta ao mundo com ela.....
Enfim, nada que um WD40 não resolva.....
E algumas custam mais de R$ 105.000,00, mas são boas, mas não pode molhar....
Duro isso aí, não é não?!?!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ouço as mesmas coisas sobre Ducatis e Triumphs.
É o preço de se ter muita eletrônica embarcada....
Tudo na vida são escolhas...

E cardan dá problema para quem não cuida, não faz uma rápida inspeção visual nas coifas (e no resto da moto...), não faz revisão periódica e abre furo na parte inferior da balança para sair água que entrou....

Reiner
18-12-2020, 17:22
Olha um dos lemas da bmw é que é “unstoppable”, porém não pode pegar água senão os comandos entram em pane, o cardan enferruja e engripa, a ignição dá erro, os parafusos enferrujam, fora isso, pode dar volta ao mundo com ela.....
Enfim, nada que um WD40 não resolva.....
E algumas custam mais de R$ 105.000,00, mas são boas, mas não pode molhar....
Duro isso aí, não é não?!?!



Enviado do meu iPhone usando TapatalkTinha uma TDM 900 que era o mesmo cuidado, está tudo no manual, o tipo de jato de água, o tipo de sabão etc.
Se não lavar, não para....temos essa "coisa," de andar com moto linda e limpa, andar com jipe impecável de limpo e cheiroso.
Já vi usarem desengraxante para lavar moto, aí não tem equipamento que suporte....
Faz como orientado pelo manual e pelo bom senso, aí não terá "paradas"....
Como meu pai dizia, "cuida que tem"....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

MarcioT
18-12-2020, 17:39
Talvez eu tenha chutado forte demais na canela, mas o que quis dizer com muuiiita ironia é que esses problemas acontecem as vezes só de andar na chuva. É claro que não pretendi dizer que pegar um compressor de água e enfiar jato direto nos comandos ela deve suportar, mas já tive problemas somente por andar na chuva...
Enfim, só para amenizar o tópico!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
18-12-2020, 17:57
Talvez eu tenha chutado forte demais na canela, mas o que quis dizer com muuiiita ironia é que esses problemas acontecem as vezes só de andar na chuva. É claro que não pretendi dizer que pegar um compressor de água e enfiar jato direto nos comandos ela deve suportar, mas já tive problemas somente por andar na chuva...
Enfim, só para amenizar o tópico!



Enviado do meu iPhone usando TapatalkEntão Márcio,
Fora alguns casos muito específicos, o que acontece é isso com qualquer veículo exposto ao tempo....
Os controles foram projetados para suportar o uso ao tempo, mas, com falta de manutenção e limpesa ou o uso de produtos inadequados pode gerar o acúmulo de oxidação....pronto tá armada a armadilha, ao expor a primeira chuva acontece o curto ou centelhamento elétrico.
Se entendemos isso, vamos fazer tudo certo pra não ter erro....
Citei a TDM 900, porque foram 16 anos de alegria, nunca troquei uma única lâmpada em 48Kkm.
Foram 2 baterias, óleo, filtro e pneu....só....
Mas todas as motos que tive, desde a CG 78, houve um ou outro problema com água ou quebra de cabos na coluna do guidão....
Na GS em cinco e meio, tive apenas um problema no sensor da embreagem, que com certeza foi devido à uma queda e a perda da alavanca do sensor de posição da suspensão traseira, os 2 resolvidos em casa mesmo.
Mas sem dúvida alguma somos proprietários de ótimos veículos....cuidemos deles.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

MarcioT
19-12-2020, 14:12
Então Márcio,
Fora alguns casos muito específicos, o que acontece é isso com qualquer veículo exposto ao tempo....
Os controles foram projetados para suportar o uso ao tempo, mas, com falta de manutenção e limpesa ou o uso de produtos inadequados pode gerar o acúmulo de oxidação....pronto tá armada a armadilha, ao expor a primeira chuva acontece o curto ou centelhamento elétrico.
Se entendemos isso, vamos fazer tudo certo pra não ter erro....
Citei a TDM 900, porque foram 16 anos de alegria, nunca troquei uma única lâmpada em 48Kkm.
Foram 2 baterias, óleo, filtro e pneu....só....
Mas todas as motos que tive, desde a CG 78, houve um ou outro problema com água ou quebra de cabos na coluna do guidão....
Na GS em cinco e meio, tive apenas um problema no sensor da embreagem, que com certeza foi devido à uma queda e a perda da alavanca do sensor de posição da suspensão traseira, os 2 resolvidos em casa mesmo.
Mas sem dúvida alguma somos proprietários de ótimos veículos....cuidemos deles.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Tranquilo, é isso mesmo!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Marcelosp
23-01-2021, 16:57
Olá irmão ...tive exatamente o mesmo problema, levei no meu mecânico aqui da cidade, trocou velas , verificou filtros, achamos até que poderia ser a bomba de combustível , aí no final de uma luta incansável descobrimos que foi o sensor de aceleração que está localizado ao lado esquerdo da moto, e o grande detalhe , também lavei a moto e percebi a falha depois. Fica aí a dica...tenta tira lo e passar um wd 40 ou limpa conector. Na minha deu certo irmão! Abraços

Reiner
28-01-2021, 13:54
lembrando que agora no painel acende a luz de uma chave, uma de temperatura (mesmo a moto desligada) e a da injeção do motor....Leonardo, passar o ar em todas as conexões e interruptores deve resolver, ou então algum conector com mal contato, veja o conector no lado direito do guidão, que liga o acelerador....talvez desencaixou ao secar a moto com pano....
Boa sorte....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Paulork
28-01-2021, 18:29
Alguém usa algum tipo de soprador para enxugar a moto?

Gnegraes
01-02-2021, 11:51
moto saiu depois de um tempo do alerta vermelho, dai agora fica luz de advertencia amarela e a luz de injeção acessa, depois de um tempo dela ligada apaga sozinha e as vezes volta para alerta vermelho, foi levado em um mecanico passar scanner esta dando TPS, porem foi trocado a peça e continua com o mesmo problema...

Qual scanner foi usado?

Gnegraes
01-02-2021, 16:22
motodiag

Como avaliar se os resultados do escaneamento foram adequados? Não conheço este scanner. Lembrando que um scanner não é só Hardware, mas Software também e que é o pulo do gato....

Na Europa e USA usa-se muito o GS-911, indicado até por gente da BMW (por razões éticas não posso citar o nome).
Te indica por exemplo, caso seja o problema, se é o TPS esquerdo ou direito. No teu caso parece que não era o TPS. E é uma peça cara.

Gnegraes
04-02-2021, 17:04
Foi verificado o modulo de injeção, esta oxidado por dentro, por isso as falhas, vai ser feito uma limpeza para ver se resolve...10785

E o TPS instalado? A oficina vai arcar com o prejuízo devido ao diagnóstico errado?

bybecker
24-05-2021, 12:40
Regras para não ter problemas elétricos. NUNCA PERMIRIR uso de lavadora com pressão, e proteger as manoplas ao lavar.